Fórum dos Exóticos
Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

+11
CRodrigues
Skazi
MarioJCosta
Fernando Marta
Diogo Ribeiro
tonhão13
Ricardo Garção
Gustavo Figueiredo
Sérgio Vieira
Jorge Pinto
Fernando Domingues
15 participantes

Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Fernando Domingues Seg 21 Dez 2009, 11:38

Expectativas &


Última edição por Fernando Domingues em Seg 23 Ago 2010, 12:32, editado 1 vez(es)
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Jorge Pinto Seg 21 Dez 2009, 13:39

Boas Fernando, acho que este post é muito útil e está muito interessante e completo, eu mesmo tenho uma pequena colónia, mas como os meus mandarins ainda não se habituaram a este tipo de alimento não tenho dado grande importância á criação de larvas, mas mesmo sem eu fazer nada, logo que os bichos tenham farelo vão-se reproduzindo.
O que para mim é novidade é essa da água Shocked , sinceramente não fazia a mínima ideia. Tu colocas o papel por baixo, ou seja, no fundo do recipiente ou em cima deles?

Já pensei em triturar os bichos e juntar na papa pra ver se eles comem, mas não sei se vai resultar, é que os sacanas não pegam naquilo de maneira nenhuma Evil or Very Mad .

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Fernando Domingues Seg 21 Dez 2009, 14:06

Expectativas &


Última edição por Fernando Domingues em Seg 23 Ago 2010, 12:32, editado 1 vez(es)
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Sérgio Vieira Seg 21 Dez 2009, 17:23

Uma ideia que eu desconhecia totalmente.

Obrigado pela explicaçao e por partilhar com todos.
Very Happy
Sérgio Vieira
Sérgio Vieira

Mensagens : 152
Data de inscrição : 26/08/2009
Localização : Vila Nova de Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 21 Dez 2009, 19:22

Excelente tópico, Fernando.
Era mesmo isto que eu precisava...

Da minha parte, muito obrigado.

Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Ricardo Garção Seg 21 Dez 2009, 20:03

Boas Fernando,

Excelente tópico Exclamation
De certeza que muita gente vai fazer essa experiencia, percebes....
Diz-me uma coisa, não consegues umas fotos, assim tinha mais uma ideia do que estiveste a partilhar e a explicar.
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Fernando Domingues Seg 21 Dez 2009, 21:30

Expectativas &


Última edição por Fernando Domingues em Seg 23 Ago 2010, 12:32, editado 1 vez(es)
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  tonhão13 Seg 21 Dez 2009, 23:44

Obrigado por partilhares aqui a tua experiência nessa área, para mim vai ser bastante útil.
tonhão13
tonhão13

Mensagens : 35
Data de inscrição : 04/10/2009
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Ricardo Garção Ter 22 Dez 2009, 22:18

Fernando Domingues escreveu:Olá a todos!

Posso arranjar umas fotos mas não é nada de especial, só vão ver papel e escaravelhos, mas pronto se isso vos ajuda eu tiro uma fotos!

Olá Fernando,

Eu quando falei nas fotos foi com a intenção de deixares o tópico mais elaborado, e se for acompanhado com uma ou duas fotos acho que não fica mal, na minha opinião Exclamation

Há quem perceba o que escreveste e secalhar quem não esteja a entender, e se o tópico fosse acompanhado por fotos ficava 150%.

É o mesmo que eu dizer que tenho uma parede com 6m de comprido, onde tenho 32 gaiolas e tu ficas mais ou menos com uma ideia, mas se acompanhar com umas fotos o que estou a dizer ficas a saber exactamente como tenho as gaiolas expostas nesses 6m de parede Exclamation
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Fernando Domingues Qua 23 Dez 2009, 09:32

Expectativas &


Última edição por Fernando Domingues em Seg 23 Ago 2010, 12:33, editado 1 vez(es)
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Diogo Ribeiro Qua 23 Dez 2009, 16:11

Boa tarde a todos,

Eu tenho um artigo muito bom, na minha opinião, com fotos e descrição de métodos de criação.

Caso queiram mandem me um email.

Não coloco online pois não é da minha autoria.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty "Bichos da farinha"

Mensagem  Fernando Marta Dom 27 Dez 2009, 00:33

Boa noite a todos!
E boa sorte para as vossas criações.
Diogo, tal como sugeriste agradeço que me possas enviar o artigo que tens sobre este tema, para o meu email:
carduelisdemontenegro@hotmail.com
Desde já agradecido pela colaboração,
Cumprimentos,
Fernando Marta
Fernando Marta
Fernando Marta

Mensagens : 55
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Carrazedo de Montenegro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  MarioJCosta Qua 10 Fev 2010, 14:58

Olá a todos.
Neste Inverno tive problemas com a criação dos ditos Bichos, tive uma infestação de piolhos.
Alguém me pode ajudar a resolver este problema, bem como, a evitar futuras infestações?

MarioJCosta

Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Fernando Domingues Qua 10 Fev 2010, 15:45

Expectativas &


Última edição por Fernando Domingues em Seg 23 Ago 2010, 12:33, editado 1 vez(es)
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  MarioJCosta Qua 10 Fev 2010, 18:00

Olá Fernando.
Claro que não desanimo, até porque me parece que os piolhos não afectam os tenébrios nem os escaravelhos.
São de cor branca ou acastanhada e muito pequenos.
Orecipiente é de plástico e é aberto na parte de cima. Dou-lhes cascas de fruta mas só no recipiente em que tenho os escaravelhos e não utilizo o tal papel.
Obrigado pela atenção!!

Cumprimentos
Mário

MarioJCosta

Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Fernando Domingues Qui 11 Fev 2010, 09:13

Expectativas &


Última edição por Fernando Domingues em Seg 23 Ago 2010, 12:33, editado 1 vez(es)
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  MarioJCosta Sex 12 Fev 2010, 13:57

Boas.
Peço desculpa por só agora responder, mas, tive problemas com a net.
Obrigado pela atenção.

Abraço,
Mário Costa

MarioJCosta

Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Skazi Qua 24 Fev 2010, 19:14

Boas pessoal onde posso arranjar essas tais larvas???
cumprimentos...

________________________________

Ricardo Magalhães
Skazi
Skazi

Mensagens : 56
Data de inscrição : 19/10/2009
Localização : Pinhal Novo

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  CRodrigues Qui 25 Fev 2010, 01:24

Há à venda em diversas lojas de comida para animais. Experimenta em locais onde vendam alimentos para repteis, pois há quem lhes dê isso tb. Pergunte se têm "Tenebrio".
Uma porção de 100g/200g é mais do que suficiente para iniciar a colónia.
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  António Ferreira Ter 16 Mar 2010, 19:00

Boa tarde a todos.
Na sequência do tópico sobre o modo de se dar bichos hás aves aqui vai de uma maneira simples como crio os meus bichos (tenébrios).Claro que para se começar tem-se que se arranjar e casas a vendê-los são muitas.
Num simples recipiente quer seja de plástico ou de ferro do tamanho de um balde mesmo sem tampa metem uma camada aí de 5 dedos de altura de farelos e metem os bichos lá para dentro, já foi explicado pelo amigo C. Rodrigues a questão que para se desenvolverem necessitam de uma temperatura que anda entre os 23º a 25 graus, com isso não quer dizer que morram por causa do frio ou do calor, contudo, na época do calor deve-se redobrar a vigilância, dar simplesmente água ou fruta.
Destes primeiros bichos quando começam a transformarem-se em crisálidas (pupas) arranjo então caixas de plástico que no meu caso são nada mais nada menos que caixas de 2 litros de gelado onde faço uns furos muito pequeninos na tampa, meto uma camada de farelos aí com 2 dedos de altura e meto então 20 pupas por caixa e tapo, se for na época do calor e como o insecto adulto bebe ainda mais água que a larva e para que não molhe os farelos que por sua vez criam bolores que os matam, ao contrário do amigo C. Rodrigues meto uma pelicula de aluminio (dessas da culinária) por cima dos farelos mas primeiro com uma agulha grossa faço muitos furinhos, depois da pelicula metida meto então rodelas de maçã e rodelas de batata, isto porque assim a humidade não está em contacto com os farelos, logo, nunca apodrecem. nas caixinhas dos gelados ao fim de 2 meses vou espreitar e tiro os tenébrios adultos mortos uma vez que já cumpriram o seu serviço, acasalaram, as fêmeas fizeram as posturas e morreram, nessa altura com o dedo passo ao de leve pelos farelos a ver se já nasceram, coisa que se vê perfeitamente mesmo sem se verem os bichos, pois os farelos meche-se, (não se deve revoltar esse farelos porque os pequeninos vivem todos juntinhos uns aos outros), portanto se revoltarmos ficam desorientados e acabam por morrer. meto então a pelicula de aluminio perfurada e uma rodela de maçã, desde que metam a pelicula podem meter outros tipos de fruta mesmo muito sumarenta que não há o perigo de encharcar os farelos, quando os bichos já têm um tamanho que se possa peneirar passo-os então para o recipiente grande e torno a fazer tudo de principio, assim tenho o ano inteiro tenébrios.
É preferivel meter-se poucos farelos e ir-se acrescentando conforme forem-nos comendo do que o recipiente cheio, é que muitas vezes as próprias fezes deles entram em decomposição em contacto com alguma humidade e lá se vão os bichos todos.
Nas latas grandes quando tiverem muito pó (escrementos) e queiram renovar, nunca mandem esse pó fora a não ser passado uns tempos, metam antes uma camadinha de farelos porque no meio desse pó há muitos ovos, portanto vão daí nascer muitos tenébrios.
deixo-vos um artigo muito bom de um amigo brasileiro sobre o modo como ele os cria. http://www.bicudario.com.br/artigo006.htm

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  António Ferreira Ter 16 Mar 2010, 19:13

Boa tarde a todos novamente.
Para que quem prefira dar bichos de bufalo (cascudinho para os amigos brasileiros Very Happy ) o modo de os criar é idêntico só com duas coisas diferentes.
Primeira coisa é a alimentação, em vez de meterem só farelos têm que misturar farinha para frangos 2ª fase há razão de 250g por cada quilo de farelos.
Segunda coisa, para se reproduzirem com deve ser têm que estar sempre no escuro, portanto têm que arranjar recipientes compactos assim como as tampas.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Criação bicho da farinha

Mensagem  jonaten Sex 28 maio 2010, 20:15

Boas em 1º lugar, sei que este topico ja tem uns tempos mas como gosto de trocar ideias cá estou eu , amigo Fernando achei piada a sua expressão ( metaforizarem-se) sei que queria dizer metamorfosear-se a palavra vem de metamorfose e não de metafora, quanto aos bichinhos tambem ja os tive ,mas são apenas acaros e esses matam mesmo os trelas principalmente os pequeninos pois alimentam se deles e ficam secos tem que se mudar os farelos bastantes vezes tendo o cuidao de não mandar fora os ovos espero ter ajudado com alguam coisa abraço jonaten

jonaten

Mensagens : 25
Data de inscrição : 14/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty Re: Criação e Manutenção do Bicho da Farinha

Mensagem  Marco A. Martins Sáb 14 maio 2011, 23:04

Mario Boa Noite
Se vc montar outra caixa de criação de bichos e tranferir estes besouros/escaravelhos para o novo
criadouro limpo sem piolhos ,e começar assim nova criação .
Boa Noite

Marco A. Martins

Mensagens : 57
Data de inscrição : 01/04/2011
Localização : Araraquara- Sao Paulo
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Criação e Manutenção do Bicho da Farinha Empty CRIAÇÃO DE LARVAS

Mensagem  NUNO NUNES Seg 01 Ago 2011, 15:16


Diogo Ribeiro escreveu:Boa tarde a todos,

Eu tenho um artigo muito bom, na minha opinião, com fotos e descrição de métodos de criação.

Caso queiram mandem me um email.

Não coloco online pois não é da minha autoria.
[center]

BOA TARDE DIOGO AGRADECIA QUE ME ENVIASSES PARA nunofgnunes@sapo.pt. OBRIGADO

NUNO NUNES

Mensagens : 10
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : RIO MAIOR
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos