Fórum dos Exóticos
Problema com Diamante Gould Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Problema com Diamante Gould Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema com Diamante Gould

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Qui 29 Nov 2012, 21:31

Boa Noite,

Comecei este ano a criar gould e estou a ter alguns problemas tem-me morrido aves adultas todas com os mesmos sintomas, aves que não estavam em contacto umas com as outras!
Começam por ficar emboladas quietas no poleiro e passado 3 dias morrem, já fiz um tratamento em enroflox mas parece que de nada valeu pois morreram-me 2 aves esta semana um macho e uma fêmea.

Houve uma altura que tive a humidade demasiado alta mas agora está resolvido coloquei um desumidificador e tenho a humidade nos 50 a 60%, faço limpezas semanais às gaiolas, forneço água limpa todos os dias salvo dia em que não tenho hipótese, lavo os bebedouros semanalmente os bebedouros com água e lixívia, costumo fornecer germinado cozido + papa seca cede e couscous se dou a meio da tarde no dia seguinte logo de manha retiro tudo se dou de manhã retiro à tarde, os recipientes são desinfectados nunca uso os mesmos dois dias seguidos.
A papa que dou é witte mollen + cede seca e um pouco de raggio di sole - papa sierra mix, mistura uso da petcup profissional premiun e adiciono alpista.
Dou 1 vez por semana vinagre de sidra na água e um multivitaminico, costumo juntar à papa proboost e essencials 3 da ornicare por vezes também adiciono cálcio da avizoon, tem sempre à disposição grit e osso de choco.

Também crio mandarins e babetes e só tive mortes nos mandarins quando tive a humidade muito alta e foram dois macho de resto não tenho tido baixas.

A divisão onde tenho as aves está bem arejada tem sempre uma janela aberta mais ou menos consoante está mais ou menos frio(durante o dia está toda aberta de noite deixo uma fresta se estiver mais frio) não tenho correntes de ar, tenho 14h de luz utilizando lâmpadas.

As gaiolas onde tenho as aves tem medidas razoáveis uma 60x50x40.

Ao fim de ler muito e falar com alguns criadores nenhum ainda me consegui dar um motivo para a mortalidade dos gouls.

O que estou agora a pensar é que pode ser da papa eu tenho sempre papa às aves mas a quantidade pode não ser a mais correcta pois não comiam tudo num dia(e talvez azede), agora passei a dar diariamente aos casais com crias e a dose de uma colher de chá quantidade que lhe dá para um dia evitando assim que azede.
Não encontro outra explicação penso que não estou a fazer nada de mal! À uma semana que não forneço germinado.

Tenho imenso cuidado com a higiene das gaiolas e utensílios que uso e tento ao máximo proporcionar uma boa alimentação sempre fresca e com qualidade. Quanto ao acondicionamento das papas e alimentos está tudo em baldes opacos bem tapados, quanto à papa não ando sempre a abrir o balde onde tenho a maioria retiro a quantidade para uma semana e coloco em um balde mais pequeno.

Não sei mais o que fazer para não me morrerem mais pássaros! Sad

Cumps

joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  AvilandiaPT Qui 29 Nov 2012, 21:49

Olá João,

Pelo que dizes pareces estar a controlar mais ou menos as coisas em termos de maneio.
Há muitas causas possíveis para o que se está a passar. Pode ser um problema que não seja causado por bactérias ou que estas não sejam sensíveis ao antibiótico que usaste.
Consegues dar indicações mais concretas sobre o que se passa com as aves? Fezes, aspecto das aves mortas (magras ou não, diarreia, etc...).
Exibem algum outro sintoma (respiratório?)

Cumps.

AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Qui 29 Nov 2012, 21:55

Boa noite,

Ficam emboladas andam pelos comedouros e começam a ficar magras e com a coloaca suja, morrem passo uns 3 dias mas são só os gould.

Antes de os acasalar coloquei pulmosan em todas as aves.

Será a mistura das papas? Ou será mesmo a papa que azede?

Já não sei o que pensar nem que fazer Shocked


Última edição por joao_z em Qui 29 Nov 2012, 22:03, editado 1 vez(es)
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Qui 29 Nov 2012, 22:03

Boas,

Será da papa da cede que dou com o germinado? ou alguma coisa que nao faço bem?

Vou explicar como preparo o germinado cozido:

Primeiro lava o germinado (uso versele laga)
Meto agua ao lume e quando estiver a ferver meto o germinado uns 10 min.
Aproveito a agua e quando está fria meto no couscous
Sirvo às aves o germinado com o couscous e papa da cede seca se der a meio da tarde retiro no dia seguinte de manha e meter de manha retiro à tarde nunca uso os mesmo comedouros dois dias seguidos sendo lavados com agua e um pouco de lixívia à razão de uma rolha por litro.

Por vezes faço um pouco mais de germinado e guardo no frigorifico para o dia seguintes, antes de fornecer às aves retiro durante algum tempo do frigorífico e também passo com água com um pouco de vinagre de sidra.

Não consigo perceber o que se passa, nunca usei papa witte mollen e não estou a gostar muito pois eles não aproveitam tudo

Já tinha colocado um tópico no forum quando me começaram a surgir os problemas deixo aqui o link
https://forumdosexoticos.forumeiro.com/t5467-d-gould-juntos-com-d-mandarim
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  AvilandiaPT Qui 29 Nov 2012, 22:24

João,

Como percebes não é fácil tentar dar palpites assim à distância. de qualquer forma pelo que descreves surgem-me duas suspeitas "típicas" que podem encaixar: coccideos (protozoários) ou fungos.
O ideal seria fazeres umas análises mas como isso nem sempre é fácil (e não costumo mesmo recomendar qualquer medicamento!!) podes experimentar o sulfaprime e ser como reagem. Sendo coccidiose talvez te controle o problema (pelo menos vês que as aves se aguentam um bocado), sendo fungos nem por isso...

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Qui 29 Nov 2012, 22:28

À cerca de suas semanas dei enroflox durante 5 dias seguidos que também dá para coccicidioses...... fungos será agora já nao tenho humidade!

Tenho casais com crias que tratamento posso fazer geral a todas as aves?

Obrigada pela ajuda
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  AvilandiaPT Qui 29 Nov 2012, 22:36

Olá,

João, que eu tenha conhecimento, a enrofloxacina não tem actividade sobre coccidiose.
Mas vou confirmar isso...

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Qui 29 Nov 2012, 22:37

AvilandiaPT escreveu:Olá,

João, que eu tenha conhecimento, a enrofloxacina não tem actividade sobre coccidiose.
Mas vou confirmar isso...

Cumps.

ENROFLOX 100ml
100% ENROFLOXACINA - Tratamento de infecções do aparelho respiratório e do tracto gastrointestinal, particularmente: micoplasmose, pasteurelose, pneumonias, doenças respiratórias crónicas (DRC), colissepticémia, coriza, salmonelose, cólera aviar, sinusite, infecções secundárias a viroses, infecções oculares. Indicado ainda na psitacose. Aves; Nomeadamente Pombos, papagaios, periquitos, canários e outras aves, Também em pequenos roedores e coelhos de companhia, Hamsters, ratinhos, etc. 100ml

Tens razão...

Cumprimentos
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qui 29 Nov 2012, 23:06

Olá,

Normalmente uma humidade controlada, higiene , água limpa é meio caminho andado para as coisas se encaminharem.
O sulfaprime é um antibiótico de largo espectro e costuma dar bons resultados no caso de coccidiose.

Agora vou dar-te uma opinião , como estas a dar germinado, papas e etc, podes também dar 2 vzs por semana bioshool , ajuda bastante a proteger o figado das aves que pode devido a uma alimentação muito rica atrofiar, visto trabalhar mais que o habitual.
Podes dar com crias, não há problema.
Quero salientar que sem ver as aves é sempre muito dificil e ingrato estar a dar palpites.

Boa sorte.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Qui 29 Nov 2012, 23:11

pedroribeiro-exoticos escreveu:Olá,

Normalmente uma humidade controlada, higiene , água limpa é meio caminho andado para as coisas se encaminharem.
O sulfaprime é um antibiótico de largo espectro e costuma dar bons resultados no caso de coccidiose.

Agora vou dar-te uma opinião , como estas a dar germinado, papas e etc, podes também dar 2 vzs por semana bioshool , ajuda bastante a proteger o figado das aves que pode devido a uma alimentação muito rica atrofiar, visto trabalhar mais que o habitual.
Podes dar com crias, não há problema.
Quero salientar que sem ver as aves é sempre muito dificil e ingrato estar a dar palpites.

Boa sorte.

Boas,

Costumo dar vinagre de sidra 1 vez por semana, posso dar o sulfaprime com crias?

Cumprimentos
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qui 29 Nov 2012, 23:18

os casais que têm crias também apresentam sintomas?
Eu não dava com crias, mas caso decidas dar na mesma dá numa doze mais baixa...

pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Qui 29 Nov 2012, 23:22

Não tem sintomas mas queria fazer um tratamento a todas as aves afim de acabar com os problemas já o fp 20/20 refere nas indicações que se pode dar com crias.

http://www.avizoon.pt/site/ficheiros_prod/201204041143-fp_20_orniv2.0.pdf

Se calhar é a minha melhor opção.... já agora que produto é o bioshool? Dando o vinagre de sidra peço que seja o suficiente posso é passar a dar 2 vezes por semana

Cumps
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qui 29 Nov 2012, 23:33

O bioshool é um produto que ajuda na protecção do figado, também têm vitaminas do grupo b e etc... eu pessoalmente gosto muito e mal não faz, em relação ao vinagre de cidra sinceramente nunca exprimentei por isso não posso opinar.

Se vais dar um antibiotico as aves então mais vale suspender temporariamente a criação ,fazer o tal tratamento, observar os resultados e se tudo voltar ao normal então prosseguir passado uns meses, dar antibioticos é sempre um processo complexo.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Qui 29 Nov 2012, 23:37

De que marca é o bioshool? Pois mas ate poder fazer o tratamento vai demorar pois tenho uns no choco outros com ovos outros com crias....

E assim a morrer-me gould quase todas as semanas não é lá muito agradável!

Cumps
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qui 29 Nov 2012, 23:45

é da versellaga , olha observa a cloaca das aves se tiver vermelha ou com manchas escuras ai sabes logo que têm ou problemas intestinais ou com o figado.
Se as fezes tiverem liquidas e mau cheiro ,podem ser coccidios , até pode ser tudo junto, para tirares dúvidas o melhor mesmo era mandar analisar uma ave infectada, ai ias saber como agir.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Qui 29 Nov 2012, 23:47

Ok obrigada pela a ajuda vou ponderar se faço ou nao algum tratamento geral. Posso também dar uns dias de vinagre de sidra pode ser como disses-te algum problema com o figado devido à alimentação e logo vejo o resultado.

Cumps
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  AvilandiaPT Sex 30 Nov 2012, 08:50

Olá,

Eu não dava com crias, mas caso decidas dar na mesma dá numa doze mais baixa...

Qualquer que seja o tratamento é sempre preferível evitar. Com crias ainda mais... Mas quando as coisas correm mal adiar tratamentos necessários por ter crias não faz sentido. Enquanto esperas provavelmente mais aves morrem e as crias, por regra, não costumam ter muitas hipóteses de se aguentarem.
NUNCA mas NUNCA se devem usar abaixo das dosagens terapêuticas. Peço desculpa ao Pedro pelas "maiúsculas" mas mesmo quando se sabe MUITO bem o que se está a fazer, usar antibióticos e afins é sempre algo sério. Usar dosagens baixas (sobretudo) ou periodos curtos é a melhor forma de criar resistências.

As sulfas têm vantagens e desvantagens. Por um lado actuam sobre uma série de agentes incluindo coccideos. Isto significa que mesmo que não acertes exactamente no problema são capazes de também apanhar mais qualquer coisa. Além de que muitas vezes o problema não anda "sozinho" e podem existir 2-3 causas.

Como já tinha dito e o Pedro reforçou, ideal seria sempre pedires para analisar uma ave morta. Nem sempre é conclusivo mas quando é ajuda muito.
Os problemas de figado são menos comuns do que se comenta. Normalmente quando aparecem são causados por situações de deficiências/desequilibrios mais do que excessos ou por doença. Um dos principais problemas é que o fígado "amortece" grande parte do que se come/absorve ou é necessário "limpar". Dai que muitos medicamentos ou situações de doença acabem por produzir substâncias que o fígado tem de eliminar. Quando temos de dar alguma coisa para o figado, normalmente é mau sinal.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Sex 30 Nov 2012, 09:20

Bom dia,

Muito obrigada pela a ajuda.

Parar a criação é complicado pois tenho casais com filhotes recém nascidos, outros estão para sair do ninho e outros ainda quase prontos a separar dos pais para não falar nos que tem ovos perto de nascer.

As únicas aves que me morrem são os gould mais nada, os Babetes mandarins e bengalinha não tenho problemas foi só mesmo quando tive problema com humidade.

Ricardo M. o que achas se usar o FP20/20? No folheto menciona dar com filhotes, não sei mesmo que fazer nunca tal me aconteceu nem quando criava canário este ano com os gould tenho tido estas baixas!

Cumps
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  AvilandiaPT Sex 30 Nov 2012, 09:42

João,

Eu não sei nem tenho forma de saber com certeza qual o problema...
A única coisa que te posso dizer é que o FP20/20 não é activo em protozoários. Se esse for o problema não vai ajudar grande coisa, mas se for outro problema (E.coli, por exemplo) até poderia eventualmente resolver.
Como já deste enrofloxacina, acho que faz mais sentido um princípio que seja activo sobre outro tipo de agentes.
Mas novamente, estamos a falar sempre com base em "talvez" porque sem análises e para mais sem ver as aves é muito complicado ter certezas de qual o problema.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Sex 30 Nov 2012, 09:44

Mas porque raio só me afecta os gould mais nada?

Cumps
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Sex 30 Nov 2012, 18:19

Olá,

Qualquer que seja o tratamento é sempre preferível evitar. Com crias ainda mais... Mas quando as coisas correm mal adiar tratamentos necessários por ter crias não faz sentido. Enquanto esperas provavelmente mais aves morrem e as crias, por regra, não costumam ter muitas hipóteses de se aguentarem.
NUNCA mas NUNCA se devem usar abaixo das dosagens terapêuticas. Peço desculpa ao Pedro pelas "maiúsculas" mas mesmo quando se sabe MUITO bem o que se está a fazer, usar antibióticos e afins é sempre algo sério. Usar dosagens baixas (sobretudo) ou periodos curtos é a melhor forma de criar resistências.


Não tens que pedir desculpa, pelo contrário até agradeço, eu própio fico mais esclarecido , na verdade estou muito pouco a vontade para falar de antibióticos ou tratamentos desse género, foi com as melhores intenções que o disse mas sem conhecimentos de causa.

Espero que o problema do amigo João se resolva sem demoras, é sempre triste perder aves sem saber como actuar para resolver a situação.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  Renato Palma Sex 30 Nov 2012, 21:15

Boa noite João. Eu crio Diamantes de Gould há um ano e meio e comecei por influencia de um amigo meu que é criador de aves já á 30 anos e tudo o que eu tenho aprendido tem sido com ele. Do que eu tenho aprendido aconselho-o a deixar de dar o germinado, porque é muito perigoso devido há um enorme risco de bactérias, e como já se deve ter apercebido, os gould´s são umas aves muito sensíveis. Vou dizer-lhe o que dou aos meus gould´s que ate hoje tem resultado muito bem. Dou-lhe a mistura normal das sementes, água limpa dia sim, dia não, grit e papa witte mollen humedecida, porque o que eu tenho visto, papa seca nem lhe tocam. Não ha nenhum segredo. E depois uso alguns suplementos como o complexo B, colina cap por causa do excesso de gorduras, uso o cani aves para desparasitar as minhas aves e depois mais alguns suplementos por causa das criações. Espero que tenha ajudado em alguma coisa.

Cumprimentos,
Renato Jesus
Renato Palma
Renato Palma

Mensagens : 93
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Portalegre
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Sex 30 Nov 2012, 22:36

Um muito obrigado a todos pelos esclarecimentos e pela a ajuda.
eu já crio aves desde que me lembro e foi coisa que cá em casa nunca faltou principalmente canários e nunca me lembro de ter tantas mortes quando os tinha na rua!

Este foi o primeiro ano que dei germinado e nem o estou a germinar mas a cozer pois o risco de apanhar fungos é menor e tenho tido o máximo cuidado possível como já descrevi atras e penso que nao estou a proceder de forma incorrecta. Se estiver a fazer algo mal corrijam-me que eu agradeço.

Este também foi o primeiro ano que dei papas com ovos mas penso que nao seja disso sempre usei papas sem ovos pois era criador de canários e nao queremos papas que tenham pigmentação...

Já comecei o tratamento com flagyl e vou dar durante 8 dias depois vou dar um multivitaminico isto será um vírus que anda por ali espero com isto resolver o problema de uma vez por todas.

Cumps e mais uma vez o meu muito obrigada
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  joao_z Sex 30 Nov 2012, 22:58

Gostaria de colocar uma questão quanto á quantidade que colocam de papa para as vossos gould:

Colocam papa à discrição ou colocam papa suficiente para a comerem toda de uma vez só?
Dão sempre todos os dias independente de terem ou nao criação? Ou seja casais que nao tem criação da-se todos os dias ou só algumas vezes por semana?
Na muda convém fornecer a todas as aves?

Coloco estas questões pelos seguintes motivos noto que o gould é um pássaros muito sensível e se calhar o meu erro estava em dar papa á discrição todos os dias a todas as aves correndo ainda o risco de azedar no comedouro!

Qual o melhor procedimento? Mistura de qualidade e agua limpa todos os dias, grit e osso de choco e um ou duas vezes papa para aves que nao estejam a criar?

Costumo dar um multivitaminico 1 vez por semana e vinagre de sidra esta correcto?
Costumo adicionar na papa whitte mollen cede seca e essentialals 3 e proboost da birdcare!

Todos os comentários e ajudas são bem vindos posso esta a fazer algo mal devido a vicio que vem de criar outras aves que me esta a causar problemas. Problema com Diamante Gould 579828567

Outro ponto posso ter gould com outro diamantes ou é preferível sozinhos?

Cumps,
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com Diamante Gould Empty Re: Problema com Diamante Gould

Mensagem  Renato Palma Sáb 01 Dez 2012, 00:47

Eu dos criadores de gould´s que conheço, nenhum faz germinado para os seus gould´s, papa humedecida é o suficiente e para as criações também, ainda para mais quem usa os bengalis como amas para as criações. Eu conheço o germinado é dos criadores de canários, que é o que o meu padrinho costuma usar, mas também pode ser outras bactérias que andam por ai. Bem eu só dou papa todos os dias aqueles que tem filhotes, os outros dou quando trato deles, não convém dar papa em excesso se não começam a ficar muito gordos, eu tenho tipo uns pratos pequenos em cada voadeira e meto, uma ou duas colheres de sopa de papa no tal pratinho e depois só volto a dar ou quando já não tem ou só quando vou tratar deles, mudar a agua, sementes, etc, mas também depende do numero de pássaros que tem por voadeira. Quando não se esta em criação, papa duas a três vezes por semana, quando estão em muda é que devem ter quase sempre. O vinagre de sidra até hoje ainda nunca usei, e ainda nem percebi para que é benéfico. A papa melhor para os gould´s é a witten mollen e tem que ser húmida como já tinha dito, e ate hoje ainda nunca juntei nada a papa, todos os tratamentos que dou é através da água. As vezes junto é algumas sementes há papa, mas isso já são outras manias, que cada criador tem. E acho que os gould´s não devem estar juntos com outras aves, porque são aves muito calmas, mas também não há problema nenhum se tiverem.

Cumprimentos,
Renato Jesus
Renato Palma
Renato Palma

Mensagens : 93
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Portalegre
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos