Fórum dos Exóticos
Ajuda mandarins e bengalins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ajuda mandarins e bengalins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda mandarins e bengalins

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda mandarins e bengalins Empty Ajuda mandarins e bengalins

Mensagem  Tiagomeireles89 Seg 17 Set 2012, 01:13

Após dedicar umas horas para ler alguns tópicos do forum par tentar aprende alguma coisa sobre os pássaros que estou agora a tentar criar fiquei com a impressão que os trato "bastante mal", talvez por estar habituado aos periquitos que apenas precisam de comida seca e água e começam a aparecer crias por todo lado, ou mesmo por falta de conhecimento, então aqui ficam algumas dúvidas/questão para que possa melhorar o tratamento aos animais.

1- estou com alguma dificuldade em fazer criação nas duas espécies, li algures que existe um suplemento (acho que se chama d3) que ajuda na criação e serve também como suplemento vitamínico, acham que vale a pena?
2- a nível de comida apenas lhes dou comida seca (mistura para periquitos) era o que tinha por casa e foi-me dito que era bom para eles, e pelo que vejo eles comem bem, acham que devo mudar para mistura de exóticos?
3-Li que lhes devo dar GRID, alguém me pode dizer em que consiste, e se pode ser aquirido numa qualquer loja de animais?
4-a chamada papa de ovo é aconselhável dar sempre ou apenas quando estão a alimentar crias? Qual aconselham?

Se alguém tiver mais alguma sugestão a fazer ficaria muito grato.
Obrigado a todos.
Tiagomeireles89
Tiagomeireles89

Mensagens : 96
Data de inscrição : 16/09/2012
Localização : Vila Nova de Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins e bengalins Empty Re: Ajuda mandarins e bengalins

Mensagem  Tiagomeireles89 Ter 18 Set 2012, 10:35

Depois de muitas horas de pesquisa consegui recolher bastante informação e arranjar um pequeno plano de alimentação inicial, apenas gostaria de algumas dicas de alguém com mais experiência.

Em primeiro lugar já li que existe grit "normal" e outro que contem carvão tijolo e mais umas coisas, qual dos dois é o mais aconselhável?
Quanto ao suplemento para incentivar a criação da orniex é o ad3ecex, acham que vale a pena o investimento, e desta marca é bom ou existe melhor?
E outra que me levanta bastantes questões é a papa de ovo, aconselham alguma em especial, ou a nível de marcas está tudo ao mesmo nível?

Obrigado a todos pela disponibilidade.
Tiagomeireles89
Tiagomeireles89

Mensagens : 96
Data de inscrição : 16/09/2012
Localização : Vila Nova de Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins e bengalins Empty Re: Ajuda mandarins e bengalins

Mensagem  RC Ter 18 Set 2012, 11:03

Tiagomeireles89 escreveu:Após dedicar umas horas para ler alguns tópicos do forum par tentar aprende alguma coisa sobre os pássaros que estou agora a tentar criar fiquei com a impressão que os trato "bastante mal", talvez por estar habituado aos periquitos que apenas precisam de comida seca e água e começam a aparecer crias por todo lado, ou mesmo por falta de conhecimento, então aqui ficam algumas dúvidas/questão para que possa melhorar o tratamento aos animais.
Olá Tiago,

Os periquitos já cá andam desde a idade da pedra e em qualquer buraco já nascem filhos.
Quanto aos exóticos que tu referes, deves ter outro tipo de atenção. São aves mais delicadas e que embora já estejam implantados há muito tempo em Portugal não deixam de ser aves tropicais.
Vou explicar de uma forma muito sucinta para poderes entender.

Em primeiro lugar o fator alimentação é muito importante. Uma boa alimentação é a base do sucesso. A mistura de forneces embora contenha muito milho alvo que eles apareciam, não contem outras sementes essenciais a essas aves. (ex: Se te derem chocolate todos os dias tu comes, mas não é a alimentação adequada).
Penso que deves pensar seriamente em passar a fornecer uma mistura para diamantes australianos, que compras em qualquer loja da especialidade.
Quanto ao GRIT é fundamental, pois a aves quando estão em gaiolas não têm a possibilidade de ir à terra apanhar determinados suplementos que a natureza fornece. Aí vem o papel do grit em que vai fornecer determinados suplementos para ajudar na digestão.
A papa há quem seja defensor que se deve fornecer todo o ano, outros não, deve ser mais racionada em época de manutenção. Mas compra uma papa à base de ovo numa loja da especialidade e fornece às aves e logo vez como se adaptam a ela e posteriormente fazes a tua racionalização caso entendas. Em época de reprodução é fundamental.
No que concerne a vitaminas e afins, penso que deves fazer no mínimo o seguinte método pré-criação:

1.º Desparasitar interna e externamente.
2.º Emagrecer e regular fígados.
3.º Excitar sexualmente para a reprodução (não obrigatório)
4.º Colocar os ninhos e ao mesmo tempo fazer uma prevenção contra as bactérias.

Posteriormente e em manutenção e muda existem algumas vitaminas que podem ajudar. Mas isso será mais para a frente. Para já concentra-te nisto que referi.

Saliento também que não sejas obsessivo por vitaminas e medicamento porque ouves que é bom. Tens de ter a consciência que por vezes ao administrarmos "algo" só porque sim, a aves que estão bem por natureza só lhes estamos a retirar saúde.

Em termos de instalações como já deves saber quanto maior melhor, mas para um casal de mandarins o ideal seria 75x40x40, com o ninho pelo exterior para não retirar espaço ao interior.

Futuramente vai perguntado que a malta vai ajudando.



RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins e bengalins Empty Re: Ajuda mandarins e bengalins

Mensagem  Tiagomeireles89 Sex 21 Set 2012, 12:35

RC escreveu:
Tiagomeireles89 escreveu:Após dedicar umas horas para ler alguns tópicos do forum par tentar aprende alguma coisa sobre os pássaros que estou agora a tentar criar fiquei com a impressão que os trato "bastante mal", talvez por estar habituado aos periquitos que apenas precisam de comida seca e água e começam a aparecer crias por todo lado, ou mesmo por falta de conhecimento, então aqui ficam algumas dúvidas/questão para que possa melhorar o tratamento aos animais.
Olá Tiago,

Os periquitos já cá andam desde a idade da pedra e em qualquer buraco já nascem filhos.
Quanto aos exóticos que tu referes, deves ter outro tipo de atenção. São aves mais delicadas e que embora já estejam implantados há muito tempo em Portugal não deixam de ser aves tropicais.
Vou explicar de uma forma muito sucinta para poderes entender.

Em primeiro lugar o fator alimentação é muito importante. Uma boa alimentação é a base do sucesso. A mistura de forneces embora contenha muito milho alvo que eles apareciam, não contem outras sementes essenciais a essas aves. (ex: Se te derem chocolate todos os dias tu comes, mas não é a alimentação adequada).
Penso que deves pensar seriamente em passar a fornecer uma mistura para diamantes australianos, que compras em qualquer loja da especialidade.
Quanto ao GRIT é fundamental, pois a aves quando estão em gaiolas não têm a possibilidade de ir à terra apanhar determinados suplementos que a natureza fornece. Aí vem o papel do grit em que vai fornecer determinados suplementos para ajudar na digestão.
A papa há quem seja defensor que se deve fornecer todo o ano, outros não, deve ser mais racionada em época de manutenção. Mas compra uma papa à base de ovo numa loja da especialidade e fornece às aves e logo vez como se adaptam a ela e posteriormente fazes a tua racionalização caso entendas. Em época de reprodução é fundamental.
No que concerne a vitaminas e afins, penso que deves fazer no mínimo o seguinte método pré-criação:

1.º Desparasitar interna e externamente.
2.º Emagrecer e regular fígados.
3.º Excitar sexualmente para a reprodução (não obrigatório)
4.º Colocar os ninhos e ao mesmo tempo fazer uma prevenção contra as bactérias.

Posteriormente e em manutenção e muda existem algumas vitaminas que podem ajudar. Mas isso será mais para a frente. Para já concentra-te nisto que referi.

Saliento também que não sejas obsessivo por vitaminas e medicamento porque ouves que é bom. Tens de ter a consciência que por vezes ao administrarmos "algo" só porque sim, a aves que estão bem por natureza só lhes estamos a retirar saúde.

Em termos de instalações como já deves saber quanto maior melhor, mas para um casal de mandarins o ideal seria 75x40x40, com o ninho pelo exterior para não retirar espaço ao interior.

Futuramente vai perguntado que a malta vai ajudando.





Segui o seu conselho e comecei por mudar a mistura e colocar grit num comedouro, o grit foi uma loucura, nem um minuto depois já estava a fêmea de bengalim a devorar aquilo toda consolada, comecei também o tratamento com ad3, estou a pensar dar fp20/20 como prevenção, mas não sei se é mesmo necessário.
Quanto a criações não estou à espera de um milagre e que comecem a criar do dia para a noite, muito sinceramente acho que nem vão criar este ano, mas fico contente por ver que tanto no caso dos mandarins como dos bengalins, tanto macho e fêmea dormem os dois juntinho, mas em vez de ser dentro do ninho é em cima dele.

Agradeço desde já a ajuda e disponibilidade.
Tiagomeireles89
Tiagomeireles89

Mensagens : 96
Data de inscrição : 16/09/2012
Localização : Vila Nova de Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins e bengalins Empty Re: Ajuda mandarins e bengalins

Mensagem  AvilandiaPT Sex 21 Set 2012, 15:21

Olá,

Após dedicar umas horas para ler alguns tópicos do forum par tentar aprende alguma coisa

Gostei de teres escrito "dedicar" umas horas e não "perder" :>x<:

1- estou com alguma dificuldade em fazer criação nas duas espécies, li algures que existe um suplemento (acho que se chama d3) que ajuda na criação e serve também como suplemento vitamínico, acham que vale a pena?
2- a nível de comida apenas lhes dou comida seca (mistura para periquitos) era o que tinha por casa e foi-me dito que era bom para eles, e pelo que vejo eles comem bem, acham que devo mudar para mistura de exóticos?
3-Li que lhes devo dar GRID, alguém me pode dizer em que consiste, e se pode ser aquirido numa qualquer loja de animais?
4-a chamada papa de ovo é aconselhável dar sempre ou apenas quando estão a alimentar crias? Qual aconselham?

Como já foi dito, antes de começares a achar que vitaminas valem a pena tenta perceber o que são e par que servem em termos de dieta. No geral sim, uma dieta suplementada permite melhores resultados e melhora o estado das aves, mas é preciso perceber o que se está a fazer e como.
A mistura para periquitos até pode servir, não são muito esquisitos mas uma mistura de exóticos é melhor. Agora atenção que a mistura de exóticos não é das melhores para mandarins, na prática até ficam melhor com a de periquitos. Mas procura por aqui que já se falou bastante nisso também.
O grit não é considerado essencial, mas é muito usado. Como vês, eles até comem bem e mal não lhes faz se não houver exageros.
A papa de ovo, na minha opinião, sou daqueles que defende usar sempre, embora variando as quantidades. Atenção que há muito a dizer sobre "papas de ovo" e convém veres as difereças. Para dares uma "má" papa, mais vale não dares sequer!

1.º Desparasitar interna e externamente.
2.º Emagrecer e regular fígados.
3.º Excitar sexualmente para a reprodução (não obrigatório)
4.º Colocar os ninhos e ao mesmo tempo fazer uma prevenção contra as bactérias.

No geral este é o "esquema" que se segue. Não é regra... Aves bem alimentadas não têm necessidade de emagrecer e controlar figados, nem serem exceitadas para nada. A "prevenção" de bactérias é algo muito discutido e uma daquelas coisas que se costuma fazer "porque sim" muitas vezes sem perceber o que se está a fazer ou, pior ainda, mal feito.
Na minha opinião, percebo a intenção mas se é para fazer é preciso pensar bem e perder um bom bocado a compreender COMO se faz devidamente.

As casas começam de baixo para cima.
Instalações e gaiolas adequadas, cuidados com higiene, limpeza, boa alimentação (sementes e água) e depois o resto.
Os mandarins criam com sementes e água, ponto final. O resto não é "essencial" mas pode fazer uma diferença enorme. Portanto começares de forma simples também te vai permitir ver as diferenças de fazer mais isto ou aquilo.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins e bengalins Empty Re: Ajuda mandarins e bengalins

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Sex 21 Set 2012, 20:37

Olá,

[quote]Portanto começares de forma simples também te vai permitir ver as diferenças de fazer mais isto ou aquilo.[quote]

Eu acho esta frase muito importante, por vezes, demasiadas vezes dão-se passos maiores que as pernas, eu ,na minha muito modesta opinião, acho que é muito importante começar de forma simples , observar como tudo se processa , e depois então ir evoluindo.
Se começarmos logo com esquemas, suplementos etc... como sabemos distinguir o que muda?, quais as diferenças? Há um caminho a percorrer para haver evoluções e mais vale percorre-lo nós próprios, escutando a opinião dos outros.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins e bengalins Empty Re: Ajuda mandarins e bengalins

Mensagem  Tiagomeireles89 Sex 21 Set 2012, 21:09

pedroribeiro-exoticos escreveu:Olá,

Portanto começares de forma simples também te vai permitir ver as diferenças de fazer mais isto ou aquilo.

Eu acho esta frase muito importante, por vezes, demasiadas vezes dão-se passos maiores que as pernas, eu ,na minha muito modesta opinião, acho que é muito importante começar de forma simples , observar como tudo se processa , e depois então ir evoluindo.
Se começarmos logo com esquemas, suplementos etc... como sabemos distinguir o que muda?, quais as diferenças? Há um caminho a percorrer para haver evoluções e mais vale percorre-lo nós próprios, escutando a opinião dos outros.

Antes de mais agradeço a ajuda de todos, e todas as opiniões que têm dado.
Tenho noção que não existe nenhuma "receita" para lidar com estes ou outros animais, até porque eles são todos diferentes.
Também sei que a pressa não é amiga da perfeição e por isso pedi alguns conselhos e comecei por mudar o tipo de alimentação sendo que, vários entendidos em diferentes locais me aconselharam a fazer, e optei por usar um suplemento vitamínico para ter os pequenos a 100%.
Quanto a mais suplementos papas ou afins só serão introduzidos quando começar a haver criação, porque tenho noção que nessa altura terei que lhes o melhor para que eles me possam retribuir com o melhor.
Não tenciono fazer criação a nível industrial, tenho objectivos dentro das diferentes espécies, e tenho algum fascínio por todo o processo, mas também assumo que o "excedente" será para venda, não só porque com o tempo o espaço se torna demasiado pequeno caso mantenha toda a criação, e porque também ajuda nas despesas e financia novos "projectos".
Mas o objectivo é e será a criação por gosto, e tal como nos periquitos (ave da qual já fui criador) fazer "experiências", destes na altura cheguei a ter mais de 50 exemplares e nunca vendi um único, e consegui tirar combinações cores que nunca tinha visto e até hoje não voltei a ver, e o mesmo será feito com estes pequenotes.
Mais tarde irei colocar algumas fotografias da família e dos seus modestos aposentos.
Tiagomeireles89
Tiagomeireles89

Mensagens : 96
Data de inscrição : 16/09/2012
Localização : Vila Nova de Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos