Fórum dos Exóticos
Lista geral alimentar e suplementos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Lista geral alimentar e suplementos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lista geral alimentar e suplementos

+5
eduardo_garcia
RC
luisbaleia
AvilandiaPT
Paulo Lobo Ferreira
9 participantes

Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qui 18 Out 2012, 14:46

Boas pessoal,

Não sei se já foi feito mas se não lanço aqui o desafio.
Penso que seria interessante os criadores mais experientes partilharem uma lista geral alimentar juntamente com os suplementos vitaminicos e desparasitantes bem como a frequencia que administram. Descreverem as marcas que usam para ser mais fácil ao pessoal novo adquirirem um stock inicial de qualidade.
Hoje fui a loja da verse laga saber informações e preços dos varios produtos que comercializam e dei por mim com algumas duvidas sobre o que comprar como stock geral inicial.

Cumprimentos.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  AvilandiaPT Qui 18 Out 2012, 15:25

Olá,

Paulo, se deres uma vista de olhos pelo fórum vais ver que essa informação já existe. Em concreto na zona da entrevistas os criadores referem muitas vezes os produtos que usam.
Estar a criar uma lista pode parecer "prático" mas usar produtos sem perceber para que servem e porquê não faz sentido e pode, na minha opinião, criar ainda mais confusões.
Sobretudo quem começa por regra não precisa de usar tudo e mais alguma coisa só porque alguém lhe disse, deve preocupar-se em criar uma boa base.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qui 18 Out 2012, 16:12

Ricardo,

Eu ja tive oportunidade de ver alguma informação que existe no forum, parece-me um pouco dispersa o que torna dificil reunir uma boa base de partida. Nas entrevistas dos criadores é uma boa ajuda sem duvida no entanto nalguns casos é um pouco genérica, por exemplo "mistura da versele laga", ao consultarmos o site da marca encontramos uma série de misturas, qual a mais indicada para diamantes mandarins? A minha ideia era no sentido dos criadores fazerem uma lista onde colocassem os varios produtos e trocassem a sua própria experiência de forma a se reunir um programa de administração.

Exemplo:
Alimentação (marca, gama, se acrescentam algo)
Papas (marca, gama, se misturam com algo mais)
Suplementos vitaminicos (marca, gama, em que fases usam, para que usam)
Minerais (marca, gama, composição)
Desparasitantes externos e internos (marca, gama, com que frequência usam)

Isto apenas com o objectivo de haver uma base de partida resumida do que se deve comprar de inicio.
Sendo livres para acrescentar tudo que achem interessante partilhar nesta lista, até mesmo aquelas dicas caseiras e "mesinhas" que cada um foi descobrindo ao longo da sua experiência.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  AvilandiaPT Qui 18 Out 2012, 17:50

Olá Paulo,

Eu percebo a ideia mas nem sempre "receitas" são a melhor solução na minha opinião.
De uma forma geral a maioria dos criadores que participam aqui no fórum não tem problemas de dizer o que faz e tentar ajudar. Mas o que um faz pode não ser o melhor para outro criador, com outras aves, outras condições, etc...

base de partida resumida do que se deve comprar de inicio

E não acho que seja essa a melhor forma porque se eu dizer a um criador "iniciante" o que uso (usava) para mandarins além da mistura de sementes (sem falarmos nos outros exóticos...):

Papa semi-humida
Papa seca
Suplemento multivitaminico mineral c/ aminoácidos...
Suplemento concentrado Proteina
Probióticos (2 tipos)
Prebióticos
Suplemento de cálcio concentrado
Couscous/rusk
Osso choco
Acidificante de água
Desinfectante de água
...

Acho que uma coisa deste tipo secalhar iria confundir ainda mais, da mesma forma que me confundia a mim ouvir os criadores falar cada um de sua coisa e recomendarem a sua coisa. Ninguém pode dizer o que é "melhor". Isto dá a ideia de que é precisa muita coisa quando na verdade isso depende dos objectivos de cada um. Seguir estas coisas às cegas nunca vai permitir que o criador tente perceber por ele o que faz sentido e para quê. E isso, na minha opinião, também faz parte da evolução enquanto criador.

Eu não me importo nada de tentar, dentro do que sei, explicar dezenas de vezes uma série de conceitos e várias linhas diferentes de pensamento na nutrição e alimentação de aves (porque há diferentes linhas e escolas!). Segredos é coisa com que nunca me preocupei em ter de esconder, mas não gosto mesmo nada de dar "receitas" nesta área.
Não sei se me consegui explicar bem, não queria que ficasses com a ideia de que se trata de esconder? Aliás se leres a entrevista a que respondi há uns tempos, da minha parte, está tudo indicado e bem explicito quer a nivel de compsição das misturas de sementes que usava para as minhas aves, como de produtos e formas como eram aplicados ao longo do ano/ciclo. E se me falhou alguma coisa foi por esquecimento ou porque não foi perguntado!

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Seg 22 Out 2012, 09:38

Bom dia Ricardo,

Entretanto estive a ler algumas entrevistas de criadores incluindo a sua e penso ter reunido uma série de inoformação que precisava para um ponto de partida. Agora é experiementar ver os resultados e corrigir o que estiver menos bem.
Obrigado pela sua ajuda e colaboração.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  luisbaleia Seg 22 Out 2012, 20:21

Ricardo,

Eu ja tive oportunidade de ver alguma informação que existe no forum, parece-me um pouco dispersa o que torna dificil reunir uma boa base de partida. Nas entrevistas dos criadores é uma boa ajuda sem duvida no entanto nalguns casos é um pouco genérica, por exemplo "mistura da versele laga", ao consultarmos o site da marca encontramos uma série de misturas, qual a mais indicada para diamantes mandarins? A minha ideia era no sentido dos criadores fazerem uma lista onde colocassem os varios produtos e trocassem a sua própria experiência de forma a se reunir um programa de administração.

Exemplo:
Alimentação (marca, gama, se acrescentam algo)
Papas (marca, gama, se misturam com algo mais)
Suplementos vitaminicos (marca, gama, em que fases usam, para que usam)
Minerais (marca, gama, composição)
Desparasitantes externos e internos (marca, gama, com que frequência usam)

Isto apenas com o objectivo de haver uma base de partida resumida do que se deve comprar de inicio.
Sendo livres para acrescentar tudo que achem interessante partilhar nesta lista, até mesmo aquelas dicas caseiras e "mesinhas" que cada um foi descobrindo ao longo da sua experiência.


Boas, até penso que era uma boa ideia abrirem um tópico destes, sempre tinhamos outras dicas...
Abração e boa sorte com os Mandarins!!!
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  RC Qui 25 Out 2012, 11:38

Parece que ninguém se quer chegar à frente.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  eduardo_garcia Qui 25 Out 2012, 12:52

RC escreveu:Parece que ninguém se quer chegar à frente.
Boa tarde,

Quando comecei a recriar novamente exóticos, surgiram-me muitas duvidas...que sementes dar, que suplementos usar, standards das aves que crio, etc,etc...
Depois de muita pesquisa, empenho e a ajuda do meu grande amigo de muitos anos Rui Lopes, estou encaminhado, ainda tenho algumas dúvidas, quanto a suplementos (se é que são estritamente necessários), mas com o tempo chegarei lá...
Quero com isto dizer, que também tem que partir do criador a vontade de aprender, pesquisar, ser um pouco ambicioso, criar obstivos,etc para chegar algum lado, não pode estar sempre à espera de outros criadores, para lhes dar toda a informação (papinha feita)...

Cumprimentos
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qui 25 Out 2012, 14:06

Sr. Eduardo Garcia,

O meu objectivo com este post não se trata de obter a papinha feita, mas sim de tornar mais fácil a aprendizagem e partilha de experiências. Sabe é que nem todos nós temos um amigo de longa data que nos pode ensinar tudo o que não sabemos, nem todos nós temos disponibilidade ou está ao nosso alcance a pesquisa por longas horas de conhecimentos e saberes adquiridos. Mas por isso mesmo penso ser esse o objectivo deste forum tornar as pessoas mais proximas e se entreajudarem e disponibilizarem de forma voluntaria os seus conhecimentos e experiÊncia. Mas claro a boa maneira "Tuga" se eu penei e tive de me esforçar a pesquisar e levei horas e anos a chegar a um objectivo, agora que já tenho conhecimentos e alcancei esses objectivos vou guarda-los só para mim, os outros que trabalhem para saberem dar valor.
Enfim obrigado na mesma pela sua boa vontade e espirito de ajuda.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  picamilho Qui 25 Out 2012, 20:41

Olá

Já que ninguém se chega à frente eu começo:

Alimentação - Mistura para exóticos Versele Laga Prestige Diamantes Australianos
Papas - Papa seca Orlux para Exóticos misturada em proporções iguais com Orlux Gold Patee semi húmida
Suplementos vitaminicos - Complexo B 5 dias por mês; Colina 5 dias por mês
Desparasitantes externos e internos - Pulmosan ou Parasita e Intervermes de 6 em 6 meses
Extras - Grit; osso de choco; espigas de painço; maçã; verduras (beldroegas e nabiça);
Água mineral engarrafada e mudada de 2 em 2 dias no inverno e diariamente no verão;
Ninhos 2GR e fibras de coco;
Gaiolas tipo viveiro em rede galvanizada com fundo em chapa com 58cm comprimento para cada casal;
Voadeiras com 1,00 x 0,50 x 0,50 em rede com fundo em chapa galvanizada;
Iluminação com 1 lampada económica de 7w a ligar às 7.20h a desligar às 7.30h voltando a ligar às 19.55h e a desligar às 20.05h, 1 lampada florescente de 36w a ligar às 7.25h e a desligar às 20.00h

E são todos os meus "segredos" Laughing
picamilho
picamilho

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/03/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  AvilandiaPT Qui 25 Out 2012, 20:54

Olá,

Parece que ninguém se quer chegar à frente.
Mas claro a boa maneira "Tuga" se eu penei e tive de me esforçar a pesquisar e levei horas e anos a chegar a um objectivo, agora que já tenho conhecimentos e alcancei esses objectivos vou guarda-los só para mim, os outros que trabalhem para saberem dar valor.

Estas "criticas" de se querer fazer os outros passar as "passinhas do Algarve" para aprenderem parecem-me um pouco injustas. Eu até acho que há diversos membros que se chegam bastante à frente para comentar estes assuntos, dar a sua opinião e partilhar o que fazem.
Muito sinceramente para quem (como é o meu caso e quem não sente...) tenta praticamente todos os dias passar algum tempo a ler, responder e escrever posts, para tentar dentro do que sabe ajudar a esclarecer dúvidas, pedir "mais" porque não são dadas as receitas e respostas que se queria não me parece justo.
Até porque em alguns casos sim, até já foram dadas e respondidas como já referi.

Ainda recentemente sugeri e me disponibilizei para organizar sessões de formação especificas sobre alguns temas. Sem pretender ganhar um tostão com isso e ainda tive de ouvir "bocas" por outros motivos de que eram interesses comerciais... Acabou por se enquadrar isso na exposição de Marvão onde estavam pouco mais de uma dúzia de criadores (como aliás é normal nestas iniciativas!).
E volto a dizer que a proposta continua de pé, quando quiserem é só combinar a data.

Por uma questão de principios não comento/recomendo geralmente em fóruns e outras situações produtos uma vez que trabalho na área e a última coisa que quero é que isso seja mal interpretado como "publicidade" de algum tipo.
Sinceramente secalhar até devia como outros fazem "encomendar" mensagens, recomendações e criar posts com perfis falsos que fazem 2-3 mensagens a dizer que isto e aquilo é muito bom e nunca mais aparecem.

Não tenho nada contra a sugestão do Paulo. Eu já disse na entrevista que me foi pedida o que fazia/dava/usava e não tenho problema nenhum em partilhar isso. O Eduardo também por várias vezes o fez, assim como o Pedro, o José Fernando, o Jorge Pinto, o Diogo, o Jorge e alguns outros que peço desculpa por não referir. A estes, peço também desculpa por os referir directamente mas acho que para os membros que participam mais regularmente no fórum realmente não é justa a critica.

Volto a reforçar que não tenho nada contra que se crie essa lista, tipo "chapa cinco", em que cada um diga o que bem entender, como na mensagem anterior. Acima de tudo eu acho que mais importante é que os criadores percebam o porquê das coisas porque existem dezenas de soluções possíveis, igualmente válidas. Não me parece que seja muito útil para quem começa, começar com a ideia de que tem de dar X dias de antibiótico só porque os outros o fazem ou não sei quantos suplementos porque o "campeão" dá, ou a papa Y porque lhe dizem que é muito boa, mas ninguém sabe bem porquê...

Todos temos realidades, meios, objectivos e vontades diferentes. Só no último ano, pelo simples facto de ter hoje possibilidade de acesso a meios de laboratório, investigação, etc que não tinha antes certamente que faria algumas coisas de forma diferente.

Mas secalhar, antes de criar essa lista porque não juntarem-se vontades e disponibilidade de trabalho para criar alguns tópicos com alguma dessa informação "condensada" e mais facilmente acessível?
Enfim, não quero criar qualquer controvérsia. É a minha simples opinião, que vale o que vale.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  RC Qui 25 Out 2012, 21:46

Ricardo M (AvilandiaPT)

Quando mencionei que ninguém se chegava à frente era pelo facto de dar continuidade ao tópico.
É óbvio que não me referia em ninguém em particular, muito menos a ti (és dos membros mais participativos e conhecedores em termos científicos que qualquer outro). Longe de mim tentar forçar alguém e dizer o que quer que seja. Contudo, postei como desabafo que ninguém respondia à questão do fundador do tópico. Apenas isso.
De resto aprecio e muito todos os teus esclarecimentos sábios do assunto. Espero que não tenhas ficado ofendido. saber que as palavras escritas nunca se sabe o tom com que foram redigidas. Neste caso foi só um desabafo.

Um abraço.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  Gonçalves Qui 25 Out 2012, 22:12

Boa noite.

Papa (na criação) reprodutores : Witte-molen misturada com probiótico (bio sac ws ou na água), sementes greg start 0-15 ornitália, cálcio pinho (1 vez semana). Bengalins: com filhotes acrescento farinha de soja e germinado: milho alvo branco à parte a partir do 4º dia seco de preferência acabadinho de sair da arca!!).

Água engarrafada; ferti-vit duas vezes semana misturado com calci-lux até ao 1º ovo. Depois omni-vit com calci-lux duas vezes semana durante o resto da criação.

Pro-hepatic ou sedochol uma a duas vezes semana.

Grit ( versele-laga) misturado com mineral mix (versele-laga), osso de choco, carvão e turfa:duas vezes semana.

Sementes: duas partes de alpista da beyers, uma parte da mistura da orni-pro.

Ninhos: 2gr os mais altos e fibra de coco (para os reprodutores), os mais baixos bengalins (amas).

Antibióticos: só em último recurso e muito contrariado!!

Desparasitante: parasita da bogena uma gota por ave um mês antes da criação.

F10 para limpar e desinfetar gaiolas.

E muita Limpeza bem como muita Paciência...

Abraço
José Gonçalves








Gonçalves
Gonçalves

Mensagens : 60
Data de inscrição : 22/11/2010
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  AvilandiaPT Sex 26 Out 2012, 15:08

Olá Ricardo (RC),

Eu não levo minimamente a mal nem fico ofendido.
Apenas, não me pareceu bem a forma de "critica" colocada.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  RC Sex 26 Out 2012, 16:55

AvilandiaPT escreveu: Eu não levo minimamente a mal nem fico ofendido.
Apenas, não me pareceu bem a forma de "critica" colocada.

Peço então desculpa pelo mal entendido, pois, não foi em forma de critica mas sim de desabafo.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Sáb 27 Out 2012, 14:04

Ola a todos,

Ricardo o meu comentário na altura foi em particular para o Eduardo Garcia, pois nao gostei da forma como expos a questão. Obviamente que não me canso de pesquisar e aprender com os demais e de fazer o trabalho de casa. E naquele comentário ficou tudo reduzido a que ao colocar este post estava a espera que fizessem a papinha toda por mim sem que me desse ao trabalho e sinceramente nao era essa a minha intenção pelo que não gostei. E resolvi dize-lo de uma forma frontal como é meu hábito. No entanto e para que não fiquem desagradados comigo peço desculpa pelas minhas criticas mais agrestes a quem se sentiu ofendido. Espero que nao levem a mal mas as vezes é tão dificil chegar a um conhecimento maior das coisas sem a ajuda dos mais experientes.

Abraço e sinceras desculpas.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  Pedro.Filipe Sáb 27 Out 2012, 15:35

Na minha opinião não há receitas perfeitas e o que dá resultado num criador não dá resultado com o outro. Eu faço a desparasitação normal com o Fp 20 20 em de seguida complexo B. Uma vez por semana em época de criacção suplemento de cálcio. A comida é a exôticos australianos da pet cup ou versele laga, dando preferência á pet cup. A papa é white molen por enquanto, pois estou a poderar começar a usar a orlux pelo menos na criação pois acho que tenho melhores resultados.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  Sérgio Freitas Sáb 27 Out 2012, 17:58

alguém me pode explicar o processo de desparasitação interna?

eu sei que devo dar o antiparasita durante um/dois dias e depois complexo B durante cinco dias? não tem intervalos de água limpa entre o antiparasita e o complexo B?

devo depois repetir o passo passados 21 dias certo?
qual o melhor antiparasita? já li algures que existem dois tipos mas que um se usado em excesso prejudica a saúde das aves, eu queria saber a opinião dos mais experientes pois ainda sou muito novato em relação a isto....

desde já o meu obrigado e compreendo que seja difícil aos experientes estarem sempre a tirar duvidas mas sinceramente não sei mesmo como fazer, só quero o melhor para as aves...
Sérgio Freitas
Sérgio Freitas

Mensagens : 35
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Vila Nova de Famalicão
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Lista geral alimentar e suplementos Empty Re: Lista geral alimentar e suplementos

Mensagem  luisbaleia Dom 28 Out 2012, 23:17

Boas Sérgio, dá o Intervermes 2 dias seguidos e depois dás logo o Complexo B durante 3 a 5 dias.Eu referi o Intervermes porque uso esse mas existem mais, basta pesquisar na net!

Em relação a este tópico eu próprio disse que seria curioso se cada um deixasse aqui o nome dos produtos que utiliza e acabei por não deixar o meu contributo, mas estava na ideía que fosse abrir outro tópico só para este assunto, afinal começaram a escrever neste, sendo assim :

Papa que uso na criação é a papa de ovo da SUPERVIT com uma pequena porção de uma papa verduras,outra pequena porção com papa The Indios e mais uma pequena porção com papa insectivora mas não e a normal, é uma que tem um sabor muito bom Smile mas não sei de que marca é... adiciono tambem á papa BREEDMAX e Levedura de cerveja.

Costumo dar 2 vezes por semana TAUBENGOLD e 1 vez por semana SEDOCHOL tudo na água, haaaaaaa e utilizo água do furo Smile

A comida que dou é da PETCUP PROFESSIONAL para exóticos aidicionando outra mistura de sementes mais pequenas para os africanos , milho japonês e mistura para cardinalitos daquela que tem menos sementes gordas ...(isto tudo por causa dos africanos)

Tenho sempre osso de choco e grit com casca de ostra e carvão.

Ás aves que estão no viveiro interior têm sempre espigas de milho painço amarelo e vermelho á descrição, e 1 vez por semana papa THE INDIOS ou insectivora, vou alternando!
Dou também ao fim de semana várias ervas do campo que apanho aqui á beira da casa, bem como a famosa planta SERRALHA.

Isto é o que EU UTILIZO, logo não quer dizer que seja o melhor ou pior, cada um é que vai ouvindo opiniões, para depois irmos testando para vêr se o que estamos a fazer é o ideal ou não!!!!

Cumps e boas criações!
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos