Fórum dos Exóticos
Opiniões e todas as críticas que conseguirem Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Opiniões e todas as críticas que conseguirem Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opiniões e todas as críticas que conseguirem

4 participantes

Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  smartins Sex 13 Jul 2012, 16:53

Boa tarde a todos(as)

Gostaria das vossas ajudas sobre estes dois Mandarins... e das vossas sempre úteis criticas.


Macho, Cinzento dorso claro(?) - É da minha criação mas como não conhecia a origem dos pais pode haver aí surpresas....
Criticas: Ausência de lágrima, Forma do bico. (e mais? e mais?)
Opiniões e todas as críticas que conseguirem Cinzentodorsoclaro


Opiniões e todas as críticas que conseguirem Cinzentodorsoclaro




Macho, cinzento bochecha negra ??? - Este foi-me oferecido por um não criador e desconheço a origem e os pais... por isso que ajuda me dão???
Críticas: Forma do bico, pintas castanhas onde só deviam existir brancas.... e???
Opiniões e todas as críticas que conseguirem Cinzentobochechapreta


Opiniões e todas as críticas que conseguirem Cinzentobochechanegra2



Desde já agradeço todas as opiniões e as críticas também!!! Very Happy
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty OPINIÕES E TODAS AS CRÍTICAS QUECONSEGUIREM

Mensagem  cristiano Sex 13 Jul 2012, 20:32

boas
a mim o 1 parece me apenas um cinzento clássico
já o 2 é apenas um cinzento bochecha negra, e pareçe portar algo, mas ainda to verde nas questões acima.
cristiano
cristiano

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/10/2009
Localização : indaiatuba Sp
PAÍS : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  smartins Seg 16 Jul 2012, 16:38

Obrigado Cristiano!

Não há mais criticas ao standard? Sei que está muito longe, mas se fizerem as vossas criticas, principalmente os criadores com mais experiência, eu também posso aprender através das minhas aves...

Obrigado Wink
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  Luís Lourenço Seg 16 Jul 2012, 17:58

Boa tarde,

O clássico parece-me ser uma ave fraca, quer em cor, marcações e forma.
O bochecha negra é portador de peito negro, digo isto pela bochecha que vai até à parte de cima do olho e pela pintas brancas na ponta das asas. As penas castanhas nos flancos é um defeito comum nos bochechas negras.

Espera por opiniões de pessoal mais batido em mandarins de exposição que devem ajudar-te um pouco mais Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  Jorge Pinto Ter 17 Jul 2012, 12:42

Boas.

O primeiro pássaro é um cinzento portador de peito negro, daí a lágrima tão fina, se reparares nos flancos vês as pintas ovalizadas em vez de redondas, quanto á forma, tanto um como outro são pássaros um bocado compridos e esguios, com o tempo deves tentar seleccionar aves mais curtas e redondas, o que nem sempre é fácil.

Quanto ao bochecha negra não me parece que seja portador de peito negro, o facto de ter a bochecha ligeiramente acima do olho não quer dizer nada, é apenas um defeito no desenho. Quando a bochecha tende a alastrar para a nuca, aí sim, normalmente são portadores de peito negro. Quanto ás pontas das asas serem brancas, costuma aparecer nos portadores de diluido, por isso é o que eu acho que ele é, um cinzento bochecha negra portador de diluido. Em relação aos flancos castanhos é uma questão de seleccionar as aves com menos castanho ao longo das gerações.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  smartins Ter 17 Jul 2012, 15:06

Boas!
Obrigado a todos pelas ajudas prestadas. São muito importantes para mim estes "pequenos" pormenores. Por vezes podemos dispensar aves boas sem saber o que temos.

Confesso que faz falta um bom livro ou um site com imagens onde podemos comparar e "ver" para lá do fenótipo...


smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  Luís Lourenço Ter 17 Jul 2012, 21:26

Jorge Pinto escreveu:Quanto ao bochecha negra não me parece que seja portador de peito negro, o facto de ter a bochecha ligeiramente acima do olho não quer dizer nada, é apenas um defeito no desenho. Quando a bochecha tende a alastrar para a nuca, aí sim, normalmente são portadores de peito negro. Quanto ás pontas das asas serem brancas, costuma aparecer nos portadores de diluido, por isso é o que eu acho que ele é, um cinzento bochecha negra portador de diluido.

Olá Jorge, em mandarins dos mais pequenos já tirei bastantes portadores de peito negro e as características que notei que os diferenciavam dos cinzentos não portadores de peito negro são as "bolas" dos flancos em forma oval, a lágrima bastante fina, as bochechas alastram um pouco por cima do olho (não tanto como em mandarins de exposição, depende sempre da qualidade da ave), algumas listas da cauda também ficam verticais e as tais marcas brancas nas asas, daí achar que essa característica indica uma provável presença do gene peito negro.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  Jorge Pinto Ter 17 Jul 2012, 22:19

Boas.

Quanto á existência de um livro ou de um site para tirar esse tipo de dúvidas, na minha opinião é dificil concentrar todo o tipo de informação que os criadores precisam, daí a importância de existir este tipo de fóruns, e claro da disponibilidade dos criadores para ajudar.

Luis, concordo com o que disseste, mas essa situação das asas brancas na ponta, sinceramente em portadores de peito negro nunca me aconteceu, mas sim em portadores de diluido tal como disse anteriormente.

Mas atenção a uma coisa, isto dos portadores não funciona igual com todas as aves, dependendo das linhagens, uns mostram mais do que outros. Vou-te dar um exemplo, á dois anos tive machos cinzentos portadores de peito negro, peito laranja, castanho e dorso claro, de duas linhagens diferentes, e posso te dizer que os de uma linhagem quase não se notava que eram portadores, e os da outra linhagem tinham a bochecha mais alastrada que a maioria dos peito negro que se vê por aí, e no peito pareciam peito laranja, por acaso ainda tenho um de cada, amanhã se tiver tempo tiro fotos e posto aqui, só por curiosidade para o pessoal ver a diferença.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  Jorge Pinto Qua 18 Jul 2012, 23:08

Boas.

Tal como prometido cá estão as fotos dos portadores.

Opiniões e todas as críticas que conseguirem SDC16756
Opiniões e todas as críticas que conseguirem SDC16754
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  smartins Qua 18 Jul 2012, 23:14

Boa noite

Mais uma vez agradeço os vossos comentários e partilha de conhecimento. São bons exemplos que nem todos tomam no dia a dia, guardando para si mesmos o conhecimento e experiências. bem hajam por isso.

Esta é uma fêmea que guardei para este ano... só a coloquei a fazer uma postura e saíram 4 machos aparentemente "cinzentos normais".... mas aquela bochecha leva-me a pensar que há ali mais qualquer coisa que não vejo Smile
Opiniões e todas as críticas que conseguirem Img0759m

smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  Jorge Pinto Qua 18 Jul 2012, 23:16

Boas.

Com essa bochecha tão marcada, o mais provável é ser portadora de peito laranja.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  smartins Qua 18 Jul 2012, 23:19

É verdade, Jorge Pinto.

São bem visíveis a marca da bochecha se estender por cima do olho, assim como as marcas nas asas...

Com este tipo de visualização do explicado fica mais fácil a um novato como eu aprender...

Mais uma vez os meus agradecimentos.
Abraço
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  smartins Qua 18 Jul 2012, 23:22

Caro Jorge,

Sendo peito laranja, qual seria o melhor conselho para um macho?? Quero ver se tenho os mínimos para levar aves a exposição (nem que seja apenas à do meu clube).. Laughing
Abraço
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  Luís Lourenço Qui 19 Jul 2012, 08:23

Boas,

Sérgio quanto a mim o melhor macho para essa fêmea é um cinzento peito laranja ou talvez mesmo um castanho peito laranja, mas o Jorge saberá qual o melhor macho.

Jorge só uma questão, nas fêmeas portadoras de peito laranja, além de poderem ficar assim com a bochecha assim com os contornos marcados, também podem ficar com marcações nos flancos? Pergunto isto porque tenho uma fêmea assim e o pai é um cinzento portador de peito negro e peito laranja.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  Jorge Pinto Qui 19 Jul 2012, 22:21

Boas.

Concordo com o Luis, para tirares aves boas para exposição com essa fêmea segue a linha peito laranja, pode ser em cinzento, castanho, dorso claro ou diluido, de preferência só peito laranja, se for peito negro peito laranja já entra na classe das combinações, é uma questão de opção.

Eu pessoalmente adoro as combinações, mas a realidade é que existem muito poucos criadores a terem uma linhagem de peitos laranja puros, por isso na minha opinião é uma vertente a explorar.

Luis, sem dúvida que as fêmeas peito laranja e portadoras de peito laranja podem marcar flancos, algumas marcam mesmo as laterais de tal ordem que parecem machos, mas sem a cor claro.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões e todas as críticas que conseguirem Empty Re: Opiniões e todas as críticas que conseguirem

Mensagem  smartins Qua 25 Jul 2012, 22:31

Obrigado a todos mais uma vez! cheers
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos