Fórum dos Exóticos
Desapontado com as criações 2010 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Desapontado com as criações 2010 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desapontado com as criações 2010

+10
Fernando Domingues
Tiago André
Rui Alexandre
Jose Fernando
António Ferreira
ricks
Gustavo Figueiredo
roicordas
MINERJU
Ricardo Garção
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Ricardo Garção Qui 15 Abr 2010, 18:36

Boa tarde,

Venho aqui partilhar com todos os criadores como está a decorrer este segundo Ano em que eu estou a criar Exóticos, Mandarins e Diamantes de Gould.
Este Ano para mim, é daqueles mesmo maus, porque as aves morrem nos ninhos e já não sei porquê!!

Daqui a pouco estou a tirar os ninhos aos casais reprodutores, e as aves criadas são poucas, pois no inicio deste mês, pelo incrível que pareça, dos meus quatro casais de Mandarins clássicos, deitei fora num único dia 15 aves já anilhadas que se encontravam mortas dentro dos ninhos.
Essas aves já se encontravam com algumas penas, e o mais curioso é que estavam bem tratadas, sempre com o papo cheio de comida!!
Bem, nem imaginam como é que eu fiquei naquele momento, pois a cada ninho que ia ver, as aves estavam mortas.

Não foram só os Mandarins, porque nos bengalins também tinha 4 goulds pequenos já com as anilhas colocadas a uma semana atrás e estavam na mesma.
Dos cinco ninhos que tinham aves, foi-se tudo!!

Este Ano comecei com sete casais de Diamantes de Gould, uma fêmea morreu e os restantes seis casais fizeram todos o ninho e todos com posturas.
Das vezes que deixei os Goulds criar, eles chocavam e as aves nasciam, mas pouco tempo depois já os tinham no fundo das gaiolas.
Quando tirava os ovos dos Goulds para os bengalins, eles chocavam, as aves nasciam mas morriam pouco tempo depois de lhes colocar as anilhas, portanto com cerca de 15 dias as aves apareciam todas mortas nos ninhos.

Tenho algumas aves com anilha 2010 já desmamadas e com a muda a meio, mas o desalento é muito!!
Só para verem, tenho 6 casais de canários que vão na primeira postura e que tem 18 canários juvenis, uns já separados dos pais e outros com a grade a meio da gaiola, e nem o primeiro morreu no ninho, pois todos os que nasceram sobreviveram!!
Dos 10 casais de exóticos que tenho, quase nem chega há quantidade de canários só da primeira postura.

Este foi o meu segundo Ano a criar exóticos, como já tinha dito, e não sei onde é que falhei para que eu tivesse esta mortalidade toda durante o período de criação, pois isto começou deste a primeira postura dos casais até ao final das últimas posturas.

Em Setembro/Outubro de 2010 começo novamente as criações com os exóticos, e se continuar assim não me vai dar gozo nenhum em criar Mandarins, Goulds, Estrelas, etc, etc.

Este foi o meu Ano de criações em exóticos Neutral
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  MINERJU Qui 15 Abr 2010, 19:23

É lamentavel amigo, mas não desanima não que se Deus quiser a proxima temporada sera melhor, melhor é o fim do que o começo.
Eu tambem ja tive algumas decpções a ponto de vender tudo e ficar sem nada, mas não consegui ficar sem criar por muito tempo e ja estou de volta a este prazeroso ramo.
Porisso vamos pensar positivo para o que vem pela frente.
Avante, coragem e siga em frente.
Deus vai abençoar o teu plantel.
Eu creio.
Abraços...
MINERJU
MINERJU

Mensagens : 94
Data de inscrição : 28/01/2010
Localização : Potirendaba/SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  roicordas Qui 15 Abr 2010, 19:50

Boas.
ESte ano no geral tambem não esta a correr nada bem...
Goulds e estrelas foi muito fraco, comparado com outros anos.
Na maioria e em todas as espécies, morreram muitas aves nos ovos, devido a grande variação de humidade pois um dia chove, outro faz sol, etc...
Entre todas as especies os mandarins são na maioria os que estão a criar melhor, tendo ja separado vários e tendo anilhado para já cerca de 30 destas aves e espero atingir as 100... Senão faço um colar com as anilhas, Laughing
Dias melhores virão...
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 15 Abr 2010, 21:18

Ricardo, o importante é não desanimar.
As criações de 2009, correram bem não foi? Agora pode não ter sido tão bem, o importante é não forçar.
Na minha opinião, deveria parar tudo, eles iniciam a muda e a epoca de descanso. Em Setembro começam novas criações. Se as coisas coemçarem mal, dando continuidade ao que se está a passar agora, então há alguma coisa grave a passar-se que o Ricardo ainda não se apercebeu. Se correr tudo bem, foi só um mal passageiro.

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  ricks Sex 16 Abr 2010, 00:39

eu é 1º vez que estou a criar passaros e esta me correr bem. tenho um casal de mandarins que ja me criaram 9. tenho 2casais de bengalins que começaram agora a criar. os diamantes gould que possuo ainda sao novos para criar.

nao desanimes colega, para a proxima vai te correr tudo bem

abraço
ricks
ricks

Mensagens : 254
Data de inscrição : 23/01/2010
Localização : porto

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  António Ferreira Sex 16 Abr 2010, 11:54

Bom dia Ricardo.
Nada de desânimo, para isso acontecer algo se passa com a alimentação em especial as papas, pois eles morrem-te de papo cheio, portanto ou é empapados devido a estarem secas por estarem mal acondicionadas (os pais enchem os papos de papa e a seguir dão água, ora a papa como está seca incha e não conseguem fazer a disgestão) ou mesmo estragadas.
Vais-me contar tudo desde o principio que tratamentos fazes assim como o tipo de alimentação e respectivas marcas de tudo para poder chegar a uma conclusão das causas.
Só para consolo, há coisa de uns 5 anos também me aconteceu isso com papas que tinha comprado precisamente Witte-molen saco amarelo, deitei tudo fora, comprei de outra amrca e acoisa equilibrou-se, dessa papa nunca mais comprei até ao ano passado dava da King mas como subiu imenso o preço experimentei a Witte Molen húmida (saco azul) e o resultado é como tu sabes, se os pássaros espanhois tivessem criado em vez de ter dado dezenas de ovos tinha dado centenas Very Happy

Um abraço, Ferreira.
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Jose Fernando Sex 16 Abr 2010, 17:02

Ola Ricardo,
Lamento saber que esta a correr mal principalmente nos mandarins, o amigo Antonio Ferreira pode ter razao no que diz respeito ás papas, concordo plenamente.
Uma coisa que pode estar a acontecer também sao as salmonelas, uma vez que morrem as crias todas por especie, pelo que entendi.
Quanto ás salmonelas aconselho o Fp 20/20, mas pode nao ser o caso.
Abraço
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  António Ferreira Sex 16 Abr 2010, 19:59

Boas Ricardo novamente.
Então, estou há espera que respondas, ou vens a Vendas Novas no Domingo e falamos

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Ricardo Garção Sáb 17 Abr 2010, 20:45

Boa Noite, Sr. Ferreira,

Peço desculpa pela demora em dizer-lhe alguma coisa em relação ás questões que colocou, mas é que não estive em Portalegre na Sexta e hoje (Sábado).
Fui para uma Maratona de BTT em Serpa, e cheguei á pouco tempo a casa (20h00), e estou muito cansado e sem paciência para lhe responder neste momento, porque tive um dia muito longo!!!
Amanha já edito o meu pos´t e já lhe respondo ás questões que me colocou para tirar-mos conclusões.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  António Ferreira Sáb 17 Abr 2010, 21:40

Boa noite Ricardo.
OK.
Fugindo um pouco ao tópico, o meu filho mais novo também é maluco pelo BTT e vai a todas Razz só não foi a Serpa porque está em LUA DE MEL Razz depois de 2 anos a viver junto deu-lhe para se casar com toda a pompa e circunstância Very Happy

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Rui Alexandre Sáb 17 Abr 2010, 23:02

Muitas felicidades para o seu filho Sr.António
Rui Alexandre
Rui Alexandre

Mensagens : 475
Data de inscrição : 26/12/2009
Localização : Vale de Figueira Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  António Ferreira Dom 18 Abr 2010, 11:36

Boa tarde Rui Alexandre.
Obrigado em nome do meu filho pelas felicitações.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Tiago André Dom 18 Abr 2010, 22:27

Boa noite.

Bem Ricardo isso está mesmo a correr mal, mas não desanimes (por estes lados também não corre nada bem) para a próxima época corre melhor vais ver.

Força nisso!
Tiago André
Tiago André

Mensagens : 252
Data de inscrição : 30/07/2009
Localização : Vila Nova de Famalicão
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Fernando Domingues Seg 19 Abr 2010, 13:17

Olá Ricardo,



Nada de desanimar, sei que é difícil e muitas vezes temos vontade de mandar tudo ao ar, mas a verdade é que faz parte e... sem sacrifícios não há vitórias.

Depois tens uma coisa muito importante do teu lado...já viste a quantidade de pessoas que te querem ajudar e estão solidárias contigo? Não criando o teu tipo de aves, sabes que podes contar com a minha (nossa) ajuda.

Tenho a certeza que o Sr. Ferreira te irá ajudar, pela sua grande experiência, assim como todos os outros. Cada um com uma perspectiva diferente, com ideias diferentes, com métodos diferentes...mas TODOS juntos no mesmo barco.

Nem sequer penses em desanimar. Fernando Pessoa já dizia:"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."



Abraço
Fernando
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Ricardo Garção Seg 19 Abr 2010, 14:05

Boa Tarde a todos,

Muito obrigado pela força que estão a dar, porque realmente não é nada gratificante ver as crias sempre a morrer e vingar muito poucas.

Mais uma vez peço desculpa pelo atraso em responder ao Sr. Ferreira, e agora vou dizer-lhe o que eu fiz ás aves antes de as colocar aos casais.
Nunca fui adepto de administrar medicamentos ás aves, e desde que crio canários há mais de 12 Anos, por brincadeira, raramente fazia tratamentos preventivos antes de criar, muda, etc, porque nessa altura ainda nem sabia o que era isso.

Medicamentos e tratamentos, só comecei a dar aos meus pássaros há dois Anos atrás que foi quando comecei com os exóticos e nos canários nunca dei nada, nem aquela desparasitação interna que normalmente fazem aos casais antes de colocarem os ninhos. Só dava a papa, o grit, a mistura, o germinado na altura das criações e os objectivos eram sempre cumpridos Exclamation

Sr. Ferreira, o tratamento que eu fiz aos exóticos foi o seguinte:

Antes de juntar os casais administrei o VERMICIDA da TABERNIL num Domingo, fazendo o tratamento como vem recomendado no respectivo folheto.

Depois dei no dia a seguir(Segunda-Feira) o complexo-B da Orniex durante 3 dias até Quarta-Feira.
A seguir a esses dias dei água limpa durante 2 dias e depois fiz um tratamento com o AVIZOON - FP 20/20 que acho que foi durante uma semana, já não me recordo bem.
Quando terminei esse tratamento foi complexo-B novamente durante 3 dias, e a partir dai sempre água limpa já com grit á disposição das aves e papa 2 vezes por semana até fazer os casais.
Foi um tratamento simples respeitando sempre as indicações de utilização dos produtos.

Como as aves novas iam morrendo nos ninhos após ter feito os tratamentos anteriores, decidi administrar nos seus primeiros dias de vida o SULFAPRIME da ZOOPAN, algumas vezes com resultados e outras vezes não Exclamation
A papa que utilizo já você sabe a qual é, que é a da saca amarela da WITTE MOLEN já durante 3 Anos seguidos.

Agora o interessante é que com os exóticos tive esta mortalidade toda de crias, mas nos canários já não é assim, pois fiz este Ano o mesmo tratamento aos canários, o que nunca fazia, e na primeira postura, dos 6 casais nasceram 18 pássaros e nenhum morreu após ter saído do ovo. Até agora tem sido excelente Exclamation
Por isso é que eu não estou a entender nada disto Suspect
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Fernando Domingues Seg 19 Abr 2010, 16:34

Muitos dos tratamentos para canários não são válidos para exóticos, porque respondem e reagem de formas diferentes. Existem medicamentos que são muito bons para canários, mas que até podem matar alguns exóticos.

Chamo a atenção para o facto de começarem (quem não fazia) a olharem muito bem para a composição dos produtos, pois alguns têm vindo a alterar-se ao longo dos tempos... o que era bom para um dado tratamento numa altura, deixa de o ser noutra, devido a alterações de composição. Ou fica inerte ou pode causar mesmo malefícios...

Não estou a falar em nenhum dos produtos mencionados, porque não tenho conhecimento de causa.


Espero que possam ajudar mais do que eu!
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  António Ferreira Seg 19 Abr 2010, 23:15

Boa noite a todos e em especial ao Ricardo Garção.

Segundo me deste a entender no outro dia estavas a fazer criação directa e não com amas não foi?

Penso que já foste ao meu humilde Site na página ARTIGOS onde está a forma como crio os meus Goulds, portanto se seguisses o que está escrito não tinhas problemas de maior.
Dito isto vamos lá então ver o que estás a fazer mal:

1º- como disse anteriormente penso que começaste a fazer criação de Goulds pela primeira vez e directa, penso que leste tópicos ou artigos meus sobre o assunto, qualquer das maneiras torno a repetir salvaguardando que não há regras sem excepção.
Os Goulds são aves bastante proliferas devido ao seu sentido genético em virtude do seu habitat natural semi-desértico, quero eu dizer com isto que só criam caso haja chuva (sinal de alimento com abundância) e quando acontece criam até há exaustão para deixarem o máximo de descendentes, mas isto só em estado de adultos que acontece por volta de 2, 3 anos de vida.
Como os Goulds em cativeiro têm sempre alimentação e água há disposição, logo assim que completam a primeira muda entram em cio, só que como não são adultos embora acasalem mas a seguir não sabem o que fazer, há casais nestas condições que simplesmente galam e põem ovos, outros mais avançados na sua maturação levam o choco até ao fim e com afinco mas conforme os filhos vão nascendo assim os vão lançando para fora da caixa e outros ainda que são só alimentados pelos machos até ao 5º dia mais ou menos, mas acabam também por desistirem por não verem ajuda da parte da companheira e esta começa a querer rogabofe Very Happy o que acontece uma nova postura caso não haja estímulo por drogas entre o 14º e 16º dia.
Resumindo, só se deve fazer criação com os próprios desde que tenham no mínimo 2 anos e mesmo assim na maioria das vezes deitam a primeira ninhada fora.

2º- É burrice não se aproveitar o sangue na guelra dos jovens Very Happy, mas para isso temos que ter pelo menos 3 casais de amas por cada casal de Goulds disponíveis para metermos os ovos debaixo e a partir da 3ª há 5ª postura deixar de propósito os ovos, mas estar-se sempre atentos há reacção do casal tais como:

Um casal de Goulds a criar leva nem mais nem menos que 14 dias a chocar a contar do ultimo ovo posto, ao contrário dos canários, embora permaneçam os dias dentro do ninho, mas só começam a chocar depois do ultimo ovo posto, logo assim que vermos que o casal não sai da caixa é porque começou a postura, espreita-se então com muito cuidado, verifica-se quantos ovos estão dentro, como eles põem em média 6 ovos e como a fêmea põe um ovo de cada 24horas contam-se os dias até 6 menos os que tiverem no ninho e a partir daqui aponta-se num papelinho o inicio do choco.
Passado 4 dias aproveitando os dois estarem fora da caixa que acontece há tardinha para ver os ovos, com um mira ovos verifica-se se estão galados, eu normalmente desde que veja um não vejo os restantes para não demorar muito tempo e eles não desconfiarem, não se deve mexer ou espreitar até fazer os 14 dias de choco se derem mais um ou dois dias não se perde nada para não os perturbar durante o nascimento das crias.

3º- Se utilizares amas é a mesma coisa só que tiras os ovos aos Goulds a partir do 6º dia, levando de choco 16 dias exactos em vez dos 14 com os Goulds, ATENÇÃO que uma fêmea bem tratada faz posturas continuas de 8 ovos descansando só 2,3 dias, com os dias a passarem começamos a saber quais as fêmeas que fazem a média ou as que põem mais ovos.
Se as crias forem criadas pelos Goulds aos 35 dias de nascidos já comem sozinhos, contudo só os devemos tirar aos 45 dias ou quando vermos que os diamantes nos cantos do bico secaram, com amas é variável, contudo aos 45 dias a maioria já comem sozinhos mas só os separamos quando verificarmos mais uma vez que os diamantes dos cantos do bico secaram.

4º- Desde a primeira hora que fazemos um casal que sejam compatíveis, nunca mais se deve separar, primeiro porque são aves que acasalam para a vida inteira, segundo muitas vezes embora não compatíveis mas fazem um acordo nupcial segundo a nossa vontade, contudo, se juntarmos tudo ao molho de certeza absoluta que essa fêmea vai-se fazer ao amor da vida dela borrifando-se para o acordo nupcial Razz.
se separados, machos para um lado e fêmeas para o outro, a fêmea ora vendo o amor da sua vida há distância está-se na mesma borrifando para o casamento por conveniência Razz, resumindo, desde o primeiro dia até ao ultimo da vida do casal, desde que se entendam nunca se devem tirar da respectiva gaiola, alem do mais ao fazerem essas mudanças todas vão Stressar, tanto da muda propriamente dita como o quase colapso por serem apanhados, tanto na ida como na volta para a gaiola.

5º- A alimentação dos goulds deve ter como base o MILHO ALVO AMARELO e ALPISTA. Exemplo, 1Kg de milho alvo amarelo, 1 kg de alpista, 1/2kg de milho alvo branco, 250g de milhête japonês, 250g de milho alvo vermelho, 50g de niger (semilha), deste modo ficam com uma mistura equilibrada em que os pássaros ganham músculo com muita pouca gordura.
Os Goulds só precisam e comem proteína animal durante a criação e a muda de penas, mesmo que eles as tenham há disposição muito raramente as comem, a não ser que estejam fracos por motivo de doença ou outra causa.
Ao logo dos bons aninhos que crio Goulds experimentei as mais variedades de papas inclusive feitas por mim e cheguei há conclusão que as que mais gostam são as que sejam mais para granuladas mas húmidas, desde que tenham destas não precisam de andarem a gastar dinheiro com papas de mariquices, estilo promotor cria e sei lá o quê mais, e que só engordam as algibeiras a quem as faz e as vende Very Happy

6º- Goulds em voadeira desde a separação dos pais.
De cada vez que metermos uma ninhada na voadeira temos que redobrar a atenção, pois há muito que morrem com cede por não saberem onde a água está, basta olhar-se e todos os que virem de olhos semi cerrados ou mesmo fechados.
Apanhem-nos e mergulhem o bico no bebedouro largando-o devagarinho para ele continuar a beber e ver onde a água está.
Na água deve-se meter um tónico há base de aminoácidos, uma vez que os ajuda a recuperarem do Stress provocado pela separação, eu dou aos meus o Aminovit-L com muitos bons resultados, sendo o tratamento de 5 gotas para 100ml de água durante 5 dias seguidos, depois 2 dias água limpa e mais 5 dias de Aminovit-L, tornando a repetir o Aminovit-L só quando os ver a mudarem as penas, a seguir durante 7 dias 2 gotas de VINAGRE de CIDRA por cada 100ml de água, a seguir 7 dias só água limpa, a seguir durante 5 dias CÁLCIO COLINA.
Dar em especial nesta fase verduras tais como espinafres que adoram, nabiça, brócolos, há quem dê folhas de couve, mas como não gosto não dou Razz, isto uma vez por semana, fora isso dou a todos em geral os das voadeiras e pássaros em gaiolas, sejam eles quais forem 5 gotas para 100ml de água durante 5 dias seguidos por mês menos nos dias que estão a tomar outra coisa.
Dar-se mensalmente Complexo-B é muito importante para desanuviar o fígado (órgão principal), de sementes gordas e em especial rançosas.

7º- Preparação da criação, os pássaros novos que escolhemos para criarem devem ser metidos nas gaiolas durante o mês de Agosto, em princípios de Setembro começo por dar 20 gotas de Cálcio colina durante 5 dias seguidos, depois 2 dias água limpa e mais 5 dias a Cálcio Colina,(nos dias que meto o cálcio colina meto misturado nas papas, mas em comedouros pequenos, 6 gotas de VIGANTOL (vende-se nas farmácias), que é Vitamina-D3 e que serve para fixarem o cálcio no organismo, caso contrário conforme tomam o cálcio assim ele sai junto com as fezes), a seguir 7 dias água limpa, a seguir 6 gotas de VITAMINA-E para 100ml de água, a seguir 2 dias água limpa e mais 7 dias a Vitamina-E ( ATENÇÃO NÃO DAR O COMPLEXO AD3E porque a Vitamina-A em excesso mata os Goulds, pois como são aves de regiões semi-desérticas muito raramente comem verduras que contenham vitamina-A por a mesma não existir.
Por esse motivo o organismo não está preparado para sintetizar a vitamina-A a não ser na época de criação para darem aos filhos. meter as caixas ninho assim como os materiais para fazerem o ninho propriamente dito, podem utilizar tudo desde que seja fininho e hirto, nunca utilizar fio de sisal, pois o mesmo enrrola-se nas patas ao confeccionarem o ninho e também quando entram ou saem.
No primeiro ano a criar Goulds tive alguns desgostos precisamente devido ao sisal.
Quando verificarem que eles começam a fazer o ninho é altura para os limpar de algumas bactérias que tragam consigo, eu só utilizo dois produtos, um que é o principal o SERIDONE da Latac e o FP-20-20 quando não consigo arranjar o seridone.
Basta seguir as recomendações em folheto anexo, contudo há duas explicações a dar em relação ao Seridone, a primeira é terem em atenção que na bula vem doses de manutenção e doses curativas, a segunda é que não diz, na embalagem vem 2 frascos, o frasco-A e o frasco-B, um é com o medicamento e o outro são sais de prata para fixar o medicamento, portanto ao repararem têm que meter primeiro uma pinga de água, depois o liquido do frasco-A e agitarem, só depois metem o liquido do frasco-B e a restante água.
De cada vez que se der antibióticos deve-se sempre a seguir dar 5 dias seguidos de Complexo-B para desanuviar o fígado.

8º- Só desparasito pássaros quando entra algum de outra pessoa ou quando desconfio que algum as possa ter.

9º- Muito importante, não esquecer que qualquer produto que se meta na água é para se FAZER TODOS OS DIAS e não podem apanhar Sol, pois os produtos são feitos para durarem no máximo depois de misturados na água 24 horas.
Por meio não costumo fazer mais nenhum tratamento a não ser pontos casuais.

10º- Os Goulds como a maioria das aves exóticas são aves que vivem mais no chão que em árvores, quanto muito poisados em arbustos, portanto e por experiência própria dão-se melhor em gaiolas só com tabuleiro e com areia do que gaiolas com grelha.
Os Goulds precisam de muito sossego, portanto quanto menos andarem a mexer nas gaiolas melhor, eu enquanto um casal estiver a criar não lhes mexo e muito menos as limpo, estou-me borrifando para quem venha ao meu aviário e veja as gaiolas cheias de trampa Razz

Depois deste testamento penso que para bem de quem queira seguir o meu método metesses isto num tópico fixo.

Um abraço, Ferreira Very Happy
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Ricardo Garção Ter 20 Abr 2010, 10:01

Bom Dia,

Realmente é um grande testamento!

António Ferreira escreveu:Segundo me deste a entender no outro dia estavas a fazer criação directa e não com amas não foi?

Dos 6 casais que tive a criar, só 2 é que estive a tentar a criação directa, porque são os dois casais que tem 2 Anos e que criaram juntos o Ano passado.

A mortalidade de Goulds novos(15 a 20 dias), morreram nos bengalins tal como os mandarins tem morrido debaixo dos mandarins reprodutores.
Só coloco os ovos dos Goulds nos bengalins, menos os ovos dos dois casais velhos.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty o que tenho lido nao estou triste

Mensagem  casadoave Ter 20 Abr 2010, 11:30

boas amigos (acho que vos posso tratar assim)
depois de ler estas recomendacoes validas algumas posso nao concordar visto ser criador amador de golds sem e com amas e todos os meus casais começam a criar a partir dos 8 meses e a maior parte deles directos visto ter em media 60 a 90 casais de golds e so tenho uma media de 30 bengalins para os acidentes.
todos os tratamentos que se fala nao uso visto so desparasitar os passaros de 6 em 6 meses e aposto numa boa alimentaçao desde mistura a papa e germinado e bantantes minerais.
marcas nao refiro senao serei logo repreendido.
a epoca ainda vai a meio e so tenho 659 golds anilhados mas podia ser pior.
qual quer questao que eu possa ajudar dentro da minha humildade visto nao perceber muitas questoes que se discute aqui no forum e o que eu percebo e de criaçao.
ate mais logo Desapontado com as criações 2010 Icon_bounce Desapontado com as criações 2010 Icon_bounce Desapontado com as criações 2010 Icon_bounce
casadoave
casadoave

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/04/2010
Localização : vila do conde

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Ricardo Garção Ter 20 Abr 2010, 13:20

Boa Tarde Sr. Carlos,

Muitos parabéns pelo sucesso que está a ter com os seus Goulds!! Boa continuação nas suas criações.

Seria uma grande ajuda se referisse como e com que produto desparasita as suas aves, qual a alimentação e os minerais que utiliza.
Não se preocupe em mencionar os nomes dos produtos que cada criador utiliza desde que venha ao acaso sobre o assunto.
Agora links de lojas, entidades comerciais, etc, é que não é permitido Very Happy
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Leandro Alexandre Ter 20 Abr 2010, 20:44

Boas amigo
seria uma grande ajuda em partilhar os seus conhecimentos
Leandro Alexandre
Leandro Alexandre

Mensagens : 148
Data de inscrição : 25/11/2008
Localização : resende viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  António Ferreira Qua 21 Abr 2010, 12:08

Bom dia Sr. Carlos Santos (parece que é assim que se chama.
Gostava que fosse mais preciso no que afirma, pois este tópico tem o intuito de ajudar o amigo Ricardo Garção e não vir simplesmente pavonear-se com numeros que há partida parece ser uma criação de sucesso mas não passa disso.
Que raio de criador é você que não sabe o número de casais de Goulds que tem a criar, mas sabe dizer que tem anilhados 659 e ainda vai a meio. Mesmo se tiver 90 casais de Goulds a criar e com a ajuda dos 30 casais de bengalins e não dizendo o mês em que começou mas supondo começou em Janeiro é fraquíssima a reprodução, senão vejamos a 5 crias média por casal e sem descanço dos casais entre duas criações.
Contas feitas no mais breve espaço de tempo postura e criação são 50 dias, começando no dia 1 de Janeiro a criação vai até ao dia 20 de Fevereiro. A segunda criação vai até ao dia 19 de Abril, portanto teria que ter no minimo 900 Goulds.
90 casais X 5 crias = 450 Goulds. primeira criação
90 casais X 5 crias = 450 Goulds. segunda criação

Um abraço, Ferreira Very Happy
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Fernando Domingues Qua 21 Abr 2010, 12:50

Não posso dizer mais nada, contra factos não há argumentos...excelente tópico Sr Ferreira.

Além de ter ajudado o Ricardo, este tópico é excelente para quem pretenda iniciar-se no Goulds, muito bom mesmo! Sem dúvida o resultado de muitos anos de experiência.

Vale a pena ler...


Votos de boas criações!
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty para os criadores de matematica

Mensagem  casadoave Qua 21 Abr 2010, 14:14

boas tardes
como ja disse so percebo de criaçao e nao de matematica visto pelo que ouço muitas das contas na ornitologia numca dao certo e por isso é que varios criadores começam e desistem passado pouco tempo por fazer contas
aqui vai a ementa nada de especial
desparasitante cha de alho
mistura da orni-pro diamantes
papa Lus ciamby branca 20%
germinado milho branco -alvo japones -niger
minerais grit -carvao-mineral mix e chemisal
hoje foi contar os casais e sao 45 na 2º postura 17 na 1ºe o restantes 24 estao de ferias
agora os tecnicos vao fazer contas
ja agora anilhei mais56
sr Ricardo se desejar contacte diretamente para o mail porque vai direto a fonte nao precisa de perder tempo a espera que eu venha o forum
casadoave
casadoave

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/04/2010
Localização : vila do conde

Ir para o topo Ir para baixo

Desapontado com as criações 2010 Empty Re: Desapontado com as criações 2010

Mensagem  Ricardo Garção Qua 21 Abr 2010, 14:44

Sr. Carlos

Tenho que concordar com o Sr.Ferreira, pois este tópico tem o intuito de ajudar alguém, neste caso eu, para que na próxima época as criações me corram melhor, ou a outro criador que esteja com o mesmo problema!!
Aqui o número de aves que cada um cria não me interessa para nada, mesmo que sejam 1000 ou 2000, o que interessa é ajudar e não puxar a brasa à sua sardinha, o que a maioria dos criadores tem interesse só em fazer.
Eu repreendi o sr. Carlos por e-mail e você sabe qual a razão, o que agora não interessa.

O Fórum foi criado para tirar-mos dúvidas e ajudarmo-nos uns aos outros para que possam surgir opiniões diferentes, e serem debatidas para chegarmos a uma boa conclusão.
Não tenho qualquer interesse em contactar alguém por outra fonte sem ser aqui pelo Fórum, porque é aqui que todos aprendem ao lerem as trocas de opiniões e sugestões em muitos assuntos.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos