Fórum dos Exóticos
Mutação Bochecha Negra Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Mutação Bochecha Negra Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mutação Bochecha Negra

2 participantes

Ir para baixo

Mutação Bochecha Negra Empty Mutação Bochecha Negra

Mensagem  ToManel Ter 15 Mar 2011, 16:04

Boa tarde a todos.

Gostava de tirar uma dúvida:


Como se podem obter as seguintes mutações: Diamante Mandarim Bochecha negra diluído, cinzento ou castanho e Diamante Mandarim Bochecha negra dorso claro, cinzento ou castanho?

Para um entendimento melhor da minha parte, se for possível, com uma pequena explicação.


Muito obrigado.
ToManel
ToManel

Mensagens : 64
Data de inscrição : 28/03/2010
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mutação Bochecha Negra Empty Bochecha negra

Mensagem  AvilandiaPT Ter 15 Mar 2011, 19:14

Olá,

Sim, o bochecha negra pode ser combinado com diluidos e dorso claro (cinzentos ou castanhos).
O diluido e dorso claro (cinzento ou castanho) são mutações recessivas ligadas ao sexo. O castanho também. A combinação de diluido com castanho ou dorso claro com castanho é que já é mais complicada porque requer crossing-over, o que altera as %s das crias de forma considerável.
Sobre o dorso claro e diluido já foi discutido aqui no fórum noutro tópico com alguma profundidade.
Em relação ao bochecha negra em si, é recessiva livre (autossómica) por isso basta que ambos os pais sejam, no minimo, portadores de bochecha negra.

Em qualquer caso, é mais fácil de trabalhar mantendo na linha cinzenta do que castanha. E no dorso claro é mais fácil que no diluido. O castanho bochecha negra é um caso "especial".

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Mutação Bochecha Negra Empty Re: Mutação Bochecha Negra

Mensagem  ToManel Ter 15 Mar 2011, 20:22

Muito obrigado pela explicação Ricardo.


Se entendi, para obter Bochecha negra diluído, por exemplo, devemos cruzar Bochecha Negra (ou portador) com Diluído portador de Bochecha Negra. É assim?


Ricardo, quero aproveitar esta oportunidade para partilhar com todos aquilo que penso acerca da tua participação neste Fórum. Há algum tempo que sigo o Fórum, na procura de informação que me permita conhecer melhor este mundo das aves e cedo me apercebi da tua disponibilidade para ajudar e, acima de tudo, dos teus conhecimentos acerca das matérias que são aqui abordadas. Quero pois dar-te os meus sinceros parabéns e agradecer o teu magnifico contributo.


Muito obrigado.


Cumprimentos.
ToManel
ToManel

Mensagens : 64
Data de inscrição : 28/03/2010
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mutação Bochecha Negra Empty Combinações bochecha negra

Mensagem  AvilandiaPT Qua 16 Mar 2011, 00:30

Olá,

Sim. Caso não tenhas portadores é uma questão de criar diluido com BN para num primeiro passo tirar portadores e depois usar esses.
Trabalhando com machos portadores de diluido e de bochecha negra com femeas cinzentas bochecha negra consegues rapidamente tirar alguns diluidos BN.

O fórum é para isso mesmo, trocar ideias!

Cumprimentos,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos