Fórum dos Exóticos
Ajuda mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ajuda mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda mandarins

+6
Jorge Pinto
maia
AvilandiaPT
Jose Fernando
Antonio Pereira
Vice
10 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Sex 21 Out 2011, 22:21

Boa noite,
Sou novo no fórum e neste momento queria me iniciar em exóticos mais propriamente na criação de Mandarins, como tal queria apenas comprar aves que tivessem uma qualidade boa porque a minha ideia era criar para ter uma linha de mandarins muito boa e depois tentar umas exposições.
Acham que para começar devia de começar apenas com um casal ou era melhor 2?

Uma duvida que pode parecer estranha e eu ja li um pouco sobre genética, mas acho que devo perguntar a quem sabe, exemplo um Mandarim cinzento (ja tenho um macho bastante bom para iniciar) pode ser junto com qualquer fêmea de outra mutação exemplo bochecha preta ou castanha que nunca vai criar "híbridos" certo? com estes cruzamentos os animais vão perder a sua apresentação standard?

Será sempre preferível acasalar com mandarins da mesma mutação?

Quanto ao alojamento tenho aquelas gaiolas normais que acho que são de 50 de frente, tenho uma voadeira de 1.2m*50*60, e tenho 3 gaiolas de metro de rede que num futuro poderei dividir em 3 ou 4 para casais ou manter como voadeiras. Ração vou dar Petcup, tenho grit, já tenho sisal para os ninhos, falta me só os ninhos e a papa de criação.

Desculpem o meu testamento mas queria me informar bem antes de arrancar.
Cumprimentos a todos.
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Antonio Pereira Sex 21 Out 2011, 22:41

Boas Noites

Se realmente pretendes criar mandarins de exposição deves começar pelos cinzentos, pois constituem a base de todas as mutações no mínimo 3 casais.
Se cruzares o macho cinzento com outras mutações vais obter cinzentos portadores dessa mutação e isso só faz sentido se pretenderes trabalhar as outras mutações,
Quanto as gaiolas as medidas servem pois os mandarins não são muito selectivos , criam em qualquer gaiola.
Deves ter muito cuidado com as aves que compras informa-te bem como são as características ( standart) das aves de exposição , serem maiores ou grandes não quer dizer que tenham condições para tirar boas aves de exposição.
Além dos cinzentos as melhores mutações para se iniciar serão os dorso claro , castanhos e diluidos.
Atenção que isto é só a opinião de um criador ................mas com alguma experiência na criação destas maravilhosas aves.

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Sáb 22 Out 2011, 06:22

Bom dia,
Desde já muito obrigado pela sua resposta, sendo assim vou começar por 2 casais de cinzentos( por motivos de €€€€ e complicado começar com mais neste momento).
Realmente era o que eu tinha entendido no que toca a genética, mas é o macho que coloca a cor nas crias e depois são portadores da mutação da fêmea certo?

Quanto as aves que vou comprar estou a ter a ajuda de um amigo que percebe já muito deste mundo e tenho comprado a criadores de qualidade em Portugal, o meu primeiro macho e única ave que tenho ate agora comprei na exposição do meu clube e tirou 89pontos, e ainda estou a pensar comprar outra que lá esta que tirou 88 penso que para ter estes pontos são aves boas, e pelo que tenho lido no standard são mesmo muito perfeitinhas, pena que são 2 machos e não a la fêmeas de qualidade. não acham que tendo estes pontos são boas aves?

cumprimentos,
Vice
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Jose Fernando Sáb 22 Out 2011, 21:00

Olá Vice,
pelo que nos contas estas a comprar aves de exposição com pontuaçoes boas, 88 e 89.
Agora não sabes o que portam essas aves, e ai esta uma grande incognita.
Mas só vais saber isso de duas maneiras, ou perguntas ao criador ou então cruzas com aves mutadas ou não e já ves se portam mais alguma coisas ou não.
Boa sorte.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Sáb 22 Out 2011, 21:17

Boa noite, sim penso que aves com estas pontuações são aves bastante boas para quem se esta a iniciar, e pelo que tenho lido de standard pareceram me "brutais".
Pois tenho que perguntar ao criador ele poderá conseguir dizer me ou então quando os cruzar ver no que vai dar, mas como o senhor António me disse queria tentar arranjar duas fêmeas cinzentas e ficar assim com 2 casais de cinzas.
abraço
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Criação de mandarins

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 22 Out 2011, 21:36

Olá Vice,

É muito bom que estejas a procurar informação. Pelo que dizes e já te disseram o António e o Fernando, fiquei com a ideia que tens alguma noção do que queres, mas pouco conhecimento sobre a criação em si. Estás preocupado com arranjar aves de um nivel bom (ainda bem!), tens objectivos de vir a participar em exposições, mas não estás a perceber o funcionamento da genética. E aqui o que te interessa perceber não é a genética das cores visto que irias trabalhar dentro de uma linha especifica, mas para falarmos em criarmos "linhas" nossas, isso já implica um grande trabalho e algum conhecimento de selecção. Como o António te disso, 2 casais é curto porque basta teres um azar e ficas pendurado. Arranjas mandarins de bia qualidade a valores acessiveis. Não serão aves de topo mas para começar não precisas (nem te recomendo!) que comeces com aves desse nível. Primeiro convém teres aves boas e perceberes como funcionam os processos de selecção para as melhorares. Formar uma linha estável leva-te no minimo uns 5 aninhos, sabendo à partida o que estás a fazer e onde queres chegar.

Ambos os progenitores transmitem caracteristicas aos filhos. Na teoria 50:50 mas na prática alguns factores apresentem herdabilidades distintas. É preciso perceber como funciona o tipo de plumagem pois isso influencia a cor, o porte (que é influenciado em parte pela plumagem), o desenho (influenciado pela cor e plumagem...) etc... Tens no fórum alguns bons artigos nesse sentido.
As melhores linhas para começar são o cinzento e o dorso claro (aqui para usares APENAS as fêmeas em exposição e se vais fazer 2 casais não te metas nisso! Cinzentos, ponto final). O castanho e o diluido são muito mais exigentes a nivel de cor e plumagem (castanhos) e de combinação alélica (diluidos). Tudo isso exige espaço e mais casais.
Como te disse o António, serem aves grandes não quer dizer que sejam boas aves. E sempre boas aves não quer dizer que tirem boas aves de exposição. Deves fazer o possível por visitar bons criadores, exposições e tentar perceber o que vês de melhor para teres essa referência. Se vais apostar em cinzentos o meu conselho é que invistas em fêmeas MUITO boas. Parece-me que estás a apontar alto nos teus objectivos portanto informa-te bem e procura perceber o máximo que puderes sobre isto.
Em termos de alimentação não é complicada. As gaiolas que tens de rede, ficarem com menos de 50cm por casal na minha opinião é curto.

penso que aves com estas pontuações são aves bastante boas para quem se esta a iniciar,

Plenamente de acordo. Dão-te uma boa base, à partida, mas com margem para melhorar o que te permite espaço para evoluir e perceber como funciona a selecção.

e pelo que tenho lido de standard pareceram me "brutais".

Não... Desculpa lá ser tão directo. Atenção que o standard "lido" tem muito que se lhe diga em termos de interpretação. Como avaliar a cor descrita? E a forma? O Tipo? Só se perceber isso nas aves. Aves brutais são aves com 91-92, aves fora de série são acima disso, o que não é fácil de encontrar facilmente à venda. Nâo te preocupes porque para começar é mesmo muito bom! À medida que conheces os mandarins quando vires uma ave brutal, vais perceber sem ninguém te dizer e sem pontuações Wink

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Sáb 22 Out 2011, 22:12

obrigado senhor Ricardo por essas palavras vindo de alguém a par tos outros senhores com tão boas criações são sempre bem recebidas.
Realmente a criação ainda é uma coisa que estou a explorar, e verdade que tenho um objectivo que é participar a exposições poder apresentar as minhas aves , ter o objectivo de as ir melhorando para conseguir cada vez melhor dentro das minhas humildes possibilidades, e para isso prefiro comprar aves de uma qualidade boa do que comprar aves por comprar.
Realmente a Genética e algo ainda muito complicado para mim, se calhar o senhor tem razão devia antes aprender a seleccionar os melhores que vão nascendo na minha criação e ir juntando outros exemplares (externos) cada vez melhores de modo a melhorar a minha "linha". Também penso que não devo arranjar mandarins de top porque são muito caros e devido a ainda estar "verde" a perda de alguns exemplares eram duros golpes.
Quanto a mutação e devido a não ter mais posses para adquirir mais casais será mesmo cinzentos, nesse ponto já tinha decidido Smile
Tenho contactado alguns criadores mas muitos já não tem essas fêmeas muito boas disponíveis e outros estão muito longe da minha residência :/ mas estou confiante que vou conseguir em algum criador bom.
As gaiolas são de 1m*0.5*0.5, posso sempre só dividir ao meio e da 2 de 50*50*50, assim já é bom certo?

Pois tem razão melhor do que ler apenas a experiência e isso só mesmo com o tempo, calma e paciência e que vou conseguir algo bom, e espero um dia poder ter uma ave criada na minha casa com um 90+ a que possa então chamar de brutal Smile

Muito obrigado, abraço.
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  maia Sáb 22 Out 2011, 22:24

Boa Noite

Vice eu não concordo com a opinião que te deram no forum, pois ninguem nasce sabendo
tem que começar praticar para aprender e pelo conselhos parecem que querem te disanimar
mas não e tão complicado assim criar aves, e para começar tem que ter passaros de cabeceira
pois criar tope de linha ou passaros medianos, o trato e o mesmo, o trabalho e o mesmo depois
criando passaros para aprender sem qualidade tens que dar de graça para as casas de Aves.

Força.

Abraços
Marcio Maia - Brasil confused confused
maia
maia

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/01/2010
Localização : Anchieta Estado do Espirito Santo - Brasil
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Jose Fernando Sáb 22 Out 2011, 22:30

Pois amigo,
os criadores tentam ajudar com a experiencia que têm.
Tanto o António o Ricardo ou mesmo eu temos muita experiência, O Ricardo tem formação acadêmica dai dar umas respostas muito técnicas e bem redigidas, o que para o caso do Vice acho que não precisava de tanto, mas repare ninguém se negou a ajudar.
O Vice como não tem experiencia, esta a tentar iniciar logo com aves de top, o que na minha opinião deveria começar mais devagar e ganhar experiencia com os ditos normais.
Em relação a criar aves e entregar a casas de aves, por aqui em Portugal as lojas na sua maioria não pagam por qualidade mas sim por cabeça, tanto faz bons ou maus o preço é sempre o minimo e chorado.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  maia Sáb 22 Out 2011, 22:55

Boa noite

José Fernando

Bem redigidas, estamos estuidando passaros e PORTUGUES.

Abraços

Marcio Maia _ Brasil Laughing Laughing Laughing
maia
maia

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/01/2010
Localização : Anchieta Estado do Espirito Santo - Brasil
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Dom 23 Out 2011, 07:11

Boa noite, Antes de mais obrigado pelas respostas, eu não levo a mal os comentários muito pelo contrario depois de ter pesquisado na net e ter listas dos melhores criadores nacionais é sempre aceite todas as opiniões e ajudas porque o objectivo é melhorar pouco a pouco Smile
Quanto a qualidade das aves, preferi comprar lg aves de qualidade aqui nas lojas da redondeza estão a pedir por mandarins normais 8.5/10 euros, e eu estou a pagar por aves de uma qualidade superior 15 euros, a diferença e muito pouca para a tão grande diferença de qualidade. Desde é sempre aquela coisa tendo aves melhor a responsabilidade aumenta o que é positivo assim não se cria só por criar.
Quanto vender a casa de aves e mesmo como o senhor José Fernando diz aqui pagam a cabeça, e penso que compram por 3.5 euros :/
abraço
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Começar com mandarins

Mensagem  AvilandiaPT Dom 23 Out 2011, 08:50

Olá,

Vice, "Sr" é um gajo de barbas lá em cima Wink
Continua com vontade de aprender que o pessoal vai tentando ajudar-te com as dúvidas que tenhas e no que puder. Arranjar boas fêmeas cinzentas nunca é fácil, tenta arranjar o melhor que conseguires e de preferência que sejam APENAS cinzentas, evita meter-te com portadores.

Márcio, não me parece que alguém esteja a tentar desanimá-lo. Pelo contrário! Como disse ainda bem que está a começar com um objectivo em vista (ter aves para exposição) e com a preocupação de começar aves de qualidade. Mas realmente começar com aves de topo não é a melhor solução na minha opinião. Por vários motivos e o que o Vice (desculpa usar o nick mas não apanhei o teu nome!) já referiu. Para encontrarmos numa loja mandarins "comuns" a 7-8eur não é difícil mas por um bocadinho mais (na casa dos 15) já se encontram aves de criadores com uma qualidade bastante aceitável. Se formos para aves de topo 25-30 é muito comum e se começarmos a falar da "gama alta" 50-75 também se arranja. Mas a diferença para que valham essa diferença começa a ser cada vez menor e exige por isso um olho mais "apurado" que só se ganha com uns anos de criação. Além disso como o António, eu, o José, e outros criadores já aqui dissémos algumas vezes, nem sempre é uma questão de preço. É também uma questão de contactos, amizades, conhecimentos. Não é apenas dinheiro que compra aves. Porque aves dessas há poucas, mesmo nos melhores criadores e como é óbvio vão primeiro para nós e para as pessoas que conhecemos e com quem nos damos bem. Isso parece-me normal.

Agora pegando num ponto de vista mais técnico. Trabalhar com aves de boa qualidade na casa dos 88-89 significa que ainda há espaço para melhorar e essa melhoria é relativamente fácil de ver. Se pegarmos num casal de aves de 92, manter essa qualidade num casal e deixá-los criar é simples, mas mantê-la ao nivel de 3-4 gerações nem por isso. Nesta fase não me parece que o Vice tenha experiência para compreender assuntos como o tipo de plumagem, porte, etc que referi. Como se puxa uma linha para o lado macho ou fêmea, quanco fechar e quando abrir, como criar linhas principais e linhas de outcrossing e qual a distância entre elas. Essa é a parte do aprender. Claro que há muito que se estuda e temos aqui no fórum um bom exemplo que há também muitos criadores dispostos a ensinar, mas há uma parte que tem de se "fazer". Ninguém nasce ensinado nem ninguém é mais que os outros. Pela minha experiência faz muito mais sentido começar com aves apenas boas do que aves fabulosas. Até porque quando se começa a evoluir o mais certo é em determinada altura olharmos para as aves e percebermos que com o tempo fomos trocando quase todo o efectivo de forma gradual pelas tais aves fabulosas. Depois de se ver algumas dessas aves fabulosas, nas que compramos a seguir começamos a ser cada vez mais exigentes.

PS - Fernando, em relação à minha formação, sabes que nunca peguei nisso em qualquer resposta. Mais ou menos técnicas, mais ou menos "longas" as minhas opiniões valem tanto como as outras.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Dom 23 Out 2011, 10:14

Peço desculpa mas o Sr. é por habito e uma questão de respeito Smile Sim neste momento estou a aprender e é esse o meu objectivo já que sou um leigo nesta matéria, mas a ideia e ir com calma tentando o melhor possível, relativamente a mutação sem duvida que o que queria era mesmo cinzentas neste momento não queria portadores.

Relativamente ao nome vice vem de Vicente xD e como disse anteriormente não vejo estas respostas de modo a desanimarem me xD exacto por mais um pouco de dinheiro compro aves melhores que no limite já conseguem tirar aves muito engraçadas com um grau de possível melhoramento bom, podendo começar a participar numas exposições posteriormente o que é motivante para a criação e ao mesmo tempo poder comparar as minhas aves com os melhores e poder aprender com os melhores ( nas conversinhas das exposições ).

Quanto conhecer as pessoas melhores muitas vezes o que acontece é não podermos deslocar nos até aos melhores para comprar bons exemplares e aprendermos falando com eles, porque nenhum bom criador me envia aves para casa e por isso no interior torna se complicado. Neste momento os meus dois machos foram comprados aos Sr. Nuno Silva, adquiridos na exposição da minha zona COBI, e a meu entender comparando com os outros eram de uma qualidade muito boa.

Pois isso da genética, plumagem, porte,... não sei praticamente nada mas como também sou iniciante penso que vou ter tempo para aprender, e ainda não tenho aves fabulosas para as exposições mas já são fabulosas para mim Smile

abraço,
Vicente
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Criações

Mensagem  AvilandiaPT Dom 23 Out 2011, 10:59

Vicente,

Visto que estás no COBI dá um toque ao João Araújo (se ainda não fizeste) que de certeza que ele não se importa de te meter em contacto com o pessoal da zona. È normal os criadores juntarem-se para ir a exposições mais afastadas. É a outra parte desta actividade e que ajuda muito a conhecer pessoal.
O envio de passarinhos nem sempre é fácil, mas vais ver que com o tempo tudo se resolve.
Vontade de aprender é o essencial porque estamos sempre todos a aprender.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Dom 23 Out 2011, 11:43

Bom dia,
Pois relativamente ao Sr. João é ele que me tem ajudado e muito aconselhando sempre o melhor para que eu tenho sucesso, ele tem sempre uma palavra a dizer nas minhas escolhas xD.
O algum de vocês vai esta na exposição de Portalegre?
Sim o essencial e ir com calma, aprender e ao mesmo tempo tirarmos prazer disto.
Abraço
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Jorge Pinto Dom 23 Out 2011, 21:05

Boas Vicente.

Vou-me "meter ao barulho" na conversa apenas para te dar mais umas palavras de incentivo.
Pelas tuas respostas dá para ver que estás muito motivado, e vejo que tens humildade e vontade de aprender, isso é fundamental. Continua assim que vais "dar" criador cheers , os meus parabéns por isso.

Quanto ás tuas dúvidas propriamente ditas nem vale a pena dizer mais nada, se seguires os conselhos que já te deram neste tópico vais ter sucesso.

Dou-te só uma dica, quando começares a tirar os primeiros filhotes não ponhas as expectativas muito altas, isto é para não desanimares. É que mesmo começando com boas aves nem sempre os filhotes são tão bons como os pais, mas na segunda e terceira geração tendem a melhorar.
Muitas vezes os jovens criadores colocam as expectativas demasiado altas, querem sucesso rápido mas isso não existe. Se tiveres calma e paciência vais ver que daqui a dois ou três "tás em forma"...

Até pode não parecer, mas estas palavras são de incentivo, é preciso ter força para não desanimar ao primeiro obstáculo, qualquer dúvida que tenhas é só perguntar.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Dom 23 Out 2011, 21:15

Boa noite Sr. Jorge Pinto,
Faz muito bem meter-se ao barulho, porque este barulho é bom Laughing
Quero começar com calma mas claro sempre com o objectivo de ter algum sucesso Smile
Pois eu já tinha também lido que apesar de serem bons exemplares podem não tirar filhos do mesmo calibre, mas se tivermos aves boas essa possibilidade aumente, mas é normal estarmos sempre a espera de algo muito bom porque é o trabalho da nossa dedicação Smile

É sempre bom ouvir essas palavras dão ainda mais entusiasmo, hoje já fui buscar os 2 machos são de mais, já estão instalados na sua nova casa enquanto não chegam as fêmeas.

Abraço
vice
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Sáb 24 Mar 2012, 08:12

Bom dia a todos Smile
já a bastante tempo que não vinha ao fórum mas continuo com os mandarins Razz
Como vinha a falar ao longo do tópico comprei 2 fêmeas cinzentas e ainda me ofereceram uma que tenho de reserva Razz A época aparentava a começar bem juntei os perto de inicio de Novembro pouco tempo depois começaram a fazer os ninhos os 2 casais, mas ate agora 4 meses depois ovos nada :/ pedi ajuda e aconselharam me a dar lhes vitamina E que me dizem?
Neste momento eles tem Ração Petcup, grit e agua, ainda não lhes estou a dar papa. Gaiola 50*50*50.
Dêem me uma ajuda sff se precisarem de fotos também se tiram Smile

Cumprimentos
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Seg 26 Mar 2012, 16:33

aiguem me pode ajudar a encontrar aqui uma solução ?? Agradeço imenso se me poderem ajudar!

Cumprimentos
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Miguel_Leandro Seg 26 Mar 2012, 20:16

boas, pode ser excesso de gordura nas aves, sera que podes meter umas fotos?
Miguel_Leandro
Miguel_Leandro

Mensagens : 117
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Cercal do Alentejo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Seg 26 Mar 2012, 21:24

amanha vou tirar com a maquina que com o telemovel não da, elas estão em gaiolas 50*50*50, penso serem bastante aceitáveis visto que o normal que os criadores usam e muito mais pequeno.
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Miguel_Leandro Seg 26 Mar 2012, 21:27

sim, tambem sou dessa opiniao, mas pode é ser algo na alimentaçao
Miguel_Leandro
Miguel_Leandro

Mensagens : 117
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Cercal do Alentejo
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Seg 26 Mar 2012, 23:03

alimentação que dou e a mistura para exóticos petcup + grit, e vou começar agora a dar papa.
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  Vice Qua 28 Mar 2012, 11:26

Como prometido aqui estão as fotos!
Um dos meus casais:
Ajuda mandarins Dsc05963v


o meu outro casal:
Ajuda mandarins Dsc05964i


femea:
Ajuda mandarins Dsc05968t



e a gaiola deles:
Ajuda mandarins Dsc05969m



espero que em possam ajudar.
Cumprimentos
Vice
Vice

Mensagens : 66
Data de inscrição : 21/10/2011
Localização : Covilhã
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda mandarins Empty Re: Ajuda mandarins

Mensagem  gimbras Qua 28 Mar 2012, 18:55

boas,
essas aves não estão bem. parecem um bocado "arrepiadas"; a menos que seja pontual, não é bom sinal.
também não vejo nenhuma fonte de cálcio, que é fundamental. têm cálcio à disposição?
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos