Fórum dos Exóticos
Opiniões acerca da mutação Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Opiniões acerca da mutação Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opiniões acerca da mutação

+3
Antonio Pereira
Jose Fernando
Rui Luz
7 participantes

Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Opiniões acerca da mutação

Mensagem  Rui Luz Sáb 19 Set 2009, 13:47

Boa tarde a todos

Queria partilhar estas fotos com todos e recolher algumas opiniões. Qual a mutação que consideram esta ave? É um dos mais novitos e causou-me alguma surpresa... está a deixar-me com dúvidas. Eu tenho a minha opinião mas gostava de vos ouvir primeiro.

Opiniões acerca da mutação DSC08323

Opiniões acerca da mutação DSC08324

Opiniões acerca da mutação DSC08327

Opiniões acerca da mutação DSC08330


Cumprimentos
Rui Luz
Rui Luz

Mensagens : 315
Data de inscrição : 04/01/2009
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Opiniao

Mensagem  Jose Fernando Sáb 19 Set 2009, 19:21

Saudaçoes Ornitologicas,
Na minha opiniao e depois de comparar com algumas fotos de aves acho que estamos perante uma ave Pinguim onde se nota uma indefeniçao na cor com o cinzento e o castanho misturado no Dorso, o que evidencia tambem a ave em relaçao aos Pinguins tradicionais e o excesso de marcaçao no peito.
Nao sei se estamos perante uma mutaçao diferente do habitual ou nao.
Vamos esperar por mais comentarios, concerteza de criadores mais experientes do que eu nestas mutaçoes.
Cumprimentos.
Jose Fernando
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Re: Opiniões acerca da mutação

Mensagem  Antonio Pereira Sáb 19 Set 2009, 20:13

Boas Noites

Aqui está uma ave polemica , em 1º lugar parece-me peito negro pois as bochechas sobem e a cauda tem as riscas da cauda na vertical.
A cor parece ser isabel cinzento ou castanho, mas pelas fotos é dificil.

Sabendo quais são os pais é mais facil chegarmos a uma conclusão.
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Re: Opiniões acerca da mutação

Mensagem  Jorge Pinto Sáb 19 Set 2009, 23:32

Boas, na minha opinião estamos perante um peito negro pinguim castanho, como a ave é muito nova provavelmente quando mudar vai ficar com o peito branco, como eu já falei num outro tópico, as combinações com os pinguins entram em conflito com várias outra mutações, nomeadamente a mutação peito negro, daí toda essa indefinição que tem este pássaro.
Mas é claro que posso estar errado, gostava que o Rui descrevesse os pais para podermos pôr as leis da genética a resolver parte do problema Very Happy .

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Re: Opiniões acerca da mutação

Mensagem  Rui Luz Dom 20 Set 2009, 11:13

Bom dia

Desde já agradeço alguns comentários feitos.

Agora lá vai mais alguma coisa para a confusão.... O pai é Cinzento peito negro e a mãe é Cinzenta peito negro dorso claro. Peito negro será de certeza... e o resto...????

Pela lógica seria apenas cinzento peito negro portador de dorso claro... mas...
Rui Luz
Rui Luz

Mensagens : 315
Data de inscrição : 04/01/2009
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Re: Opiniões acerca da mutação

Mensagem  Jorge Pinto Dom 20 Set 2009, 20:27

Boas. Eu tinha posto a hipótese de ser peito negro pinguim castanho, a hipótese de ser castanho fica automaticamente excluida, terá que ser considerado cinzento, apesar das indefinições visíveis, a hipótese de ser peito negro está confirmada, mas aí eu não tinha dúvidas, quanto á hipótese de ser pinguim ainda é possível, nesse caso estaríamos perante dois portadores de pinguím, embora possa parecer pouco provável mesmo ao Rui, é possível, é que as mutações recessivas podem passar anos sem "aparecer", fazendo portadores atrás de portadores, e é claro que quando aparecem causam surpresas, mas vamos esperar que apareçam mais opiniões, e já agora Rui, disseste que tinhas a tua ideia mas não disseste qual era, para ti o que é este pássaro? Concordas com alguma coisa do que por nós foi dito?

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Re: Opiniões acerca da mutação

Mensagem  Rui Luz Ter 22 Set 2009, 20:11

Boas noites

Tal como já disse na mensagem anterior:

.... O pai é Cinzento peito negro e a mãe é Cinzenta peito negro dorso claro. Peito negro será de certeza... e o resto...????

Pela lógica seria apenas cinzento peito negro portador de dorso claro... mas...

Quando ainda estava no ninho a ave era bastante clarinha e pensava que tinha uma peito negro dorso claro (tendo de ser o pai portador). Depois começou a sair do ninho e comecei a ver algumas pintas.. ou seja, é um machito!
Só que o pássaro parece-me acastanhado... será que pode ser isabel??pela genética não vou lá...

Quais serão as alternativas?

Aguardo pelas respostas dos amigos criadores!! Smile

Um abraço
Rui Luz
Rui Luz

Mensagens : 315
Data de inscrição : 04/01/2009
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Re: Opiniões acerca da mutação

Mensagem  Antonio Pereira Ter 22 Set 2009, 20:54

Boas Noites

quando se cruza o peito negro com o isabel sai pheo denominação antiga, pois agora chama-se pheo ao isabel da linha castanha. é uma ave completamente diferente daquela queestá na foto.
Realmente essa ave é um quebra cabeças, será que podes por fotos dos pais.

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Re: Opiniões acerca da mutação

Mensagem  Nandes Ter 22 Set 2009, 22:00

Boas

Eu mostrei esta foto a um colega meu que estuda varias especies de aves, as suas mutaçoes digamos que é pro na matéria Tambem...

Eu mostreilhe e ele ficou assim tambem nao me soube dizer que mutaçao era porque segundo ele nao está bem enquadrado com nenhuma e diz ele que o mais bisarro foi ele nacher com os pais assim segundo ele no maximo sairia dorço claro se o pai fosse portador Razz Ou seja diz ele que há aqui muita tinta para correr Razz
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Re: Opiniões acerca da mutação

Mensagem  Jorge Pinto Ter 22 Set 2009, 23:05

Boas, na minha opinião este pássaro não é isabel, mesmo que fosse um isabel da linha cinzenta teria que ter um dorso muito mais claro que este que está na foto, vou postar uma foto de um pássaro como o que o sr Pereira falou, ou seja um isabel castanho peito negro:
Opiniões acerca da mutação Zwartborst20isabel20bruin_jpg_jpg1
Já dá para ficarmos com uma ideia, esta combinação em cinzento fica um pouco mais "suja", mas nunca tão escura como o pássaro do Rui, a não ser que tenha a mutação isabel junta com outra que não conseguimos descobrir, mas isso é pouco provável, eu continuo a dizer que a hipótese mais provável é a do pinguim.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Re: Opiniões acerca da mutação

Mensagem  Rui Luz Qua 23 Set 2009, 22:11

Boa noite

Sendo assim partilho da vossa opinião, Isabel não pode ser.

Mas Jorge, eu no meu plantel não tinha nada de pinguins, apenas este ano vou começar a tentar criar qualquer coisa desta mutação. E era muita sorte não ter pinguins no plantel e juntar logo dois peitos negro portadores de pinguim... quando não tinha nada!

Também percebo quando dizes que podem não se manifestar logo e passar despercebidos algumas gerações mas... não estou inclinado em classificá-lo como pinguim..

Para já acho que lhe vou chamar apenas combinação de mutação Smile

Sr. Pereira, neste momento não tenho fotos dos pais desta ave. Se conseguir tirar algumas ponho aqui.

Apenas relembro que é um macho cinzento peito negro e uma fêmea cinzenta peito negro dorso claro.

E já agora, tenho mais 3 irmãos desta ave e são todos como esperado... ou seja as fêmeas peito negro e os machos peito negro portadores de dorso claro.

Este exemplar é que me deu para aqui um trambolhão qualquer na genética..

Um abraço
Rui Luz
Rui Luz

Mensagens : 315
Data de inscrição : 04/01/2009
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Re: Opiniões acerca da mutação

Mensagem  DanielCaetano Ter 26 Jul 2011, 02:59

Boas,

estava a ver topicos mais atingos e deparei-me com este debate que afinal de contas nao chegou ao fim (ou foi terminado noutro topico e não vi).
gostava só de dar a minha opinião ainda que seja novo nestas andanças ao pé de vós.

SE, a femea, mae deste mandarim, fosse portadora de isabel e que nao fosse visivel ou que fosse muito pouco e por ser de Dorso Claro não se notasse, pois nao podemos ve-la, isso nao resolveria o problema??!

se isto acontecesse, na minha opinião o mandarim apresentado nao pode ser um macho Cinzento Dorso Claro Peito Negro portador de isabel (e/ou portador de castanho caso o pai o fosse tambem?)???

pelo que sei, o factor isabel clarifica o negro do peito e da cauda da ave, e estamos na presença disso, e como sendo apenas portador de isabel nao tinha de ser tao claro como o senhor Jorge o disse, mas isto é apenas a minha opinão. Smile

Abraço a todos,
DanielCaetano
DanielCaetano

Mensagens : 38
Data de inscrição : 23/05/2011
Localização : Cadaval- Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Mutação

Mensagem  AvilandiaPT Ter 26 Jul 2011, 09:39

Olá,

Só apanhei agora o tópico.
Provavelmente já sabes mais sobre a ave por esta altura mas também fiquei com curiosidade.
A minha primeira opção seria castanho peito branco peito negro. Mas a cor das fotografias pode enganar muito por isso, depois das descrições e dados adicionais não me custa que fosse um dorso claro peito branco peito negro.
A coloração do peito faz sentido já que tens duas mutações em conflito directo (peito branco e peito negro) mas que actuam em fases diferentes do processo de pigmentação.

Outras hipótese mais rebuscada seria na linha dos pastéis recessivos. Essa teoria é possível MAS não existe grande consenso sobre a existência dos pastéis recessivos na europa. O facto de deixar as marcações castanhas e laranjas e diluir apenas eumelaninas negras encaixa, assim como no padrão de coloração das primárias que é típico da diluição parcial causada pelo pastel recessivo.

Mas como diz o ditado "when you hear hooves think horses, not zebras..." portanto mantendo as opções mais simples, à partida também eu iria pelo peito branco peito negro seja no dorso claro ou castanho.

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Re: Opiniões acerca da mutação

Mensagem  Jorge Pinto Ter 26 Jul 2011, 23:14

Boas.

Quanto á opinião do Daniel, não faz sentido nenhum, embora a intenção seja boa...
Os portadores de isabel não alteram a cor do dorso, e mesmo que fosse um isabel dorso claro seria praticamente a mesma cor do dorso em relação a um isabel cinzento ou castanho.

Quanto á opinião seguinte, estamos de acordo em relação á possibilidade de ser peito negro peito branco, mas eu continuo a dizer que é cinzento. vejamos, castanho é impossivel uma vez que ambos os pais são de linha cinzenta, se fosse uma fêmea era possivel, mas estamos perante um macho, dorso claro seria possivel, mas se repararmos, as bochechas mantiveram a coloração clássica, se fosse um dorso claro tinha que apresentar diluição, o que não acontece.

Não me tinha lembrado da possibilidade do pastel recessivo, mas também é um caso a pensar.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Mutação

Mensagem  AvilandiaPT Qua 27 Jul 2011, 07:50

Olá,

Sim, existe uma possibilidade muito remota de ser castanho, considerando a possibilidade de ambas as aves desfazerem os crossing-over. E de que a fêmea fosse na verdade castanho DC, o que não sendo impossível também me parece estranho...
Disse isso porque sem indicações dos pais, olhando para esta ave seria a primeira suspeita.

O pastel recessivo das duas uma, ou é uma mutação individual ou uma variação alélica do Isabel. Como na prática são muito parecidos as dúvidas que existem é por isso.
Será que o Rui já tem mais novidades?

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Opiniões acerca da mutação Empty Re: Opiniões acerca da mutação

Mensagem  Rui Luz Qua 27 Jul 2011, 22:44

Boas Noites,

O tópico já tem algum tempo e neste momento eu já não tenho a ave comigo. Decidi não criar com ela pois fugia da linha que eu estava a trabalhar, portanto não sei se passado mais um anito ela teve alguma alteração no seu fenótipo.

Apenas acrescento que foi a única que me saiu assim, e sabendo que ambos os progenitores vêm de linhas de peito negro, custa-me a acreditar que possa ter o peito branco lá metido mas... nunca se sabe.

Das criaçõe dos irmãos/ irmãs não saiu mais nenhuma ave com caracteríscicas semelhantes.

Cumprimentos

Rui

Rui Luz
Rui Luz

Mensagens : 315
Data de inscrição : 04/01/2009
Localização : Barreiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos