Fórum dos Exóticos
Novo membro Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Novo membro Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novo membro

+3
Jorge Pinto
Jose Fernando
spice_13
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Novo membro Empty Novo membro

Mensagem  spice_13 Qui 09 Jul 2009, 11:38

Olá a todos!

O meu nome é Ricardo Correia e sou de Barcelos.

O meu pássaro de eleição é o Degolado. Não me perguntem porque mas acho esta ave belíssima. Mas de momento não possuo nenhum nem tão pouco possibilidade de os ter ou de lhes proporcionar boas condições de habitabilidade a curto prazo.

Contudo possuo, no que refere a exóticos, 2casais de mandarins e um de bengalins. Tenho tido algumas dificuldades em criar os bengalins. Já os tenho há cerca de 3/4meses e ainda nada. Já me fizeram ninho mas ainda ñ tirei nada. Estão sempre aos beijinhos por isso deduzo que sejam um casal. Hahaha.

Os mandarins (1casal) tinha-os num viveiro, junto com piriquitos, e sempre que faziam ninho, os piriquitos na altura da postura dos mandarins iam la e destruiam o ninho e os ovos acabavam no fundo do viveiro. A partir daí mudei os mandarins para uma gaiola de criação, isto à 2meses e até agora nada. Acho que eles preferiam o viveiro.
O outro casal são crias de este ano que me foram oferecidas por um amigo.

Espero conseguir criar estas lindas espécies. E proporcionar-lhes as melhores condições. Como tal agradecia toda e qualquer ajuda que vocês me possam dispensar decorrentes de dúvidas que me surjam.

Os meus parabéns pelo excelente fórum e obrigado a todos que nele e para ele contribuem.

Cumprimentos a todos,

Ricardo Correia
spice_13
spice_13

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Bem Vindo

Mensagem  Jose Fernando Sáb 11 Jul 2009, 16:55

Saudaçoes Ornitológicas,
Bem vindo ao forúm,
normalmente os psitacideos nao se dao bem com os exoticos, mas existem excepçoes, embora que o seu caso nao seja excepçao.
Boa sorte nesta sua caminhada pelo mundo das aves e boas criaçoes.

José Fernando
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Jorge Pinto Dom 12 Jul 2009, 19:47

Seja bem vindo ao fórum amigo Ricardo.
Desejo-lhe felicidades na criação de exóticos. É bom ver que continuam a entrar novos membros para este fórum,já que os actuais têm pouca ou nenhuma vontade de participar. Pode ser que os novos participem mais.

Um abraço. JORGE PINTO.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Leandro Alexandre Dom 12 Jul 2009, 20:28

Boas amigo
muito bem vindo
Leandro Alexandre
Leandro Alexandre

Mensagens : 148
Data de inscrição : 25/11/2008
Localização : resende viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Ricardo Garção Dom 12 Jul 2009, 21:39

Olá Ricardo Correia,

Bem Vindo ao fórum Smile

Espero que consigas toda a ajuda que necessitares para a criação das aves exóticas aqui no fórum.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  spice_13 Dom 12 Jul 2009, 21:45

Olá a todos!

Obrigados pelo apoio. Ainda estou muito verde nestas lidas.

Só hoje é que percebi que o casal de bengalins que tinha em casa, afinal eram 2machos, que mesmo assim fizeram ninho, e estão sempre lá metidos.

O que devo fazer?! colocar uma femea para os 2?! ou então colocar cada um com a sua femea?!

Obrigado e cumprimentos.

E devo dizer que dada a minha ignorancia nestas andanças tenho muitas questões.

Ricardo Correia
spice_13
spice_13

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Ricardo Garção Dom 12 Jul 2009, 21:57

Ricardo, os bengalins mesmo sendo 2 machos fazem o seu ninho e durante a noite dormem dentro dele.
Normalmente para ajudar a criar outros exóticos costuma-se colocar dois machos juntos para chocar os ovos e criar as crias.
Na minha humilde opinião, penso que devias colocar uma fêmea para cada macho caso o interesse seja criares bengalins.

Em relacção a essas questões todas que tem, no que eu poder irei ajudar Very Happy
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Jorge Pinto Seg 13 Jul 2009, 13:02

Pois é Ricardo, o facto de teres descoberto que tinhas 2 machos nos bengalins não é para admirar, é que os bengalins são aves difíceis de sexar. Na minha opinião deves colocar cada macho com a sua fêmea, quer seja para criar bengalins ou para fazer de amas para outros exóticos. Se for para fazer de amas até podes ter 2 machos ou 2 fêmeas que eles vão criar na mesma, mas a minha opinião é que não devemos ir contra a natureza, como tal, cada macho com sua fêmea. Quanto ás dúvidas estamos cá para ajudar. Um abraço e boas criações.

Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  spice_13 Ter 14 Jul 2009, 09:33

Muito obrigado caros amigos!

Realmente a ideia de amas também não me agrada muito. O meu desejo é realmente criar os bengalins, até porque não sei se já o referi, mas o meu desejo é ter pássaros, pelo desejo e prazer de os ver a criar e ver alimentar e criar a sua prole e não com o intuito de alimentar qualquer negócio. Não querendo descartar a hipóteses de os ter de usar como amas para outra qualquer eventualidade que possa vir a ocorrer. Mas o meu desejo é criar bengalins.

Assim sendo, farei como dizem. Já agora, esta altura é indicada para eles criarem?! É que se assim for, tratarei de arranjar duas femeas, uma para cada um. Mas o que faço com o ninho que eles fizeram?! Posso usado para um casal?! Ou não terá utilidade para o casal ou eles não o aceitarão?!

Não quero parecer chato ao colocar tantas e de certeza ignorantes dúvidas e como tal agradeço a vossa disponibilidade com as respostas.

O meu obrigado e cumprimentos.
spice_13
spice_13

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Jorge Pinto Ter 14 Jul 2009, 23:40

Olá Ricardo, não é ignorância nenhuma, ninguém nasce ensinado, podes colocar as dúvidas que quiseres.
Os bengalins são aves que criam todo o ano por isso já os podes pôr a criar, logo que eles tenham pelo menos meio ano e que estejam saudáveis, lógico.
quanto ao ninho podes usá-lo para um casal que eles vão aceitá-lo perfeitamente, os bengalins não são aves exigentes.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  spice_13 Sex 17 Jul 2009, 11:27

Bom dias.
Agradeço e irei sempre agradecer a resposta(s) às minha dúvidas.

Eu sei que já é um pouco cedo para perguntar e daí até não será. A alimentação que eu dou aos meus mandarins e bengalins compro numa loja de animais e pura e simnplesmente denominada de "mistura para exóticos".

Tenho lido por aqui algumas coisas sobre alimentação e acabo por ficar na dúvida se realmente a comida que eu dou aos meus pássaros será a ideal.

Eles comem milho alvo?! Pergunto para saber se lhes posso dar muito ou pouco ou nada. E que papa é que lhes devo dar?! Eu dou uma também que compro lá. Nem sei se é a ideal, é uma simples papa de ovo.

Li também algures aqui sobre larvas ou alimento vivo. Será que lhes posso dar este tipo de alimento?! Não serão apenas aves que comem sementes?! E germinado também posso/devo dar?!

Agradeço a quem mais regularmente responde às minhas dúvidas, na esperança de um dia poder esclarecer as suas.

Cumprimentos,

Ricardo
spice_13
spice_13

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Nandes Sex 17 Jul 2009, 13:26

ola Smile Muito bem vindo ao forum Smile Pois eu tb estou a dar os meus primeiros passos na criaçao mas no meu caso de Mandarins Smile Mas nesye forum tens tudo para melhorares e aprenderes mt Smile

Abraço:

Pedro Fernandes Smile
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Jorge Pinto Sex 17 Jul 2009, 14:44

Olá Ricardo, para não alterares de repente a mistura que dás aos teus pássaros(o que não é aconselhável), vamos fazer o seguinte: tenta identificar mais ou menos quais as sementes que compõem a tua mistura e quais é que têm muita ou pouca quantidade para te poder ajudar melhor. Normalmente as sementes mais utilizadas são:
-alpista
-painço amarelo
-painço vermelho
-milho alvo branco
-milho alvo amarelo
-milho japonês
-etc.

Depois mais logo falo do resto.
Abraço.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Jorge Pinto Sex 17 Jul 2009, 21:17

Olá mais uma vez. Quanto á papa há várias que podemos utilizar, eu pessoalmente uso a da orlux semi-húmida para exóticos, acho que é uma papa que tem muita qualidade e eles comem muito bem. Quanto ao alimento vivo não tenho bons resultados a nível de mandarins, mas isso não quer dizer que não possas tentar, pode ser que tenhas mais sorte. Quanto ao germinado ATENÇÃO!!! O germinado se for preparado da maneira correcta é um bom complemento, mas se assim não for pode acabar em mortandade, se estiveres interessado podemos lançar um novo tópico para falar sobre como preparar o germinado, mas fazêmo-lo no capítulo da alimentação.
Espero estar a ajudar. Um abraço.

Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Novo membro

Mensagem  Convidad Ter 21 Jul 2009, 13:16

Boa tarde,

penso que no que respeita a alimentação, não devemos seguir uma regra restrita em relação à composição das misturas, mas sim que cada criador ao comprar um saco de mistura seja ela de que marca for, deve ter em consideração a estação em que as suas aves s encontram (reprodução, muda, acasalamento, etc..) e isto aplica-se igualmente as papas, pois durante a fase da criação utiliza-se normalmente uma papa com um nivel proteico mais elevado (cerca de 18%) e na fase da muda uma papa de menor nivel proteico (12%).
Já agora as que uso são Orlux seca na fase da criação (18% proteínas);
Durante a muda e preparação para o acasalamento uso a Witte Molen (12% de proteínas).
Isto é apenas uma informação da minha experiência nos exóticos, mas como disse anteriormente, cada criador deve procurar para as suas aves a melhor mistura e a papa que melhor se adapte.
Cumprimentos,

João Carlos

visite : www.exoticosdojoao.com

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  spice_13 Qui 23 Jul 2009, 08:20

Novo membro Comidaexoticos.th

Amigo Jorge.

Como eu ñ sei bem o nome das sementes decidi tirar uma foto para melhor ilustrar aquilo que dou aos pássaros.

Quanto à papa vou tentar arranjar a que você referiu na resposta anterior. Eu dou lhes uma mas nem sei bem qual é. Acho que aquilo é marca branca. lol. Pois, se calhar deviamos esclarecer o pessoal e esclarecer-me a mim também quanto ao germinado. Porque ao que tenho lido, será um complemento, por isso deverá ser administrado em pequenas quantidades. Certo!? E o alimento vivo ñ funciona tão bem com os mandarins. E que tipo de vegetais lhes dar?! Também li algures que a melhor altura para os criar será em Setembro. Acho que vou esperar por essa data.
Já comprei uma mistura de germinado para fazer. Mas só quando tiver certezas de como se faz é que irei partir para acção.

De vez em quando dou uma folhinha de alface e maça aos mandarins, mas parece-me que eles não são grandes fãs!

Agradeço as respostas.

Cumprimentos,

Ricardo Correia
spice_13
spice_13

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Nandes Qui 23 Jul 2009, 08:24

boas Smile
Eu dou espinafres aos meus mandarins e eles adoram muito mesmo Smile
Abraços:
Pedro Fernandes
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  spice_13 Qui 23 Jul 2009, 08:36

Espinafres?! Muito bem. Acho que não tenho disso em casa. Mas com certeza direi à minha mãe para começar a plantar. ehehehe. Mas dá-lhes como?! As folhas?! Ou tritura e coloca no comedouro!?

Grande abraço e obrigado pela resposta.

Ricardo Correia
spice_13
spice_13

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Nandes Qui 23 Jul 2009, 09:03

Boas Smile
Eu dou-lhe á folha mesmo, as verduras que lhe dou são maçã, as preferidas dos meus são a couve, alface e espinafres. Do tipo não deias é laranjá é muito acida para eles Smile
Abraço:

Pedro Fernandes
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Jorge Pinto Qui 23 Jul 2009, 13:26

Boas amigo Ricardo, vamos por partes. Quanto á foto será possível colocá-la novamente no formato 640*480 ? È que assim não dá pra identificar bem as sementes.
Quanto á papa, na minha opinião a orlux é a melhor, mas só ao experimentar é que consegues ver se os teus pássaros a aceitam bem ou não, se calhar não era pior ao princípio misturares um pouco da papa que estás a dar com a outra, só para eles não estranharem muito.
Quanto ao germinado, se vires no capítulo da alimentação já lá está um tópico sobre isso, lê e se tiveres dúvidas coloca-as lá que eu respondo, mas tens razão quando dizes que é um complemento, logo deve-se dar em pequenas quantidades, o ideal é dar de manhã uma quantidade pequena que assim eles comem rápido e não azeda.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Jorge Pinto Qui 23 Jul 2009, 13:33

Quanto ás verduras acho que espinafre e bróculo são os melhores, dá-se uma pequena quantidade uma ou duas vezes por semana, não mais que isso por causa do risco de diarreias, deve dar-se também de manhã, cortas um pedacinho que tenha uma ou duas folhas e um bocado do caule que eles também gostam.

Quanto á altura ideal de criação, de facto dizem os entendidos que é a partir de setembro, embora eu ache que isso é muito relativo, tudo depende das condições que dispomos, espero estar a ajudar.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  spice_13 Qui 23 Jul 2009, 13:54

Amigo Jorge, se clicar na imagem ela ñ aparece maior e numa outra janela?! Se não terei de colocá-la novamente.

É isso que farei. Vou ver o artigo e se tendo dúvidas, colocar-las-ei.

Agradecido.

Cumprimentos,

Ricardo Correia
spice_13
spice_13

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Jorge Pinto Qui 23 Jul 2009, 15:30

Boas, desculpa a ignorãncia, já consegui ver. Acho que esta mistura está um bocado para o fraco, eu no teu caso arranjava uma bacia grande e misturava assim: juntava 5kg dessa mistura e adicionava mais 3kg de alpista, 1kg de painço amarelo, 0,5kg de milho japonês, 0,5kg painço vermelho e 100g de perilha, assim fica muito mais completa e adequada para os mandarins. Talvez seja melhor peneirar o milho japonês porque costuma trazer bastante pó.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  spice_13 Qui 23 Jul 2009, 15:34

Olá.

Ok. Agradeço o conselho que tomo e seguirei. Vou é ver se consigo encontrar esses "ingredientes" lá na loja. Ou em alguma loja de Barcelos.

O meu e dos meus mandarins, muito obrigado.

Cumprimentos,

Ricardo Correia
spice_13
spice_13

Mensagens : 101
Data de inscrição : 09/07/2009
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Novo membro Empty Re: Novo membro

Mensagem  Jorge Pinto Qui 23 Jul 2009, 15:59

Boas. Se não conseguires arranjar, tiras um domingo de manhã para dar um passeio e vens até á feira dos pássaros no Porto que aí arranjas de certeza, se vieres avisa, que assim podemo-nos conhecer.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos