Fórum dos Exóticos
Combinações de Mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Combinações de Mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Combinações de Mandarins

5 participantes

Ir para baixo

Combinações de Mandarins Empty Combinações de Mandarins

Mensagem  joao 1999 Sex 02 Dez 2011, 16:10

ola caros amigos,
gostaria que me dissesem como posso chegar a combinação peito negro bochecha negra, p que tenho de acasalar??
cumps joao
joao 1999
joao 1999

Mensagens : 144
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : rio tinto
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Combinações de Mandarins Empty Boc. Preta e peito negro

Mensagem  AvilandiaPT Sex 02 Dez 2011, 17:11

Olá,

Tens vários caminhos possíveis, mas à partida começas com peitos negros e acasalas com bocheha preta. Daqui tiras portadores de PN e BP. Não tendo PNBP para usar, depois tens dois caminhos, ou acasalas entre eles (e vais ter o problema de tirares muitos possíveis duplos portadores que não podes identificar - mas és capaz de tirar alguns); ou acasalas com PN ou com BP e sempre melhoras as probabilidades (passas a só ter possíveis portadores simples).

Não sei o que pretendes fazer, mas se a ideia em fazeres a combinação é criar uma ave com a cabeça toda preta, na prática isso não acontece como seria de esperar na teoria.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Combinações de Mandarins Empty Re: Combinações de Mandarins

Mensagem  luisbaleia Sex 02 Dez 2011, 18:00

Obrigado pelas dicas, cumps!
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Combinações de Mandarins Empty Re: Combinações de Mandarins

Mensagem  Hélder Branco Sáb 03 Dez 2011, 01:36

Obrigado, sempre aprendendo COMPRIMENTOS.
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Combinações de Mandarins Empty Re: Combinações de Mandarins

Mensagem  joao 1999 Sáb 03 Dez 2011, 11:00

muito obrigado sr. avilandia
joao 1999
joao 1999

Mensagens : 144
Data de inscrição : 13/07/2011
Localização : rio tinto
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Combinações de Mandarins Empty Re: Combinações de Mandarins

Mensagem  luisbaleia Dom 04 Dez 2011, 23:11

AvilandiaPT escreveu:Olá,

Tens vários caminhos possíveis, mas à partida começas com peitos negros e acasalas com bocheha preta. Daqui tiras portadores de PN e BP. Não tendo PNBP para usar, depois tens dois caminhos, ou acasalas entre eles (e vais ter o problema de tirares muitos possíveis duplos portadores que não podes identificar - mas és capaz de tirar alguns); ou acasalas com PN ou com BP e sempre melhoras as probabilidades (passas a só ter possíveis portadores simples).

Não sei o que pretendes fazer, mas se a ideia em fazeres a combinação é criar uma ave com a cabeça toda preta, na prática isso não acontece como seria de esperar na teoria.

Cumps,

Boas Avilândia,eu por exemplo quero tentar tirar um Mandarim de peito negro com face negra e juntei 1 macho de peito negro com 1 femea de Face negra deste resultado em principio se saírem 4 crias, 2 delas vão sêr da mutação Peito Negro ou da mutação Face Negra ou as 2 só de uma destas Mutação é isso? Outra deve de saír 1 macho ou femea clássica e outra 1 macho ou femea portador de uma destas 2 mutações dominantes, é isso?

A partir daqui não estou a perceber... se juntar por exemplo a mãe que é face Negra com 1 destes filhos também Face negra o que vai saír é tudo Face negra só, ou ainda sai portadores e clássicos?

Mas o que não estou mesmo a perceber é como juntamos por exemplo 2 ou 3 mutações dominantes numa só ave, o que tem de se fazer por exemplo depois da primeira geração que aqui expliquei!
Ou seja depois desta primeira geração Peito negro x Face negra tenho que juntar igualmente as 2 mutações dominantes na segunda geração quer seja filho com pai ou outra ave com uma destas 2 mutações ? Quer dizer que depois na terceira geração já me podem saír crias com o peito negro e face negra ? Ou podem mesmo nunca saír nenhum exemplar com essas 2 mutações?

Desculpem tanta confusão mas isto de genética tem muito que se lhe diga!
Cumps
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Combinações de Mandarins Empty Re: Combinações de Mandarins

Mensagem  Hélder Branco Seg 05 Dez 2011, 00:53

genetica é confuso mas bonito de se aprender ainda sou muito inexperiente mas irei chegar lá consegui tirar uma cria a 1ª que tive o maxo era normal peito preto e a femea cinzento classico portadora de Bn veio uma cria com peito negro fase preta bochecha acenourada
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Combinações de Mandarins Empty Combinações

Mensagem  AvilandiaPT Seg 05 Dez 2011, 22:50

Olá Luis,

O tópico inicial era outro, mas dentro do mesmo tema.

por exemplo quero tentar tirar um Mandarim de peito negro com face negra e juntei 1 macho de peito negro com 1 femea de Face negra deste resultado em principio se saírem 4 crias, 2 delas vão sêr da mutação Peito Negro ou da mutação Face Negra ou as 2 só de uma destas Mutação é isso? Outra deve de saír 1 macho ou femea clássica e outra 1 macho ou femea portador de uma destas 2 mutações dominantes, é isso?

Primeiro é preciso esclarecer se estás a falar de face preta (dominante) ou bochecha preta (recessivo livre).
Sendo Face preta, deste casal vais tirar 50% FP portadores de peito negro e 50% normais portadores de peito negro. Não têm que ser 2 em 4, 50% é um valor indicativo que só nos diz que quantas mais aves, mais perto andará a proporção dos 50-50. Podes tirar 4 todos normais ou todos FP.

Na segunda geração neste caso só tens de te preocupar com os portadores do que seja recessivo, já que o dominante tiras sempre directos. Se conseguires juntar um PN com um destes FP/PN tiras logo FP PN (só com muito azar não saiam logo...).

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Combinações de Mandarins Empty Re: Combinações de Mandarins

Mensagem  luisbaleia Ter 06 Dez 2011, 00:16

Boas... enganei-me é 1 macho de peito Negro x femea de Bochecha Negra, assim é que é!
Obrigado pela explicação.
Cumps
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Combinações de Mandarins Empty Re: Combinações de Mandarins

Mensagem  Hélder Branco Qua 14 Dez 2011, 01:32

Adquiri um casal de mandarins GIGANTES na qual ela é BN portadora de branco e o macho Bn cor normal de um mandarim mas portador de pinguim como sou novato estou corioso para saber o que ai dali bounce bounce bounce bounce bounce ou seja antes era uma curiosidade passou a um hobby começo a notar que quero fazer algum trabalho nesta linea quem diria e eu quem nem pegava em passaros por não gostar realmente a vida é uma surpresa
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Combinações de Mandarins Empty Re: Combinações de Mandarins

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qua 14 Dez 2011, 18:37

ola Helder,

Vao sair bochechas negras portadores de branco e de peito branco.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Combinações de Mandarins Empty Re: Combinações de Mandarins

Mensagem  Hélder Branco Qui 15 Dez 2011, 02:05

ok Very Happy Cool Cool é isso mesmo que queria pois tenho um criador que custuma me a ficar com alguma passarada e disse me que os brancos andam escassos por isso depois de tirar o que quero para trabalhar outra mutação o meu amigo tb irá ser serviço obrigado
Hélder Branco
Hélder Branco

Mensagens : 462
Data de inscrição : 28/08/2011
Localização : Relva, Ponta Delgada AÇORES
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos