Fórum dos Exóticos
Ajuda Bengalins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ajuda Bengalins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda Bengalins

+6
RicardoJSG
VitorSousa22
joao_z
Longo
João Martinho
Breski
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Ajuda Bengalins

Mensagem  Breski Seg 14 Out 2013, 22:35

Boa noite preciso de ajuda em relação ao meu casal de bengalins, eles estão juntos num viveiro com o casal de mandarins e ainda não os vi a acartar fibras para ninho nenhum. Eles refugiam-se sempre dentro dum ninho seja para dormir como de dia.

Que se passará? Será melhor tira-los á parte?


Em relação ao casal de mandarins, já se apresentam com 3 ovos e espero que venham mais. A partir deste momento que preocupações devo ter mais e que fazer para cuidar bem deles e eles virem a tirar a criação???


Última edição por Breski em Seg 11 Nov 2013, 13:22, editado 10 vez(es)
Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  João Martinho Ter 15 Out 2013, 13:58

tens de ter paciência e dar-lhes tempo, as aves não sentem vontade de criar quando nós queremos, talvez ainda não estejam para aí virados ainda, tens de esperar, com o tempo acabaram por fazer o ninho. além disso pode ser que não seja um casal
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  Longo Ter 15 Out 2013, 14:55

Ola boa tarde

Pela minha pouca experiencia de exoticos e de bengalins,apenas crio bengalins a um ano e meio,os bengalins criam melhor em gaiolas pequenas,em cada gaiola tera que ter apenas um casal.E a minha opiniao pelos exemplos bastantes positivos que tenho tido.
Nao digo que nao criam em grandes viveiros,mas a reproducao deles e mais"controlada"numa gaiola de medidas medianas.(E sim tem que ter certeza que e um casal)kkkkkkk

Espero ter ajudado em algo.

Cump e boas criacoes
Longo
Longo

Mensagens : 198
Data de inscrição : 28/01/2012
Localização : Odivelas

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  Breski Ter 15 Out 2013, 19:19

Comprei de um criador e ele vendeu-me como casal, até que tinha ambas as aves em gaiolas separadas e diferentes. Pois secalhar o melhor mesmo é colocá-los numa gaiola mais pequena, mas acho que irei esperar algum tempo mais pois ainda podem estarem-se a ambientar á gaiola, tenho esperanças nisso.

Em relação ao casal de mandarins, já se apresentam com 3 ovos e espero que venham mais. A partir deste momento que preocupações devo ter mais e que fazer para cuidar bem deles e eles virem a tirar a criação???
Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  joao_z Qua 16 Out 2013, 08:39

Olá,

Dizer que os bengalins são casal é complicado a melhor forma dos conhecer é pelo canto, podes ter duas fêmeas ou dois machos e eles dormem juntos na mesma.
Os exóticos no geral criam bem em colónias ou em casais separados ao criares em gaiolas individuais consegues controlar quais são os pais de quem e há menos guerras por causas do ninhos etc....
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Video

Mensagem  Breski Qua 16 Out 2013, 23:56

Olá joao_z amanha ver se consigo fazer um video dos bengalins a cantarem para ver se realmente tennho casal ou não. Obrigado
Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  VitorSousa22 Qui 17 Out 2013, 18:59

Boas, vou meter aqui um video que já foi postado aqui no forum porque eu também tinha essa dúvida.

Bengalim Fêmea:
É até ao segundo 0:52

Bengalim Macho:
A partir do segundo 0:52



Tem aqui este video só do macho:



Cumps


VitorSousa22
VitorSousa22

Mensagens : 135
Data de inscrição : 09/09/2013
Localização : Mangualde
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  Breski Qui 17 Out 2013, 19:55

Ajudou imenso, muito obrigado. Realmente tenho um casal de bengalins pois o castanho faz esse mesmo cantar Smile

Deixo aqui videos das minhas aves.




Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Perguntas bengalins e mandarins

Mensagem  Breski Sex 18 Out 2013, 23:02

Boa noite tenho umas perguntas a fazer.

1ª. Quem cria com bengalins as crias de outras aves, como faz em relação á postura? Esperam que os bengalins comecem a fazer postura e trocam os ovos ou que método usam?

2ª. Em realção á postura dos meus mandarins o tempo que eles começam a chocar os ovos é quando colocam logo o 1º ovo ou no fim da postura? esta pergunta refere-se ás outras espécies, como bengalins, sparrow, babete e bichenov
Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  joao_z Sex 18 Out 2013, 23:45

Olá,

Breski escreveu:Boa noite tenho umas perguntas a fazer.

1ª. Quem cria com bengalins as crias de outras aves, como faz em relação á postura? Esperam que os bengalins comecem a fazer postura e trocam os ovos ou que método usam?

2ª. Em realção á postura dos meus mandarins o tempo que eles começam a chocar os ovos é quando colocam logo o 1º ovo ou no fim da postura? esta pergunta refere-se ás outras espécies, como bengalins, sparrow, babete e bichenov
Eu recorro a bengalins para a criação de goulds pois alguns dos meus casais ou nao chocam ou colocam-me os filhos fora do ninho apesar das tentativas para que criem directo. Já coloquei ovos em casais de bengalins com ovos como sem ovos e eles sempre chocaram sem problemas.

Os mandarins começam a chocar por volta do terceiro ovo.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  Breski Sex 18 Out 2013, 23:51

Ou seja no caso dos bengalins bas ta ter o casal junto na gaiola e colocar no ninho os ovos de outra espécie que eles chocam e isso?
Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  joao_z Sex 18 Out 2013, 23:55

Olá,

Sim eles iniciam o choco muito facilmente há criadores que até tem dois machos junto a criarem ninhadas de outros passaros não quer dizer que funcione sempre como em todos os pássaros há casais "malucos"
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  Breski Sáb 19 Out 2013, 00:25

pois lool
Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  Breski Seg 21 Out 2013, 12:33

Boa tarde amigos,

Neste fim de semana preparei duas gaiolas com 40x40x40 para colocar o casal de bengalins á parte. Deixo-vos aqui duas fotos das instalações já com o casal.

Ajuda Bengalins 311382358614

Ajuda Bengalins 321382358703

Façam vossa justiça.

PS: agora aguardo novidades deles, como começarem a fazer ninho e criarem. Este casal parece um pouco teimoso apesar de que tenho que ter paciência Smile
Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Crias mandarim

Mensagem  Breski Sex 25 Out 2013, 07:38

Olá,
se tudo correr bem e se os ovos estiverem galados a partir de hoje podem começar a surgir as minhas primeiras crias de mandarim Wink
Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  Breski Seg 28 Out 2013, 13:26

Boa tarde, hoje estou muito contente pois já nasceu a minha 1ª cria de mandarim Wink
Venho pedir a vossa ajuda, para que me ajudem no que devo ter atenção e fazer a partir deste momento com cuidades e alimentação para que não venha a ter problemas nem desilusões.
Já dou sempre ás minhas aves papa de ovo, devo dar algo mais a partir de agora?
Devo dar vitaminas?

Ajudem-me pf
Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  RicardoJSG Seg 28 Out 2013, 16:42

Boas Sr Sérgio,

desde já os meus "parabéns" pelos recém chegados!!

Julgo que deve apenas vigiar se os pais dão de comer ás crias, pois eles são bem capazes de criar as crias sozinhos!!

Infelizmente nós criadores por vezes queremos substituir-nos como pais, mas isso não resulta bem!

Apesar de ainda ter pouca experiência, julgo que deve fornecer o que já fornecia até agora, não deixando faltar nada, o resto as aves fazem por instinto!

Por vezes queremos tanto que as aves isto, as aves aquilo e depois acabamos por estragar tudo!!!


Boa sorte
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  joao_z Seg 28 Out 2013, 20:43

Olá,

Parabéns pela primeira cria.

Deves continuar com a mesma alimentação que davas, dar papa de ovo, água frecha todos os dias, osso de choco.... podes dar vitaminas complexo B por exemplo ou um multivitaminico prática que deves ter não só quando tens crias mas sempre.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  João Martinho Seg 28 Out 2013, 23:00

tudo tal como disseram os anteriores amigos, mas acrescento uma coisa: muito sossego.
Não ande demasiado tempo de roda deles
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  Breski Ter 29 Out 2013, 08:39

Obrigado a todos Wink

Quero proporcionar o melhor para as aves e para as crias. Agora é dar sossego para ver os pequenotes crescerem fortes e saudáveis.
Em realção ao anilhamento, a partir de quanto tempo de nascerem todos posso colocar as respectivas anilhas?

Secalhar vou deixar eles crescerem um bom bocado para colocar as anilhas já que os meus ninhos estão por dentro da gaiola e eu tenho que os tirar para os poder anilhar. Sendo assim como não quero perder nenhum membro da familia vou deixar estarem um pouco grandes e com umas belas peninhas para colocar-lhes as anilhas e também postar fotos

Muito obrigado.
Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  joao_z Ter 29 Out 2013, 09:08

Olá,

Por volta dos 7 dias já deves de colocar as anilhas depois disso já não passam na passa.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  Breski Ter 29 Out 2013, 22:30

joao_z escreveu:Olá,

Por volta dos 7 dias já deves de colocar as anilhas depois disso já não passam na passa.
mas 7 dias da 1ªcria nascer?
Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  joao_z Ter 29 Out 2013, 22:48

Olá,


Isso mesmo mas pode ser mais como menos depende um pouco da alimentação que os pais dão
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  Breski Qua 30 Out 2013, 22:46

Tenho que ver o tamanho delas daki a uma semana mais ou menos. o meu problema mesmo é ter que retirar o ninho para fora da gaiola. pois nao tenho assesso a retira-las sem retirar o ninho. por isso que quero que elas cresçam mais para poder anilha-las sem problema dos progenitores rejeitarem-nas. Ou poderão na mesma?

Hoje já conto com 4 crias, falta só um ovo e depois fico com as 5 crias todas nascidas.

PS: os meus bengalins acho que já andam a fazer o ninho pelo menos já dormem lá e já tive que acrescentar mais fibra de coco hoje Wink
Breski
Breski

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : Frossos, Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Bengalins Empty Re: Ajuda Bengalins

Mensagem  joao_z Qui 31 Out 2013, 08:57

Olá,

Não poderes retirar o ninho é uma falha pois no fim de cada postura convém limpar o ninho, quanto a retirares o ninho para inspecção não tens problemas se assim fosse não tinha um unico pássaro pois vou vigiando até começarem a postura e depois disso por volta dos 7 dias de choco inspecciono para ver se os ovos são ou não galados e por ai em diante.
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos