Fórum dos Exóticos
Escolha de exóticos para Moçambique Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Escolha de exóticos para Moçambique Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escolha de exóticos para Moçambique

+3
Ricardo Garção
MINERJU
hdamasio
7 participantes

Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  hdamasio Sex 19 Mar 2010, 15:47

Boas,

actualmente estou a trabalhar em moçambique e gostaria de trazer alguns passaros de portugal para cá, contudo gostaria que fosse uma das espécies que cá residem.

o que aconselham ?

by the way, a gaiola será esta

Escolha de exóticos para Moçambique Dscn2039

(ainda não está terminada)

hdamasio

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  MINERJU Sex 19 Mar 2010, 17:34

Considerando que voce ira cubrir uma parte deste viveiro para os passaros pernoitarem em seguro, e para colocar os ninhos tambem, achu que eu colocaria, Mandarins, Bengalins e Calafates(pardal de Java) pelo fato de eles serem mais fortes e suportarem mais as diversidade de temperaturas.
t+
MINERJU
MINERJU

Mensagens : 94
Data de inscrição : 28/01/2010
Localização : Potirendaba/SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  Ricardo Garção Qui 25 Mar 2010, 23:20

Boa Noite, hdamasio

Bonito viveiro, parabéns Surprised
O gato já anda há procura dos passarinhos lol!
O hdamasio, quer levar aves de Portugal, que sejam aves originárias de Moçambique, é isso?
Pode obtar pelos Canários de Moçambique.
Coloca dois ou três casais e uns ninhos, e pode ser que tenha sucesso na sua reprodução.


Última edição por Ricardo em Qui 25 Mar 2010, 23:38, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erros)
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  slytherin Qui 25 Mar 2010, 23:25

Boa noite.

Eu levava uns pardais de java, uns bicos de lacre, uns diamantes mosqueados e uns degolados.

Very Happy
slytherin
slytherin

Mensagens : 73
Data de inscrição : 14/02/2010
Localização : Setúbal

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  Diogo Ribeiro Sex 26 Mar 2010, 10:09

Bom dia.

Só um reparo em relação ao que disse o Ricardo, sem dúvida que os canários de moçambique seriam uma excelente escolha, mas atenção, os machos são muito agressivos para com os da sua espécie na altura de criação, e quando digo muito refiro me a casos de se matarem uns aos outros por vezes.
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
Moderador
Moderador

Mensagens : 986
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Porto
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  Ricardo Garção Sex 26 Mar 2010, 15:19

Boa tarde Diogo,

Obrigado pela tua informação em relação aos Canários de Moçambique.
Por acaso não sabia que eles tinham esse comportamento agressivo na altura da sua reprodução, entre as aves da sua espécie.

Então o hdamasio pode colocar um casal de canários de Moçambique na sua voadoura Laughing
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  António Ferreira Sex 26 Mar 2010, 16:33

Boa tarde a todos.
Tenho acompanhado o tópico e fico de boca aberta de espanto Exclamation Exclamation
No tempo da Guerra Colonial cumpri o serviço militar em Moçambique e o que não faltava em estado selvagem e em gaiolas por todo o lado eram aves que agora valem uma fortuna na Europa, tais como os canários de Moçambique, granadeiros, peitos celeste, degolados, bicos de lacre, todo o tipo de tecelões, pitílias, twin-spots, enfim. Por este motivo não sei porque quer importar aves que para isso tem que pagar uma fortuna, quer seja pela compra das aves como boletins sanitários e autorizações de toda a ordem tanto de exportação como de autorização das autoridades moçambicanas.
O amigo que pague dois quinhenta ou um chirene a um machambeiro e tem os pássaros que quiser Very Happy

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  Ricardo Garção Sex 26 Mar 2010, 17:12

Boa tarde Srº Ferreira,

Porque é que diz que fica de boca aberta de espanto em relação a este tópico?
É sobre as opiniões que temos dado ao Srº HDamasio em relação ás aves que ele pode colocar no seu viveiro, ou por ele dizer que quer levar aves de Portugal para Moçambique?
Pouco sabemos do Srº HDamasio, se já cria aves há vários Anos, quais são as suas intenções e preferências, mas ele até pode querer aves que não sejam do Continente Africano!!
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  MINERJU Sex 26 Mar 2010, 17:56

GALERA, DESCONCIDERA A MINHA RESPOSTA NESTE TÓPICO QUE EU ACHO QUE EU INTENDI A PERGUNTA ERRADA...
GRATO.
MINERJU.
MINERJU
MINERJU

Mensagens : 94
Data de inscrição : 28/01/2010
Localização : Potirendaba/SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  António Ferreira Sex 26 Mar 2010, 22:16

Boa noite Ricardo.
Tanto pelo pedido do Sr. Damasio como de algumas das respostas.
O pedido do Sr. Damasio é levar aves de Portugal que podem ou não já criarem em cativeiro mas que habitem em estado selvagem em Moçambique e aqui é espanto meu tendo ele há mão de semear as que quiser pelo preço da uva mijona, mais, alem da borocracia necessária e bastantes Euros dispendidos se fosse possivel. Presentemente e com diversas prorrogativas da CE desde 2003 que é expressamente proibido a IMPORTAÇÃO e EXPORTAÇÃO para o Continente Africano de qualquer ave devido há Gripe Aviária.
Das respostas, precisamente pelo desconhecimento das aves existentes em Moçambique mais que não fosse o canário, podendo vós alertar o Sr. Damásio para o facto, serem totalmente desconhecedores porque se deixou de importar e exportar aves de e para África, sendo vós criadores e amantes de aves exóticas.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  Ricardo Garção Sáb 27 Mar 2010, 00:09

Boa Noite,

Realmente tem razão em algumas coisas que diz, mas eu quando dei a minha resposta, para dar uma ajuda ao Sr. Damásio, lembrei-me dos canários de Moçambique, como é óbvio, mas também podia ter dito outras aves que são do Continente Africano.
Também podia abordar o que o Sr.Ferreira disse em relação em adquirir as aves em Moçambique, porque lhe ficava mais barato do que vir busca-las em Portugal o que sabemos que é algo difícil, mas não o fiz.
O Sr.Ferreira tem muitos conhecimentos e eu sei disso, mas também podia ter dado logo a sua opinião no inicio, para não ter ficado de boca aberta de espanto com as nossas respostas lol!
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  António Ferreira Sáb 27 Mar 2010, 10:27

Bom dia Ricardo.
De facto podia logo de inicio dar a minha opinião, só que a seguir mais ninguém respondia, pois não sei porquê mas desde que responda a algo fica tudo calado estilo com medo Very Happy , por esse motivo prefiro que escrevam as diversas opiniões e depois explico eu.
É certo que tenho uma grande folha de serviço como se costuma dizer lol! mas não é caso para se calarem, tu conheces-me pessoalmente e o amigo Diogo e Fernando escreveram muito comigo no msn, por esse motivo penso que não tenham essa opinião mas o que é certo é que toda a gente se cala.

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  Nandes Sáb 27 Mar 2010, 18:03

Boas força com o viveiro ta muito bom mesmo vais tirar boas aves aí Smile, sr antonio pereira se este topico foi aberto foi porque o user queria uma opinião de todos e daí tirar as suas conclusoes... se todos fossemos agrecivos assim como o senhor nas respostas o forum nao ganharia nada com isso tamos todos aqui é para aprender uns com os outros partilhar interesses e experiencias para que ser assim como o senhor escrevemos algo e la vem o senhor com as sertesas do mundo intransigente so aquilo que diz é que ta serto, nao falo so neste topico mas sim em muitos outros que em vez de ajudar parte logo para "ataques" que nao lhe fica bem eu se tivese a sua expriencia usaria para xamar fãs para este mundo e nao afastalos, pois so Ha vencedores com concorrencia á altura com isto disse tudo pence no assunto tente ser mais compriencivo com as duvidas pois nunca sabemos tudo... scratch silent
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  António Ferreira Sáb 27 Mar 2010, 22:00

Boa noite.
Embora o nome seja outro mas penso que as criticas são há minha pessoa.
Para vós putos que ainda cheiram a coeiros e tendo o sangue na guelra pensam que o mundo é todo vosso e são os detentores da verdade, tudo o que é dito pelos mais velhos não é verdade e só vós é que têm razão ao ponto de quando se ensina a verdade e como fazer, somos ofensivos, deixe que há-de chegar há minha idade e lembrar-se destas palavras.
Uma vez que qualquer coisa que diga ou reprenda no bom sentido sou arrogante e mal educado, pergunto-lhe Exclamation Se eu tivesse respondido logo ao Sr. Damasio o Fernando também respondia Exclamation Penso que não.
Sei que me consideram rude nas palavras e é bem provável que assim pensem, pois não sou pessoa de floreados e gosto de ir direito ao assunto, na certeza porém, ando nisto não por obrigação ou entretimento mas antes para ensinar os mais novos na criação de passarinhos para que não sofram desgostos e tenham frustrações como as tive há 40 anos atrás.
Há outro motivo para alguns me considerarem grosseiro e ofensivo, a cultura de povos diferentes, sou ALENTEJANO, portanto rude, directo, sem papas na língua, sincero, amigo do seu amigo e totalmente despegado da cultura judaico/cristã (sem preconceitos)

Cumprimentos, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  hdamasio Dom 28 Mar 2010, 08:32

que grande confusão, vamos com calma

o motivo pelo qual queria trazer aves de cativeiro para cá, foi pelo simples facto da alimentação, não há de ser nada fácil habituar aves adultas em estado selvagem a comer sementes no comedouro. E ainda existem outros pormenores como sendo muitas delas insectívoras.

Como não tenho experiencia nenhuma em "domesticar" aves, vem dai o meu receio.
Agradeço as respostas, e estou inclusive aberto a sugestões se me souberem ajudar a ultrapassar este ponto, nomeadamente discutir qual a espécie que ao início seria mais fácil manter.

Quanto ao Sr.Ferreira agradeço e compreendo a reacção na resposta, uma pessoa estando cá sabe que pode ter qualquer pássaro, basta pagar (muito pouco, os miúdos apanham pássaros por 0,50€), o minha única preocupação é mantê-los.

hdamasio

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  António Ferreira Dom 28 Mar 2010, 10:43

Bom dia Damásio.
De facto não é caso para haver estes descarrilamentos mas de vez enquanto acontecem Very Happy, são choques de ideias muitas delas sem os intervenientes pensarem um pouquinho mas pelo menos da minha parte não passa daqui.
Quanto ao seu pedido, com o tamanho do seu viveiro não há o perigo de morrerem de Stress e desde que meta o comer há mostra por exemplo numa caixa aberta ou num prato eles vão lá comer sem problemas. outra coisa para se ter sucesso na habituação de aves selvagens ao cativeiro é serem apanhadas a seguir hás criações, portanto para aí em Moçambique é agora a melhor altura até Junho/Julho.
Já agora, para os insectivoros tem aí facilidade em arranjar comer para eles?
Fugindo um pouco ao tópico, em que parte de Moçambique está Very Happy

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  hdamasio Qua 11 Ago 2010, 16:05

Peço desculpa pela enorme ausencia, entretanto não adquiri nenhuma ave uma vez que me vou embora durante uns tempos para Portugal.
Sr.Antonio neste momento estou em Nampula.




hdamasio

Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Escolha de exóticos para Moçambique Empty Re: Escolha de exóticos para Moçambique

Mensagem  António Ferreira Qui 12 Ago 2010, 16:31

Boa tarde amigo Damásio.
Àà... Very Happy está na terra dos macuas.
Ainda existe o Bairro da Mataculia e Matadouro ou não lol!

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos