Fórum dos Exóticos
Desabafo - saber o que se faz... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Desabafo - saber o que se faz... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desabafo - saber o que se faz...

+5
Jorge Pinto
carlos bento
Selenio
dukem
AvilandiaPT
9 participantes

Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  AvilandiaPT Qui 11 Out 2012, 21:31

Olá,

Provavelmente não devia fazer qualquer comentário mas tem que sair...
Uma das razões porque me fui afastando aos poucos das criações foi ver que de há uns anos para cá parece que houve uma "febre" a afectar os criadores de exóticos. Muitos querem ter tudo e mais alguma coisa, quanto mais raro melhor, quanto menos "normal" melhor.
Nem vou comentar com saber mais ou menos sobre as espécies, conhecer melhor ou pior os hábitos e tratar tudo da mesma forma. Cada um sabe de si. Mas gostava sinceramente que às vezes fosse possível parar um pouco para pensar. Se sabem o que estão a fazer, se sabem o que estão a comprar. Se conhecem diferenças entre espécies ou, simplesmente, aquilo até é "parecido" com macho e fêmea... e toca e meter no saco.
Porque assim se perdem aves que até podiam valer a pena de ser trabalhadas, mas que, a ganância ou o que lhe queiram chamar de "ter" acabam por destruir.

E é triste que os criadores de exóticos não sejam capazes de trabalhar juntos, de falar, de aprender, de admitir que nenhum de nós sabe tudo. Já não falo nas misturas de sub-espécies que de vez em quando alguns de nós falamos e comentamos e até pode parecer "mania" e "exagero". Falo de misturar espécies diferentes, de comprar machos como fêmeas de uma ou outra espécie quando não o são... E com isso não fazer ideia do que se tem. Uns talvez criem (para quê??), outros acabam por ir morrendo, fêmeas para um lado, machos para o outro com cada criador em sua casa a olhar para eles e pensar porque o tal "casal" que custou uma pipa de massa e se conseguiu apanhar porque se é "muito bom" e conhece fulano e beltrano... E por isso se está na lista de "sms" quando aparece alguma coisa de novidade do gajo tal.

Desculpem lá o desabafo mas fico profundamente triste ao saber/ver algumas coisas... E continuo a desejar realmente que esteja enganado Crying or Very sad

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  dukem Qui 11 Out 2012, 22:06

AvilandiaPT escreveu:Olá,

Provavelmente não devia fazer qualquer comentário mas tem que sair...
Uma das razões porque me fui afastando aos poucos das criações foi ver que de há uns anos para cá parece que houve uma "febre" a afectar os criadores de exóticos. Muitos querem ter tudo e mais alguma coisa, quanto mais raro melhor, quanto menos "normal" melhor.
Nem vou comentar com saber mais ou menos sobre as espécies, conhecer melhor ou pior os hábitos e tratar tudo da mesma forma. Cada um sabe de si. Mas gostava sinceramente que às vezes fosse possível parar um pouco para pensar. Se sabem o que estão a fazer, se sabem o que estão a comprar. Se conhecem diferenças entre espécies ou, simplesmente, aquilo até é "parecido" com macho e fêmea... e toca e meter no saco.
Porque assim se perdem aves que até podiam valer a pena de ser trabalhadas, mas que, a ganância ou o que lhe queiram chamar de "ter" acabam por destruir.

E é triste que os criadores de exóticos não sejam capazes de trabalhar juntos, de falar, de aprender, de admitir que nenhum de nós sabe tudo. Já não falo nas misturas de sub-espécies que de vez em quando alguns de nós falamos e comentamos e até pode parecer "mania" e "exagero". Falo de misturar espécies diferentes, de comprar machos como fêmeas de uma ou outra espécie quando não o são... E com isso não fazer ideia do que se tem. Uns talvez criem (para quê??), outros acabam por ir morrendo, fêmeas para um lado, machos para o outro com cada criador em sua casa a olhar para eles e pensar porque o tal "casal" que custou uma pipa de massa e se conseguiu apanhar porque se é "muito bom" e conhece fulano e beltrano... E por isso se está na lista de "sms" quando aparece alguma coisa de novidade do gajo tal.

Desculpem lá o desabafo mas fico profundamente triste ao saber/ver algumas coisas... E continuo a desejar realmente que esteja enganado Crying or Very sad

Cumps.

Boas,
Eu posso dizer-lhe que adquiri algumas espécies um pouco fora do comum e o vendedor nem sabia o que eram no fim de lhe pedir umas fotos das aves em questão, eu é que fui procurar primeiro do que se
tratava e vim a descubrir que uns supostos casais que me estava a vender eram de espécies diferentes.
Vai de cada um se quer ser enganado ou não!!
Isso de adquirir tudo e mais um pouco do que é raro também é verdade. Pensam que se por isto a criar ganho uma pipa de massa muitas vezes metem-se com espécies complicadicimas de manter ou criar e muitas vezes deixam morrer espécies muito dificeis de encontar.
Também não posso falar porque quando aparecem espécies raras de serinus sou o primeiro a contactar mas também não sou maluco em dar valurdios vi a tempos uns Serinus pusillus a 180 euros cada nunca na
vida vou dar este preço por uma ave que foi apanhada na natureza. Desabafo - saber o que se faz... 579828567
Cumps


Última edição por dukem em Sex 12 Out 2012, 11:43, editado 2 vez(es)
dukem
dukem

Mensagens : 124
Data de inscrição : 18/02/2011
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  Selenio Sex 12 Out 2012, 11:17

. . . .

Infelizmente isso acontece em varios quadrantes da sociedade. A GANANCIA e a vontade em ser melhor que o vizinho leva normalmente a casos de ESTUPIDEZ redonda.

Isso dava uma discussão peluda e azeda, mas como estamos num forum ha que manter as coisas em lume brando. Até porque muito moralista que por aqui anda ( e sim, estou a falar de malta que aqui assume-se contra a caça de especies indigenas, defensores acerrimos da criação directa, criticos ativos de quem vem ao forum só para postar anuncios de vendas de aves, etc...) na verdade são bem piores do que aqueles que tanto gostam de criticar, enfim...

Mas voltando ao teu post. Apesar de por vezes isso acontecer de forma descontrolada, o vicio e a paixão leva a querer ter de tudo um pouco, muitas vezes é mesmo como tu dizes. Mas felizmente alguns por levarem dissabores ao verem morrer as aves compradas á poucos dias e que pagaram um exagero por elas começaram a ganhar juizo.
Isso do falarem é que será muito mais dificil de mudar. Ainda ha uma grande maioria que pensa que o segredo é a alma do negocio. E enquanto o mundinho de cada um estiver fechado a sete chaves a ornitologia em geral e os exoticos em particular desenvolverá muito mais lentamente. São ideias, e cada um responderá pelas suas. Felizmente que ha um ou outro forum que vai dando para trocar umas ideiazitas. E que ha exposições em que entre uma cerveja e outra lá se debate assuntos sérios.... Very Happy
Mas é triste, porque poderiamos ter resultados bem melhores do que os que temos.
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  AvilandiaPT Sex 12 Out 2012, 12:17

Olá,

O mais curioso é que este desabafo nem tem nada a ver comigo. Aliás nem tem a ver com ninguém em particular ou com qualquer membro do fórum, embora alguns saibam o porquê.

Felizmente já passei por essas fases e hoje até estaria do "outro lado". Uns mais fáceis, outros menos, obviamente, mas com acesso a praticamente tudo o que me apetecer, assim haja carteira...
Mas isto custa-me pelo que vejo acontecer e precisamente por ter passado por isso saber o que custam as desilusões. Porque pelo caminho vão ficar algumas espécies perdidas pela ganância dos que querem ter tudo (e até têm carteira...).

Fico triste de ver espalhar e continuar enganos por falta de informação, de pesquisa, que depois confundem espécies, induzem outros em erro e fazem perder exemplares que deveriam ser aproveitados. Porque se hoje são poucos, um dia vão ser ainda menos. E a única forma de evitar isso é criá-los em cativeiro.
Gostava de ver os criadores de exóticos a serem capazes de trabalhar em conjunto, partilharem espécies, fazerem-nas chegar a quem melhores resultados tem com elas...

nunca na vida vou dar este preço por uma ave que foi apanhada na natureza.

A questão não está, na minha opinião em dar 180 ou 1800 por uma ave dessas. Isso é com cada um. Está em fazê-lo de forma consciente do que se está a fazer e para quê. Em alguns casos até seria bom termos acesso a aves selvagens.
Porque se aparecerem 100 aves e cada criador ficar com 1 (porque é diferente mas não sabem muito bem o que é) não servem para nada. E secalhar entretanto anda alguém que sabe a procurar e não encontra.

Enfim, secalhar até acabo por passar eu por "falso moralista" com estes desabafos.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  dukem Sex 12 Out 2012, 13:37

AvilandiaPT escreveu:Olá,

O mais curioso é que este desabafo nem tem nada a ver comigo. Aliás nem tem a ver com ninguém em particular ou com qualquer membro do fórum, embora alguns saibam o porquê.

Felizmente já passei por essas fases e hoje até estaria do "outro lado". Uns mais fáceis, outros menos, obviamente, mas com acesso a praticamente tudo o que me apetecer, assim haja carteira...
Mas isto custa-me pelo que vejo acontecer e precisamente por ter passado por isso saber o que custam as desilusões. Porque pelo caminho vão ficar algumas espécies perdidas pela ganância dos que querem ter tudo (e até têm carteira...).

Fico triste de ver espalhar e continuar enganos por falta de informação, de pesquisa, que depois confundem espécies, induzem outros em erro e fazem perder exemplares que deveriam ser aproveitados. Porque se hoje são poucos, um dia vão ser ainda menos. E a única forma de evitar isso é criá-los em cativeiro.
Gostava de ver os criadores de exóticos a serem capazes de trabalhar em conjunto, partilharem espécies, fazerem-nas chegar a quem melhores resultados tem com elas...

nunca na vida vou dar este preço por uma ave que foi apanhada na natureza.

A questão não está, na minha opinião em dar 180 ou 1800 por uma ave dessas. Isso é com cada um. Está em fazê-lo de forma consciente do que se está a fazer e para quê. Em alguns casos até seria bom termos acesso a aves selvagens.
Porque se aparecerem 100 aves e cada criador ficar com 1 (porque é diferente mas não sabem muito bem o que é) não servem para nada. E secalhar entretanto anda alguém que sabe a procurar e não encontra.

Enfim, secalhar até acabo por passar eu por "falso moralista" com estes desabafos.

Cumps.
Boas,

Pois eu tive um problema parecido há muita gente que só fica com uma ave porque é diferente e normalmente usam-na para hibridos com canários o que me deixa profundamente irritado porque perde-se oportunidades de começar a criar certas espécies em cativeiro que por cá não temos.Quando adquiri o meu serinus flavivertex o senhor tinha vendido vários exemplares mas 1 a cada pessoa o pelo que ele me disse e nem sabia o que estava a vender eu que que só o contactei mais tarde fiquei só com um macho porque era a ultima ave daquela espécie que ele tinha provavelmente alguem ficou com uma fêmea e nem sabe de que porque ele estava a vende-los todos como machos de canários de moçambique gigantes mas ele disse que havia uns com menos cor provavelmente eram femeas agora se eu quiser uma femea só na belgica ou holanda e assim se perdeu uma oportunidade de criar esta magnifica espécie.
Certamente há aqui alguém no forum que já passou pelo mesmo.
Quanto ao preço acho um abuso 180.Mas cada um sabe o que faz com o seu dinheiro.
Já agora se conhecerem alguem com um serinus flavivertex em casa avisem-me que eles andam por ai Twisted Evil
Cumps
dukem
dukem

Mensagens : 124
Data de inscrição : 18/02/2011
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  carlos bento Sex 12 Out 2012, 15:22

eu èsta vez nao me sinto de comentare,porque em sertas coisas sou dacordo i outras nao,motivo neste momento tanho umas 40 especies diversas de passaros digo mais,algumas que nao se encontrao nei in portugal i muito menos èm italia

p.s Luis
eu sou um amante dos SERINUS o motivo è o canto suave i melòdico que teèm estes tipo de passaros i tambèm as cores amarèlo intenso i o verde i o ardèsia do cantore de africa quanto a mim o passaro que tèm o canto mais bonito depois do pintassilgo
neste momento de SERINUS tanho --cantore dafrica---mozambico---dorsostriatus ò 1 casal de 2012 da vendere-sulphuratus--- 1 macho de flaviventris
o ano passado a reggio emilia a novembro vendi 1 casal ,motivo o macho èra muito agressivo,èm touda a feira as femeas dèsta espècie contavao-se numa mao
tambèm no ano passado tinha comprado 1 casal de CITRINELLOIDES pagando a presso do ouro mas depois de 2 mezes primeiro a femea i depois o macho morrerao
este ano esto a pròcura de 2 casais de CITRINIPETUS mas em italia nao se encontrao,sei que nas CANARIAS um criadore cria èsta especie o problema è ire la a compralas i trazelas para casa
boa sòrte com os teus SERINUS
carlos bento
carlos bento

Mensagens : 330
Data de inscrição : 20/01/2011
Localização : milano
PAÍS : italia

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  dukem Sex 12 Out 2012, 17:12

carlos bento escreveu:eu èsta vez nao me sinto de comentare,porque em sertas coisas sou dacordo i outras nao,motivo neste momento tanho umas 40 especies diversas de passaros digo mais,algumas que nao se encontrao nei in portugal i muito menos èm italia

p.s Luis
eu sou um amante dos SERINUS o motivo è o canto suave i melòdico que teèm estes tipo de passaros i tambèm as cores amarèlo intenso i o verde i o ardèsia do cantore de africa quanto a mim o passaro que tèm o canto mais bonito depois do pintassilgo
neste momento de SERINUS tanho --cantore dafrica---mozambico---dorsostriatus ò 1 casal de 2012 da vendere-sulphuratus--- 1 macho de flaviventris
o ano passado a reggio emilia a novembro vendi 1 casal ,motivo o macho èra muito agressivo,èm touda a feira as femeas dèsta espècie contavao-se numa mao
tambèm no ano passado tinha comprado 1 casal de CITRINELLOIDES pagando a presso do ouro mas depois de 2 mezes primeiro a femea i depois o macho morrerao
este ano esto a pròcura de 2 casais de CITRINIPETUS mas em italia nao se encontrao,sei que nas CANARIAS um criadore cria èsta especie o problema è ire la a compralas i trazelas para casa
boa sòrte com os teus SERINUS

Boas

Estou a ver que o senhor Carlos Bento também é fã de serinus os cantores de africa são a espécie que mais gozo me dá criar, e o canto é lindissimo.
Em relação ao canto o flaviventris e o sulphuratus são alguma coisa de jeito ?
Tenho o serinus dorsostriatos e em relação ao canto não é grande espingarda.
Os citrinipectus são lindissimos eu conheço um senhor na Holanda que faz criação de várias espécies e essa é uma delas deixo aqui um video dos citrinipectus dele.


dukem
dukem

Mensagens : 124
Data de inscrição : 18/02/2011
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  Jorge Pinto Sex 12 Out 2012, 21:37

Boas Ricardo.

Entendo perfeitamente o teu desabafo, aliás penso que isto tem um bocado a ver com aquela situação que comentámos no domingo, em relação aquelas "desgraçadas" aves que estavam na feira cheias de fome, não por não terem comer, mas sim por não terem o comer apropriado, enfim...

Mas este tipo de desabafos pode e deve ser benéfico, espero que os criadores de aves "diferentes" comecem a prestar mais atenção aos pormenores, para bem das aves.

Não é bem o meu caso, porque eu "apenas" crio mandarins de exposição, que por sinal é uma das espécies mais difíceis de trabalhar e apurar para exposição, ria-se quem quiser, mas quem tiver experiência nesta espécie sabe bem do que estou a falar, e tu sabes muito bem dar o valor Ricardo, por isso defende-me lá Laughing ...
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  Jose Fernando Sex 12 Out 2012, 21:53

Boas em relação há alimentação ,
realmente foi um lapso, pois existiam lá 2 misturas australianos e africanos.
Na altura as aves da feira só foram colocadas na sexta, e foi uma falha.
Eu próprio levava aves do Miguel Moreira e pedi logo comida diferente para eles, e mesmo dei-lhes as espigas de painço, assim como a outras especies na feira.
Uma das aves a concurso não se alimentava no comedouro , coloquei umas espigas e foi resolvida a questão, pelo que sei a ave está de boa saude.
Este ano em comparação ao ano anterior nas aves a concurso só tivemos 3 casos, um solucionado e bem os outros 2 foram negativos. Aqui secalhar fruto da inexperiencia do criador, não preparar as aves. Foram as 2 do mesmo criador.
Mas realmente devemos conhecer as especies que temos em nossa posse, ou pensamos em possuir, para o bem das aves e para o bem da nossa carteira também.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 13 Out 2012, 08:36

Olá,

Por acaso não tinha nada a ver com a exposição, apesar de ser também um exemplo ou consequência disso.
A situação está relacionada com a forma como alguns criadores tentam ser os "únicos" e com isso desperdiçam hipóteses de, em conjunto, se conseguirem fixar e aumentar populações de algumas espécies.

Fernando,

No sábado quando cheguei reparei num caso e chamei a atenção. Não o voltei a fazer porque acho que não me competia insistir no assunto e deviam ser os criadores a colocar isso à organização. Como dizes, secalhar em alguns casos inexperiência, pela qual todos nós já passámos.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  Jose Fernando Sáb 13 Out 2012, 12:18

OK,
quando falo na exposição falo em nível pessoal, colaborei mas como sócio que sou.
No que toca ao cerne da questão, de partilharmos as mesmas especies raras, alimentaçao e outros hábitos inerentes há sobrevivência das especies mais raras, infelizmente é verdade. Isso acontece também nos exoticos mais corriqueiros, são poucos os que partilham experiências, a grande maioria olha só para a parte comercial.
Aquela sessão por ti organizada sobre alimentação e genética, é sem dúvida uma mais valia para qualquer criador, seriam precisas mais umas 2 a 3 horas para ficarmos não com uma ideia, mas uma certeza do que é melhor para as nossas aves. A mim pessoalmente fez-me repensar sobre os dois temas, já tinha feito algumas reformas(mudanças).
Mas agora fiquei com mais certezas, a seu tempo as coisas serão melhoradas, acho que na parte genética irão haver mais desnvolvimentos, pelo menos tem sido o meu objectivo de ano para ano.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  carlos bento Sáb 13 Out 2012, 19:08

boas
è um video espetacolare i vendo èstas coisas ainda te vem mais vontade de teres estes passaros
o senhore da holanda è de EINDHOVEN
mesmo hoje descobri na internet um criadore italiano que abita a 60 kilometros de mim que teèm estes passaros,jà tentei telefonarle mas nao responde,amanha tento de novo vamos la ver se tem para vender alguma coisa

carlos bento
carlos bento

Mensagens : 330
Data de inscrição : 20/01/2011
Localização : milano
PAÍS : italia

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  luisbaleia Dom 14 Out 2012, 11:56

Boas, já vinha a acompanhar este tópico desde o principio e estava a tentar ficar calado mas não aguentei!Realmente este tema já foi invocado por mim algumas vezes talvez não tão diretamente mas bem explicito e teve pouco seguimento como foi de esperar ficando eu a fazer figura de palhaço(mas não me importo)tenho os meus ideais e mantenho-me firme neles.Vou começar por nomear só 2 coisas para responderem ou provavelmente vou bater numa parede e ninguém responde que é o mais certo!

Que voçês pensam de alguns criadores, que conseguem tirar espécies mais raras do mercado e não as metem cá a vender e mandam para o estrangeiro?
Será porque cá não vendem essas espécies?Será porque ao venderem cá não lhes dão o preço que pedem?

Porque será que(volto á mesma estaca) existem bons criadores de aves que participam neste fórum inclusive ganhando premios a niveis de exposições mas não são capazes de tirar dúvidas ou dar umas dicas a colegas foristas, se é sobre uma espécie que têm bastante conhecimento?
Mas depois abrem um tópico para mostrar a beleza das suas aves...

Será porque não entram no fórum?Será porque não têm tempo para responder a um tópico?

Digo-vos que isto mete-me uma certa confusão, provavelmente ninguém irá responder ou serão muito poucos os que vão responder mas deixo-vos estas perguntas para pensarem um bocado e fazerem uma reflexão porque isto é apenas a ponta do iceberg...e depois se quiserem reponder estão á vontade! Wink
Abraço e boas criações!

p.s. são com estas atitudes que este hobbie vai dar um salto?????
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  AvilandiaPT Dom 14 Out 2012, 20:13

Luis,

Coloquei o tópico em relação à forma como tenho visto que alguns criadores de exóticos se comportam. Estão no direito deles, da mesma forma que eu estou no meu direito de não gostar. Vale o que vale...

Que voçês pensam de alguns criadores, que conseguem tirar espécies mais raras do mercado e não as metem cá a vender e mandam para o estrangeiro?

Acho normal que vendam as aves no mercado que entendem.

Será porque cá não vendem essas espécies?Será porque ao venderem cá não lhes dão o preço que pedem?

Normalmente não, aliás é muito mais provável que sejam mais baratos lá por fora do que por cá. Mas em alguns casos também serão mais fáceis de vender, especialmente em quantidade.

Porque será que(volto á mesma estaca) existem bons criadores de aves que participam neste fórum inclusive ganhando premios a niveis de exposições mas não são capazes de tirar dúvidas ou dar umas dicas a colegas foristas, se é sobre uma espécie que têm bastante conhecimento?

Para mim os prémios valem o que valem... E nem sempre dizem muita coisa dos criadores, mas adiante. Nisso estou de acordo contigo, não percebo essa falta de participação. Ou secalhar até percebo. Mas isso é lá com eles e vai um pouco ao encontro do meu tópico inicial. Não há uma cultura de ajuda mútua, pelo contrário.

p.s. são com estas atitudes que este hobbie vai dar um salto?????

Como em qualquer actividade, depende sempre das pessoas e do que elas querem. Mas é cada um por si...

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  luisbaleia Dom 14 Out 2012, 21:09

Que voçês pensam de alguns criadores, que conseguem tirar espécies mais raras do mercado e não as metem cá a vender e mandam para o estrangeiro?
-Boas, se calhar não vendem cá essas aves porque não querem concorrência...e óbvio que não são todos assim, mas se calhar é um boa parte!Claro que podem vender para outros Países, cada um faz o que bem entender.... mas o que é certo é que muitos não vendem cá para não encher o mercado e depois mais tarde terem concorrência, se bem que não é nada fácil como todos sabemos criar espécies mais raras, mas sejamos realistas, se metessem essas supostas aves á venda no mercado não seria muito mais fácil termos acessos a aves que foram ja criadas cá?Se pagamos caro para trazerem aves de fora não pagaríamos o mesmo tendo aves já NACIONAIS? O vendedor ficaria contente porque despacharia as aves e saberia que esses supostos criadores não se iriam intrometer no mercado com filhos dessas aves tão depressa porque exige muita expriência e não só e além do mais iria expandir e muito a criação de aves em Portugal!

Porque será que(volto á mesma estaca) existem bons criadores de aves que participam neste fórum inclusive ganhando premios a niveis de exposições mas não são capazes de tirar dúvidas ou dar umas dicas a colegas foristas, se é sobre uma espécie que têm bastante conhecimento?
Para mim os prémios valem o que valem... E nem sempre dizem muita coisa dos criadores, mas adiante. Nisso estou de acordo contigo, não percebo essa falta de participação. Ou secalhar até percebo. Mas isso é lá com eles e vai um pouco ao encontro do meu tópico inicial. Não há uma cultura de ajuda mútua, pelo contrário.
-Sim.... nisso estamos totalmente de acordo!!!!!!!!!!!!!!
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  dukem Dom 14 Out 2012, 23:16

luisbaleia escreveu:
Que voçês pensam de alguns criadores, que conseguem tirar espécies mais raras do mercado e não as metem cá a vender e mandam para o estrangeiro?
Se pagamos caro para trazerem aves de fora não pagaríamos o mesmo tendo aves já NACIONAIS?

Eu não sou a pessoa mais indicada por ainda ser relativamente novo neste hobby mas deixo aqui a minha opinião.
Eu acho que os criadores conseguiam bem vender aqui nem todas mas algumas espécies raras e a bons preços há procura e há gente desposta a pagar por elas se eles mandam essas espécies para o estrangeiro sem primeiro tentar vender cá, estam a tentar manter essas aves fora do nosso mercado provavelmente vendem uns casais a preços altissimos por cá e mandam resto para fora. Quantos mais criadores houver de uma espécie e a ter sucesso em reproduzi-las mais baratas esssas espécies vão ficar é melhor para uns pior para outros tudo depende do ponto de vista de cada um.


dukem
dukem

Mensagens : 124
Data de inscrição : 18/02/2011
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  AvilandiaPT Seg 15 Out 2012, 07:39

Olá,

Acabamos por ir chegando ao ponto central do meu "desabafo"...
O problema não está em vender aves cá dentro ou para fora porque as aves em que isso é possível e faz sentido são de um mercado especializado.
Na minha opinião mais importante que isso seria os criadores de exóticos serem capazes de se organizar para criar essas espécies de forma estruturada. Não é com 1 casal que se cria o que quer que seja. Vão-se tirando uns passarinhos mas não se cria de forma sustentada. Vê-se por vezes um criador todo contente por criar com uma espécie, até a coloca em exposição, e quando se olha bem para a ave ou não é nada daquilo ou já é uma "misturada". Ou a qualidade deixa muito a desejar. Mas no fundo, com a melhor das intenções, ele fez o que podia e tentou. Secalhar quando lhe venderam as aves como sendo X ele até acreditou (talvez nem conhecesse bem a espécie, mas era diferente, novo...) e vai vender as crias como X também. Às vezes é Y...
Ou então porque nasce uma pena preta fala-se logo em "fazer uma mutação" ou "fazer uma linha" ou isto e aquilo, muitas vezes sem a mínima noção do que isso implica realmente. Ou pior ainda, que isso é muito provavelmente sinal que apanhou um grande barrete e ficou com "restos" em vez de aves puras.
E como não há orientação nenhuma, não há comunicação, vêem-se coisas sem sentido. Porque neste tipo de aves não há linhas orientadoras, standards nem nada que defina a espécie e isso cria um vazio. Mas essa evolução só é possível com alguma quantidade e dimensão que, sozinho, é difícil conseguir.

Quantos mais criadores houver de uma espécie e a ter sucesso em reproduzi-las

Isso só se concretiza com um trabalho conjunto e organizado o que, infelizmente, não acontece.
Era importante que os criadores se organizassem em grupos de criação de várias espécies e trabalhassem de forma orientada e coordenada uns com os outros. Pelo contrário, assim que aparece alguma coisa "nova" por cá a ideia é ser o único o que por regra não dá bom resultado. E depois a ideia de que é nas "feiras lá de fora" que se arranjam aves... Não ajuda. Até porque o acesso seria muito mais fácil para um grupo de criadores.
Mas isso envolve organização, coordenação e ser capaz de colocar o lucro rápido de lado. Porque no fim todos ganhavam muito mais.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Seg 15 Out 2012, 12:18

Olá,

Na minha opinião (e de mais gente com certeza) é que criar aves em Portugal também funciona como moda(aliás é normal por toda a Europa), e depois criam-se nichos de mercado concentrados praticamente com aves idênticas, se os criadores "medalhados" de Gondomar (exemplo) criam goulds , todos criam goulds, se em Santarém os premiados são canários de cor então a tendência é comprar canários e por ai fora.
Cria-se por moda ou (é a verdade) cria-se à procura dos "lucros" e dos resultados de quem consegue ter sucesso, como se basta-se uma ou meia dúzia de aves premiadas e pimba para o ano sou eu o campeão.

Não funciona assim, é muito mais complexo , há que essencialmente, criar o que se gosta( pode-se gostar de tudo ,mas é quase impossível obter bons resultados), estudar a espécie que se cria , aprender pela prática diária com as nossas aves e não apenas pelo que se ouve ou lê (também é importante), mas não há nada como experimentar e observar os resultados em nossa casa.

pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  Ivo Seg 15 Out 2012, 18:26

pedroribeiro-exoticos escreveu:

Na minha opinião (e de mais gente com certeza) é que criar aves em Portugal também funciona como moda(aliás é normal por toda a Europa)


Concordo plenamente.

E isso provoca o que o Ricardo tem vindo a explicar, individualidades e isolamento de criador para criador.
Porque ainda subsiste além disso, a ideia de eu sei um "truque", "tenho uns segredos", e depois não os divulgam a ninguém, quantos bons criadores existem no nosso país e não divulgam as suas técnicas, os seus métodos ou rotinas? é a esconder que evoluem? não. È a isolarem-se dos outros que conseguem mais? não.
Porque com maior ou menor dificuldade todos nós chegamos ao mesmo nível, e existe sempre pessoas que esclarecem,divulgam e ajudam os mais novos, portanto a ideia de esconder e saber mais coisas que ninguém sabe, está ultrapassada, pois a evolução da ornitologia depende da cooperação contínua de todos, com informação entre criadores,troca de aves, discussões saudáveis sobre aves, por aí fora...


Última edição por Ivo em Seg 15 Out 2012, 19:59, editado 1 vez(es)
Ivo
Ivo

Mensagens : 156
Data de inscrição : 11/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  luisbaleia Seg 15 Out 2012, 18:34

Isso só se concretiza com um trabalho conjunto e organizado o que, infelizmente, não acontece.
Era importante que os criadores se organizassem em grupos de criação de várias espécies e trabalhassem de forma orientada e coordenada uns com os outros. Pelo contrário, assim que aparece alguma coisa "nova" por cá a ideia é ser o único o que por regra não dá bom resultado. E depois a ideia de que é nas "feiras lá de fora" que se arranjam aves... Não ajuda. Até porque o acesso seria muito mais fácil para um grupo de criadores.
Mas isso envolve organização, coordenação e ser capaz de colocar o lucro rápido de lado. Porque no fim todos ganhavam muito mais.

Sim,mas isso n\ao ]e facil com a mentalidade dos Tugas...eu simplesmente consigo falar muito abertamente com meia duzia de criadores, com outros nem pensar... nao abrem a boca nem por nada, depois se os convidas para irem a tua casa v|er as aves a]i abrem a boca mas para dizer que as tuas aves n\ao prestam, que foste comprar essa ave que estava no tal sitio, que essa ave era do X , etc.
Sinceramente existe muito secretismo, e quando ]e assim fica tudo muito abafado e n\ao anda para a frente....

p.s. desculpem os erros , mas n\ao sei o que tem o pc est]a/me a trocar os acentos todos Rolling Eyes
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  carlos bento Seg 15 Out 2012, 20:07

tanho que dizere uma coisa,da 5-6 anos a èsta parte alguns criadores portugueses pensao de ser os melhores ao mundo
i por èsse mesmo motivo nao passao caixa se nao fores ao mesmo nivèlo deles,isto è o que eles achao
a ùnica coisa que te dizem è que teèm èm casa sò passaros bons,segredos deles nem a pagamento
quando veijo criadores que em 2-3 anos teèm passaros ao tòpe o unico segredo è que forao a comprare os repodotores aos melhores criadores da europa,este è o unico segredo,comessare com a matèria prima de qualidade è meio caminho andado,i todos os anos vao là fòra a comprare mais passaros
eu pòsso dizere que jà vendi muitos passaros a criadores portugueses,alguns deles unicos èm portugal i dificeis na sua criacao onde sertos promonòres fazem a diferenza i eu sem nenhum problema a estes criadores
disse tudo o que sabia
tanho reparado quando no mèz de agosto i nas varias mostras internacionais onde encontro tantos portugueses que à tanta inveija i isso nao faz bèm ao nòsso hobi
no mondo dos exoticos nao sao muitos os portugueses que vendei passaros para fòra,tanho a sertesa que sao menos de quantos dedos temos numa mao
è serto que muita guente porque ganho um titolo importante pensa ser nòsso senhore jejus cristo
carlos bento
carlos bento

Mensagens : 330
Data de inscrição : 20/01/2011
Localização : milano
PAÍS : italia

Ir para o topo Ir para baixo

Desabafo - saber o que se faz... Empty Re: Desabafo - saber o que se faz...

Mensagem  Selenio Ter 16 Out 2012, 21:38

Boas...

Acho que tocamos no centro da questão. Para mim não é criador de passaros aquele que anualmente vai comprar passaros aos melhores criadores internacionais... Isso não passa de alguem astuto e com bons conhecimentos. E sempre com o interesse monetário em primeira instancia. Mas normalmente são essas pessoas que têm mais projecção e os melhores passaros. . . . Desabafo - saber o que se faz... 579828567

É com muito pesar mas digo com uma certeza quase absoluta, é impossivel essa união de esforços. Era preciso «mudar o chip» á grande maioria dos criadores mais experientes a nivel nacional. Volto a frisar, vejam pela participação no forum. Os que estão registados e os que participam construtivamente....
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos