Fórum dos Exóticos
Bengalins - Software Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Bengalins - Software Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bengalins - Software

5 participantes

Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Bengalins - Software

Mensagem  smartins Seg 03 Out 2011, 22:47

Boa noite,
coloco aqui este tópico, ficando na dúvida entre genética ou off-topic. O Administrador fará o favor de corrigir a situação se não for o local adequado.

Eu já glooguei à procura de um software genético para Bengalins, tal como há para Mandarins, Golds, etc. mas não encontro. Será que me aconselham algum, ou não existe mesmo??
Agradecendo desde já.
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Genética bengalins

Mensagem  AvilandiaPT Ter 04 Out 2011, 19:59

Olá,

Sinceramente não conheço mas até é capaz de haver alguma coisa.
A genética dos bengalins em si não é complicada, o problema é que as aves que aparecem são muitas vezes uma enorme misturada.

Um site (inglês) com boa informação sobre cores de bengalins é

http://www.lonchura.webspace.virginmedia.com/page11.html

Começa por tentar perceber as linhas base (negro/castanho/moka), os factores parciais (cinza/castanho) os factores ino (em cada linha que produzem os cremino e cinza-ino), os factores de diluição (pastel, asas claras) e os "outros" (malhados, poupas, pérola, etc...)

Eu sei que tenho algures umas coisas que organizei sobre isso. Na altura esquematizei essa parte nas várias espécies comuns de exóticos em que me interessava a genética (mandarins, bengalins, goulds, javas, babetes, bicos de chumbo/prata, estrelas, d.papagaio, kitlitz, degolados...) mas tenho que ir à procura para desenterrar isso no pc velho. Até porque entretanto alguma da nomenclatura está desactualizada...

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Re: Bengalins - Software

Mensagem  smartins Ter 04 Out 2011, 23:08

Boa noite Ricardo Smile
Muito obrigado pela dica do site. É excelente!

A questão das terminologias é que é diferente em alguns locais: ex: preto= chamado de chocolate por alguns criadores. Mas o site é muito bom.

O grande problema é conseguir bons exemplares.... lojas a vender a 5€ e a comprar aos criadores a 2,5€! só em dose industrial é que compensa, fazendo com que seja bastante dificil conseguir algo de razoável (no inicio) para ir aprendendo e melhorando. Enfim, desculpa o desabafo.

Obrigado!! Smile
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Bengalins

Mensagem  AvilandiaPT Qua 05 Out 2011, 07:02

Olá,

Isto é como tudo... Bengalins de exosição são aves lindíssimas mas não custam 5eur! E bengalins "mais jeitosos" até podem passar por isso mas não são aves de exposição para valer muito mais.
Esse é um dos principais problemas dos bengalins. São tão comuns e fáceis de encontrar aevs baratas que se torna difícil ter e apostar em exemplares de qualidade de exposição.
Para teres uma ideia, há uns anos estive com uns amigos na Holanda e um deles trouxe vários bengalins (linhas normais) a 50eur/cada, sendo o preço dessas aves na média nos 25-30eur.
O mesmo se passa com mandarins, arranjas muitas aves a 2-3eur e até "gigantes" a pouco mais, mas se falarmos de aves de exposição 25-30eur é um preço comum por aves de grande qualidade, se formos para aves de topo entre 50-100eur não é nada difícil.

Aliás esta questão dava pano para mangas. O mercado de exposição é limitado e na verdade a grande maioria das aves que se encontra são aves de nível mediocre. Já não são aves de "loja" mas também não sã aves com grande qualidade de exposição. Cada vez mais, para se valorizar a criação só apostando em qualidade.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Bengalins

Mensagem  Rui Lopes Qua 05 Out 2011, 14:13

Muito bem, Ricardo. Também partilho da tua opinião. Apostemos na qualidade!

Mais palavras para quê?

Simplesmente assino por baixo.

Rui Lopes
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Re: Bengalins - Software

Mensagem  smartins Qua 05 Out 2011, 18:01

Boas,
Agora que estamos todos de acordo, o que pudemos fazer para alterar as circunstâncias? Como alterar o rumo dos acontecimentos. Como encontrar uma forma de separar aves "pets", de aves de exposição? Chegar ao principal interesse dos criadores, ter boas aves de criação disponíveis?
Eu tenho algumas ideias.... Wink

Abraço
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Bengalins e selecção

Mensagem  AvilandiaPT Qua 05 Out 2011, 18:53

Sérgio,

Depende apenas dos criadores.
A resposta mais simples é perceberem que mais vale criar com 10 casais muito bons do que com 50 mediocres. E dá menos trabalho! A partir dai, é selecção, estudo, paciência.

Já aprendi há uns tempos que não podemos mudar os outros ou o mercado, mas podemos decidir o que nós fazemos e como estamos nesta actividade.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Re: Bengalins - Software

Mensagem  smartins Qua 05 Out 2011, 20:07

Já aprendi há uns tempos que não podemos mudar os outros ou o mercado, mas podemos decidir o que nós fazemos e como estamos nesta actividade.

Era aí mesmo que eu queria chegar. Presumo que a grande maioria dos frequentadores deste blogue, comunga da mesma opinião, mas se as relações com os clubes e os seus criadores fossem mais assíduas e profundas haveria uma maior sensibilização. Pode ser uma ideia um bocado utópica, eu sei, mas...

Eu vou fazer a minha quota parte... se me derem hipótese para isso. scratch
Um abraço e obrigado,
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Bengalins e exposições

Mensagem  AvilandiaPT Qua 05 Out 2011, 20:38

Sérgio,

É verdade. Em parte, existir uma maior dinâmica dos clubes junto dos criadores pode ser um estimulo. Mas a verdade é que não são os clubes que tratam das aves, que estudam como as melhorar, que as alimentam, que limpam gaiolas, que criam condições para criar ou que se levantam às 6 da manhã para tratar delas se for preciso, etc, etc... Os clubes criam as condições para que depois se possam juntar as aves num local, com melhores ou "menos melhores" condições, sejam classificadas.

Se me disserem que deveria existir mais informação aos criadores, não deixa de ser verdade. Mas o facto é que o principal interessado nisso tem de ser o criador. Se queremos evoluir na criação de aves como em tudo na vida, temos de ser nós a fazer por isso. Claro que se tivermos uma ajuda a abrir portas e contactos isso facilita, mas à partida temos que ser nós a meter pés ao caminho. E acredita que hoje está tudo muito mais fácil do que estava há meia dúzia de anos em termos de informação!
Sinceramente nunca recebi qualquer tipo de informação ou ajuda dos vários clubes e instituições de que fiz parte. Isso também me fazia confusão ao principio, depois passou-me. Ajudaram-me sim a conhecer pessoas e dar-me bem com outros criadores, conhecer outras coisas. Mas para isso também ia ajudar nas exposições, estava lá, trabalhei nas organizações. Não estou de forma alguma a dizer que seja o teu caso, mas há muitos criadores que também só usam o clube para pedir anilhas e levar passarinhos à exposição e depois são os primeiros a criticar que não têm informação, não têm apoio, não têm isto... e pagam 12eur/ano de quotas. Estão à espera de ter o quê?

Há pessoal cinco estrelas que anda nisto há anos por mera carolice. Podem até nem ser os criadores "campeões" ou mais evoluidos a nível técnico mas são pessoas informadas, capazes e que normalmente recebem bem quem chega à actividade. Por muito que tudo isso possa ajudar alguém a começar e interessar-se mais a sério, não é isso que vai fazer a diferença quando quiser dar o salto para exposição a sério. Isso depende do interesse e dedicação de cada criador. Não é regra caso contrário todos os criadores que andam nisto há 30 anos eram "campeões" e não são.
Quanto melhores forem os clubes e federações em termos de funcionamento mais possibilidades de evolução e mais rápida é essa evolução. Sem clubes poucos criadores poderiam ter possibilidade de ir ao mundial. Mas há quem se junte para ir a exposições internacionais sem precisar de clubes para nada.

O que os criadores devem exigir aos clubes é que possam ter acesso à informação "técnica" segundo a qual as aves são classificadas. Mas mesmo assim, onde chega depende apenas de cada um. Dedicação, pura e simples. Gostas de bengalins e queres criar bengalins de topo? Então só tens de pegar e pesquisar, ver quem são os melhores e porque são os melhores. Perceber aspectos que são gerais de nutrição, selecção, genética, preparação para exposições. Há pessoal que ganha e não sabe grande coisa a nível técnico, mas tem um "feeling" especial para criar, para seleccionar, uma coisa quase inata que se tem ou não tem. Não se explica. Por outro lado há pessoal que nem sequer trata das aves, paga a alguém para o fazer mas percebe imenso da parte técnica e também consegue ganhar. Dedicam-se de formas diferentes, mas dedicam-se.
Não é difícil ganhar 1-2 medalhas em mundiais, qualquer um pode fazer isso num ano que lhe corre bem. Às vezes nem ninguém percebe como ou porquê! Mas se olharmos para as listas de prémios e começarmos a ver ano após ano os mesmos nomes, isso já significa alguma coisa.

Atenção, eu não estou a dizer que os clubes não devem fornecer informação. Pelo contrário, claro que devem e os que o fazem são de louvar! Mas os criadores têm de evoluir por eles. Há cerca de um mês fui convidado para participar num colóquio organizado em Almada, por iniciativa de criadores de um outro fórum. E o clube de Almada ajudou em termos de logistica e fez-se. Foi muito interessante, mas esse fórum tem cerca de 1300 membros inscritos, talvez 10-20% sejam activos regularmente e estavam lá 40. E isso é normal. Tenho a felicidade e honra de já ter participado em muitos colóquios por esse pais fora e até em espanha e é sempre assim. Já houve casos em que tinhamos 10 pessoas, das quais 6 eram a direcção do clube. Por isso é que eu defendo sempre tudo o que seja partilhar informação e apoiar os criadores, mas continuo a dizer que grande parte do interesse também tem de partir deles.

E pronto, lá estou eu a escrever demais outra vez...

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Re: Bengalins - Software

Mensagem  smartins Qua 05 Out 2011, 21:13

Ricardo,
Não podia estar mais de acordo contigo! por isso digo que a minha parte vou fazer. Pesquisar, trabalhar, criar verdadeiras condições para as aves. Vou tentar sugerir soluções e novas práticas para que possamos melhorar. Contudo será o meu trabalho (ou a falta deste) que fará a diferença.
Obrigado por toda a tua ajuda e paciência e pelo excelente esforça que fazes em prole de todos os criadores neste forum.
Um abraço,
smartins
smartins

Mensagens : 108
Data de inscrição : 02/12/2010
Localização : Portugal, Porto, Felgueiras

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Bengalins e exposições

Mensagem  Rui Lopes Qua 05 Out 2011, 21:20

"E pronto, lá estou eu a escrever demais outra vez..."

Não, Ricardo. Pelo contrário. É um prazer enorme ler as suas opiniões pertinentes como sempre.

Espero um dia ter a oportunidade de vir a conhecê-lo.

Grande abraço.
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Re: Bengalins - Software

Mensagem  danielbranco Qui 29 Dez 2011, 22:27

Também estou cada vez mais interessado nos Bengalins, existe algum criador nacional que se dedique mesmo a eles? Pelo menos algum que conheçam?

danielbranco

Mensagens : 56
Data de inscrição : 30/05/2011
Localização : Venda do Pinheiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalins - Software Empty Re: Bengalins - Software

Mensagem  JR666 Sex 30 Dez 2011, 23:50

Boa noite
danielbranco escreveu:Também estou cada vez mais interessado nos Bengalins, existe algum criador nacional que se dedique mesmo a eles? Pelo menos algum que conheçam?

Amigo Daniel tem aqui no forum pelo menos um criador que eu conheço e que se dedica aos bengalins com exemplares de grande qualidade que é o amigo Luis Francisco.
JR666
JR666

Mensagens : 67
Data de inscrição : 04/10/2009
Localização : Brandoa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos