Fórum dos Exóticos
Ajuda mandarins - Página 3 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ajuda mandarins - Página 3 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda mandarins

+6
Jorge Pinto
maia
AvilandiaPT
Jose Fernando
Antonio Pereira
Vice
10 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  gimbras Sex 30 Mar 2012, 11:03

Vice escreveu:Nada de ovos, parece que abandonou em definitivo a postura, não sei se não será melhor limpar o ninho e deixa-los fazer de novo o ninho :S

boas,
deixe lá os dois ninhos, para eles escolherem, e ponha algum material para eles darem os retoques. o resto deixe com eles, que percebem mais do assunto que nós. a nossa ansiedade é natural, mas só atrapalha.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Sex 30 Mar 2012, 11:12

isso foi o que eu fiz deixei la os 2 ninhos e dei algum material, mas eles parece que ignoraram mesmo o ninho, é como se não fosse dele.
Realmente a ansiedade é inimiga da perfeição, ainda para mais ontem ter um ovo e hoje já não ter nada e desmoralizador.
Cumps
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  gimbras Sex 30 Mar 2012, 11:26

Vice escreveu:isso foi o que eu fiz deixei la os 2 ninhos e dei algum material, mas eles parece que ignoraram mesmo o ninho, é como se não fosse dele.
Realmente a ansiedade é inimiga da perfeição, ainda para mais ontem ter um ovo e hoje já não ter nada e desmoralizador.
Cumps

nada melhor que lhes dar tempo. ainda que esta postura falhe, eles iniciam outra rapidamente.
as posturas não têm que ser diárias, embora seja o mais comum; o ciclo ovulatório dos mandarins é de cerca de 26 horas e, como não costumam pôr entre o zénite e o nascer do sol, pode haver um dia de intervalo, no meio de uma mesma postura.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Sex 30 Mar 2012, 11:57

já agora tire me uma duvida que eu tenho relativamente as posturas, tenho que limpar o ninho para a 2a postura ou eles voltam a usar o mesmo ninho?

Cumprimentos
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  gimbras Sex 30 Mar 2012, 12:05

Vice escreveu:já agora tire me uma duvida que eu tenho relativamente as posturas, tenho que limpar o ninho para a 2a postura ou eles voltam a usar o mesmo ninho?

Cumprimentos
se estiver muito sujo (fezes ou material apodrecido) convêm limpar. caso contrário, deixe ficar como está que eles ajeitam tudo ao gosto deles e voltam a pôr lá.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Sex 30 Mar 2012, 12:14

por acaso o ninho deste casal esta um pouco cheio se calhar vou ter que o limpar mesmo.
cumps
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Sáb 31 Mar 2012, 17:42

Bem não ouve mais ovos hoje, e o abandono ao ninho foi total agora querem fazer o ninho dentro do comedouro do grit, o que fiz foi meter o ninho de canários perto do grit e limpei o ninho antigo que esta cheio de "lixo" e assim fica limpinho na tentativa que eles peguem neste ninho limpo, mas já não vou mexer em mais nada desta vez , já não estou muito confiante que tenha algum sucesso nas criações, mas este ano também só pedi 10 anilhas devem chegar e sobrar.

Esta a ser um inicio nos exoticos com muitos contratempos mas não vou desistir porque adoro mesmo os mandarins Smile
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Seg 02 Abr 2012, 18:56

Bem venho só dar novidades relativamente aos meus mandarins o casal de que tenho vindo a falar aqui no forum, aconteceu uma coisa muito "engraçada" a femea é como tem medo de ir para o ninho fechado então fez o ninho no dos canarios, já o macho fez o ninho no fechado o que significa que neste momento tenho 2 ninhos vamos ver o que isto vai dar. Em contrapartida já ontem e hoje os vi num ritual de acasalamento fantastico ( o canto, o abanar o rabito e depois o que a gente ja sabe) fiquei mesmo feliz, e o que me parece e que ontem e hoje o macho andou em cima da femea o que me deixa a pensar que possivelmente vem ai novidades muito brevemente.
Já o outro casal tambem tem o ninho feito e hoje pela primeira vez tambem vi o macho em cima da femea mas ela é como não estava pronta já que as vezes ela fugia do macho e quando ele lhe saltava para cima tava la 2 seg e ela ia se logo embora não sei se haverá novidades ou não mas há esperança Razz

Cumprimentos.
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  gimbras Seg 02 Abr 2012, 19:31

boas,
Vice escreveu:aconteceu uma coisa muito "engraçada" a femea é como tem medo de ir para o ninho fechado então fez o ninho no dos canarios, já o macho fez o ninho no fechado o que significa que neste momento tenho 2 ninhos vamos ver o que isto vai dar.
é possivel que a coisa corra mal. o macho não vai reconhecer as crias como suas; talvez destrua o ninho da fêmea ou retire os ovos para o chão. mas depende sempre do temperamento do macho.

Vice escreveu: as vezes ela fugia do macho e quando ele lhe saltava para cima tava la 2 seg e ela ia se logo embora
óptimo! se demora 2 segundos é porque não precisa de 3 Razz . é suficiente; por aí não há problema.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Seg 02 Abr 2012, 21:33

o casal da se super bem mas na questão da "casa" não se entendem Ajuda mandarins - Página 3 579828567

fui a agora ver ela esta a dormir no ninho dela ele esta a dormir no comedouro ( tambem não foi para o ninho que fez), vamos ver se tudo corre bem, amanha estou espectante que apareçam alguns ovos Smile

Quando aos 2/3 seg como não estou habituado a ver nao sei se foi suficiente mas espero que sim, mas no caso daquele casal a femea pareceu me ainda pouco avontade.

Cumprimentos
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Ter 03 Abr 2012, 09:57

Boa dia, as boas noticias parece que chegaram Smile O casal que eu ontem disse que a fêmea não estava muito receptiva tem um ovo no ninho Smile Parece que finalmente é desta Smile

Relativamente ao outro casal penso que não vai dar em nada e este ano não vou conseguir tirar nada deles, apesar de o macho andar la em cima da fêmea, eles não acertam com o ninho já andam a fazer outro ninho no comedouro e estão com 3 por isso penso que nestes já não vou tirar nada, veremos depois.

Cumprimentos
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  gimbras Ter 03 Abr 2012, 10:41

Vice escreveu:Relativamente ao outro casal penso que não vai dar em nada e este ano não vou conseguir tirar nada deles, apesar de o macho andar la em cima da fêmea, eles não acertam com o ninho já andam a fazer outro ninho no comedouro e estão com 3 por isso penso que nestes já não vou tirar nada, veremos depois.

boas,
ainda pode tirar algumas ninhadas. o que acontece é que o casal anda todo baralhado.
se fosse comigo, separava e começava tudo de início, seguindo o método natural.
cumprimentos e boa sorte com o casal 2 seg,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Ter 03 Abr 2012, 11:39

não sei mesmo o que fazer quanto aquele casal vou aguardar mais uma semana se não acontecer nada desfaço o casal já que tenho uma fêmea livre troco.

vamos la ver se o casal 2 seg se porta bem Smile daqui a 12/15 dias deve haver novidades espero eu Very Happy
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Qua 04 Abr 2012, 09:38

só actualizar um pouco para quem tem vindo a acompanhar o topico:
-Casal problemático esta noite já dormiram no ninho fechado, o que pode ser uma coisa boa Smile
-Relativamente ao casal "2seg" hoje apareceu o 2 ovo Very Happy

Prometo que depois de esta seca toda que vos dei meto umas fotos Wink
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Qui 05 Abr 2012, 08:57

Nova actualização:
-3 ovos para o casal nº2
-Primeiro ovo para o casal "complicado" no ninho fechado.

Parece que agora vai la!

Cumps
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Dom 08 Abr 2012, 22:40

Fazer uma nova actualização:
Casal 1 - 3 ovos e não colocaram mais nenhum (inicio postura dia 5)
Casal 2- 4 ovos , um deles estava picado e mandaram no para fora do ninho ( postura dia 3)

Os ovos notam se bastante maior , penso que por estarem a crescer devem ter surpresa la dentro vamos ver agora se eles nascem bem e se depois os pais cuidam bem deles. Começam a nascer dia 15 (domingo)

Tirem me só uma duvida sff, a altura de anilhar é por volta dos 8/10 dias certo?

Cumprimentos
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Sex 20 Abr 2012, 08:05

Actualização:
Casal 1- colocou até 5 ovos deviam ter começado a nascer dia 17, mas nasceu hoje 1, o meu primeiro mandarim Smile[b]
Casal 2- mandou todos os ovos fora nenhum galado e tem nova postura de 3.

Vamos la ver se este menino vinga, qualquer dia fotos, de salientar que o macho tem feito quase tudo é o que mais choca por ser uma ave de 2010 deve ser mais experiente as outras são todas de 2012 eina não encarrilaram muito com aquilo.

Cumps
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Jean Sorg Sex 20 Abr 2012, 12:43

Vice escreveu:as outras são todas de 2012 eina não encarrilaram muito com aquilo.

Cumps

Acho que aqui está o motivo de não obter muito sucesso com essas criações!! Parecem um pouco novas para criar estas suas aves.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Sex 20 Abr 2012, 13:47

enganei me nas datas macho de 2010, fêmeas do inicio de 2011.

Cumprimentos
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Jean Sorg Sex 20 Abr 2012, 14:24

Vice escreveu:enganei me nas datas macho de 2010, fêmeas do inicio de 2011.

Cumprimentos

Então está certo!! Very Happy
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Sex 20 Abr 2012, 18:05

Smile o pequenito parece me bem a mãe sempre no choco respiração controlada, só não vi o papo mas não quero mexer muito no ninho porque é interior e para ver tenho que o tirar.
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Seg 23 Abr 2012, 09:02

más noticias o pequenito morreu e eles atiraram no fora do ninho estive a examinar e o que aconteceu foi que não foi alimentado, nasceu outro pequenino hoje mas parece me que tambem não vai se safar, os país não me parece estar a alimenta-lo.

Vai ser um primeiro ano desastroso.
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Marco Fernandes Seg 23 Abr 2012, 13:59

Atenção que os pais não alimentam já. Nem hoje nem amanhã. As aves nascem com alguma reserva para umas horas.
Fornece papa de ovo e germinado.
Deves estar a tento a partir de amanhã a meio da tarde. Caso não esteja com papo cheio, podes tentar uma "palitada".
Este meu conselho não é muito válido uma vez que os mandarins costumas ser bons criadores.
O que aconteceu à primeira cria pode não ter sido morte por fome, mas por frio.
Se puderes estar atento, vai verificando o fundo da gaiola e recoloca todos os pintos no ninho. Isto é o que eu faço com o meu melhor casal de Gould que no inicio arrastam as crias para fora do ninho, mas depois criam muito bem: 16 crias esta época, dos quais pelo menos 6 foram safas do fundo da gaiola, mas pelo menos três morreram pelo mesmo motivo.
Cumps
Marco Fernandes
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Seg 23 Abr 2012, 17:47

Sr. Marco realmente faz sentido o que diz porque o pinto apareceu morto ao 3o dia, infelizmente se ele cair do ninho vai morrer porque o findo é em rede e o ninho esta a uma altura do chão de mais de 1metro :/
Realmente os mandarins costumam ser bons pais mas não estou a ter muita sorte com esta experiência nos mandarins de exposição.
Vou ter em atenção e ver se consigo salvar algum caso eles o tirem do ninho, com o palito.
Quanto a alimentação não tenho germinado mas papa já tenho desde o inicio da criação.
Cumprimentos e obrigado
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins - Página 3 Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Marco Fernandes Ter 24 Abr 2012, 11:03

De fato não sei se a queda de um metro é grave para as aves. São leves como penas!
Mas se ainda estiver vivo deves voltar a colocar no ninho. Não sei se são eles que caem ou se são arrastados pelos pais involuntariamente.
Em relação ao germinado não tens de inventar muito. Basta colocar um pouco de sementes num copo com água e depois escorrer. Repete isto 3 ou 4 vezes durante dois dias e depois podes ir dando às aves. Caso as sementes apresentem um pouco de germinação melhor para as aves.
Um aparte, se as sementes germinam significa que são de qualidade...
Em relação à "palitada" acgo que tens de investigar melhor. Eu uso uma seringa para dar papa A21, mas há quem use um palito e outras papas mais caseiras.
Cumps
Marco
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos