Fórum dos Exóticos
Crias de Mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Crias de Mandarins Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crias de Mandarins

3 participantes

Ir para baixo

Crias de Mandarins Empty Crias de Mandarins

Mensagem  Gonçalo Dom 19 Jul 2009, 11:49

ola bom dia. Como ja referi no meu topico de apresentaçao comecei a pouco tempo a criar mandarins( para já com 2 casais, o espaço e pouco) e o que se passa é o seguinte: um dos casais, já com 2 anos, tem feito varias posturas ao longo deste ano,na primeira morreram todos dentro dos ovos, talvez devido as trovoadas, a segunda ja com as crias com 2\3 semanas apareceram me mortos no fundo da gaiola, cada dia um morto ate que so ficou um e ja morreu bem grande, agora nesta ultima postura voltaram a aparecerer dois mortos no fundo da gaiola(1 cada dia), aves essas com um dia e outros 2 morreram dentro dos ovos mas com a casca estalada, o que é que se poderá estar a passar ou o que e que eu estarei a fazer de mal para isto acontecer? as aves estao numa garagem numa gaiola com cerca de 70cm comprimento 30 de largura e 40 de altura, dou lhe mistura para exoticos, papa seca e germinado, tenho tb areia e concha de choco na gaiola.
opinioes pessoal?
Cump
Gonçalo
Gonçalo

Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/04/2009
Localização : Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de Mandarins Empty Re: Crias de Mandarins

Mensagem  minid1000 Dom 19 Jul 2009, 15:08

o facto de terem morrido no ovo com o ovo estalado, e devido a falta de humidade, o pinto nao consegue furar a casca e acaba por morrer. qual o tipo de ninho que usas?
minid1000
minid1000

Mensagens : 46
Data de inscrição : 03/02/2009
Localização : ourem

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de Mandarins Empty Re: Crias de Mandarins

Mensagem  Jorge Pinto Dom 19 Jul 2009, 22:14

Boas. Antes de mais convido-te a ler o tópico sobre germinado no capítulo da alimentação para ver se estás a fazer tudo direitinho. Ou até podias fazer melhor, podias responder a esse tópico contando como preparas e como dás o teu germinado, isto porquê? É que me parece que possas ter um problema de salmonelas, se for o caso, enquanto não fizeres um tratamento não te safas, diz alguma coisa.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de Mandarins Empty Re: Crias de Mandarins

Mensagem  Gonçalo Dom 19 Jul 2009, 22:48

Quanto a humidade tenho o cuidado de "regar" o chao da garagem que e onde se encontram as aves e durante o teempo que as aves estao a chocar tenho posto sempre dentro da gaiola uma banheira. Em relaçao ao ninho, apesar de ja lhe ter posto varios ao dispor o unico onde fazem ninho e naqueles de "palha" fechados com um buraco ao meio.
No caso do germinado nao o desinfecto com qualquer produto apenas o lavo com agua varias vezes, alem de que este casal de mandarins nao pega bem no germinado, mas caso fosse as salmonnelas que referiram qual seria o tratamento a efecutar?
Gonçalo
Gonçalo

Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/04/2009
Localização : Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de Mandarins Empty Re: Crias de Mandarins

Mensagem  Gonçalo Dom 19 Jul 2009, 22:50

Outra coisa que reparo neste casal é quando la vou de manha tratar deles a femea sai logo do ninho e o macho persegue a pela gaiola como se lhe estivesse a "ralhar" se é que me faço entender!
Gonçalo
Gonçalo

Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/04/2009
Localização : Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de Mandarins Empty Re: Crias de Mandarins

Mensagem  Gonçalo Seg 20 Jul 2009, 12:15

Outra questao que temho é: devo ou nao voltar a colocar o ninho para ver se fazem outra postura ou será melhor deixar descansar e voltar so a colocar o ninho mais para a frente?
Gonçalo
Gonçalo

Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/04/2009
Localização : Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de Mandarins Empty Re: Crias de Mandarins

Mensagem  Jorge Pinto Seg 20 Jul 2009, 13:06

Boas Gonçalo. Esse tipo de comportamento pode ser considerado normal nos mandarins, não penso que venha daí o problema.

Quanto ás salmonelas, pelo que me estás a dizer também não deve ser esse o problema, quanto ao tratamento, das raras vezes que precisei de o fazer, usei o da oropharma(orlux), acho que se chama therapin e cocciplus, dá-se em conjunto durante 5 dias.

Quanto á humidade estás a fazer bem, mas pode não ser essa a causa de os ovos não eclodirem, pode ser falta de algum tipo de nutriente e sendo assim as aves não têm força para partir a casca. Tens que ver se a mistura que estás a dar é equilibrada e se os pais estão suficientemente fortes e saudáveis, de vez em quando deve-se dar vitaminas.


Quanto á última questão, eu no teu caso, para tirar dúvidas fazia agora um tratamento e depois preparava bem os pássaros e tornava a colocar o ninho em setembro, mas tu é que sabes.

Um abraço.
Jorge Pinto.
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de Mandarins Empty crias mandarins

Mensagem  Gonçalo Seg 20 Jul 2009, 13:51

tambem ja tinha pensado nisso da alimentaçao, por isso mesmo esta semana ja alterei, comprei uma diferente, mais cara mas penso que seja superior.
Em relaçao ao ninho vou fazer como sugeriu e so voltar a colocar o ninho em setembro.
obrigado pelas dicas pessoal e entretanto eu vou aqui colocando as novidades.
Cump
Gonçalo
Gonçalo

Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/04/2009
Localização : Portalegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos