Fórum dos Exóticos
qual a mutaçao? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
qual a mutaçao? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

qual a mutaçao?

+5
paulo
Ricardo Garção
Jose Fernando
Andre Filipe
ricks
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Ter 28 Set 2010, 00:18

Boas, alguem me sabe dizer em concreto qual a mutaçao? ja me disseram que era eumo, face negra, charcoal...

a foto nao esta grande coisa minha maquina é fraca, mas vou descrever o passaro e com ajuda da foto pode ser que alguem me diga qual a mutaçao exacta dele:

-bochecha castanha
-face negra alargada cobrindo em toda a volta do bico
-flancos castanhos sem as pintas brancas
-peito negro alongado com barriga tambem praticamente toda negra
-cauda preta sem as riscas de zebra


qual a mutaçao? Foto0087dx
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Ter 28 Set 2010, 14:32

ajudem me a desvendar. sei k a foto esta ma, vou tentar arranjar melhor qualidade
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  Andre Filipe Ter 28 Set 2010, 15:54

Boas Ricks

A meu ver e um cizento de face negra, mas uma vez k diz k a cauda n tem riscas de zebrado, penso k sera um face negra peito negro..esta e a minha opiniao, espere por outras..e uma foto mais visivel ajudava bastante..espero ter ajudado


Abraco
Andre Filipe
Andre Filipe

Mensagens : 149
Data de inscrição : 28/04/2010
Localização : Trofa

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Ter 28 Set 2010, 16:52

sim a cauda é toda preta sem as riscas zebra.

nao sei se esta informaçao pode ajudar:

nasceu de: - macho cinzento classico
- femea branca
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  Jose Fernando Ter 28 Set 2010, 18:01

Boas Ricks,
na minha opiniao tens um face negra cinzento.
deixo aqui um link ja existente onde ves a diferença entre o charcoal e o eumo.
No standard ja tens face negras para ver e comparar, o teu tem mai negro do que os meus, na minha opiniao esta muito bem, a fotografia é que nao ajuda.
https://forumdosexoticos.forumeiro.com/genetica-f17/mandarim-qual-a-sua-mutacao-t467.htm
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Ter 28 Set 2010, 18:04

mas os face negra nao tem zebra na cauda? ele tem o peito todo preto e abdomen tambem quase todo negro... ja vi os face negra e nao tem nada a ver com o meu...
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  Jose Fernando Ter 28 Set 2010, 18:11

O teu passaro parece ter excesso de melanina negra e tambem nao tem o desenho perfeito.
O que mais estranho é ter sido filho de um cinzento e de uma branca.
Ja te adicionei no msn.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  Ricardo Garção Qua 29 Set 2010, 15:38

Deixo aqui três fotos de eumos, que são fotos que eu tirei a aves de um amigo meu, para tentar ajudar a tirar as duvidas que o ricks tem em relação à sua ave.
Espero que deia para ajudar em alguma coisa.

qual a mutaçao? SDC13348

qual a mutaçao? SDC13349

qual a mutaçao? SDC13350

PS: Seria interessante que o assunto fosse abordado no tópico, porque perde-se o interesse de se abrir um tópico com um assunto e depois ter continuação pelo msn!! Estes tópico também ajudam outros criadores que possam ter dúvidas no futuro, ou mesmo ter uma ave identica em sua casa, e ter o mesmo problema de não a conseguir identificar.
É apenas a minha opinião Shocked
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Qua 29 Set 2010, 16:24

quanto ao msn era apenas para tratar de fazer uma visita ao sr.Fernando.

quanto a ave que o Ricardo expos nao tem nada a ver com a minha, entao o passaro que tenho nao é eumo.
Continua a duvida... meu passaro tem a caracteristica face negra isso é certo e tambem a caracteristica peito negro tambem. outras caracteristicas e isençao de pontos brancos nos flancos e do zebra na cauda.

e duvida maior como sai uma ave destas num cruzamento de um cinzento dorso claro x branco???
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Qua 29 Set 2010, 16:41

pensava que o macho era cinzento classico mas o sr.Fernando disse que era um dorso claro (sou novato nestas coisas Smile)

podem ver o casal de progenitores aqui: https://forumdosexoticos.forumeiro.com/fotografias-f22/fotos-exoticos-t879.htm
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  Ricardo Garção Qua 29 Set 2010, 19:55

Olá ricks,

A verdade é que muitos tópicos se perdem com o msn!!
O que podias fazer, era apanhares a ave em questão e tirares então umas fotografias com ele na mão, e fotografavas a cauda da ave e os flancos.
Penso que se fizeres isso já alguém te pode responder com mais clareza.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Dom 06 Fev 2011, 14:11

tirei mais uma foto para ver s o pessoal consegue ver qual a mutaçao:

qual a mutaçao? Foto0142b

como podem ver ele é completamente preto desde o bico ate ao rabo (parte inferior)

os flancos castanhos sao isentos de pintas brancas

a cauda e toda preta, isenta das riscas zebra

e para alem de ter a face negra tem o preto tambem por cima do bico o que o torna engraçado Smile
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  Convidado Dom 06 Fev 2011, 18:48

Olá ricks,
Realmente é uma ave estranha.
Desculpa não te poder ajudar, mas é melhor não dar o meu palpite que provavelmente esta errado e estaria a induzir-te em erro. Deve ser daquelas mutaçoes com nomes enormes, varias misturas de mutaçoes lol!
Dequalquer maneira espera por uma opiniao experiente que já deverão poder falar do mandarim visto a ultima foto ter mais qualidade.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Seg 07 Fev 2011, 19:31

espero que esta foto ajude os mais experientes a descobrir a mutaçao.

o mais estranho é este mandarim ter saido dum cruzamento: branco VS dorso claro Shocked
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  Jose Fernando Seg 07 Fev 2011, 20:20

Olá Ricks,
antes de comentar pedia-te que colocasses a assinatura nas tuas mensagens com o teu nome.
Vais a perfil e alteras isso.
Em relação á ave que nos presenteas-te desconheço a mutação, aparentemente é um face negra mas já tem coisas a mais e a menos.
Uma mutação é a variação ou alteração da mutação selvagem.
Poderemos estar perante uma novidade ou seja uma nova mutação, mas para isso tens de trabalhar esse passaro com a mãe, esperar que surjam mais irmaõs iguais, trabalhar o pai com uma filha (irmá do passaro novo).
A mutação Face Negra é dominante , pela teoria não nascem Face Negras de um Branco ou um Dorso Claro, como esta ave nasceu de um cruzamento de mutações recessivas uma delas ligada ao sexo, é impossivel que nasça uma mutação dominante.
Então, entendo que terás aqui uma ave da linha dos Eumos e dos Charcoal que são recessivos, o que mais se distingue a olho nu dos eumos e dos charcoal é a bochecha laranja que o teu passaro tem e a ausencia de marcações nos flancos, assim como parece ser a ausencia do zebrado .
Gostava de ver fotos da ave de lado e de dorso, para ver as marcações e ver se tem alguma relação com a mutação peito negro .
Uma coisa muito importante e estava a esquecer-me, a ave nasceu em Setembro por isso ainda não fez a grande muda. Temos de ver como vai ficar depois.
Gostaria de ver as fotos dos pais para comprovar então se as mutaçoes estao correctas. Trabalha este passaro, e prova-nos a todos que és um bom criador e apresenta as tuas aves nas exposições, eu acredito no teu trabalho.
Isto é a minha opinião pessoal, contudo quem discordar é livre de criticar ou melhorar o meu raciocínio mas de forma construtiva.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Seg 07 Fev 2011, 23:31

Antes demais muito obrigado Sr Jose Fernando.

apresento os progenitores:

macho:
qual a mutaçao? Foto0033

femea:
qual a mutaçao? Foto0034j

Correcçao: o passaro não é de Setembro mas sim de Março

Uma vez mais um muito obrigado ao Sr Jose Fernando que tanto me tem ajudado nesta categoria de mandarins

abraço,
Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  paulo Seg 07 Fev 2011, 23:54

Boas
Na teoria "adquirindo um branco a um criador fiável e que saiba o que faz " é impossível mesmo tirar uma ave destas , mas na prática já é bem possível .
Branco ( mutação recessiva ) mas é dominante na cor ou seja pode muito bem ser um face negra ou um peito negro ou mais até sem mostrar as características destas outras mutações , basta ser branco e o resto é esquecido .
A meu ver só três mutações podem mudar a mutação branco ;
o poupa ( dominante )
o bico amarelo ( recessivo )
e o frisado ( este não sei porque nunca criei )
Quanto à ave em questão não te posso ajudar porque não tenho pontaria nestes casos .
Espero ter ajudado em alguma coisa
Abraço
Paulo Martins
paulo
paulo

Mensagens : 20
Data de inscrição : 03/03/2009
Localização : São Miguel - Açores
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Ter 08 Fev 2011, 15:34

So nao percebi uma coisa Sr Jose Fernando:

porque cruzar com a mae branca? os brancos pelo que sei sao nao portam qualquer mutaçao certo?

abraço

Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  Jose Fernando Ter 08 Fev 2011, 17:45

Porquê juntar com a Mãe?
Seguindo o meu raciocinio, uma vez que não podes juntar com o Pai, juntas com a Mãe eheheheheheheheh.
Desculpa perante a nova lei em vigor já podes fazer um casalinho de 2 machos, ahahahahahah.
Agora asério, uma vez que segundo a lei de Mendell, O Jorge Pinto já falou sobre isso noutro tópico.As mutações Dominantes só aparecem se forem geradas por um Dominante ou os dois dominantes, nunca por dois recessivos, então a femea é portadora da mutaçao da cria macho que estamos a discutir.
Isto pela teoria, ainda estava na dúvida que os pais fossem a mae dorso claro e o pai branco, poderia a femea se face negra dorso claro e não a teres identificado como tal.
E para esclarecer alguns foristas eu não sou nenhum entendido em genética, daí que possa às vezes cometer algum erro, mas pelo que aprendi lendo alguns artigos sobre genética ou em conversas com outros criadores, só estou a tentar fazer raciocinios lógicos.
Gostaria da opinião de outros foristas mais experientes do que eu.
Não me trates por Senhor.
Abraço
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Ter 08 Fev 2011, 18:10

vou entao fazer o que diz para tentar tirar mais destes, era muito emocionante se fosse uma nova mutaçao Very Happy
e leva los para uma exposiçao.
Mas caso que seja uma nova mutaçao levo os para a exposiçao em que categoria eles iriam entrar?

abraço,
Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  Jose Fernando Ter 08 Fev 2011, 21:38

Ola Ricardo Fernandes,
para termos uma nova mutação devemos apresentar vários individuos iguais.
A nível de exposiçao entrariam na classe "Novas mutações em estudo"
Mas gostaria de ouvir mais opiniões.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Qua 09 Fev 2011, 18:51

Mais uma informaçao: nessa ninhada sairam 5 crias, todas elas machos... 4 cinzentos e esse mandarim com mutaçao desconhecida. (Esse mandarim a nivel de voo é mais fragil do que os outros todos)

abraço,
Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  Jose Fernando Qua 09 Fev 2011, 20:01

Olá Ricardo ,
por exemplo tenho conhecimento que a mjutação Eumo as aves têm a plumagem muito fraca daí não serem bons voadores, chegando ao ponto de varios individuos não voarem mesmo e só saltarem.
Poderá estar aí um elo de ligação.ou seja as tuas aves reprodutoras serem portadoras de Eumos e sair o macho em questão.
Repara é só um raciocinio que faço perante a informação que estás a transmitir.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  Jorge Pinto Qui 10 Fev 2011, 00:39

Boas, conforme solicitado vou então dar a minha opinião.

Em primeiro lugar gostava de ver mais fotos da ave em diferentes posições, de forma a facilitar o diagnóstico, mas á primeira vista diria tratar-se de um eumo, também pode ser um face negra, mas não me parece que seja.

Quanto á possibilidade de sairem ou não faces negras deste cruzamento, eu digo que é 100% possível, tal como disse o Paulo. Os brancos acabam por mascarar todas as mutações, podemos ter pássaros brancos que são cinzentos, ou castanhos, ou diluidos, ou dorso claro, uma destas tem que ser, ou seja, a ave além de ter a mutação branca, tem que ter uma cor base que é uma das 4 que referi. E depois pode ter muitas outras mutações quer sejam dominantes ou recessivas.

Neste caso em particular, eu não optava por juntar esta ave á mãe, mas sim juntá-la com uma fêmea clássica, se saissem faces negras tinhamos o problema resolvido, este macho era face negra, assim como a mãe dele, ou seja branca face negra.
Se o cruzamento com a fêmea clássica só desse normais, então aí o mais provável era mesmo que se tratasse de um eumo, e neste caso, tanto o macho dorso claro como a fêmea branca seriam portadores de eumo.

Outra coisa que ainda ninguém referiu, é que este pássaro é portador de dorso claro e de branco, pelo menos, independentemente de ser eumo ou face negra, e isto tem de ser levado em conta em cruzamentos futuros, espero ter ajudado.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

qual a mutaçao? Empty Re: qual a mutaçao?

Mensagem  ricks Qui 10 Fev 2011, 02:24

obrigado pela ajuda de todos!
breve vou postar mais fotos da ave entao

abraço
Ricardo Fernandes
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos