Fórum dos Exóticos
Diamante de Gould Careca Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Diamante de Gould Careca Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamante de Gould Careca

+4
Gustavo Figueiredo
Antonio Pereira
Nandes
Ricardo Garção
8 participantes

Ir para baixo

Diamante de Gould Careca Empty Diamante de Gould Careca

Mensagem  Ricardo Garção Ter 16 Mar 2010, 19:54

Boa Noite,

Alguém me sabe dizer o que se está a passar com esta fêmea de Diamante de Gould?
Ficou no estado em que aparece na fotografia, sem penas na cabeça em pouco tempo.
Podem-me dizer o que se passa e o tratamento adquado para a recuperação total da fêmea?

Diamante de Gould Careca SDC10697
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Careca Empty Re: Diamante de Gould Careca

Mensagem  Nandes Ter 16 Mar 2010, 21:55

UIIII amigo ricardo tenho um mandarim exactamente nesse estado ficou assim e nao sei o porque disso???? Shocked Shocked
Nandes
Nandes

Mensagens : 255
Data de inscrição : 14/07/2009
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Careca Empty Re: Diamante de Gould Careca

Mensagem  Antonio Pereira Ter 16 Mar 2010, 22:45

Boas

Tenta separa-la das restantes aves, pode ser picado e se assim for dentro de 15 dias começas a ver diferença, depois diz alguma coisa..........

Um abraço

António Pereira
Antonio Pereira
Antonio Pereira

Mensagens : 298
Data de inscrição : 22/11/2008
Localização : Beja
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Careca Empty Re: Diamante de Gould Careca

Mensagem  Ricardo Garção Ter 16 Mar 2010, 23:47

Boas,

Não pode ser qualquer tipo de piolho que a ave possa ter e cair-lhe as penas?
Vou então separa-la do macho durante 15 dias para ver se melhora e se começa a criar novas penas na cabeça.
Ainda ninguém teve um problema destes nas aves????
Ricardo Garção
Ricardo Garção
Administrador
Administrador

Mensagens : 799
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Portalegre
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Careca Empty Re: Diamante de Gould Careca

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 17 Mar 2010, 00:27

Tive eu, Ricardo.
Tenho um casal que se formou recentemente e ontem a fêmea apareceu tambem depenada na nuca.
O macho em questão é muito possessivo, não percebo muito bem porquê.
Está sempre no ninho, literalmente sempre e da parte da fêmea nunca vi muito interesse nele a não ser ter unica e exclusivamente, ter posto os ovos.
Das duas, uma: ou no acto de acasalar, o macho foi muito agressivo ou está a tentar repreender a mesma por não se aplicar como ele quer.

Noutro casal que tive e que aqui reportei a história, o papel de estar no ninho era repartido e quem defendia o ninho era, só a fêmea.
Nunca nenhuma das aves apareceu mal tratada.

Duvido que seja piolho, pois é localizado numa só parte da ave.


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Careca Empty Re: Diamante de Gould Careca

Mensagem  Rui P Azevedo Qua 17 Mar 2010, 19:28

Boas
Sinceramente, na minha opinião, pode ter sido o cio por parte do macho que o fez fazer isso à fêmea, uma vez que ela pode não ter correspondido às vontades do macho. Talvez esse não seja um casal compatível...

um abraço
Rui P Azevedo
Rui P Azevedo

Mensagens : 243
Data de inscrição : 21/11/2009
Localização : Vila do Conde

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Careca Empty Re: Diamante de Gould Careca

Mensagem  roicordas Qua 17 Mar 2010, 21:54

Por vezes isso acontece nos goulds, tanto macho como femeas, mas nao os impede de criar normalmente.
Ha quem fale em carencia de Iodo, parasitas, etc.
So sei que eles fazem muda e ficam como novos...
Tive um macho que parecia um abutre, sem qualquer pena na cabeça e pescoço mas não deixava um unico ovo por galar.
Da razao a teoria "Elas gostam é dos carecas"
Smile
roicordas
roicordas

Mensagens : 341
Data de inscrição : 22/01/2010
Localização : Agueda

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Careca Empty Re: Diamante de Gould Careca

Mensagem  António Ferreira Sex 19 Mar 2010, 00:53

Boa noite a todos.
A pedido do Ricardo Garção aqui vai a resposta ao mal da sua fêmea, SARNA.
De facto conforme diz o amigo Ricardo Travassos a falta de iodo faz peladas mas pequenas, não assim, um pedacinho de falta aqui outro pedacinho de falta ali e defacto não afecta o aparelho reprodutor porque a sarna é provocada por um ácaro que vem nas sementes e que vive entre as duas camadas de pele e nas areas corneas (unhas, patas e bico) (as patas escamosas é provocado por esse ácaro)
A unica maneira de se conseguir combater isso mas quase inglória infelizmente é com a Ivermectina e Betadine.
Compra um frasquinho de PARASITA-BOGENA ou PULMOSAN, duas horas antes tiras qualquer água que tenhas na gaiola, aplicas então uma gota na pele mas debaixo de cada asa (2 gotas no total) e só voltas a meter água duas horas depois, isto para teres a certeza que os pássaros estão enxutos e que dás tempo a que a ivermectina penetre e seque na pele, repetir tudo ao fim de 21 dias (tempo que os ovos dos parasitas levam a encubar) e tornar a repetir tudo novamente ao fim de 21 dias. (mais há frente explico porque 3 aplicações. Quando a Ivermectina estiver seca com o auxilio de um cotonete besuntas então a cabeça dia sim dia não durante uma semana.
Como medida de prevenção fazer isto a todos os pássaros que tiveres no aviário, mas só com duas aplicações.
A ivermectina não é nenhum insecticida mas antes um descornador cerebral que faz com que o parasita fique desorientado ao ponto de não se alimentar e acaba por morrer à fome.
Se juntaste a fêmea com outras fêmeas estás lixado, pois vão ficar iguais, só por coriosidade, o parasita ataca mais as fêmeas que os machos devido hás mesmas terem mais desgaste, nos machos quando aparece é hás peladas mas pequenas e em especial em redor do bico e olhos.
O ano passado em Janeiro em virtude de me terem morrido a quase totalidade dos meus pássaros (de 350 fiquei com 7) devido a um incêndio, andei a comprar Goulds, houve um amigo que soube que outro amigo tinhas Goulds bons e que os tinha metido há venda por desistência do hobby, isto em Abril, portanto em plena época de muda dos Goulds, lá fui então fazer umas centenas de Kilometros para comprar na totalidade tanto os Goulds com os mandarins, entrei no aviário novinho em folha e o dono tinha os Goulds na ultima fila mesmo junto ao tecto, portanto bastante altos, pedei-me a transportadora para não andar sempre a subir e descer escadas e toca a apanhar goulds de gaiola em gaiola, à distância que era simplesmente me pareceu falta de penas devido há muda, quando cheguei a casa antes de os levar para o meu aviário, coisa que faço a qualquer pássaro que adquiro, tirei a tampa da transportadora para lhes dar um banho com INSECTORNIS para matar algum piolho que trouxessem, qual não foi o meu espanto quando vejo o estado dos Goulds, todos com sarna.
Trouxe 12 casais, e destes até agora só 4 pássaros é que ainda estão numa lástima, houve em especial fêmeas que com as duas aplicações que criaram penas, por esse motivo juntei-as com machos meus, passado 2 meses esses machos também ficaram afectados e está dificil a cura completa que espero que com a muda normal fiquem bons.
Neste momento estou a pôr nas sementes pó ACARIASMA há razão de um frasquinho por cada 10kg de mistura de sementes, a ver se com os Goulds novos os ácaros não os afectem. (caso queiram fazer isto não é preciso tratar tanta semente, basta darem uma borrifadela de pó nas sementes nos comedouros).
AS CAUSAS
Como disse os ácaros vêm nas sementes e antigamente era muito raro aparecer um pássaro afectado, acontece que antigamente a maioria das sementes eram compradas na Europa, Brasil e Canadá. Acontece que hoje todas as sementes são compradas pelos americanos que por sua vez as vendem para o resto do mundo, com cotação semanal hás 5ª Feiras em São Francisco da Califórnia, hora a América do Norte é o sito de origem do ácaro responsável pela Sarna e através das sementes estão a contaminar o mundo de um flagelo que foi dominado em especial na Europa incluindo Portugal entre os anos 50 a70 do século XX

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Careca Empty Re: Diamante de Gould Careca

Mensagem  António Ferreira Sáb 10 Abr 2010, 10:38

Bom dia a todos.
Estando em conversa privada com o amigo Gustavo Figueiredo devido a este tópico por também ele ter Goulds com peladas constatei que falta uma palavra que muda totalmente o tratamento a fazer nestes casos, por conseguinte peço desculpa a todos que seguiram os meus conselhos, felizmente não é coisa grave mas podia ser, é que a leitura mental vai sempre há frente da escrita e na maioria das vezes escrevemos sem ler o escrito e muito menos lermos o que escrevemos e depois sai engano.

A unica maneira de se conseguir combater isso mas quase inglória infelizmente é com a Ivermectina e Betadine.
Compra um frasquinho de PARASITA-BOGENA ou PULMOSAN, duas horas antes tiras qualquer água que tenhas na gaiola, aplicas então uma gota na pele mas debaixo de cada asa (2 gotas no total) e só voltas a meter água duas horas depois, isto para teres a certeza que os pássaros estão enxutos e que dás tempo a que a ivermectina penetre e seque na pele, repetir tudo ao fim de 21 dias (tempo que os ovos dos parasitas levam a encubar) e tornar a repetir tudo novamente ao fim de 21 dias. (mais há frente explico porque 3 aplicações. Quando a Ivermectina estiver seca com o auxilio de um cotonete besuntas então a cabeça dia sim dia não durante uma semana (COM BETADINE).

Um abraço, Ferreira
António Ferreira
António Ferreira

Mensagens : 383
Data de inscrição : 23/11/2008
Localização : Vendas Novas

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Careca Empty Re: Diamante de Gould Careca

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 12 Abr 2010, 00:19

Boa...
Eu fiz mas, com o Pulmusan...
Já está a acabar os 21 dias.
Tá tudo vivo então, não foi grave.


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante de Gould Careca Empty Re: Diamante de Gould Careca

Mensagem  Jean Sorg Sáb 24 Dez 2011, 21:49

Graças a este tópico consegui livrar desse mal um canário da terra que a muitos anos eu possuo ( muito antes de começar com os exóticos) e sempre teve a nuca careca!
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos