Fórum dos Exóticos
Construção de viveiro Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Construção de viveiro Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção de viveiro

+2
RicardoJSG
Ramiro Dias
6 participantes

Ir para baixo

Construção de viveiro Empty Construção de viveiro

Mensagem  Ramiro Dias Seg 01 Out 2012, 21:48

Boas.
Sou novo neste fórum e este é o meu primeiro contacto com o mesmo.

Já há muitos anos que tenho pássaros (exóticos e psitacídeos) mas sempre em gaiolas.
Agora decidi-me em "libertá-los" e construir um viveiro ao ar livre, mas antes de meter mãos à obra, gostaria de alguns conselhos de pessoas já experientes neste assunto.

Primeiro que tudo, informo que a intenção não é fazer criação, mas sim ter os pássaros com alguma liberdade de espaço. Claro que se eles criarem ficarei satisfeito.
Pretendo fazer o viveiro com cerca de 4x4x2 metros, divido ao meio. Cada metade de 4x2x2 m teria o seu tipo de aves (exóticos e psitacídeos).
Terá 1 ante-câmara ao centro, comum aos 2 viveiros. Claro que dentro da ante-câmara haverá 1 porta para cada um dos viveiros.
Duas paredes de 4 metros serão completamente fechadas. Eventualmente com alguma janela.
As outras 2 paredes serão em rede. Uma delas ficará a cerca de 1 metro da parede da casa, por isso ficará semi-abrigada. A outra ficará completamente liberta de obstáculos à sua frente.
Penso que com estas condições os pássaros ficarão mais ao menos abrigados de ventos e chuvas.
Vivo em Viseu, onde as temperaturas chegam aos 40ºC no Verão, e a temperaturas negativas no Inverno.

Agora gostaria de algumas dicas em relação aos seguintes pontos.
O principal ponto, tendo em conta as condições climatéricas:
- qual o material adequado para as paredes fechadas (alvenaria, madeira, chapa, etc. e isolamento)
- qual o material adequado para o telhado
- cortinas para as paredes de rede, para o Inverno

Outras dicas:
- Tenho o solo em terra. Será uma solução viável, ou é preferível de outra forma.
- Que tipo de rede devo utilizar tendo em conta que eventualmente poderão aparecer roedores.
- Tenho algumas árvores/arbustos de pequeno porte nesse espaço, e tenho ideia de os deixar ficar dentro dos viveiros. Algum perigo?

Outras situações de que se possam lembrar, agradeço.

Obrigado desde já.


Ramiro Dias

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/10/2012
Localização : Viseu (Rio de Loba)
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de viveiro Empty Re: Construção de viveiro

Mensagem  RicardoJSG Ter 02 Out 2012, 08:32

Boas,

1.º Ler Regras

2.º Apresentação

3.º Bemvindo!!!

RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de viveiro Empty Pequena ajuda

Mensagem  Hugo Godinho Ter 02 Out 2012, 18:46

Viva Ramiro bem vindo ao forum. Terás de seguir ai alguns requisitos para seres aceite no forum, só que poderiam ter sido escritos com um pouco mais de educação. No meu blog poderás tirar algumas ideias ,depois se tiveres duvidas manda por mail.
Hugo Godinho
Hugo Godinho

Mensagens : 90
Data de inscrição : 24/07/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de viveiro Empty Re: Construção de viveiro

Mensagem  RicardoJSG Ter 02 Out 2012, 21:01

Boa noite

peço à administração para remover o meu post, pois pelos vistos faltei à educação!!

é por estas e por outras que não vale a pena participar!

RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de viveiro Empty Re: Construção de viveiro

Mensagem  Ramiro Dias Qua 03 Out 2012, 16:47

1º - Li as regras antes de postar.
2º - Nas regras não há lá nada a dizer que é obrigatório fazer a apresentação. Tanto que neste momento o fórum tem 2882 usuários registados e apenas existem 704 tópicos na apresentação.
De qualquer forma, e depois da chamada de atenção fui reler o tópico das regras, e li também o tópico das boas-vindas que por acaso não tinha lido. Mas mesmo assim, neste tópico diz que "deve" e não que é "obrigatório". Mas já trato de colocar a minha apresentação.
3º - Obrigado pelas cordiais boas-vindas.

4º - Se errei ao postar sem ter feito a minha apresentação, deveria ser a administração ou a moderação a chamar-me a atenção.
5º - Se a administração assim o entender, apague este comentário. É por estas e por outras que às vezes se perde a vontade de pedir opiniões e participar.
6º - Sou das pessoas mais corretas a participar em fóruns e blogs e etc. E apenas comento "off-topic" quando a isso me sinto obrigado, como direito de resposta.

7º (e o mais importante) - Se alguém me puder dar conselhos sobre o assunto que coloquei, fico muito agradecido.



Hugo, obrigado. Vou consultar.

Ramiro Dias

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/10/2012
Localização : Viseu (Rio de Loba)
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de viveiro Empty Re: Construção de viveiro

Mensagem  AvilandiaPT Qua 03 Out 2012, 17:54

Olá,

Não se vão chatear com coisas destas... não vale a pena.

Não percebi bem a disposição que queres colocar do viveiro. De qualquer forma em relação a outras questões dou-te a minha opinião.
As temperaturas na minha zona também podem ser um bocado de extremos (+43ºC; -2ºC) provavelmente terás alturas mais frias que isso.

- qual o material adequado para as paredes fechadas (alvenaria, madeira, chapa, etc. e isolamento)
- qual o material adequado para o telhado
- cortinas para as paredes de rede, para o Inverno

Paredes alvenaria ou "placa sanduiche", ambas fornecem algum isolamento e estrutura firme.
Para o telhado sem dúvida sanduiche, sobretudo por causa do verão.
Cortinas o melhor é arranjares ou um plástico forte (tipo de estufa) ou mesmo umas placas de acrilico/policarbonato alveolar.

- Tenho o solo em terra. Será uma solução viável, ou é preferível de outra forma.
- Que tipo de rede devo utilizar tendo em conta que eventualmente poderão aparecer roedores.
- Tenho algumas árvores/arbustos de pequeno porte nesse espaço, e tenho ideia de os deixar ficar dentro dos viveiros. Algum perigo?

Tem vantagens de ser mais natural, de poderes deixar criar alguma vegetação e insectos o que é bom. Desde que as árvores sejam seguras não tens problemas mas não devem durar muito...
O problema do solo são mesmo os ratos. Se entram está tudo estragado. E vão aparecer de certeza. Convém pensares em manter um sistema de caixas com iscos/veneno.
A rede depende das aves, mas tudo o que seja mais de 1cm e picos (e mesmo assim...) os ratos passam como se não fosse nada.
Uma ajuda é colocares na zona do solo a toda a volta uma altura de alvenaria e tapar a rede com chapa a uns 25-30cm de altura. Mas se vais ter chão de terra...

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de viveiro Empty Re: Construção de viveiro

Mensagem  Ivo Qua 03 Out 2012, 19:01

Ramiro Dias escreveu:
Outras dicas:
- Tenho o solo em terra. Será uma solução viável, ou é preferível de outra forma.

Olá Ramiro,

No seguimento do que disse o Ricardo, o solo em terra não aconselho!

Por experiência própria, assim que nos campos começar a faltar as sementes e ervas para os roedores, vão escavar galerias e vão entrar no viveiro, uma vez lá dentro( viveiro) será difícil de controlar porque morrem uns vêem outros e assim sucessivamente.

Como o Ricardo disse podes sempre utilizar um sistema caixas com isco/veneno, mas será permanente pois os ratos podem voltar a qualquer momento e lá vão os ninhos das aves, ovos, crias.

O que pretendo fazer este inverno é o que aconselho também, será retirar a terra do solo até 1 m de fundo ou menos e colocar cimento bem forte,com uma rede antes,o cimento ao meio e uma rede em cima deste. Depois é só colocar a terra por cima, e voltar a colocar arbustos ou semear as sementes das aves.
Ivo
Ivo

Mensagens : 156
Data de inscrição : 11/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de viveiro Empty Re: Construção de viveiro

Mensagem  luisbaleia Qua 03 Out 2012, 21:44

Boa noite, se vais meter chão de terra mete vidros nas escavações e depois mete cimento por cima e se quiseres ainda melhor entre o vidro e o cimento mete uma rede finhinha mas forte, quase que de certeza que os ratos não vão entrar Smile faz 1 muretezinho á volta e a rede mete uma finhinha como te explicaram!Para o telhado essas que falaram de sandwiche são as melhores , têm chapa por baixo, espuma no meio e chapa por cima. No Verão torna-se mais arejado e no Inverno mantem o calor!, haaaaaaa nas janelas se tiveres hipotese de meter vidro duplo então era um luxoooooooooooo(eu digo isto se tiveres hipotese)porque eu trabalho nisso Laughing e tenho hipotese de fazer isso!
Força aí nessas instalações!!!!!!!
Abração!
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos