Fórum dos Exóticos
Bichenov - Necessidade de Amas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Bichenov - Necessidade de Amas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bichenov - Necessidade de Amas

+2
Luís Lourenço
Filipe Matos
6 participantes

Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Filipe Matos Sáb 19 Nov 2011, 13:11

Boas,

é o primeiro ano que pretendo reproduzir Bichenov´s e é a primeira postura dos mesmos, são eles capazes de criarem sozinhos os filhotes ou devo optar por amas? E quanto ao choco, devo já retirar os ovos?

Cumps,
Filipe Matos


Última edição por Filipe Matos em Sáb 19 Nov 2011, 18:26, editado 1 vez(es)
Filipe Matos
Filipe Matos

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/09/2011
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 19 Nov 2011, 14:57

Boas,

É uma questão de experimentar. Se vir que há problemas depois de nasceram tira para as amas.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Filipe Matos Sáb 19 Nov 2011, 18:06

Luís Lourenço escreveu:Boas,

É uma questão de experimentar. Se vir que há problemas depois de nasceram tira para as amas.

Mas são os Bichenovs piores ou melhores pais em cativeiro que os Diamantes de Gould?
Filipe Matos
Filipe Matos

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/09/2011
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 19 Nov 2011, 18:16

Filipe Matos escreveu:
Luís Lourenço escreveu:Boas,

É uma questão de experimentar. Se vir que há problemas depois de nasceram tira para as amas.

Mas são os Bichenovs piores ou melhores pais em cativeiro que os Diamantes de Gould?

É como o Luis disse: pode apanhar um casal maravilha que cria excelentemente bem as crias e pode apanhar um que mate crias, parta ovos, abandone o choco. Não se pode fazer uma comparação com esta ou aquela especie, pois dentro de cada especie, nem todas as aves são iguais.
Mas, se o que quer saber é se a probabilidade de criarem directo é elevada, não é. Tem cerca de 30% hipoteses de criar directo.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 19 Nov 2011, 20:18

Boas,

Depende de muita coisa, idade das aves, alimentação, alojamento, compatibilidade entre o casal. E, como disse o Gustavo, pode-se ter um casal que seja 5 estrelas a criar e outro que nem chega a chocar os ovos decentemente.
Segundo várias pesquisas que tenho feito e segundo outros criadores, o Bichenov costuma ser mais fácil de criar directo que o Gould mas ... É uma questão de experimentar.

Para amas, além dos Bengalins do Japão, aconselhava-o a ter um casal de Mandarins de confiança de prevenção. Isto porque os Bichenovs nascem com muita penugem e parecem-se um pouco com Mandarins e muitos Bengalins não alimentam aves com muita penugem.

Gustavo, só por curiosidade, onde viste essa percentagem?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Filipe Matos Sáb 19 Nov 2011, 20:31

Luís Lourenço escreveu:Boas,

Depende de muita coisa, idade das aves, alimentação, alojamento, compatibilidade entre o casal. E, como disse o Gustavo, pode-se ter um casal que seja 5 estrelas a criar e outro que nem chega a chocar os ovos decentemente.
Segundo várias pesquisas que tenho feito e segundo outros criadores, o Bichenov costuma ser mais fácil de criar directo que o Gould mas ... É uma questão de experimentar.

Para amas, além dos Bengalins do Japão, aconselhava-o a ter um casal de Mandarins de confiança de prevenção. Isto porque os Bichenovs nascem com muita penugem e parecem-se um pouco com Mandarins e muitos Bengalins não alimentam aves com muita penugem.

Gustavo, só por curiosidade, onde viste essa percentagem?


Irei experimentar as 2 posturas iniciais, darei alguma margem de manobra nesta primeira postura devido à inexperiência, depois na segunda irei tirar a prova dos nove.
Obrigado pelos comentários.

Filipe Matos
Filipe Matos

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/09/2011
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 19 Nov 2011, 23:52

Boas, Luis

vi á uns anos, quando estive com um criador do Norte, quando me estava a inicicar nos Bichenovs.
Ele tinha um livro que mostrava que mediante determinadas condições, havia mais ou menos porbabilidades de criação de determinada especie. Lembro-me de dizer nos Bichenovs que a média era de 30%. Depois demonstrava determinadas condições em que esta taxa subia.



Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  luisbaleia Sáb 19 Nov 2011, 23:57

Boas... podes sempre tentar a vêr se engatam a criar directo,alguns casais tiram, nos Goulds por exemplo se tirarem uma vez directo não quer dizer que na próxima postura façam igual porque isso varia!!!
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Luís Lourenço Dom 20 Nov 2011, 11:04

Boas,

Obrigado Gustavo.
Eu acredito que a média seja um pouco mais alta que isso, isto porque muitos criadores nem tentam criar directo. Isto em Portugal porque noutros países criar com amas não é tão sistemático como cá. Já vi Modestos e Estrelas a criarem bem directo em sites estrangeiros e cá não conheço ninguém que tenha conseguido. E sobre Bichenovs, vi um site dum criador espanhol que trocou os ovos dum casal de Bichenovs para um casal de Mandarins, e vice versa, e os Bichenovs criarem muito bem os Mandarins! E não eram dos Mandarins pequenos, eram Mandarins já com 2 vezes o tamanho dos Bichenovs e tinham acabado de sair do ninho.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  marcomonteiro Seg 21 Nov 2011, 10:55

Luís Lourenço escreveu:Boas,

"Já vi Modestos e Estrelas a criarem bem directo em sites estrangeiros e cá não conheço ninguém que tenha conseguido. "


Boas,

eu tenho 3 casais de D. Estrela e 2 de Modestos que criam sempre directo e nunca tive qualquer problema com os mesmos!

Já com os Bichenov não tive a mesma sorte porque apesar de fazerem a postura, não agarram o choco de maneira nenhuma.

Um abraço,
marcomonteiro
marcomonteiro

Mensagens : 29
Data de inscrição : 18/08/2011
Localização : Sesimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Filipe Matos Seg 21 Nov 2011, 11:19

Não sabia da questão da semelhança dos mandarins com os bichenovs, penso que não vou conseguir levar a bom porto esta postura, além disso os bengalins de que disponho falharam na primeira criação, não sei se será inexperiência.
Filipe Matos
Filipe Matos

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/09/2011
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Filipe Matos Seg 21 Nov 2011, 11:26

Reparei agora que os bichenovs são algo irregulares no choco, terei mesmo que optar por amas, mas estou com dificuldade em encontrar casais já experientes na minha zona.
Filipe Matos
Filipe Matos

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/09/2011
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Luís Lourenço Seg 21 Nov 2011, 13:54

marcomonteiro escreveu:
Luís Lourenço escreveu:Boas,

"Já vi Modestos e Estrelas a criarem bem directo em sites estrangeiros e cá não conheço ninguém que tenha conseguido. "


Boas,

eu tenho 3 casais de D. Estrela e 2 de Modestos que criam sempre directo e nunca tive qualquer problema com os mesmos!

Já com os Bichenov não tive a mesma sorte porque apesar de fazerem a postura, não agarram o choco de maneira nenhuma.

Um abraço,

Boas,

Agora já conheço Laughing
Muitos parabéns, tem algum conselho a dar para criar directo com os Estrelas?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Carlos S. Seg 21 Nov 2011, 14:52

Boas
Ja tive modestos a criar directo, os estrelas ainda nao consegui pois sao um pouco mais esquesitos, na secção de videos esta lá um video de um dos meus casais de bichenovs a criar directo, da experiencia que tenho desta especie, sao os diamantes mais faceis de conseguir reproduzir sem amas, dos casais que tenho ate agora, poucos foram os que nao criaram directo, mas em tudo existe o fator sorte, e tambem as condições que tem para as aves, contudo boa sorte com eles Wink

ja agora deixo aqui o link:
https://forumdosexoticos.forumeiro.com/t1517-casal-de-bichenovs-a-criar-directo
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Luís Lourenço Seg 21 Nov 2011, 17:35

Olá Carlos,

Já tinha visto umas quantas vezes esse vídeo Razz
Com os Bichenovs Castanhos já conseguiste criar directo ou não se mostram interessados?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Carlos S. Seg 21 Nov 2011, 18:18

Esse ainda nem sequer os conseguir criar em bengalins, so tive uma femea castanha ate a data, mas morreu no choco, ainda tirei os 4 filhos nos bengalins mas eram classicos pois nao estava a usar portador de castanho, fiquei com os machos a espera de serem portadores, vamos ver este ano se sai algum :p
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Bichenov - Necessidade de Amas Empty Re: Bichenov - Necessidade de Amas

Mensagem  Filipe Matos Seg 21 Nov 2011, 20:05

Carlos S. escreveu:Boas
Ja tive modestos a criar directo, os estrelas ainda nao consegui pois sao um pouco mais esquesitos, na secção de videos esta lá um video de um dos meus casais de bichenovs a criar directo, da experiencia que tenho desta especie, sao os diamantes mais faceis de conseguir reproduzir sem amas, dos casais que tenho ate agora, poucos foram os que nao criaram directo, mas em tudo existe o fator sorte, e tambem as condições que tem para as aves, contudo boa sorte com eles Wink

ja agora deixo aqui o link:
https://forumdosexoticos.forumeiro.com/t1517-casal-de-bichenovs-a-criar-directo

Posto isto, vou arriscar mesmo!
Filipe Matos
Filipe Matos

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/09/2011
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos