Fórum dos Exóticos
Pigmentação das patas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Pigmentação das patas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pigmentação das patas

3 participantes

Ir para baixo

Pigmentação das patas Empty Pigmentação das patas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qua 10 Jul 2013, 16:05

Boas pessoal,

Tenho uma duvida sobre a pigmentação das patas de algumas fêmeas reprodutoras DM, após a época de cria noto que as patas e o bico estão com uma coloração rosa esbranquiçado ou seja muito pálido em relação ao normal tom laranja avermelhado. Será um indicador de alguma carência a nível de algum suplemento ou vitamina? Ou é normal?
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Pigmentação das patas Empty Re: Pigmentação das patas

Mensagem  AvilandiaPT Qua 10 Jul 2013, 16:38

Olá Paulo,

Não é carência de algo em particular mas indicação de algum desgaste metabólico e nutricional.
O nível de pigmentação é um dos indicadores mais "visíveis" do estado fisiológico das aves. Além de que em fase de reprodução essa coloração se torna mais viva tanto em macho como em fêmeas (mais visível no bico dos machos, por exemplo).
Desde que continuem a estar em boa forma é um processo que podes considerar "normal" e até usar como indicador antes da reprodução.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Pigmentação das patas Empty Re: Pigmentação das patas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qua 10 Jul 2013, 17:27

Ola Ricardo,

Obrigado pela dica vou ver se as recupero para a próxima época, efetivamente nota-se mais em fêmeas que fizeram varias posturas, algumas mesmo desequilibradas do género de porem ovos e ovos o que tornava difícil a alimentação dos filhos, pois ainda não comiam e já tinham uma nova postura. Eu estava com algum receio pois nestas mesmas fêmeas as ultimas crias tiveram alguns problemas a nível respiratório que presumo ser provocado por ácaros da traqueia, os sintomas vão desde a pelada no pescoço, dificuldade a respirar, estão sempre a engolir, grandes períodos de olhos fechados como que a dormir. É algo que estou a tentar controlar com pulmosan, mas em algumas crias não está a ser fácil. Sinceramente não sei a que se deve este problema pois sou bastante cuidadoso, isto para dizer que pensei haver alguma ligação entre a despigmentação e os problemas respiratórios.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Pigmentação das patas Empty Re: Pigmentação das patas

Mensagem  AvilandiaPT Qua 10 Jul 2013, 17:30

Paulo,

Qualquer situação que provoque maior fraqueza ou debilidade nas aves pode trazer esse tipo de sinais. Por isso te disse que a coloração/aspecto pode e deve ser um dos primeiros sinais a avaliar na condição de uma ave em exame externo.
Sobretudo em aves pequenas temos menos essa preocupação mas também se verifica. Simplesmente como arrastam menos tempo as situações e sintomas é preciso "olho".

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Pigmentação das patas Empty Re: Pigmentação das patas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qua 10 Jul 2013, 18:06

Obrigado Ricardo,

Vou ficar atento e tentar recupera-las da melhor forma que sei e posso. Para já tentar eliminar este problema que por enquanto está sobre controle mas rapidamente pode deixar de estar e por em causa todo o plantel o que seria muito desagradável. Aproveitando queria te perguntar se posso usar o email do site ornicare para te contatar ou tens outro mais direto para falarmos de uns produtos que me recomendaram e te queria encomendar para próxima época de criação.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Pigmentação das patas Empty Re: Pigmentação das patas

Mensagem  AvilandiaPT Qua 10 Jul 2013, 18:10

Olá,

Sim, podes usar esse ou o meu pessoal: ricardom@avilandiapt.com

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Pigmentação das patas Empty Re: Pigmentação das patas

Mensagem  Paulo Lobo Ferreira Qui 11 Jul 2013, 10:37

Ricardo,

Obrigado, dentro em breve irei entrar em contato contigo para falarmos então.
Paulo Lobo Ferreira
Paulo Lobo Ferreira

Mensagens : 177
Data de inscrição : 14/10/2012
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Pigmentação das patas Empty Re: Pigmentação das patas

Mensagem  joao_z Qui 11 Jul 2013, 10:47

Olá,

Os produtos da birdcare são muito bons recomenda-se Smile 
joao_z
joao_z

Mensagens : 423
Data de inscrição : 14/04/2010
Localização : Coimbra
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos