Fórum dos Exóticos
Comissão Técnica de Mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Comissão Técnica de Mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comissão Técnica de Mandarins

4 participantes

Ir para baixo

Comissão Técnica de Mandarins Empty Comissão Técnica de Mandarins

Mensagem  Jose Fernando Dom 05 Jun 2011, 20:05

Olá amigos,
como já devem saber dedico-me essencialmente à criação de Mandarins de Exposição.
Gostaria que nas exposições houvesse classes para todas as combinações de Mandarins separados por sexos machos e femêas, como existem à muitos anos nos Canários.
Em conversa com alguns sócios e dirigentes de um Clube Ornitilógico do qual sou sócio, propus a criação de uma Comissão Técnica de Mandarins dentro do Clube,áinda não o fiz de forma oficial na Associação, mas esta primeira conversa não me deixou muito animado, o que mais estranho é que precisamente um criador de Canários deu apoio, inclusivé que ia falar com um dos Directores e para eu aparecer no Sábado na sede.
Outros criadores(Exóticos) e pessoas que têm feito muito pelo clube, não concordaram muito com a ideia, o que eu achei estranho, puseram os seus pontos de vista e que ia arranjar guerras com criadores de Mandarins por causa das combinações.Serviram-se de exemplo uma tentativa feita em 2001 e que deu muita polémica, em parte porque os nossos juízes no geral não percebem nada de combinações(concordo plenamente).
Na minha forma de pensar , criam-se as classes e o criador diz que classe é a ave e como este Clube tem muito prestigio, têm feito um grande esforço por trazer juízes entendedores de aves e mutações, aí a decisão do Juíz será defenitiva.
Uma vez que sozinho não consigo criar um Clube de Mandarins, gostaria de então criar essa Comissão Técnica e termos em Portugal um Evento do género de Reggio Emillia ou mesmo Venneendal, claro que no primeiro ano não seria assim. mas os anos a seguir concerteza que iamos evoluir muito.
O que mais me surpreende é que existem criadores e pseudo-criadores que pararam no tempo e pelos vistos as coisas vão ficar assim, mortas e pelos vistos enterradas.
O mesmo se passa na Federação , que iam criar um Standard de Mandarins, andaram hà uns anos a pedir fotografias aos criadores e não aparece nada o mesmo se passa com o Cartão de Criador, já lá vai um ano e não tenho nada e nínguem tem associado à FONP.
É este o futuro da Ornitologia?
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Comissão Técnica de Mandarins Empty Re: Comissão Técnica de Mandarins

Mensagem  Silvius Dom 05 Jun 2011, 20:37

Aqui no sul também temos o mesmo problema! Por exemplo no meu clube grande maioria dos criadores são só criadores de canários, logo na exposição vemos uma enorme quantidade de canários também.
Mas isso é menor do males, o que eu achei piada, foi o facto de em 14 ou 18 anos, eu ter sido o primeiro criador a expor periquitos ancestrais!
E o número de aves exóticas é tão reduzida, para não falar do facto, de marcarem a exposições, exactamente para altura do ano, em que muitos dos exóticos, já mudaram para a plumagem de inverno! Por exemplo os amandava amandava!
Mesmo assim, os criadores de exóticos, apesar de terem de escolher espécies de aves exóticas que não mudam de plumagem, até tem sorte!
Desde que saiu em Portugal, a porcaria dos CITES, que praticamente "baniu" quase todos os psitacedeos de competição, que houve uma queda abrupta no número de aves de bico curvo expostas! O que fez com que o número de a canários aumenta-se ainda! Quando digo baniu, refiro-me ao facto de quase ninguém ter capacidade financeira, hoje em dia, para pagar o CITES!
Contudo, em relação aos exóticos, felizmente, são poucas as aves que precisam ( apesar da estupidez de terem posto o pardal de java çá! Por que formos a ver bem! Os ghoulds, estão mesmo em risco de extinção na natureza, já os java, o seu numero actual ultrapassa o dos ghoulds a léguas! Mas por ironia dos destino, os Java estão nos CITES, e os Ghoulds não! Supostamente os CITES não serviam para ajudar a preservar as espécies em risco? algo não bate certo aqui!)
E assim acho que os criadores de exóticos deviam tentar expor mais aves, chamando assim mais a atenção do publico, para além dos canários, e verdade é que tirando os criadores de canários, muitas das pessoas já estão fartas de ver tantos canários, ao fim de tantas exposições!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Comissão Técnica de Mandarins Empty Classes exóticos

Mensagem  AvilandiaPT Dom 05 Jun 2011, 21:19

Olá José,

Já falámos sobre isso portanto conheces a minha opinião sobre o assunto.
Penso que um clube apenas de mandarins poderá ser complicado porque na verdade tens meia dúzia de pessoas em Portugal que seriam a base desse clube o que não é bom.
Como passei pela experiência sei que a parte de ideia até é muito "bonita" e os criadores até podem achar interessante mas quando é para começar a pedalar ficas com a mesma meia dúzia de sempre que, diga-se em verdade, são aqueles que menos precisam pois safam-se bem sozinhos.
Em relação às divisões de classes, para mim faz todo o sentido, mas existem situações mais graves nos exóticos (sobretudo F2) que deviam ser igualmente analisadas.
O problema é o mesmo, a vontade é pouca...

Não vou discutir pseudo-politiquices nem capacidade técnica de A ou B porque não adianta nada e não é de todo o local. O que tenho realmente pena é ver que bons criadores de exóticos estão afastados ou acabam por tomar outras opções de criação pela falta de competição e interesse nas exposições.
O problema das classes coloca-se com os mandarins, goulds, bengalins, até Javas, babetes, e dezenas de espécies F2 que concorrem ao molho, algumas várias com mutações bem definidas (ocorrem-me sempre os do costume: d.papagaio, bicos de chumbo, prata e degolados, mas há outros...)

Podem acusar-me de comodismo mas eu da minha parte tentei e já vi o resultado. Por isso quem quiser trabalhar nesse sentido tem o meu apoio e admiração.

Abraço,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Comissão Técnica de Mandarins Empty Comissão Técnica de Mandarins

Mensagem  Convidad Seg 06 Jun 2011, 11:47

Jose Fernando escreveu:Olá amigos,
como já devem saber dedico-me essencialmente à criação de Mandarins de Exposição.
Gostaria que nas exposições houvesse classes para todas as combinações de Mandarins separados por sexos machos e femêas, como existem à muitos anos nos Canários.
Em conversa com alguns sócios e dirigentes de um Clube Ornitilógico do qual sou sócio, propus a criação de uma Comissão Técnica de Mandarins dentro do Clube,áinda não o fiz de forma oficial na Associação, mas esta primeira conversa não me deixou muito animado, o que mais estranho é que precisamente um criador de Canários deu apoio, inclusivé que ia falar com um dos Directores e para eu aparecer no Sábado na sede.
Outros criadores(Exóticos) e pessoas que têm feito muito pelo clube, não concordaram muito com a ideia, o que eu achei estranho, puseram os seus pontos de vista e que ia arranjar guerras com criadores de Mandarins por causa das combinações.Serviram-se de exemplo uma tentativa feita em 2001 e que deu muita polémica, em parte porque os nossos juízes no geral não percebem nada de combinações(concordo plenamente).
Na minha forma de pensar , criam-se as classes e o criador diz que classe é a ave e como este Clube tem muito prestigio, têm feito um grande esforço por trazer juízes entendedores de aves e mutações, aí a decisão do Juíz será defenitiva.
Uma vez que sozinho não consigo criar um Clube de Mandarins, gostaria de então criar essa Comissão Técnica e termos em Portugal um Evento do género de Reggio Emillia ou mesmo Venneendal, claro que no primeiro ano não seria assim. mas os anos a seguir concerteza que iamos evoluir muito.
O que mais me surpreende é que existem criadores e pseudo-criadores que pararam no tempo e pelos vistos as coisas vão ficar assim, mortas e pelos vistos enterradas.
O mesmo se passa na Federação , que iam criar um Standard de Mandarins, andaram hà uns anos a pedir fotografias aos criadores e não aparece nada o mesmo se passa com o Cartão de Criador, já lá vai um ano e não tenho nada e nínguem tem associado à FONP.
É este o futuro da Ornitologia?

Boa tarde José Fernando,

a minha ideia já lhe foi transmitida pessoalmente, sendo eu a favor de um clube especializado no diamante mandarim, sabendo de antemão que é uma tarefa difícil, não impossível, porque somente com a persistência se consegue por vezes obter resultados.
O que eu penso e o Zé sabe muito bem, talvez até melhor do que eu, os exóticos são desde a muito tempo o "parente" pobre da nossa Ornitologia, e falo partindo desde os últimos 20 anos para o presente.
Logicamente quase todos os clubes que conheço, exceptuando o CEM (Marvão) estão vocacionados para as exposições no seu geral, sendo os canários o seu forte numa percentagem de pelo menos 90%.
Agora aqui os criadores de exóticos estão em minoria e sem força para alterar a situação actual!

" Serviram-se de exemplo uma tentativa feita em 2001 e que deu muita polémica, em parte porque os nossos juízes no geral não percebem nada de combinações(concordo plenamente) "

Aqui já não posso concordar consigo e já conhece a minha forma de pensar, porque alguns juízes são também criadores de mandarins e trabalham igualmente nas combinações de mutações.
Mas isto é " chover no molhado", como eu costumo dizer!
Mas dou a mão à palmatória no que concerne ao "titulo" de juiz, pensando sempre que o mesmo deveria de ser um criador exigente, experiente, criando exóticos, trabalhando as combinações e mutações, no caso do diamante mandarim.

Em relação ao standard do diamante mandarim (F1) , o mesmo já foi feito e aprovado, tendo sido entregue a todos os juízes e aspirantes um cd do mesmo.

cumprimentos,







Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Comissão Técnica de Mandarins Empty Re: Comissão Técnica de Mandarins

Mensagem  Jose Fernando Seg 06 Jun 2011, 12:14

Ola amigo João,
quando me referi aos Juízes referia-me aos do CNJ ou seja a Comissão dos Juízes ligados à FONP.
No que diz respeito ao lote de Juízes onde o amigo se encontra, não posso criticar pois não conheço bem o vossso trabalho, até porque estão englobados na outra Federação e são poucas as Exposições que visito.
Em relação ao Standard, já tinhamos falado sobre ele inclusivé vi o dito CD aquando da minha participação em Marvão no ano passado, mas não sei até que ponto estão de consenso as 2 Federações e COM Portugal para que seja o único Standard Português. Faço votos para que assim seja.
E se realmente é oficial a nível Nacional, porque motivo não foi entregue nos clubes um cópia, ou será que vai continuar a ser segredo, pelos vistos parece que sim.
Aqui vou tentar falar nesse assunto a ver se o consigo arranjar, mas senão o arranjar não me incomodo mais e é pena pois sou novo e a paixão é grande por estas aves,já dei muito de mim quando fui dirigente associativo e o bichinho continua cá dentro, se calhar faço como a maioria em vez de criar aves de exposição passo a criar Mandarins Gigantes e em vez de ajudar reclamo como os outros e continua tudo na mesma.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Comissão Técnica de Mandarins Empty Re: Comissão Técnica de Mandarins

Mensagem  Silvius Seg 06 Jun 2011, 17:26

Se já existe o standard de mandarim de exposição, porque é que ainda não foi divulgado?
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Comissão Técnica de Mandarins Empty Re: Comissão Técnica de Mandarins

Mensagem  andrecosta.exoticos Ter 18 Out 2011, 21:04

Silvius escreveu:Se já existe o standard de mandarim de exposição, porque é que ainda não foi divulgado?

Boa noite caro amigo,

estou de acordo consigo em relação a existir um standard para orientação dos criadores.
Então lanço aqui o desafio, para que o "SILVIUS" comece a trabalhar junto do seu clube ou sozinho na elaboração do standard, para depois enviar para a Federação aprovar e porque julgo que é um entendido em mandarins.

abraço
andrecosta.exoticos
andrecosta.exoticos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/09/2011
Localização : Portugal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Comissão Técnica de Mandarins Empty Re: Comissão Técnica de Mandarins

Mensagem  Jose Fernando Ter 18 Out 2011, 21:35

Boa noite,
André em vez de convidar o Silivius para fazer o Standard, porque não o faz?
Da maneira como fala e que visita muitas exposições, deve ser a pessoa que todos andavámos á procura.
Depois ofereça á Federação.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Comissão Técnica de Mandarins Empty r

Mensagem  Silvius Ter 18 Out 2011, 22:19

Boa noite caro amigo,

estou de acordo consigo em relação a existir um standard para orientação dos criadores.
Então lanço aqui o desafio, para que o "SILVIUS" comece a trabalhar junto do seu clube ou sozinho na elaboração do standard, para depois enviar para a Federação aprovar e porque julgo que é um entendido em mandarins.

abraço

Acho que houve aqui um um erro de interpretação! Porque eu acho que sou de longe, mesmo de muito longe um profissional entendido em mandarins de exposição!
Silvius
Silvius

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos