Fórum dos Exóticos
Quem porta nos degolados Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Quem porta nos degolados Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quem porta nos degolados

3 participantes

Ir para baixo

Quem porta nos degolados Empty Quem porta nos degolados

Mensagem  costabimbas Qui 30 maio 2013, 16:17

boas pessoal, mais uma vez me recorro a voce em virtude de saber que existem por aqui bons criadores assim como pessoas informadas sobre a genetica das aves, desde ja o meu obrigado pelas informaçoes que me têm dado

gostava de saber se no caso dos degolados é o macho que é portador ou se as femeas tambem o sao ou podem ser ??

uma vez que tenho aqui macho vermelhos que dao filhos ora de uns ora de outros, bom como macho laranja que dao vice versa, em conversa com alguem, o mesmo me disse que se calhar tinha sido uma femea que era portadora, e eu gostava de saber e tambem ja fico a conhecer mais algo.
costabimbas
costabimbas

Mensagens : 240
Data de inscrição : 18/09/2009
Localização : Santa Comba Dão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quem porta nos degolados Empty Re: Quem porta nos degolados

Mensagem  AvilandiaPT Qui 30 maio 2013, 16:30

Olá,

Presumo que estás a falar da gola laranja (amarela)?
Neste caso é recessivo por isso tanto o macho como a fêmea podem ser portadores. Portanto para nascerem laranjas tens sempre que ter fêmeas portadoras (pelo menos).
Esse é infelizmente um problema com os degolados porque muitos criadores não conseguem identificar as fêmeas e quando os casais são mal montados, estão a tirar possíveis portadores e portadores que não se conseguem identificar. No caso das fêmeas laranja, conseguir identificar mesmo as pura não é fácil, só mesmo pelos resultados com um macho laranja consegues ter certeza.
Para nunca teres dúvidas, a não ser que tenhas aves geneticamente confirmadas, o melhor é criares SEMPRE com machos laranja. Dessa forma sabes que tudo o que nascer, seja macho ou fêmea, é pelo menos portador.

Só no caso de mutações ligados ao sexo é que só os machos podem ser portadores.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Quem porta nos degolados Empty Re: Quem porta nos degolados

Mensagem  costabimbas Qui 30 maio 2013, 22:23

mas eu aqui tenho macho gola vermelha que deram filhos gola vermelha e gola laranja e tenho macho gola laranja que deram filhos gola laranja e gola vermelha
costabimbas
costabimbas

Mensagens : 240
Data de inscrição : 18/09/2009
Localização : Santa Comba Dão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quem porta nos degolados Empty Re: Quem porta nos degolados

Mensagem  luciano moreira Sex 31 maio 2013, 00:38

André sobre a genetica não lhe sei responder, mas tenho uma duvida você cria degolados direto ou com amas, se com amas que ave usa.
O meu casal não cria direto (acabei de perder uma cria, e tenho ovos novamente) e os bengalins não aceitam.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quem porta nos degolados Empty Re: Quem porta nos degolados

Mensagem  AvilandiaPT Sex 31 maio 2013, 07:33

Olá,

mas eu aqui tenho macho gola vermelha que deram filhos gola vermelha e gola laranja


Esse macho é portador de laranja. A fêmea com que o tens também será pelo menos portadora ou mesmo pura. Dai nascerem tanto normais como laranja.

e tenho macho gola laranja que deram filhos gola laranja e gola vermelha

O macho não há dúvidas, e a fêmea é portadora. Se a fêmea fosse laranja pura nascia tudo laranja.

Mesmo usando machos puros, o problema está normalmente nas fêmeas. É complicado distinguir fêmeas laranja puras das normais ou portadoras. Isso significa que também estás a tirar algumas fêmeas laranja, tanto num casal como noutro, MAS embora no segundo casal possas ter a certeza que são todas pelo menos portadoras, no primeiro nem isso.

1) laranja x normal = 100% /laranja
2) laranja x /laranja = 50% /laranja + 50% laranja
3) /laranja x /laranja = 25% normal + 50% /laranja + 25% laranja
4) normal x /laranja = 50% normais + 50% /laranja
5) laranja x laranja = 100% laranja

Quem é o macho e a fêmea nesta caso é indiferente, assim como o sexo das crias.
Os últimos dois cruzamentos não fazem sentido.
O 1º, apesar de não tirares laranja é útil para confirmar portadores. Se nascer algum laranja sabes de imediato que a ave "normal" afinal é portadora de laranja.
O 2º é o mais lógico e correcto para teres a certeza do que estás a fazer. Sobretudo se não estás a trabalhar com aves que possas garantir o que são. Mesmo assim tens um problema, porque nas fêmeas não vais perceber facilmente quais as laranjas e quais as portadoras. (Consegue-se mas depende do "olho" do criador, da experiência e da linha)
O 3º tem o mesmo problema nas fêmeas puras e portadoras mas também de distinguir machos normais e portadores, assim como fêmeas normais das outras. A única coisa que podes tirar daqui é que nascendo um laranja de aves normais, sabes que ambos os pais são portadores.
O 4º caso acontece quando se tem aves portadoras e não se sabe. Nunca vão nascer laranjas, mas vais continuar a tirar portadores e a espalhar genética. Acontece quando se trabalha com aves que vieram daqueles casais em que indiquei problemas, sobretudo fêmeas portadoras que andam perdidas.
O 5º caso é obviamente simples, mas o laranja, como a maioria dos factores diluidores precisa de portadores de vez em quando.

Espero que ajude.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos