Fórum dos Exóticos
Apresentãção de António Gomes Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Apresentãção de António Gomes Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentãção de António Gomes

+10
luciano moreira
Rui Nunes
Rui Lopes
Fernando Marta
Bruno Alexandre
Luís Lourenço
antlou
exoticospaef
DiogoI
anjomago63
14 participantes

Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Apresentãção de António Gomes

Mensagem  anjomago63 Qui 11 Jul 2013, 06:51

Sou António Gomes, sou de Angola, já criei vários tipos de Aves Exóticas da Família Estrildidae, da Família Fringillidae, da Família de Psitacideos, etc.,  existentes em Angola. Deixei de criar há cerca de 20 anos por causa da vida que levava (militar e o país em guerra). Agora que estou destacado em Luanda - Angola resolvi recomeçar a criação dessas mesmas aves e de outras aves tais como diversos Canários, Diamantes, etc. EM virtude de estar a construir a minha casa que só termina em Novembro/Dezembro deste ano aproveitei a oportunidade e depois de muita conversa com a esposa fazer um conjunto de gaiolas (80) com as seguintes medidas  Comp 52 cm x Alt 40 cm x 50 cm.
QtdeCompAltLarg
80524050
 
isto até construir os 4 viveiros noutro local e que terão as seguintes medidas 3 deles zona de voo 3 m x 5 m zona coberta (ninhos) 3 m x 4 - para criação de diversos exóticos e o 4º zona coberta (ninhos) 3 m x 4 e a zona de voo 6 m x 3 m para criação de psitacideos. e uma zona de 2 m x 9 m para gaiolas individuais e selecção dos melhores (cerca de 160 gaiolas). Resolvi tb nessa nova área criar uma zona de construção de gaiolas.

Em Setembro de 1975 em Nova Lisboa actual Huambo - Angola encontrei um canário amarelo solto e resolvi levá-lo comigo. em Outubro cheguei a Portugal com o mesmo canário e esteve comigo até Maio de 1976 altura em que voltei para Angola e antes de partir ofereci a uma pessoa amiga que já tinha outros canários. foi difícil a separação porque vivi até 1975 fora das cidades e tive sempre pássaros desde pequeno.
Inscrevi-me neste Fórum porque gostaria de aprender o máximo possível sobre aves.

um abraço de Angola e que todos tenham sucesso nas criações a que se propõem fazer

anjomago63

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/07/2013
Localização : Luanda - Angola
PAÍS : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  DiogoI Qui 11 Jul 2013, 12:14

seja bem vindo
DiogoI
DiogoI

Mensagens : 94
Data de inscrição : 06/06/2013
Localização : Almada
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  exoticospaef Qui 11 Jul 2013, 14:26

Boa Sorte para esse novo projeto, vai ser passarada para compensar bem todos os anos sem pássaros.

exoticospaef
exoticospaef

Mensagens : 105
Data de inscrição : 26/06/2013
Localização : AGUALVA-CACEM
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  anjomago63 Sex 12 Jul 2013, 06:25

obrigado, agora vai ser para valer

anjomago63

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/07/2013
Localização : Luanda - Angola
PAÍS : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  antlou Sex 12 Jul 2013, 08:13

Bem vindo a este fórum António Gomes Smile 
antlou
antlou

Mensagens : 36
Data de inscrição : 29/03/2013
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  Luís Lourenço Sex 12 Jul 2013, 08:16

Seja bem vindo ao fórum e boa sorte com a passarada.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  Bruno Alexandre Sex 12 Jul 2013, 11:25

Olá

Seja bem vindo ao forum.Very Happy 

Cumprimentos.
Bruno Alexandre
Bruno Alexandre

Mensagens : 129
Data de inscrição : 07/01/2013
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  Fernando Marta Sex 12 Jul 2013, 14:59

Olá, António!

Bem vindo ao fórum. Podes contar com os conhecimentos do pessoal do fórum.
Também nasci em Angola, Novo Redondo - Sumbe.

Um abraço,
Fernando Marta
Fernando Marta

Mensagens : 55
Data de inscrição : 03/06/2009
Localização : Carrazedo de Montenegro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Apresentação de António Gomes

Mensagem  Rui Lopes Sex 12 Jul 2013, 22:19

Boa noite, António. Seja bem vindo ao fórum.
Cumprimentos,
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  Rui Nunes Sáb 13 Jul 2013, 21:17

Bem vindo amigo e boas criações, abraço.
Rui Nunes
Rui Nunes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 24/02/2013
Localização : Arruda dos Vinhos
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  luciano moreira Ter 16 Jul 2013, 01:07

seja bem vindo, quando puder entre no seu perfil e preencha mais dados sobre a sua pessoa para que possamos conhecê-lo melhor.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  João Martinho Qua 17 Jul 2013, 16:25

Seja muito bem vindo.

obrigado pela sua história de vida muito interessante, penso que deixa qualquer um curioso (pelo menos a mim deixou), sobre vários assuntos como por exemplo que pássaros você tinha? eram ou não nativos de Angola? Conhecia e havia mais criadores de aves em Angola? Tem voltado a Angola e qual tem sido a sua impressão se existem cada vez mais pessoas se interessam por aves exóticas e criadores..?
obrigado
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  Joaquim Neves Qua 17 Jul 2013, 17:43

Bem vindo, amigo António.
Isso é um super projecto.
Sinceramente que lhe desejo as maiores felicidades e que o ora descrito se torne um sucesso.
Com espaços dessa natureza em especial voadeiras, será um prazer passar horas livres contemplando as aves e seus comportamentos.
É em Angola; pois se tal não fosse, ou melhor se fosse em Portugal, tornar-me-ia um convidado a visitar depois de concluído e "habitado".
Um aparte... Em Angola também existem criadores em numero razoável? Há dedicação a este hobby?
Cumprimentos
J Neves
Joaquim Neves
Joaquim Neves

Mensagens : 200
Data de inscrição : 01/09/2009
Localização : Louriçal - Pombal
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  Rui Pires Qua 17 Jul 2013, 22:18

António, seja muito bem vindo.
Rui Pires
Rui Pires

Mensagens : 159
Data de inscrição : 08/01/2013
Localização : Paiões
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  anjomago63 Qui 18 Jul 2013, 06:47

João Martinho escreveu:Seja muito bem vindo.

obrigado pela sua história de vida muito interessante, penso que deixa qualquer um curioso (pelo menos a mim deixou), sobre vários assuntos como por exemplo que pássaros você tinha? eram ou não nativos de Angola? Conhecia e havia mais criadores de aves em Angola? Tem voltado a Angola e qual tem sido a sua impressão se existem cada vez mais pessoas se interessam por aves exóticas e criadores..?
obrigado
Eu estive em Portugal de 8 de outubro de 1975 a 01 de Maio de 1976 e regressei a Angola. Ingressei nas Forças Armadas Angolanas em 1982 e até hoje estou no activo. Sou Oficial ostentando a Patente de major. Sou da área das TIC's. Cá em Angola há muitos criadores, uma boa parte cria aves nativas e actualmente há alguns e o nº vai crescendo de criadores de aves não nativas entre elas os Diamantes (de gould, mandarins) manons, rolas diamantes, pardais de java, periquitos autralianos, etc.

anjomago63

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/07/2013
Localização : Luanda - Angola
PAÍS : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  anjomago63 Qui 18 Jul 2013, 06:48

Fernando Marta escreveu:Olá, António!

Bem vindo ao fórum. Podes contar com os conhecimentos do pessoal do fórum.
Também nasci em Angola, Novo Redondo - Sumbe.

Um abraço,

 obrigado. e sempre que tiver duvidas perguntarei

anjomago63

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/07/2013
Localização : Luanda - Angola
PAÍS : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  anjomago63 Qui 18 Jul 2013, 06:54

Joaquim Neves escreveu:Bem vindo, amigo António.
Isso é um super projecto.
Sinceramente que lhe desejo as maiores felicidades e que o ora descrito se torne um sucesso.
Com espaços dessa natureza em especial voadeiras, será um prazer passar horas livres contemplando as aves e seus comportamentos.
É em Angola; pois se tal não fosse, ou melhor se fosse em Portugal, tornar-me-ia um convidado a visitar depois de concluído e "habitado".
Um aparte... Em Angola também existem criadores em numero razoável? Há dedicação a este hobby?
Cumprimentos
J Neves
Existem principalmente nas grandes cidades, por exemplo no Lubango (ex-Sá da Bandeira) Cpaital da Provincia da Huíla conheço cerca de 30 criadores e entre eles estão pelo menos 5 que fazem isso há mais de 20 anos, o meu cunhado, oa meus 2 irmãos e o meu pai (72 anos) têm aves nativas angolanas ha muito tempo. este ano o meu cunhado adquiriu mandarins e diamantes de gould, os mandarins ja estão a reproduzir, mas os diamantes de gould têm os ovos nao fecundados.

anjomago63

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/07/2013
Localização : Luanda - Angola
PAÍS : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  anjomago63 Qui 18 Jul 2013, 07:04

Como fazer para colocar imagens no tópicos, porque gostaria de colocar imagens de aves nativas de angola que são criadas cá

anjomago63

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/07/2013
Localização : Luanda - Angola
PAÍS : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  anjomago63 Qui 18 Jul 2013, 07:21

Estas são algumas aves nativas de angola, estão os nomes as fotos nao sei colocá-las.

Familia Fringillidae




  1. Serinus/Crithagra albogularis - White-throated Canary, Canário de garganta branca, Bengalão
  2. Serinus/Crithagra atrogularis - Black-throated Seedeater, Canário-de-garganta-preta
  3. Serinus burtoni - Thick-billed Seedeater          
  4. Serinus capistratus - Black-faced Canary, Xangola, Canário de Face Preta
  5. Serinus/Crithagra flaviventris - Yellow Canary, Canário-de-barriga-amarela
  6. Serinus flavivertex - Yellow-crowned Canary
  7. Serinus/Crithagra gularis - Streaky-headed Seedeater, Canário-de-cabeça-estriada
  8. Serinus/Crithagra mennelli - Black-eared Seedeater, Canário-de-mascarilha
  9. Serinus/Crithagra mozambicus - Yellow-fronted Canary, Canário de Moçambique, Bigodinho
  10. Serinus sulphuratus - Brimstone Canary, Canário-girassol, Bigodão

ha outros que depois colocarei entre eles membros das familias
Família Estrildidae
Familia Emberizidae
Familia Passeridae
Familia Ploceidae
Familia Viduidae
Familia Psittacidae
Familia Columbidae

Muitos deles já foram criados por mim e são criados pelo meu pai, irmãos e cunhados com sucesso.

abraços

anjomago63

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/07/2013
Localização : Luanda - Angola
PAÍS : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  anjomago63 Qui 18 Jul 2013, 07:22

Estas são algumas aves nativas de angola, estão os nomes as fotos nao sei colocá-las.

Familia Fringillidae




  1. Serinus/Crithagra albogularis - White-throated Canary, Canário de garganta branca, Bengalão
  2. Serinus/Crithagra atrogularis - Black-throated Seedeater, Canário-de-garganta-preta
  3. Serinus burtoni - Thick-billed Seedeater          
  4. Serinus capistratus - Black-faced Canary, Xangola, Canário de Face Preta
  5. Serinus/Crithagra flaviventris - Yellow Canary, Canário-de-barriga-amarela
  6. Serinus flavivertex - Yellow-crowned Canary
  7. Serinus/Crithagra gularis - Streaky-headed Seedeater, Canário-de-cabeça-estriada
  8. Serinus/Crithagra mennelli - Black-eared Seedeater, Canário-de-mascarilha
  9. Serinus/Crithagra mozambicus - Yellow-fronted Canary, Canário de Moçambique, Bigodinho
  10. Serinus sulphuratus - Brimstone Canary, Canário-girassol, Bigodão

ha outros que depois colocarei entre eles membros das familias
Família Estrildidae
Familia Emberizidae
Familia Passeridae
Familia Ploceidae
Familia Viduidae
Familia Psittacidae
Familia Columbidae

Muitos deles já foram criados por mim e são criados pelo meu pai, irmãos e cunhados com sucesso.

abraços

anjomago63

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/07/2013
Localização : Luanda - Angola
PAÍS : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  AvilandiaPT Qui 18 Jul 2013, 08:54

Olá António,

Bom sorte com o projecto.
Suponho que arranjar muitas destas espécies ai em Angola seja certamente muito fácil.
Só uma opinião, para algumas destas pela descrição que fez provavelmente ia aproveitar muito melhor o espaço com viveiros mais pequenos e em maior número.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  anjomago63 Sex 19 Jul 2013, 07:02

AvilandiaPT escreveu:Olá António,

Bom sorte com o projecto.
Suponho que arranjar muitas destas espécies ai em Angola seja certamente muito fácil.
Só uma opinião, para algumas destas pela descrição que fez provavelmente ia aproveitar muito melhor o espaço com viveiros mais pequenos e em maior número.

Cumps.

 Grato pela opinião a minha ideia é colocar em gaiolas individuais Frente 45,7 cm x Altura 40 cm e Profundidade 50 cm (cerca de 180 gaiolas) para alguns:
Familia Fringillidae

  1. Serinus/Crithagra albogularis - White-throated Canary, Canário de garganta branca, Bengalão
  2. Serinus/Crithagra atrogularis - Black-throated Seedeater, Canário-de-garganta-preta
  3. Serinus burtoni - Thick-billed Seedeater          
  4. Serinus capistratus - Black-faced Canary, Xangola, Canário de Face Preta
  5. Serinus/Crithagra flaviventris - Yellow Canary, Canário-de-barriga-amarela
  6. Serinus flavivertex - Yellow-crowned Canary
  7. Serinus/Crithagra gularis - Streaky-headed Seedeater, Canário-de-cabeça-estriada
  8. Serinus/Crithagra mennelli - Black-eared Seedeater, Canário-de-mascarilha
  9. Serinus/Crithagra mozambicus - Yellow-fronted Canary, Canário de Moçambique, Bigodinho
  10. Serinus sulphuratus - Brimstone Canary, Canário-girassol, Bigodão


e para alguns da Família Estrildidae.

Gostaria de saber como se colocam imagens e fotos no tópico pq gostaria de mostrar o projecto e imagens de algumas aves nativa de cá

abraços

anjomago63

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/07/2013
Localização : Luanda - Angola
PAÍS : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  AvilandiaPT Sex 19 Jul 2013, 09:17

Olá,

Sem conhecer o espaço e projecto é complicado tentar dar alguma opinião mais concreta do dimensionamento. De qualquer forma, na minha opinião, gaiolas de 50 de comprimento parecem-me demasiado curtas para essas espécies. Em parte pode ser compensado pelos 50cm de fundo (que me parecem desnecessários), mas algo mais para o lado dos 80 deixava-me mais "confortável" e descansado.

Isto sobretudo tendo em vista a lista de espécies, embora a minha experiência com fringilídeos africanos seja limitada a 3-4 espécies. Já em relação aos Estrildidae, depende muito do tipo de criação a praticar mas eu não o faria em gaiolas dessa dimensão. Outra questão é a facilidade de maneio sobretudo quando da separação de crias. 4-6 aves em gaiolas de 50cm é muito mais complicado de gerir do que em gaiolas de 80cm em termos de disponibilidade de comedouros, espaço ou agressividade.

Já nos viveiros, tem sobretudo a ver com a gestão e mistura de espécies. Viveiros muito grandes dão pouco trabalho e funcionam bem mas permitem menos casais de cada espécie enquanto permitem gerir espécies mais agressivas ou locais de competição.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentãção de António Gomes Empty Re: Apresentãção de António Gomes

Mensagem  anjomago63 Sáb 20 Jul 2013, 13:52

AvilandiaPT escreveu:Olá,

Sem conhecer o espaço e projecto é complicado tentar dar alguma opinião mais concreta do dimensionamento. De qualquer forma, na minha opinião, gaiolas de 50 de comprimento parecem-me demasiado curtas para essas espécies. Em parte pode ser compensado pelos 50cm de fundo (que me parecem desnecessários), mas algo mais para o lado dos 80 deixava-me mais "confortável" e descansado.

Isto sobretudo tendo em vista a lista de espécies, embora a minha experiência com fringilídeos africanos seja limitada a 3-4 espécies. Já em relação aos Estrildidae, depende muito do tipo de criação a praticar mas eu não o faria em gaiolas dessa dimensão. Outra questão é a facilidade de maneio sobretudo quando da separação de crias. 4-6 aves em gaiolas de 50cm é muito mais complicado de gerir do que em gaiolas de 80cm em termos de disponibilidade de comedouros, espaço ou agressividade.

Já nos viveiros, tem sobretudo a ver com a gestão e mistura de espécies. Viveiros muito grandes dão pouco trabalho e funcionam bem mas permitem menos casais de cada espécie enquanto permitem gerir espécies mais agressivas ou locais de competição.

Cumps.

 Garto pela atenção, nao coloquei imagens do projecto porque nao sei como colocá-las, assim poderia colocar as mesmas e dessa forma poder dar a ideia exacta d que quero. essas gaiolas serveriam para a reprodução e a criação delas em 2 viveiros areas coberta 3m largura x 4 m comprimento e 3,6 m de altura e a area coberta de rede seria de 3m largura x 5 m comprimento e 3,6 m de altura 
cumps

anjomago63

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/07/2013
Localização : Luanda - Angola
PAÍS : Angola

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos