Fórum dos Exóticos
mais um desabafo... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
mais um desabafo... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

mais um desabafo...

+5
Rui Alexandre
ruifon
Luís Lourenço
Gustavo Figueiredo
gimbras
9 participantes

Ir para baixo

mais um desabafo... Empty mais um desabafo...

Mensagem  gimbras Qui 31 maio 2012, 20:14

boa tarde a todos,
hoje fui a uma loja de animais e, ao ver as aves expostas, fiquei surpreendido.
havia grande variedade de exóticos (apenas um casal por espécie), separados por espécies e com óptimo aspecto, gaiolas de aproximadamente 70x40x40 impecavelmente limpas e etiquetadas, água, comida, grit e cálcio, sem nada a apontar de negativo. claro que os preços também eram de primeira.
contudo, numa vista mais atenta, verifiquei que o casal de estrelas era formado por um macho face vermelha e outro face laranja (este era o travesti). mais caricato é que, o casal de goulds era formado por um diamante papagaio e por um tricolor (não reparei se machos ou fêmeas).
será que isto contribui em alguma coisa para a ornitologia, mesmo do ponto de vista comercial? será que o comerciante, que até demonstrava algum cuidado com as aves, terá algum interesse nestas aldrabices?
cada vez mais, é preciso "um olho no burro e outro no cigano"!
desculpem o desabafo, cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 31 maio 2012, 20:39

Claro que tem interesse.
O logista bem se está a borrifar prá ornitologia.
Quer é vender.
Como vende, a quem vende e se vende gato por lebre é irrelevante.
vende esse, compra mais uns quantos por uma "bagatela" e vende ao preço de ouro, seja lá o que fôr.
Honestamente tambem tem que haver um pouco de conhecimento por parte do comprador, como é obvio.
Pessoalmente, não me vou meter numa coisa, da qual não tenha o minimo de conhecimento e já me pregaram muito barrete.
O Jorge até podia ter dito ao vendedor que estava interessado no casal de Goulds, só pra ver a resposta e depois desmascarava-o, só pra este entender que afinal há alguem que percebe do assunto e que afinal o barrete não o prega a todos.
Podia ser que assim, se torna-se mais justo.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  Luís Lourenço Qui 31 maio 2012, 20:44

Olá Jorge,

É preciso muita lata da parte do vendedor para fazer essas trafulhices mas pronto ...
Também já vi casais de Modestos mas destes casais mais modernos, o que é estupido pois esta espécie tem dimorfismo sexual bem nítido, e até um suposto Pardal de Timor, que na verdade era apenas um híbrido de Lonchura fringilloides com qualquer coisa que eu não consegui descobrir.
Disseste alguma coisa ao vendedor sobre esses casais?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  ruifon Qui 31 maio 2012, 20:50

Boa noite.
De facto como diz o amigo Jorge Silva "cada vez mais, é preciso ter "um olho no burro e outro no cigano"!", mas por aquilo que descreve, esta loja não è das piores. Pelo menos ha respeito pelas aves.
No ano passado durante as minhas ferias em Portugal fui visitar uma loja na area onde resido, e fiquei chocado com o que vi. Logo para começar as aves estavam nas traseiras da loja num local sem luz natural, e o tempo de luz artificial devia ter "acabado", porque elas estavam completamente as escuras e ainda era meia-tarde. Mas la nisso a senhora foi muito simpatica e acendeu as luzes para eu poder ver as aves. Mad Em seguida o estado das aves, so tinham metade das penas, os viveiros tinham rede de fundo mas no entanto tinham MONTES de fezes em cima da rede, por ultimo a agua, essa ja era verde.
Isto ate pode parecer mentira mas è mesmo realidade. Não sei como è possivel mas estas situações ainda existem.
No entanto as autoridades vão apertando è com aqueles que têm uns passaritos e que tentam vender os excessos das criações.
È o triste mundo em que vivemos!
Abraço!
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  gimbras Qui 31 maio 2012, 20:57

boas,
pois, eu por acaso até perguntei se os goulds eram aqueles. mas como quem estava na loja eram duas funcionárias (fardadas e tudo), achei melhor não as chatear; afinal, a culpa não era delas e pelo menos tinham as aves bem tratadas. se as chateasse ainda deixavam de mudar a água e dar comida e não resolvia coisa nenhuma.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  Luís Lourenço Qui 31 maio 2012, 21:08

gimbras escreveu:boas,
pois, eu por acaso até perguntei se os goulds eram aqueles. mas como quem estava na loja eram duas funcionárias (fardadas e tudo), achei melhor não as chatear; afinal, a culpa não era delas e pelo menos tinham as aves bem tratadas. se as chateasse ainda deixavam de mudar a água e dar comida e não resolvia coisa nenhuma.
cumprimentos,

Pois, ao menos isso, estavam bem tratados.
Mas talvez os casais sejam duvidosos porque as funcionárias não pescam nada disto, pelo menos em relação aos Estrelas.
Mas nunca fiando. Suspect
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  gimbras Qui 31 maio 2012, 21:23

o que me parece é que, um negócio vive dos clientes. quem leva um "casal" destes, provavelmente não volta. então, qual é o interesse?
mesmo que comprem "à peça" e nem saibam o que estão a comprar, pelo menos perguntavam ao criador, para poderem saber que negócio estão a fazer.
o que me parece é que se perdeu todo o sentido de ética comercial, em especial nestas empresas que têm várias lojas e em que há menos (nenhum) conhecimento entre o vendedor e o comprador.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  Rui Alexandre Qui 31 maio 2012, 22:03

Depois de ter lido tudo isto, cada vez tenho mais a certeza que todos juntos temos que fazer muita força e divulgar que o mais seguro é comprar sempre a criadores e não em lojas, até porque assim os lojistas vão ter que pensar um pouco na sua atitude perante nós criadores, quando nos tentam comprar aves ao desbarato para depois as venderem a preços muito amis elevados.
Rui Alexandre
Rui Alexandre

Mensagens : 475
Data de inscrição : 26/12/2009
Localização : Vale de Figueira Santarem

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  RC Qui 31 maio 2012, 22:14

Atenção que poderá ter acontecido que nessa mesma gaiola tenha estado um casal de diamantes de gould que tenha sido vendido e posteriormente foi lá colocado um de tricolores e ainda não ter sido alterada a nomenclatura por quem de direito e as funcionárias, essas sim, poderiam não perceber nada disso além de dar a alimentação. Pensemos assim. Ficamos mais felizes.
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  Selenio Qui 31 maio 2012, 22:38

Boa noite. . .

Tambem depois de ter lido todos os posts prefiro acreditar que nas gaiolas ja houveram casais de goulds e casais de estrelas. E que por falta de tempo ainda não tinham mudado o letring das gaiolas...

Pelo pouco que conheço das lojas de animais aqui da vizinhança, a grande maioria está a borrifar-se para a venda das aves. Têm-nas mais para chamar a atenção do que para produzir lucro. Interessam-se sim pela venda de gaiolas e de rações/produtos higiene. Por isso não me admiro nada que o dono da loja seja CEPO ao ponto de não distinguir o dito casal dos estrelas. Mas relativamente ao casal dos goulds certamente será erro de etiqueta......... Suspect
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  gimbras Sex 01 Jun 2012, 08:13

boas,
realmente, essa possibilidade de terem sido vendidos os goulds e metidos lá outros inquilinos faz sentido e não me tinha ocorrido.
também concordo que "o bolo" é a venda de alimentação e acessórios, mas fazia sentido maior conhecimento dos animais, nem que fosse através de um daqueles posters mais generalistas, porque há quem os compre sem grande entendimento do que são, e até porque, neste caso, a loja é associada a uma clínica veterinária.
obrigado a todos pelas respostas.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  AvilandiaPT Sex 01 Jun 2012, 13:36

Olá,

Eu também não gosto e tenho visto muitas coisas dessas mas não podemos deixar de pensar que como em tudo há lojas mais especializadas e outras menos.
Comecei a perceber melhor isso quando andei numa fase de ligar a aquários. Percebi que aquilo que via de peixes na maioria das lojas era, afinal, completamente diferente do mundo em que aquilo é levado a sério...
Isso obviamente tem muitas vantagens mas também se paga. Com as aves é a mesma coisa. Secalhar hoje em dia para mim não é nada de estranho saber onde estão certas espécies e conseguir arranjá-las, mas quando comecei lembro-me de andar a correr tudo e mais alguma coisa para encontrar esta ou aquela ave e levar grandes barretes.
Concordo com o Luis, isso também mostra que quando os clientes sabem o que querem podem escolher onde vão. Quando não se sabe, sujeitamo-nos. O mesmo se passa com tudo, ainda há tempos comprei umas peças para o carro e pensei que tinha levado um enorme barrete. Falando com quem sabe até percebi que não mas...

Além disso de certeza que muitos de nós até somos capazes de reconhecer espécies e sub-espécies por terem 2-3 penas de cor tal na ponta da cauda, mas não todos.

Em relação às condições, isso sim não tem desculpa. Para mim é realmente claro que a actividade é muito específica e não temos tido um papel importante na divulgação/educação do público.

até porque, neste caso, a loja é associada a uma clínica veterinária

Coisa que até nem devia acontecer por questões de código deontológico mas é comum... E que vale muito pouco.

Ricardo M.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  Paulo Almeida Sex 01 Jun 2012, 14:04


Bom dia

Bom quanto ao que foi descrito quero acreditar que fosse um situação de equívocos e que tendo dado pelo erro a coisa fosse regularizada.

Mas o Rui Alexandre destacou algo que devia ser lei para criadores... A união dos criadores e ao mesmo tempo não deixar que os lojistas abusem seja na compra de aves por preços muito baixos seja na venda de aves e materiais a preço doidos! Nós criadores muitas vezes somos esquecidos, desvalorizados e há situações em que parece que estão a gozar com a nossa cara mesmo a nossa frente! Ora eu sei que isto se passa em quase todas as áreas de comercio pois o produtor de x y ou z é quem mais devia ser valorizado e no fim de contas é quem menos ganha e ainda se desvaloriza em muito o papel que tem, que afinal é só FUNDAMENTAL! Acho que tem que haver uma iniciativa por nós criadores para minimizar estas situações e mostrar onde é o nosso lugar! Mas isto tem que partir de todos nós! Corrijam-me se estou errado ou não concordam!
Paulo Almeida
Paulo Almeida

Mensagens : 80
Data de inscrição : 14/11/2010
Localização : Guarda

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  AvilandiaPT Sex 01 Jun 2012, 15:53

Olá,

Eu já algumas vezes comentei estas questões de "valor" das aves e criadores, portanto já sabem a minha opinião. Acho que aquilo para que o Jorge queria chamar a atenção não era esse aspecto.

De qualquer forma, os criadores "juntarem-se" é algo que não pode acontecer de forma organizada. O mercado é livre de definir preços. Além disso há questões que são complexas de avaliar, portanto acho que cabe a cada um decidir o que quer fazer.
Se me perguntarem se os criadores deviam vender a qualquer preço, claro que não. Mas para isso também não deviam comprar a qualquer preço e criar aves apenas para o número, sem olhar a qualidade, o que também acontece. Depois temos a tal questão do mercado especializado e o cliente mais ou menos informado, o que lhe permite ser mais exigente na relação qualidade/preço.

Cumps.

AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

mais um desabafo... Empty Re: mais um desabafo...

Mensagem  gimbras Sex 01 Jun 2012, 19:06

AvilandiaPT escreveu: aquilo para que o Jorge queria chamar a atenção não era esse aspecto.

boas,
o meu desabafo foi no sentido de não se poder confiar, mesmo quando tudo parece estar muito correcto, à primeira vista.
a questão do preço não me parece muito relevante. é uma questão de mercado; a produção em quantidade leva à baixa de preços, independentemente da qualidade. claro que concordo que, a qualidade deve ser paga de forma justa, mas sabemos que num mercado menos exigente, raramente é assim.
pelo que leio aqui no fórum, alguns criadores mais conceituados têm dispensado aves a outros criadores, que certamente não serão a primeira escolha, e, ainda assim, parece-me que a satisfação é mais ou menos geral e nunca vi discussões sobre o preço. logo, sou levado a concluir que o preço não é tão importante, se o comprador for mais ou menos conhecedor. já no mercado "pet", não se valoriza a qualidade.
também, o conceito de qualidade é um tanto relativo. quem não tem intuítos competitivos, não relevará exactamente os mesmos factores que quem os tem. mas há muitos pontos coincidentes, alguns são mesmo indiscutíveis.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos