Fórum dos Exóticos
Casal de Mandarins e Pardais de Java - Ajuda!!! Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Casal de Mandarins e Pardais de Java - Ajuda!!! Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Casal de Mandarins e Pardais de Java - Ajuda!!!

2 participantes

Ir para baixo

Casal de Mandarins e Pardais de Java - Ajuda!!! Empty Casal de Mandarins e Pardais de Java - Ajuda!!!

Mensagem  RicardoJSG Ter 04 Dez 2012, 22:38

Boas pessoal,

queria através deste tópico solicitar ajuda para uma situação com a qual me deparei hoje....é o seguinte:

- Tenho um casal de mandarins (fêmea de 2011 e macho já com alguns anos não sei ao certo) e este casal fez ninho e tudo, no entanto a fêmea já fez 5 posturas e os ovos são sempre vazios, pelo que decidi no sábado separar este casal (por achar que o macho não galava a fêmea), onde deixei a fêmea num viveiro com um outro casal e no interior desse viveiro numa gaiola de criação, coloquei o dito macho, com uma outra fêmea.
Ora bem até aqui tudo bem, inclusive a nova fêmea que juntei com o macho começou a fazer ninho...no entanto hoje e já de noite a fazer uma verificação das aves deparei-me com o seguinte....o macho dentro da gaiola de criação estva a dormir junto ás grades da gaiola onde do lado de fora estava a dormir a fêmea que tinha separado, até pareciam "apaixonados"....

A minha ducida agora é, devo junta-los novamente? Qual será o motivo para as posturas serem sempre com ovos vazios??

Outra questão e com os meus javas....ora então é o seguinte:

tenho dois casais de javas que andam nesse dito viveiro, por meu espanto no domingo reparei que um ninho onde tinha saído um java tinha um ovo, esse ovo como era demasiado grande, apenas poderia ser dos javas!
Hoje na minha verificação, reparei que já estavam 3 ovos colocados no dito ninho, no entanto, nenhuma ave estava a dormir no ninho, isso é normal??
Além disso, tenho uma macho que dorme num outro ninho sozinho, deixando a sua fêmea no exterior!
Acham que deva retirar os ovos e colocar nos bengalins??

Não sei bem o que fazer pois é a primeita vez que os javas põem ovos, e não sei como proceder!

Agradeço desde já toda a juda e opiniões!!

Obrigada
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casal de Mandarins e Pardais de Java - Ajuda!!! Empty Re: Casal de Mandarins e Pardais de Java - Ajuda!!!

Mensagem  Luís Lourenço Ter 04 Dez 2012, 23:47

Olá Ricardo,

Os mandarins dormem juntos porque são um casal feito, como a fêmea não tem parceiro e consegue ver o macho vai dormir ao pé dele, e como o macho ainda vê a "ex mulher" não liga nenhuma à nova fêmea.
Os ovos desse casal têm saído golos talvez por o macho já ser velho de mais, embora nunca me tenha acontecido isso, mesmo com machos já com alguns anos acima da idade ideal de reprodução ...
Em relação a junta-los novamente, acho que com 5 posturas e tudo vazio já demonstrou que se passa alguma coisa, muito provavelmente com o macho ... É uma questão de experimentares.

Os Javas são excelentes pais, acho que deves observar o comportamento deles e ver o que se passa para não irem ao ninho, acho que não vale a pena passar para os bengalins. O ninho não será muito pequeno? Ou os pais não serão aves ainda inexperientes?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casal de Mandarins e Pardais de Java - Ajuda!!! Empty Re: Casal de Mandarins e Pardais de Java - Ajuda!!!

Mensagem  RicardoJSG Qua 05 Dez 2012, 09:58

Bom dia Luís,

a minha intenção era mesmo tentar juntar um novo casal, uma vez que a fêmea apesar das várias posturas nunca consegui ter um ovo galado!
Achei estranho foi também a nova fêmea que juntei a esse macho começar logo a fazer ninho e o macho até ajudava e bastante!
A que na realidade eu não sei a idade do macho, uma vez que este foi-me dado por um tio meu que desistiu da criação!

Luís no entanto e em relação aos javas, é assim o ninho é daqueles pequenos tipo casa, mais indicado para mandarins, mas também tenho no viveiro tipo periquito e eles nunca escolheram esse!
O que eu acho estranho a que a postura continua, mas de noite não estão no ninho!
Amanhã é dia de alimentação e então já vou ver se tenho mais noticias, ontem tinha 3 ovos, começou a por no domingo, ou seja está tudo a correr dentro do normal!!
Em relação ás aves serem inexperientes também é possível, pois como disse, é a primeira postura que fazem, pois comprei-os novos ao amigo André Costa!

Vou aguardar, e se algo correr mal, pode ser que dê para aprender algo e melhorar para a próxima!

Desde já obrigada, Luís!!
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos