Fórum dos Exóticos
Diamante de Gould Lutino Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Diamante de Gould Lutino Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamante de Gould Lutino

5 participantes

Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Diamante de Gould Lutino

Mensagem  Convidad Qui 27 Nov 2008, 15:10

Diamante de Gould Lutino Lutinofj0

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Re: Diamante de Gould Lutino

Mensagem  Diogo Ribeiro Qui 27 Nov 2008, 22:58

Boa noite.

Muito bonito sem dúvida, pena nas fotos de aves lutinas ou albinas os olhos vermelhos não darem para ver bem, mas mesmo assim dá para ver a beleza da ave. Tirou muitos destes na época passada?

Por acaso não tem ou cria dos albinos?

Cumprimentos
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Diamante de Gould Lutino

Mensagem  Convidad Sex 28 Nov 2008, 15:06

Boa tarde,

estas aves não são albinas, mas sim LUTINOS, ou seja, aves de plumagem amarela e de cabeça negra, embora o negro apareça diluido.
Quanto a crias, este ano tenho três casais a reproduzir e neste momento já tenho sete aves novas anilhadas.

Cumprimentos,

João Carlos

www.exoticosdojoao.com

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Re: Diamante de Gould Lutino

Mensagem  Diogo Ribeiro Sex 28 Nov 2008, 18:46

Boa tarde.

O sr João não percebeu. Eu sei que a ave é lutina. Apenas lhe perguntei se possui ou cria albinos também, pois entre albinos e lutinos o que mais gosto são os albinos. Muito bom, ainda bem que a criação dos lutinos lhe está a correr bem. Está a cruzar lutino x lutino ou portador X lutino ?

Cumprimentos
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty diamante de Gould Lutino

Mensagem  Convidad Sáb 29 Nov 2008, 08:56

Bom dia Diogo,

efectivamente a diferença entre um gould Lutino e um Albino é enorme, nada tendo a ver uma coisa com a outra.
Penso que estarei a falar consigo com conhecimento de causa e que o Diogo tem igualmente conhecimentos sobre ambas as mutações que aqui estamos a falar.

Nos lutino crio fundamentalmente Lutino x Clássico, pois assim consigo tirar portadores de maior tamanho ou porte (só machos), pois não existem femeas portadoras.

Crio também Lutino X portador, conseguindo assim já lutinos puros (50%) e portadores (50%).

E por vezes crio Lutino X Lutino para tirar aves 100% puras, mas nesta situação não se verifica o aumento do tamanho ou porte das aves.

O mais aconselhável é crio sempre inserindo um portador no casal.


Cumprimentos,

João Carlos


visite: www.exoticosdojoao.com

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Re: Diamante de Gould Lutino

Mensagem  Diogo Ribeiro Sáb 29 Nov 2008, 11:15

Bom dia sr João.

Sim, efectivamente conheço ambas as mutações, sendo k a única semelhança é mesmo a cor dos olhos. Os albinos encantam me pois nos goulds a coloração que mais aprecio e mais gosto de trabalhar é na área dos pratas (no sentido de chegar a aves totalmente brancas, sendo que já devo tirar algumas fêmeas este ano).

Cumprimentos
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Re: Diamante de Gould Lutino

Mensagem  Leandro Alexandre Sáb 29 Nov 2008, 12:35

Boas amigos
bem eu não tenho muito para falar sobre estas aves
mas o que eu estou a ver
gosto muito
Leandro Alexandre
Leandro Alexandre

Mensagens : 148
Data de inscrição : 25/11/2008
Localização : resende viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Lutino ou Albino

Mensagem  Convidad Dom 30 Nov 2008, 19:04

Boa tarde Diogo,

relativamente a Lutino e Albino existem diferenças bastante acentuáveis que destinguem um e outro conforme passo a descrever:

Mutação Lutino : Caracteristicas principais:
Inibição total de feomelanina e eumelanina negra, sem no entanto eliminar totalmente a eumelanina castanha, pois é intensificado na cabeça, uma vez que nos exemplares de cabeça preta, apresentam uma cor creme claro, conforme a foto que envie.
No que respeita aos pigmentos lipocromicos, os mesmos não se alteram, apresentando assim uma maior luminosidade em contraste com os exemplares clássicos, onde a cabeça vermelha ou laranja aparece mais colorida.
Aos olhos de um iniciado podem parecer pasteis, mas nada têm aver uns com os outros, ois ambas as mutações têm mecanismos de acção diferentes e lógicamente, diferentes efeitos sobre as melaninas da ave.
O gould Lutino, como resumo, é um exemplar de olhos vermelhos com inibição completa de feomelanina (por isso apresenta sempre o peito branco).

A palavra Lutino vem do grego "luteo" e significa AMARELO.











Mutação Albino : Gould AZUL x Lutino ou INO com olhos vermelhos, o qual irá dar origem a um sujeito totalmente branco de olhos vermelhos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Re: Diamante de Gould Lutino

Mensagem  Diogo Ribeiro Dom 30 Nov 2008, 22:19

Boa noite sr João.

Sim, como eu tinha referido em cima a única semelhança entre as duas mutações são apenas os olhos vermelhos.

Por acaso não tem a descrição da mutação albina a nível das inibições?

Cumprimentos
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Diamante de gould ALBINO

Mensagem  Convidad Ter 09 Dez 2008, 13:52

Boa tarde Diogo,


pouco se conhece ainda da mutação Albino.

No entanto deixo aqui algumas dicas que o poderão ajudar:

1-Têm os olhos vermelhos, tal como os Lutinos;
2-A caracteristica principal que os destingue dos Lutinos é a cor do dorso, pois se no lutino o dorso é amarelo e o peito branco, no seu camarada Albino a cor do dorso será branco e o peito igualmente branco;
3-A sua herança é ligada ao sexo e recessiva;


http://img508.imageshack.us/my.php?image=albinomf9.jpg


Espero ter ajudado,

Cumprimentos,


João Carlos

visite: www.exoticosdojoao.com

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Re: Diamante de Gould Lutino

Mensagem  Diogo Ribeiro Sáb 13 Dez 2008, 15:54

Boa tarde sr João.

Gostava de lhe colocar algumas questões.

- Relativamente à sua criação de goulds lutinos, aos casais em criação tem necessidade de fornecer algum suplemento especial que não necessita de fornecer aos casais clássicos em criação ou as crias lutinas aguentam se bem como uma alimentação igual às crias clássicas?

- Relativamente aos goulds albinos de que lhe falei anteriormente, caso eu faça o cruzamento Lutino x azul, sendo esta uma mutação recessiva ligada ao sexo, na 1ª geração já nasceram algumas fêmas albinas ou estou em erro?


Cumprimentos
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Resposta

Mensagem  Convidad Seg 15 Dez 2008, 12:26

Bom dia Diogo,


vou responder ao meu caro amigo por MP (mensagem privada), pois assim o assunto sobre a genética dos Goulds ficará somente entre nós.

A partir de hoje, sempre que houver algum assunto ou dúvida em que eu possa dar uma ajuda, contacte-me por MP


Um abraço,


João Carlos


www.exoticosdojoao.com

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Gouldes Albinos

Mensagem  Ricardo Martinho Ter 16 Dez 2008, 23:43

Boas ao ler isto tudo. Fquei para saber se nos por ca na Peninsula Iberica ja conseguimos o famoso Gould Albino ao fim de tantas tentativas. Ha uns tempo ouvi falar de um criador Sul Africano que consegui tirar agora so resta saber se esses passaros vingaram. Agora a nivel de genetica,ou fazemos o nosso trabalho ou entao....temos de esperar pelos outros. E eu tenho o havito de dizer,quando um passaros e bom,e bom e ponto final........
Cumprimentos
Ricardo Martinho

Ricardo Martinho

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Gould lutino e albino

Mensagem  AvilandiaPT Qui 18 Dez 2008, 18:09

Ricardo,

Se não me engano essa situação do albino sul-africano estava relacionada com um albino recesivo livre.
Na Europa já temos Albinos, mas em combinação lutino + azul. Não é geneticamente complicado, o processo é o mesmo dos pratas (com os pasteis + azul), com a diferença se nos portadores não teres a aditividade do pastel.

João,

Penso que quem estava mais adiantado com os albinos eram os japoneses, mas com dúvidas sobre se seria uma mutação única ou a combinação de um azul + par-ino. De qualquer forma, ao que sei, existiam problemas na combinação pela interacção das três zonas (cabeça(peito/dorso) e o resultado prático mantinha algumas sombras de coloração. Aliás como acontece com os lutinos!

Abraço,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty lutino albino e ino

Mensagem  jccc3169 Qui 06 Out 2011, 10:05

Boa noite a todos, nao pude deixar de reparar neste topico...

Quando vejo Gould Albino apresso-me porque ainda nao vi nenhum em lugar nenhum do mundo apesar de ja ter ido a quase todos os paises da europa e os seus melhores criadores...

Acho que venho tarde mas e preciso esclarecer uma questao...

O que o senhor Badalo tem não é um diamante de gould albino mas sim um azul-ino

A mutaçao albino é autossómica, assim como a lutino... O que acontece é que as pessoas nao sabem e chamam lutino porque nao compreendem a essencia dessas mutaçoes...

As mutaçoes a que correntemente denominamos como lutinos e albinos, isto é, refiro-me às mutaçoes ligadas ao sexo (até agora ainda so vi os supostos lutinos em mutaçao ligada ao sexo) de olhos vermelhos NAO SAO NEM ALBINOS NEM LUTINOS MAS SIM ´´VERDE-INO´´ E ´´AZUL-INO´´

saliento novamente que essas aves a que chamam albino sao iguais às aves a que chamam lutino, a unica questão é que para ter os supostos albinos voces combinam duas mutaçoes, azul e ino o que justifica uma vez mais que nao sao albinos nem lutinos porque essas mutaçoes ainda nao vi em lado nenhum e sao autossomicas, assim como o albino QUE É UMA UNICA MUTAÇAO E NAO A COMBINAÇAO DE DUAS (INO + AZUL)

cumprimentos
João Costa


jccc3169

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty LUTINO

Mensagem  Convidad Qui 06 Out 2011, 11:08

Boa tarde caro amigo,

agradeço os seus comentários e o seu esclarecimento, mas eu conheço perfeitamente os diamantes de goulds, quer lutino ou albino, uma vez que os crio à alguns anos.
A ave que aqui postei anteriormente é um diamante de gould lutino.
Diamante de Gould Lutino P9130006Diamante de Gould Lutino 306
Diamante de Gould Lutino P9130012
Diamante de Gould Lutino P9130003

cumprimentos,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Goulds "Ino"

Mensagem  AvilandiaPT Qui 06 Out 2011, 12:05

Olá João (Badalo),

Eu já tinha tido oportunidade de questionar algumas vezes a nomenclatura que usamos para as várias mutações nos passeriformes. O João Costa tem razão. Se vires a minha mensagem de 2008 referi um azul + par-ino... mas não quis aprofundar aquestão.
O que estás a tentar dizer é que a justificação do João Costa, apesar de correcta, não "encaixa" no que nós nos passarinhos fazemos. Normalmente olhamos para uma ave e se é "amarela com olhos vermelhos" é um lutino. Se é "branca de olhos vermelhos" é um albino... Quando na verdade não é assim e existem realmente algumas regras, que envolvem conceitos de biologia, genética e bioquimica, para classificar as mutações. Como na maior parte das vezes nos passarinhos o pessoal não as conhece nem sabe aplicar, faz as coisas ao contrário. Dá o nome e pronto. Quem compra compra com o nome, vende com o nome e pronto.

Para tentar fazer a ponte entre a questão, digamos que a variedade a que nós criadores decidimos chamar "lutino" no gould é realmente aquilo que tecnicamente seria um "par-ino". Aquilo a que chamamos albino é a combinação desse "par-ino" com o azul, que resulta numa ave completamente branca em termos visuais.
Para ser um bocadinho mais concreto e ajudar a perceber isto. Todos nós conhecemos perfeitamente o mandarim phaeo, ou melhor conheciamos porque agora como se decidiu chamar phaeo ao isabel, o que era isabel deixou de ser e o que era phaeo deixou de ser. A mesma questão se coloca com o mandarim "pinguim" (peito branco) com o gould prata (pastel azul...) ou branco (amarelo azul...) ou com centenas de combinações aque se atribuem nomes comerciais, ou que são variedades alélicas ou isto ou aquilo. Na prática levado ao extremo, se decidirmos chamar a estes goulds "lutinos", goulds "amarelo canário com uma bolinhas cor de rosa" e isso for na generalidade aceite pelas estruturas e entrar na "linguagem" dos criadores, será assim que são conhecidos.

Então se entrarmos nos canários, até mete medo porque são uns séculos de bagagem de "senso comum"... Neste momento, do que conheço, só nos psitacídeos tem sido feito um trabalho sustentado no campo da identificação e compreensão das mutações, muito por "culpa" do projecto MUTAVI e do livro do Terry Martin que se tornou uma (a) referência.

Agora é claro que percebermos o mecanismo genético/bioquimico das mutações é muito bonito, mas se 99% das pessoas lhe chamarem lutino (seja porque razão for), não serve de muito andamos 2-3 a falar de "par-ino", porque ninguém vai perceber do que se fala. Podemos pegar na mesma questão em vários factores oxidativos ou diluidores que encontramos coisas parecidas. Especialmente quando se faz o disparate de comparar visualmente aves com distintas bases de pigmentação.

João (Costa), pelo que soube o falado albino da África do Sul seria sim (supostamente) um verdadeiro albino, mas não faço ideia de como está essa situação.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Re: Diamante de Gould Lutino

Mensagem  jccc3169 Qui 06 Out 2011, 14:37

Caro Ricardo tenho plena certeza daquilo que digo e tambem ja ouvi falar desse suposto albino de Africa.. Honestamente como ainda nao fui a Africa e vi como eles o criam ou cruzam simplesmente nao o referencio porque nao posso justificar nada...

Quanto ás mutações dos Goulds, tal como pudeste ver pela resposta anterior á tua, nao adianta eu dizer a verdade que está correcta, quem nao percebe a essencia dessas mutaçoes comete o mesmo erro e torna-se um comboio de asneiras...

Se repararem nas classes aparece Gould ´´INO´´ e nao ´´LUTINO´´

jccc3169

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Re: Diamante de Gould Lutino

Mensagem  jccc3169 Qui 06 Out 2011, 14:49

Caro Sr Badalo entao os seus lutinos sao mutaçao autossomica recessiva?

jccc3169

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Genética

Mensagem  AvilandiaPT Qui 06 Out 2011, 15:22

Olá João Costa,

Eu não estou a colocar isso em causa pois estamos de acordo. Apenas comentei que enquanto durar esse "comboio de asneiras" será uma discussão académica se assim quisermos pois para a maioria dos criadores não tem sequer interesse nestas correcções de linguagem.
Agora, também é verdade que começa a existir algum trabalho mais fundado a nível do reconhecimento e uniformização de mutações, mas isso ainda vai levar muito tempo.
Em relação às classes estarem referidas como "ino" penso que na prática isso acontece mais para manter aberta a entrada das duas formas "par-ino verde" e "par-ino azul" do por aceitação se que não é um verdadeiro lutino.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Lutino Empty Re: Diamante de Gould Lutino

Mensagem  jccc3169 Qui 06 Out 2011, 15:41

Eu estou sempre aberto a discussao :-) claro que construtiva e sem quaisquer intençoes de insulto ou algo do genero..

Eu ja tive mais de 60 casais de goulds e neste momento tenho os supostos lutinos em casa... Apresentei a justificaçao para aquilo que digo, e claro que se me apresentarem uma justificaçao que subvalorize a minha posso ate vir a aceitala.. mas (e sem querer ofender) nao podemos dizer que e lutino porque ´´crio a varios anos e sei o que e um lutino e o meu e um lutino´´ como disse, sem querer ofender ninguem apesar da estrutura um pouco duvidosa da frase...

cumps
João Costa

jccc3169

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos