Fórum dos Exóticos
Comportamento e criação de aves em cativeiro Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Comportamento e criação de aves em cativeiro Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comportamento e criação de aves em cativeiro

4 participantes

Ir para baixo

Comportamento e criação de aves em cativeiro Empty Comportamento e criação de aves em cativeiro

Mensagem  AvilandiaPT Sex 30 Nov 2012, 09:18

Olá,

Tive o prazer de ser convidado para, nesta última semana, apresentar duas aulas sobre comportamento de aves e criação em cativeiro aos 2º/3º anos da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa.
Este tema surgiu englobado na nossa disciplina de Comportamento e Bem estar Animal.

Foi uma experiência muito interessante. Não só porque como sabem é algo que gosto imenso de fazer, mas também porque espero que tenha servido para abrir horizontes nesta área tanto a colegas como alguns professores.
No geral foi curioso perceber que a vasta maioria dos presentes desconhecia por completo a dimensão e expressão da nossa actividade.
Além disso também foi importante para alicercar alguns projectos e ideias que estavam já encaminhados e que espero continuem em bom rumo.

Portanto, mesmo noutras áreas mais técnicas, vão aparecendo os nossos "passarinhos".

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento e criação de aves em cativeiro Empty Re: Comportamento e criação de aves em cativeiro

Mensagem  Ivo Sex 30 Nov 2012, 22:18

Olá Ricardo,

AvilandiaPT escreveu:

No geral foi curioso perceber que a vasta maioria dos presentes desconhecia por completo a dimensão e expressão da nossa actividade.



È uma situação que comprovo, o "mundo da passarada" passa ao lado de muita gente, ainda é um mundo pequeno e restrito, dizer a certas pessoas que se gosta de aves e faz-se isto e aquilo é o mesmo que dizer a um ateu que Deus existe blá, blá, blá. Chamam-nos de malucos, se fosse cães ainda era aceitável, mas aves ainda é um tabu para muita gente que tem um total desconhecimento da nossa actividade e do nosso trabalho e estamos em 2012.
Ivo
Ivo

Mensagens : 156
Data de inscrição : 11/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento e criação de aves em cativeiro Empty Re: Comportamento e criação de aves em cativeiro

Mensagem  luciano moreira Sex 07 Dez 2012, 17:00

Concordo com ambos, aqui na minha região quando digo que gosto de criar e reproduzir aves alguns se irritam e me pergutam se eu gostaria de ficar preso, e quando sabem do meu blog me chaman de louco.
Mas é uma loucura que gosto e que não faz mal muito pelo contrario, sempre tento convencê-los da importância desse nosso trabalho, afinal enquanto ouver aves sendo reproduzidas em cativeiro a especie nunca entrará em extinção.

Parabéns pela palestra ministrada.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento e criação de aves em cativeiro Empty Re: Comportamento e criação de aves em cativeiro

Mensagem  Paulo Almeida Sex 07 Dez 2012, 18:55


Boa tarde

Com muita pena minha acho que este nosso mundo ainda é pouco conhecido e muitas vezes quando têm conhecimento desvalorizam o tema\assunto! Eu próprio este semestre tinha algumas expectativas em relação a Comportamento e bem estar animal mas em relação a aves nem as de produção...

Ha que valorizar este tipo de iniciativas! Smile
Paulo Almeida
Paulo Almeida

Mensagens : 80
Data de inscrição : 14/11/2010
Localização : Guarda

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento e criação de aves em cativeiro Empty Re: Comportamento e criação de aves em cativeiro

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 08 Dez 2012, 10:03

Olá,

Paulo, realmente ao longo do tempo fui percebendo que a importância dada às nossas aves é muito relativa. E quando se fala nisso é sempre de uma perspectiva muito reduzida do que significa a actividade. De qualquer forma é um processo de evolução e abertura gradual e aos poucos as coisas vão mudando.
Já temos algum interesse (mais por moda...) nos NACs mas sempre com a visão mais "pet".
A culpa também é nossa enquanto criadores por nem sempre aceitarmos mais abertura.

Normalmente as aves são sempre pouco consideradas nos curriculos embora se fale alguma coisa disso nas mais específicas de zootecnias e nas Produções.

Pelo menos há algumas ideias e projectos engraçados a ganhar forma, vamos ver como correm as coisas.
Já agora, o que estás a tirar?

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento e criação de aves em cativeiro Empty Re: Comportamento e criação de aves em cativeiro

Mensagem  Paulo Almeida Sáb 08 Dez 2012, 14:51

Boas

Pessoalmente o que eu noto é que ou ha interesse de forma espontânea ou então é dificil incutir certos temas relacionados com as nosssas aves em meios de ensino ou mesmo de divulgaçao e exploração. Felizmente existem pessoas que tem boas iniciativas para que de forma mais ou menos acelerada ou eficaz possamos andar para a frente, mas, considero que se as mentalidades fossem outras, aí estariamos alguns anos mais a frente neste momento.
Tanto se tem falado em leis, normas etc em relação a esta e outras actividades, isso pode ser um pau de dois bicos, esperemos que o resultado seja positivo e que todas essas "tematicas" em torno das aves venham a ser um reforço e não um passo para trás. Eu ainda tenho algumas dúvidas...
Concordo com o Ricardo quando fala da abertura que deveria ser mais visivel.

Estou a estudar Eng. Zootécnica em Viseu, e já agora a titulo de curiosidade quando tentei sondar a possibilidade de estagiar em algo mais relacionado com a ornitologia, a aceitaçao quanto a isso deixou-me bastante desiludido.
È só um pequenito exemplo para a forma como é dificil introduzir certos temas em certas areas que poderia ser uma mais valia.
Por isso quando houver oportunidades para fazer crescer e evolir esta area mais "apagada" para muitos e ao mesmo tempo já com um numero consideravel de "adeptos" eu vou la estar ou então ficar satisfeito por mais um pequeno passo dado.
Paulo Almeida
Paulo Almeida

Mensagens : 80
Data de inscrição : 14/11/2010
Localização : Guarda

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento e criação de aves em cativeiro Empty Re: Comportamento e criação de aves em cativeiro

Mensagem  AvilandiaPT Seg 10 Dez 2012, 09:33

Olá,

Estou a estudar Eng. Zootécnica em Viseu

Paulo, acho que até já tinhamos falado sobre isso, se não estou em erro, mas passou-me completamente!!

ou ha interesse de forma espontânea ou então é dificil incutir certos temas relacionados com as nosssas aves em meios de ensino ou mesmo de divulgaçao e exploração

Cada vez mais me convenço que é um bocadinho assim em tudo. Se tens interesses económicos e comerciais esse interesse surge por necessidade. Caso contrário têm que ser os interessados a criar/fomentar isso. É nessa parte que acho que continuamos "fechados".

Tanto se tem falado em leis, normas etc em relação a esta e outras actividades, isso pode ser um pau de dois bicos, esperemos que o resultado seja positivo e que todas essas "tematicas" em torno das aves venham a ser um reforço e não um passo para trás. Eu ainda tenho algumas dúvidas...

Tu tens algumas, eu diria que não tenho muitas dúvidas que ainda não percebemos bem, enquanto actividade, como as coisas estão e vão mudar (rapidamente!). Venho a chamar a atenção para isso há anos. Aliás, esta falta de visibilidade/compreensão do que fazemos só tem reforçado essa ideia.
Este ano é um bom exemplo. Depois de todos os "sustos" com a regulamentação, registos, fiscalidade e a crise em si, as exposições no geral até correram bem, o Nacional está muito bem composto, etc, etc... Parece que está tudo a correr de feição e são só motivos de alegria e celebração... A seguir, logo se vê o que lá vem!

já agora a titulo de curiosidade quando tentei sondar a possibilidade de estagiar em algo mais relacionado com a ornitologia, a aceitaçao quanto a isso deixou-me bastante desiludido.

Não é fácil... Eu consegui fazê-lo por duas vezes nos meus cursos anteriores, mas foi um processo de "aproximação" gradual... Passei do 1º estágio em avicultura industrial ao estágio final em aves de caça. Pelo caminho fui tentando aproveitar alguns outros trabalhos quando possível para puxar às aves (nutrição, genética, até de marketing!!)
Depois, no curso seguinte, já com algum curriculo acumulado, lá consegui fazer o meu trabalho de licenciatura precisamente com aves exóticas (exóticos australianos).
Se ajudar nalguma coisa trata de arranjar tu um projecto e um local. Claro que se apresentares como proposta de estágio um criador com 20 casais de periquitos na varanda isso não é visto a sério mas se conseguires algo com maior dimensão e bem delineado talvez mudem de opinião. E há criadores com dimensão e estrutura para umas coisas engraçadas! O problema também é que muitas vezes as pessoas não se sentem muito à vontade para aceitar projectos em áreas que sabem à partida que conhecem mal.
Se é o que queres, pensa numa ideia e apresenta-a. Como se costuma dizer, o não está sempre garantido!

Por isso quando houver oportunidades para fazer crescer e evolir esta area mais "apagada" para muitos e ao mesmo tempo já com um numero consideravel de "adeptos" eu vou la estar ou então ficar satisfeito por mais um pequeno passo dado.

O que te posso dizer é que na FMV as coisas estão bem encaminhadas. Não vou dizer que se vão ganhar imensos criadores e pessoal especializado em aves de um momento para o outro, mas há dois pontos importantes. Da parte da formação curricular, pelo menos para se conseguir passar a noção que esta área também existe. Ao mesmo tempo, do lado dos criadores, reforçar a ideia que quando se quer evoluir a partir de certo nível é preciso ter também um bom apoio técnico.
Agora tenho noção de que estes dois objectivos andam em conjunto e só são possíveis em conjunto o que torna o avanço mais "lento" do que gostaria.

Se quiseres envia-me o teu email e trocamos umas ideias: ricardomiguelp@gmail.com

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos