Fórum dos Exóticos
D. Gould juntos com D. Mandarim Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
D. Gould juntos com D. Mandarim Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

D. Gould juntos com D. Mandarim

+3
david swetty
wilsonBatista
joao_z
7 participantes

Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  joao_z Ter 06 Nov 2012, 23:30

Boa noite,

Gostaria de saber se há algum problema/inconveninete de ter os gould juntos com mandarins na voadeira, tenho machos dum lado e fêmeas do outro!

Ontem adquiri alguns Gould ao Travassos e coloqueios nas voadeira até ter um bocado para os colocar nas gaiolas de criação, hpje quando fui dar de comer aos passaros não sei qual o motivo os mandarins macho estavam um pouco encolhidos!!!! pale

Serão os goulds? Também tenho alguns bensgalins misturados!

Até hoje nunca me tinha reparado em nenhum probema.

Cumprimentos,
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  wilsonBatista Qua 07 Nov 2012, 11:28

Boas Joao

Eu tenho tenho-os juntos com mandarins e bengalins a criar e nao a problema nenhum

Eles poderam estar assim por nao estarem abituados as novas aves

Cumps.

---------------------------
wilson baptista
wilsonBatista
wilsonBatista

Mensagens : 50
Data de inscrição : 28/09/2012
Localização : Amieiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  joao_z Qua 07 Nov 2012, 17:13

Não estou a perceber o que se está a passar de à dois dias para cá que estão encolhidos nos poleiros nao são todos mas alguns!!

2 machos estão com a faca doença que eu já nao tinha num passro à anos!

Tenho sempre cuidado de todoas as semanas limpar os taboleiros das gaiolas, estas duas semanas é que nao consegui limpar as voadeiras mas eles nao estão em contacto com o lixo.

Pelo menos uma vez por semana lava todos os bebedouros com um pouco de lixivia, os comedouros ou forneço o germinado cozido também são labados dia sim dia não, nunca deixo o germinado mais de um dia e tento dar a dose que eles comam rápido!!

O germinado faço cozido por ser mais facil para mim por causa do tempo que tenho e assim faço para dois dias e o que sobra coloco no frigorifico mas antes de dar às aves coloco-o algum tempo de molho em agua e vinagre de sidra comecei a fazer isto este ano e já o faço a algum tempo e sem problemas.

Será da mundaça de tempo repentina ou será de ter introduzido aves novas e eles tem medo uns dos outros e não tem comida????

Hoje desinfectei tudo meti mais alguns comedouros e colocei vitaminas na àgua vamos ver como reagem

Cump
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  david swetty Qua 07 Nov 2012, 18:28

Não percebo porque tanta incerteza por uma coisa tão simples uma coisa que aprendi eu mesmo dos anos que crio aves parecendo que não já são muitos, a "doença da Faca" não é nada mais nada menos que uma má alimentação ou dificuldade em ingerir água e digo isto porque, numa voadeira caso haja uma ave que por qualquer motivo (incluindo a mudança drástica de temperatura para frio) pode não comer ou beber água tornando-se mais débil em relação aos outros, se houver uma ave ou mais aves dominantes na voadeira essa será uma das "dominadas" o que ficara com mais dificuldade de se alimentar e ai vai enfranquecendo cada vez mais mas o frio continua e ave tem que se aquecer, e não comeu nada, então vai buscar energia ao corpo, dai ir perdendo a massa corporal do peito o que vai ficando é uma fica é pouco mais que pele e osso, dai ficar com o peito magrinho, o que salienta é o osso a (quilha) como fica tão fininho parece uma faca daí ter vindo esse nome "Doença da Faca", a cura depende dos casos, e os comprimidos que vendem para essa dita "doença" não é mais que uma bomba de vitaminas que pode ou não ajudar a ave, o melhor é separar a ave dos restantes e deixar agua e comida de fácil acesso a disposição, se a ave não estiver muito mal pode se safar caso contrario, já todos sabes qual é o seu fim.
david swetty
david swetty

Mensagens : 51
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : vila viçosa
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  joao_z Qui 08 Nov 2012, 09:38

Eu só nao percebi o pq motivo começaram a fica encolhidos e dois com a faca à anos que nao tinha nenhum problema com as minhas aves e só aconteceu depois de meter mais aves na voadeira.

Quanto à alimentação forneço uma boa mistura, tem sempre papa whitte mollen + CEDE seca para exoticos forneço germinado que é uma excelente fonte de vitaminas além de colocar sempre um multivitaminico em pó na papa.

Além disso tenho muito cuidado com a higiene das gaiolas e dos utensílios que uso por isso os únicos motivos que estou a ver para estes acontecimentos são a introdução de aves novas e o frio repentino pq a nível de alimentação acho que melhor nao posso fazer! Corrijam-me se estiver a fazer alguma coisa mal.

Obrigada pelas respostas.

Cumps :<=>:
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  david swetty Qui 08 Nov 2012, 18:27

joao_z escreveu:só aconteceu depois de meter mais aves na voadeira.

Tal como te disse não é nenhuma doença, pode aparecerem doenças depois mas isso são derivados da falta de agua ou alimentação, não digo que seja por tua culpa mas sim pelas aves que adquiriste pois podem estar a fazer com que esses dois fiquem de parte em relação aos outros, acho muito bem que faças toda a limpeza e a alimentação também me parece muito bem, mas por melhor qualidade tenha a comida se não os deixarem comer não ganhas nada com isso, separa esses dois da-lhes tempo e faz o que eu te disse, acrescentado apenas ( quando os fores mudar de gaiola para que fiquem os dois sozinhos molha-lhes o bico na torneira ) e mais nada, vais ver que vão melhorar.

Abraços
David M
david swetty
david swetty

Mensagens : 51
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : vila viçosa
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  Paulo cordeiro Qui 08 Nov 2012, 23:13

Boas ,

Gostaria de saber se alguem apagou um comentario meu a este topico, tenho a certeza que postei um comentario e o mesmo desapareceu. Se houve algum poroblema como comentario digam, ok?


Saudaçoes

paulo cordeiro
Paulo cordeiro
Paulo cordeiro

Mensagens : 264
Data de inscrição : 28/07/2010
Localização : Buraca - Amadora
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  david swetty Qui 08 Nov 2012, 23:24

As vezes pode dar erro Smile Posta de novo
david swetty
david swetty

Mensagens : 51
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : vila viçosa
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  joao_z Qui 08 Nov 2012, 23:59

Tenho más noticias um dos mandarins já era o outro está mais para lá do que para cá penso que não escape, e morre uma fêmea dos goulds, falei com o Ricardo Travassos e ele mando-me separa-los pois podem estar a estranhar as mudanças e os outros não os deixam comer convenientemente.

Acho que o meu erro foi ter trazido as aves novas e ter metido logo tudo na voadeira e alguns deles não se adaptaram a todas estas mudanças além disso houve esta mudança repentina de temperatura para ajudar!!

joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  joao_z Sex 09 Nov 2012, 09:56

Além me sabe dizer que ter no mesmo espaço mas em gailas separadas canários e fishers pode criar problemas aos goulds, ou aos mandarins nos bengalins nem falo pq são muito resistentes.

Cumps
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  david swetty Sáb 10 Nov 2012, 01:28

joao_z escreveu:separa-los pois podem estar a estranhar as mudanças e os outros não os deixam comer convenientemente....
mudança repentina de temperatura para ajudar!!


Mas foi isso que eu te disse puff, D. Gould juntos com D. Mandarim 579828567 podias ter evitado isso. vá e vê se safas os que andam mais fraquinhos, os canários e os fischeres não lhes fazem mal, desde que estejam devidamente separados.
david swetty
david swetty

Mensagens : 51
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : vila viçosa
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 10 Nov 2012, 08:13

Olá,

João, por vezes é com os erros que aprendemos.
Nunca é boa ideia juntar aves novas de repente. Por questões de adaptação e por questões de riscos com doenças. Não quer dizer que estejam doentes mas todas têm de se adaptar às novas condições e agentes que são/podem ser inseridos.
Outro problema é que as aves têm de aprender a encontrar comida, água. Numa gaiola maior isso torna-se ainda mais complicado, dai que aves novas devam estar sempre uns dias em gaiolas mais pequenas onde também as podemos observar melhor.

Desde que estejam em gaiolas separadas não tens problemas em ter juntas essas espécies.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  joao_z Sáb 10 Nov 2012, 08:47

Mas foi isso que eu te disse puff, D. Gould juntos com D. Mandarim 579828567 podias ter evitado isso. vá e vê se safas os que andam mais fraquinhos, os canários e os fischeres não lhes fazem mal, desde que estejam devidamente separados.

Eu sei que tinhas dito mas na altura não tinha onde as meter tive de ir comprar uma gaiola para os poder separar enfim, como o Ricardo M. disse aprende-se com os erros o estranho é terem morrido 2 mandarins que já nascerem lá em casa mas acontece.

Será que alguma das aves que introduzi trazia Coccideose? Uma vez que passaros nascidos em minha casa também estão com problemas!!
Um tratamento com FP 20/20 se calhar era uma boa ideia que achas? Não convem dar aos casais com crias pois não?

Já estão separadas e a recuperar uma delas já não anda encolhida dei também aminovit "L" da avizoon e parece que ajudou um dos gould já não anda encolhido e já canta.

Acham que posso misturar os goulds novos com os mandarins novos também na voadeira quando estes estiverem já a comer sozinhos ou separos para uma gaiola só para eles?

Cumps, e obrigada pela ajuda.


Última edição por joao_z em Sáb 10 Nov 2012, 09:56, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Dúvida)
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  david swetty Sáb 10 Nov 2012, 19:51

Claro que aprendemos sempre com os erros, mas eu estou a ver que não vale a pena tentar-te ajudar, porque estas a meter os medicamentos a mistura se te estou a dizer que não é doença nenhuma, acredita no que te digo, se não estão doentes não te preocupes com medicamentos, já estão separados né? então é só fazeres o que eu te disse, se não o queres fazer e se queres continuar a insistir com os medicamentos continua tas no teu direito só não te vou dizer que estas a fazer bem, pois dei-te uma boa ajuda agora é contigo Neutral

Abraços, melhoras para as aves, da noticias.
David M./ Jacinto M.
david swetty
david swetty

Mensagens : 51
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : vila viçosa
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  joao_z Dom 11 Nov 2012, 08:41

david swetty escreveu:Claro que aprendemos sempre com os erros, mas eu estou a ver que não vale a pena tentar-te ajudar, porque estas a meter os medicamentos a mistura se te estou a dizer que não é doença nenhuma, acredita no que te digo, se não estão doentes não te preocupes com medicamentos, já estão separados né? então é só fazeres o que eu te disse, se não o queres fazer e se queres continuar a insistir com os medicamentos continua tas no teu direito só não te vou dizer que estas a fazer bem, pois dei-te uma boa ajuda agora é contigo Neutral

Abraços, melhoras para as aves, da noticias.
David M./ Jacinto M.

Se não é doença não sei o que é os Goulds que trouxe de casa do Travassos não escapou nenhum o único que melhorou não veio de lá, já tenho um bengalim com os mesmos sintomas e mais dois mandarins! Todos com os mesmos sintomas começam a ficar encolhidos sempre nos comedouros e cada vez mais magros como se tivessem a "faca"!!!
Nunca tal me aconteceu e já lá fui buscar n pássaros!
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  david swetty Dom 11 Nov 2012, 15:04

Olha tirei isto de outro site onde descobri ontem a noite vê lá se não tinha razão tal como te disse...

"Se pesquisares um pouco vais certamente perceber que a "doença da faca" não é doença nenhuma mas um sintoma que surge quando a ave não se alimenta ou não consegue obter energia suficiente do alimento.
Para compensar "queima" reservas de gordura e quando estas acabam (ou se não as tiver) começa a usar/"queimar" músculo como fonte de energia. Por isso emagrece e perde o maior músculo que tem, precisamente no peito, o que deixa a quilha saliente.

Pode acontecer por inúmeros motivos sendo problemas e infecções do sistema digestivo o mais frequente. Como há muitas causas também há muitos tratamentos, por isso é importante observar as aves, as fezes e tentar perceber o que se passa."

Peço desde ja que a pessoa que publicou isto no outro forum não se importe de eu estar a reforçar o que já tinha dito.

Abraços
David e Jacinto
david swetty
david swetty

Mensagens : 51
Data de inscrição : 12/12/2011
Localização : vila viçosa
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  Almiro Luis Seg 12 Nov 2012, 21:59

Eu nao gosto pessoalment de ver mendarins juntos com gouldes , a criar não dá isso vai dar muito problemas
Almiro Luis
Almiro Luis

Mensagens : 40
Data de inscrição : 12/11/2012
Localização : Basileia
PAÍS : Suiça

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  joao_z Ter 13 Nov 2012, 21:09

Tenho boas noticias as aves que estavam adoentadas já apresentam melhoras Very Happy.

Agora tenho uma dúvida, tenho gould e mandarins já quase independentes dos pais acham que os posso meter todos na mesma voadeira o em voadeiras separadas? O que será melhor?

Cumps.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  NFF Ter 13 Nov 2012, 21:20

Como é que eu hei-de fazer... só tenho um viveiro e tenho pelo menos 8 espécies diferentes todas juntas.
Se as aves estiverem saudáveis, não faz mal juntar na mesma voadeira.
Claro que não se deve juntar os psitacideos ou pelo menos a maior parte deles com outras aves nomeadamente exoticos.
Não pelas doenças mas sim porque podem ser agressivos.
Cumprimento e boa sorte com as aves
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  joao_z Ter 13 Nov 2012, 21:26

Só coloquei a questão por os gould serem um pouco mais pacíficos que os mandarins que nao param quietos Shocked

Cump
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  NFF Ter 13 Nov 2012, 21:32

Sim os gould são mais calmos. Mas se visse uma fêmea que tenho quando está na postura atira-se a tudo o que passa junto ao ninho, nunca pensei!
Mas sim os mandarins são bem mais chatos.
No meu ver não há inconveniente mas...
As aves acabam por se adaptar às situações.
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  joao_z Ter 13 Nov 2012, 21:45

Como são jovens devem adaptar-se bem uns aos outros!!! Realmente essa fêmea é um pouco anormal lol
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

D. Gould juntos com D. Mandarim Empty Re: D. Gould juntos com D. Mandarim

Mensagem  NFF Qua 14 Nov 2012, 00:00

Pois, se calhar por ser assim tão ciosa o ano passado criou 21 crias diretas, em 4 posturas.
Este ano ainda só vais com 3, mas não acho que chegue ao resultado do ano passado.
É por esta razão que gosto muito de criar em viveiro, as aves revelam comportamentos que nas pequenas gaiolas não evidenciam.
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos