Fórum dos Exóticos
Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo) Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo) Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo)

2 participantes

Ir para baixo

Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo) Empty Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo)

Mensagem  João Martinho Seg 24 Dez 2012, 18:40

Crying or Very sad Olá malta preciso das vossas opiniões, estou um pouco em baixo porque vieram cá parar a casa 2 passarinhos que penso serem mestiços de lonchuras cantans x lonchura malabarica
(bicos de prata x bicos de chumbo).
isto é o costume...o tal assunto que nos deixa com enorme tristeza..que é a destruição genética de espécies exóticas em cativeiro..como certamente toda a gente já ouviu falar do caso dos bicos de prata e bicos de chumbo.
Estou novamente a iniciar a criação de aves depois de 4 anos parado e optei por criar bicos de prata(lonchuras cantans). (uma das razões para além de achar aves lindas foi ter essa noção de que se não forem controladas e criadas com responsabilidade, nos próximos anos podem vir a tornar-se numa raça cada vez mais indefinida e mudar com o tempo devido aos cruzamentos impuros).
Como quero fazer um trabalho como deve ser na criação destas aves, comecei, e continuo a procura de exemplares que reúnem as condições que quero em termos de cor e de porte para criar a minha própria linhagem o mais fiel possivel ao lonchura cantans original. Para isso tenho estudado muito as variações de mutações e particularidades que variam de ave para ave isto é, por exemplo 2 aves de coloração clássica, cada uma é um pouco diferente apesar de serem muito parecidas...
Com todo este estudo vi muitas fotos nos últimos dias de lonchuras cantans que apesar de serem facilmente identificados como cantans, parecem ter algumas parecenças em termos de formato da cara com lonchuras malabaricas o que supoem que já tiveram antepassados cruzados com os malabarica.
Isto é a prova do que penso ser óbvio, praticamente todos os lonchuras cantans já foram cruzados numa dada altura com lonchuras malabaricas nem que tenha sido uma só vez e num antepassado muito longíncuo.
Isto tudo pela falta de responsabilidade dos criadores..é horrível..daí que quero desenvolver um trabalho exemplar para proteger esta espécie.

A questão é a seguinte, não sei o que fazer com estes 2 aves mestiças, que são 2 fêmeas.

já pensei dá-las a alguém que conheça..tipos aqueles colecionadores de passaros que têm algum viveiro cheio de pássaros mas tenho pena que elas sejam mal tratadas numa dessas gaiolas sobre-lotadas e com falta de higiene, e por outro lado já pensei em dá-las numa loja de animais mas isso coloquei fora de questão para não contribuir ainda mais para a contaminação do sangue desta raça pois alguém poderia usá-las para criação..

Então estou a pensar ficar com elas e arranjar ovos de plástico para substituir os ovos reais delas, e usá-las como amas quando for necessário.

Qual a vossa opinião?o que devo fazer?
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo) Empty Re: Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo)

Mensagem  Luís Lourenço Seg 24 Dez 2012, 19:56

Nestas espécies temos de ver bem o que se compra caso contrário acontece isto ... por incrível que pareça até no campeonato nacional aparecem aves que se vê que não são puras ....
Acho que fazes bem em aproveita-las como amas, sempre têm utilidade.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo) Empty Re: Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo)

Mensagem  João Martinho Seg 24 Dez 2012, 23:57

achas que se juntar um bengalim macho numa gaiola com cada uma destas femeas eles formaram casal?

como nunca formei 1 casal de espécies diferentes não sei se isso basta, já ouvi dizer que convém que os 2 sejam jovens e que passem algum tempo juntos para se habituarem um ao outro.

Caso contrário acham que tenho alguma hipótese?

queria formar casais com bengalins porque tenho alguns rafeiros entendes?..não estou a pensar para já tirar híbridos era mesmo só para ter estes 2 casais de amas..
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo) Empty Re: Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo)

Mensagem  Luís Lourenço Ter 25 Dez 2012, 00:28

Tiras híbridos entre Lonchuras sem querer em viveiros comunitários, é do tipo de híbridos que, na minha opinião, não se deve fazer pois a descendência é fértil, só para teres uma noção de como é fácil formar casais de espécies diferentes neste género de aves dou-te dois exemplos que se passaram comigo, no ano passado tinha uma fêmea de capuchinho das Molucas desemparelhada num voador e aí estava um bico de chumbo africano macho e eles formaram um casal, apanhei-os em pleno ato umas quantas de vezes até que tirei de lá o macho, e há uns meses tinha uma dominó fêmea que foi galada por dois castanhovs diferentes ...

Acho que podes muito bem formar esse tipo de casais para amas, embora duvide que precises de amas para os bicos de chumbo pois são fáceis de criar, são umas aves engraçadas de reproduzir.
Por acaso também estou a pensar aproveitar o meu casal que me deu os "mandarinovs" para usar como amas caso precise Razz
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo) Empty Re: Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo)

Mensagem  João Martinho Ter 25 Dez 2012, 00:44

muito obrigado lourenço Very Happy precisava mesmo duma opiniao dessas ..de alguem que contasse alguma experiencia que teve sobre o assunto
nunca pensei k fosse assim tao facil a formação de casais entre especies diferentes de lonchuras Shocked
nesse caso penso que nao terei dificuldade de formar um casal com bengalins ou outro lonchura..

sei que tens razao..quase de certeza que nao precisarei desses casais como amas, mas nunca se sabe para alem de poder dar jeito caso por exemplo num ninho nasçam 6 ou 7 crias..posso dividi-las pelos casais..

tu tambem tens bicos de prata?
João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo) Empty Re: Preciso de 1 conselho (desculpem o texto longo)

Mensagem  Luís Lourenço Ter 25 Dez 2012, 01:00

João Martinho escreveu:tu tambem tens bicos de prata?

Já não, tive alguns dos africanos mas desisti pois não dá para ter tudo ...
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos