Fórum dos Exóticos
Fêmea mandarim  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Fêmea mandarim  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fêmea mandarim

3 participantes

Ir para baixo

Fêmea mandarim  Empty Fêmea mandarim

Mensagem  Rui Pinho Dom 28 Jul 2013, 18:01

Boas a todos,
Tenho uma fêmea mandarim que reparei que estava um bocado fraca ( depois de 4 posturas média de 5 crias),separei do macho e juntei-a ás outras fêmeas todas que tenho pensando que iria recuperar mas continuou sempre no fundo do viveiro,alimenta-se bem e bebe normalmente, reparei que tem as asas um pouco descaídas e que abre muito o bico como se precisasse de o fazer para respirar melhor.
Neste momento tenho-a em casa numa gaiola de exposição onde a coloco ao sol cedo pela manhã e ao fim da tarde, com isto reparei que arrebita quando está ao sol.
Se alguém reconhecer estes sintomas e puder dar uma ajuda...
Obrigado.
Rui Pinho
Rui Pinho

Mensagens : 287
Data de inscrição : 09/02/2013
Localização : Odivelas-Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim  Empty Re: Fêmea mandarim

Mensagem  AvilandiaPT Dom 28 Jul 2013, 20:15

Ola,

Numa primeira fase pensava em estar isolada com probioticos, vitaminas e calcio. Se possivel que incluam electrolitos.

Cumps
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim  Empty Re: Fêmea mandarim

Mensagem  Rui Pinho Dom 28 Jul 2013, 20:36

Olá Ricardo,
já lhe estava a dar Aminovit-L, um pouco na esperança que ela fosse recuperando mas ela estar sempre a abrir o bico foi o que me fez disparar os alarmes, comprei calci-lux pois o meu pai (muitos anos de columbofilia) achou que ela teria algum problema relacionado com a falta de cálcio.
Quando sugeres próbioticos, vitaminas, cálcio, a minha dúvida é como estou a dar o Aminovit e coloquei na gaiola um bloco de cálcio, estou no caminho certo ou a tua sugestão é ? Como e quando dar os próbioticos?
Rui Pinho
Rui Pinho

Mensagens : 287
Data de inscrição : 09/02/2013
Localização : Odivelas-Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim  Empty Re: Fêmea mandarim

Mensagem  paulinho88 Dom 28 Jul 2013, 21:18

Rui
A mim aconteceu-me o mesmo mas com o estrela.
Separei-a dei-lhe alpista e espigas de paiço, umas sementes cozidas, papa e ate verdura.
na água dei uma receita que o Luís me deu (choque vitaminico) um châ e ela recuperou num instante. mas a minha não abria o bico.
Mas as dicas do Ricardo são bem melhor do que as minhas, eu só falo porque pensei que ia perder a minha porque estava maluca a meter ovos, até depois de tirar o ninho.
paulinho88
paulinho88

Mensagens : 350
Data de inscrição : 21/12/2012
Localização : Costa da Caparica
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim  Empty Re: Fêmea mandarim

Mensagem  Rui Pinho Dom 28 Jul 2013, 21:26

boas Paulo,
As tuas opiniões são sempre bem vindas, assim como a de todos os que se disponham a ajudar, alguns podem ter mais experiência ou formação, mas aprende-se com todos.
Rui Pinho
Rui Pinho

Mensagens : 287
Data de inscrição : 09/02/2013
Localização : Odivelas-Loures
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea mandarim  Empty Re: Fêmea mandarim

Mensagem  AvilandiaPT Seg 29 Jul 2013, 10:47

Olá,

A questão respiratória pode não ser nada mas convém estares atento. Não há forma de poder tentar ajudar por esta via. É normal depois da criação as aves irem um pouco abaixo, a ideia é tentares recuperar a ave. Isso pode ser feito de várias formas. A mais "óbvia" e que muitos criadores usam é melhorando a alimentação mas isso é um pouco um contra-senso e no caso dos mandarins funciona ao contrário porque estimula a ave a continuar em reprodução. O objectivo neste processo é manter a ave com uma dieta estável e que seja facilmente "usada" pela ave mas não muito rica. Dai que convém olhar para o lado da proteína mais pelos aminoácidos em si do que pela proteína bruta, não queres "muita" proteina mas sim aquilo que possa ter sido mais gasto durante a reprodução. O papel dos suplementos (vitaminas e probióticos) é esse. O bloco de cálcio não serve de grande coisa, osso de choco é bastante melhor ou então podes arranjar um suplemento específico.
O aminovit serve já que tem um bocado de tudo. De uma forma geral podes dar probióticos quando quiseres e quanto tempo quiseres. Em situações em que as aves vão abaixo, de um modo geral, mal não fazem (tirando a questão de poderem ser compatíveis ou não com medicações... mas adiante). Se procurares probióticos mais avançados provavelmente até já vão incluir mais alguma coisas como vitaminas B, electrólitos etc...

Tens é de ir seguindo a recuperação da ave e tendo muita atenção a essa parte do abrir o bico. Pode ser resposta de compensação ao desgaste mas podem ser outros problemas que necessitem de medicação. (ácaros, p.e.)

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos