Fórum dos Exóticos
Qual a mutação? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Qual a mutação? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a mutação?

4 participantes

Ir para baixo

Qual a mutação? Empty Qual a mutação?

Mensagem  Diogo Ribeiro Dom 25 Jul 2010, 23:22

Boa noite a todos,

Há uns meses atrás ofereci um casal de mandarins a um amigo meu, mas como não estavam a criar e como eu também já não tinha pois deixei de criar, resolvi comprar outro casal para lhe oferecer. Contudo o casal que lhe tinha oferecido começou a criar e então o que comprei ficou lá por casa.

É um casal isabel/castanho(não sei bem a designação)X fêmea diluída cinzenta linha inglesa.

Deste casal têm saído crias nada semelhantes aos pais em relação à mutação. Sendo que a minha área quando criava mandarins eram os diluidos, clássicos e bochecha negra, alguns dos que têm saído não sei bem qual a sua mutação. Têm saído clássicos e outros que penso ser dorso claro, mas queria a vossa opinião quanto a isso, pois sendo uma mutação dominante em relação ao sexo e não sendo nenhum dos pais dorso claro penso ser impossível que o sejam, por isso não estou a ver que mutação são, e já agora que comentassem a qualidade das aves.

Qual a mutação? Mandarim2

Qual a mutação? Mandarim5
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a mutação? Empty Re: Qual a mutação?

Mensagem  roicordas Seg 26 Jul 2010, 17:20

Boas.
Segundo o calculador genetico desse acasalamento isabel/castanhoX fêmea diluída cinzenta resultam:
50% Machos Normal/Isabel , Branco de flancos castanhos
50% Femeas Normal/Isabel
e pelo que vejo não correspondeu bem ao resultado, talvez devido ao macho ser portador de outros genes
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a mutação? Empty Re: Qual a mutação?

Mensagem  Diogo Ribeiro Sex 30 Jul 2010, 13:02

Boa tarde Ricardo,

O que deveria ter nascido eu sei, contudo tenho quase a certeza que estas duas aves são dorsos claros, que é uma mutação dominante, e sendo que nenhum dos pais a manifesta, não percebo a sua origem.

Espero pela opinião dos entendidos aqui do fórum.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a mutação? Empty Re: Qual a mutação?

Mensagem  Jose Fernando Sex 30 Jul 2010, 16:52

Ola Diogo,
não te respondi antes por não entender bem as fotos ou , seja deixam-me duvidas na cor.
Em relação a serem Dorso claro é possivel uma ves que o pai é de certeza portador, a mutaçao dorso claro é ligada ao sexo.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a mutação? Empty Re: Qual a mutação?

Mensagem  Antonio Pereira Sex 30 Jul 2010, 20:29

Boas Noites

Em 1º lugar as aves das fotos sem duvida que são dorso claro da linha cinzenta.
A mãe se é diluida não pode ser portadora de dorso claro e o pai não pode ser isabel portador de castanho isso não existe quanto muito pode ser castanho portador de isabel e se ele assim for deve ter o ventre com algum castanho, muitas vezes os principiantes na criação de mandarins chamam castanhos aos dorso claro isso também já se passou comigo, quase de certeza que o pai é um dorso claro mas com fotos ajudava muito.

Cumprimentos

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a mutação? Empty Re: Qual a mutação?

Mensagem  Diogo Ribeiro Sex 30 Jul 2010, 22:57

Boa noite a ambos,

Obrigado pelas respostas.

Sr António, eu percebo porque pensou que eu queria dizer isabel portador de castanho ( o /) mas não era isso, eu não conheço bem as duas mutações pois nunca criei e não sei se é um ou outro, pois há exóticos em que a mesma mutação tem ambas as designações. Agora que fala, olhando bem à ave é possível que seja um dorso claro da linha castanha, mas eu vou tirar fotos e depois tira se as dúvidas.

Fernado, pensava que dorso claro era uma mutação dominante em relação ao sexo, por um tópico que li por aqui, por isso sempre pensei que não haveriam aves portadoras.

Já agora, gostava que comentassem a qualidade das aves.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos