Fórum dos Exóticos
Duvidas..... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Duvidas..... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvidas.....

3 participantes

Ir para baixo

Duvidas..... Empty Duvidas.....

Mensagem  Gustavo Costa Qui 19 Jun 2014, 23:03

Boa noite,sou iniciado em criação de passaros e tenho muitas duvidas em relação a mandarins.Sei que deve ser maçador para quem é experiente em responder,mas, pf tirem-me estas duvidas.

1-Tenho 4 casais mandarin,onde cada casal tem a sua casota de 1000x60x60,cada casota tem 2 ninhos ,1 em cada canto.Os ninhos são de 12x10.
Estas medidas são ideais para ter mandarins e para fazer criação?

2-Quais as alturas do ano indicadas para a criação?
3-Em que alltura do ano se da a muda nas aves?
4-No tempo da muda ,devo separar os mahos das femeas e so juntar na altura da criação?
5-Vejo em Pet-shops anilhas com varias cores....alguma cor corresponde a especie ou ano?
6-alem das sementes,que mais posso alimentar as minhas aves e que alimentos posso dar para compensar as vitaminas que as aves necessitam?(ainda estudo e a mesada não é das melhores Embarassed )

Peço compreensão,pf ajudem este jovem Rolling Eyes  a tirar as suas duvidas.Todos começamos e todos tivemos e temos duvidas.

Obrigado
Gustavo Costa
Gustavo Costa

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/06/2014
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas..... Empty Re: Duvidas.....

Mensagem  AvilandiaPT Sex 20 Jun 2014, 08:44

Olá Gustavo,

Eu tenho prometido a mim mesmo afastar-me de tudo o que seja aves mas...

Os mandarins, e assumo que estando tu a começar sejam mandarins "normais", são bastante acessíveis mas é preciso ter alguma paciência na criação de aves.

1-Tenho 4 casais mandarin,onde cada casal tem a sua casota de 1000x60x60,cada casota tem 2 ninhos ,1 em cada canto.Os ninhos são de 12x10.
Estas medidas são ideais para ter mandarins e para fazer criação?

São mais do que suficientes.

2-Quais as alturas do ano indicadas para a criação?

Criam em qualquer altura.
Sobretudo se não tens nenhum objectivo específico de expor as aves para já não é muito importante quando criam.
Preocupa-te apenas que tenham boas condições de temperatura, luz, humidade dentro do possível na altura que criarem.

3-Em que alltura do ano se da a muda nas aves?

Os mandarins não têm uma ápoca de muda específica pois não são uma espécie sazonal.
Normalmente fazem muda entre épocas de criação de acordo com o desgaste. Podemos controlar isso de alguma formas, tens pelo fórum tópicos sobre mudanças de alimentação, alojamento, etc que influenciam isso.

4-No tempo da muda ,devo separar os mahos das femeas e so juntar na altura da criação?

É uma opção tua. Se pretendes controlar a época de criação eu diria que é melhor, mas não é essencial que o faças.

5-Vejo em Pet-shops anilhas com varias cores....alguma cor corresponde a especie ou ano?

Nas anilhas "oficiais" há um código de cor/ano.
Nas anilhas das lojas, embora possam seguir esse código normalmente não. Se queres anilhar com anilhas dessas não tem problema algum apenas não podes entrar com as aves em exposição. Podes usar qualquer anilha seja metalizada ou de cor.
Atenção que tens anilhas de marcação (que podes por e tirar) e anilhas fechadas que colocas quando a ave nasce e ficam "para sempre".

6-alem das sementes,que mais posso alimentar as minhas aves e que alimentos posso dar para compensar as vitaminas que as aves necessitam?(ainda estudo e a mesada não é das melhores Embarassed )

Se começares com uma boa mistura, limpeza, água fresca é grande parte do caminho.
Podes juntar uma boa papa de criação, não precisas de muito mais. Se quiseres dar algumas verduras de vez em quando não faz mal mas para mandarins não é algo essencial.
Vitaminas e outros suplementos, por muito úteis que possam ser, só deves pensar nisso, na minha opinião, quando perceberes melhor como funcionam as coisas.
Não gastes dinheiro em muita coisa que não percebas para que serve.

Encontras aqui no fórum diversos tópicos mais ou menos avançados sobre alimentação, nutrição, entre outros temas. Perde umas horas a ler e estudar e coloca as dúvidas que tiveres que vamos tentando ajudar.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas..... Empty Re: Duvidas.....

Mensagem  borllock Sex 20 Jun 2014, 21:28

Ricardo porque se vai afastar deste mundo das aves, se não é indiscrição?
Uma grande perda para a comunidade no meu ver, pois é uma das pessoas com mais conhecimentos fundamentados que há por aqui
borllock
borllock

Mensagens : 317
Data de inscrição : 16/11/2012
Localização : Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas..... Empty Re: Duvidas.....

Mensagem  Gustavo Costa Sáb 21 Jun 2014, 08:06

Sr Ricardo muito obrigado pelos concelhos Duvidas..... 1278769421 ,pode ter a certeza que os irei tomar em conta.

Sr Ricardo afastar se das aves scratch  antes de me escrever neste forum ja ha uns meses que o visito e vejo que voce e poucos são fundamentais pra este forum.
 
NÃO faça isso sunny 
Gustavo Costa
Gustavo Costa

Mensagens : 119
Data de inscrição : 17/06/2014
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos