Fórum dos Exóticos
Diamantes gold não pegam na papa Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Diamantes gold não pegam na papa Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamantes gold não pegam na papa

+4
eduardo_garcia
Luís Lourenço
Pedro.Filipe
valtervaz
8 participantes

Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  valtervaz Qui 15 Nov 2012, 19:30

Olá a todos,tenho um casal de diamantes gold que está a criar direto uma cria que fez hoje 5 dias mas reparei que os pais não comem nenhuma papa, nem lhe tocam e ja esperimentei 3 marcas. Acham que a cria se vai safar? Como os faço comer papa?
valtervaz
valtervaz

Mensagens : 15
Data de inscrição : 21/03/2010
Localização : aljustrel-beja

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  Pedro.Filipe Qui 15 Nov 2012, 19:35

Há aves que não pegam na papa no entanto criam bem, alimentam as crias com sementes, eu pessoalmente até acho que as crias que são alimentadas por sementes se desenvolvem mais depressa.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  Luís Lourenço Qui 15 Nov 2012, 21:14

Boas,

Os Goulds são assim mesmo, comem pouca papa. É preciso que sejam sempre habituados a ter papa à disposição e se possível colocar aves que comem muito bem papa, como bengalins do Japão por exemplo, na mesma gaiola para eles irem aprendendo.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  eduardo_garcia Qui 15 Nov 2012, 22:11

Boa noite,
É de facto importante que os goulds "aprendam" a comer papa, pois para quem tenciona criar direto é muito importante.Eu às minhas aves dou um pouco de papa duas vezes por semana, mesmo não estando na postura, tendo o cuidado para os machos, principalmente não engordarem... Rolling Eyes

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qui 15 Nov 2012, 22:38

eduardo_garcia escreveu:Boa noite,
É de facto importante que os goulds "aprendam" a comer papa, pois para quem tenciona criar direto é muito importante.Eu às minhas aves dou um pouco de papa duas vezes por semana, mesmo não estando na postura, tendo o cuidado para os machos, principalmente não engordarem... Rolling Eyes

Cumprimentos Wink

Boas, Eduardo

Os seus Goulds dão papa ás crias??
Eu pergunto isto porque, os dois casais que tenho a criar direto, surpreende-me o facto de os pais, não darem papa nenhuma ás crias. Estas têm os papos cheios sim, de milho alvo e painço. Na papa só apanho os machos a comer de vez enquanto mas, nada de especial.


Cumps
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  Jose Fernando Qui 15 Nov 2012, 23:29

Olá amigos,
todas estas questões não os fazem pensar na qualidade das papas que fornecem às aves, não é por habituação, que a ave come uma papa, ou por não ter mais nada para comer ou porque aprecia. se tiver niger ainda "melhor", chega mesmo a viciar algumas aves .
Pensem no exemplo da alimentação humana, nós preferencialmente comemos do que mais gostamos, mas existem casos e são muitos, que comem só do que há para comer, sem escolha.
Posso adiantar-vos que um casal de goulds come em média 1gr a 2 gr de papa por dia, mas tem de gostar da papa, senão gostar não a come, senão tiver mais nada , come ou morre há fome.
Outro factor importante, se a papa é seca, húmida ou semi-húmida, grossa ou mais fina experimentem há noite ou quando têm tempo livre, retiram os comedouros de papa e os de sementes, colocam só uma colher de café de papa.
Vejam a reação e comportamento das aves, senão gostarem não a comem, depois coloquem as sementes, sem papa. No dia seguinte experimentem humedecer a papa um pouco, mas repetem o processo, sem sementes e sem papa antes, para as aves ganharem apetite.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  valtervaz Sex 16 Nov 2012, 10:27

Fico mais descansado ao ler as vossas respostas,as papas que lhes tento dar são da white mollen, da orlux e outra indeferenciada que tinha cá.O que é certo é que não tocam em nenhuma, mas felizmente a cria está de papo cheio e parece estar bem.Vou experimentar a dica do José Fernando e fico á espera de mais algumas pois pareceme indespensável as crias terem na alimentação alguma proteina animal.
valtervaz
valtervaz

Mensagens : 15
Data de inscrição : 21/03/2010
Localização : aljustrel-beja

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Diamantes Gould não pegam na papa

Mensagem  PedroBastos68 Sex 16 Nov 2012, 11:03

Bom Dia,

Eu estou com o mesmo problema com os Diamante Mandarins, estão a criar mas quase não pegam na papa, estava a dar White Mollen semi-humida, mudei para a Cédé para exoticos e nada, agora comecei a misturar as duas e já pegam melhor.
José fernando, qual a percentagem de Niger que se deve misturar na papa ?
PedroBastos68
PedroBastos68

Mensagens : 53
Data de inscrição : 05/04/2012
Localização : Portalegre
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 16 Nov 2012, 12:46

Bom, comigo o que simplesmente acontece é que, no caso dos Goulds onde foi experimentada uma grande variedade de papas até chegar aquela que eles melhor comem, estes simplesmente optam, quando chega a altura da criação de não dár papa nenhuma e basearem a alimentação das crias em sementes e pouco mais. E no meu caso tenho uma papa feita especificamente para Goulds.


Cumps
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  Luís Lourenço Sex 16 Nov 2012, 13:16

Boa tarde,

Concordo com o José Fernando, se a papa for humedecida as aves pegam melhor nela.

Os meus goulds comem bem papa, mandarins ainda melhor, no entanto o níger não é uma semente que apreciem muito, os mandarins nunca lhe tocam, os goulds comem pouco.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  AvilandiaPT Sex 16 Nov 2012, 15:13

Olá,

O pegar ou não nas papas envolve sempre alguma habituação. Essa habituação pode ser mais ou menos fácil. Outra questão é que em parte as aves escolhem os alimentos consoante o seu valor alimentar, se entre papas e sementes existir pouca diferença (valor nutricional, apetência, etc...) essa opção torna-se menos evidente.

Vejam a reação e comportamento das aves

Gostei de ler, José! É que gostei mesmo Wink

O niger nas papas tem uma propriedade engraçada... sobretudo para os rótulos.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  eduardo_garcia Sex 16 Nov 2012, 15:40

Boa tarde,

É de facto verdade, Sr José Fernando que se os goulds não gostarem da papa, de forma nenhuma a vão comer, nem os goulds nem nenhuma ave.
Tudo tem que estar conciliado, desde apetência da própria pápa, se a pápa é seca, húmida ou "semi-húmida",etc,etc.
Mas também à muitas aves, que por mais diversas pápas que lhes possamos dar, elas não lhes pegam, ou então comem o minimo dos minimos, como tal cebe-nos a nós, tentar encontrar formas de contornar este tipo de situações, como por exemplo "suplementos vitaminicos", granulados ou similares.
Eu até ver, com os goulds não tenho tido problemas a esse respeito, mas na altura, com os canários tinha aves que não tocavam na pápa, em alternativa cheguei mesmo a dar a palitada, por exemplo.

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  Jose Fernando Sex 16 Nov 2012, 19:47

Boas amigos,
intervi um pouco tipo "Velho testamento", poderia reescrever alguma coisa, mas a mensagem ficou e parece ter colado, devemos ter em consideração ao que fornecemos às nossas aves, e se realmente as coisas são como dizem ser.
De há um mês para cá mudei completamente a minha forma de pensar sobre este assunto e também estou a proceder a alterações de dieta das minhas aves, não pensem que pus a as aves a fazer dieta, simplesmente estou a estudar misturas, papas seus suplementos, entretanto já tenho estudado muito na net várias composiçoes de papas e suplementos, equilibrios de proteina vegetal e animal, papa insectivora!!!!!!!!!!!!Será que é mesmo eficaz em proteína animal?
Esta forma de agir e pensar deveu-se essencialmente a sessão sobre alimentação e nutriçao que o Ricardo Pereira deu na Erythura 2012, a parte de genética também é bastante importante, acho que o sucesso de um expositor de topo está dividido por estes dois complementos em 50/50.
Se o Ricardo estiver presente no Nacional, eu vou de proposito só para assistir novamente e talvez ai partilhar algumas experiencias, chamo só a atenção que este tipo de trabalho é demorado mas eficaz se for levado de forma séria.
Ainda bem que existe malta disposta a partilhar, agradeço ao Ricardo Pereira pois tem contribuído em muito para o desenvolvimento da Ornitologia, pois não se nega a partilhar os conhecimentos que adquiriu de há longos anos, e actuais.
Infelizmente o partilhar na net , tem algumas desvantagens, más interpretaçoes, preguiça de procurar e estudar , perguntam outra vez, e isso xateia um pouco.
Respondendo ao Pedro Bastos, não acrescento níger e se vier sem nenhum, não me preocupa.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  eduardo_garcia Sex 16 Nov 2012, 20:49

Jose Fernando escreveu:Boas amigos,
intervi um pouco tipo "Velho testamento", poderia reescrever alguma coisa, mas a mensagem ficou e parece ter colado, devemos ter em consideração ao que fornecemos às nossas aves, e se realmente as coisas são como dizem ser.
De há um mês para cá mudei completamente a minha forma de pensar sobre este assunto e também estou a proceder a alterações de dieta das minhas aves, não pensem que pus a as aves a fazer dieta, simplesmente estou a estudar misturas, papas seus suplementos, entretanto já tenho estudado muito na net várias composiçoes de papas e suplementos, equilibrios de proteina vegetal e animal, papa insectivora!!!!!!!!!!!!Será que é mesmo eficaz em proteína animal?
Esta forma de agir e pensar deveu-se essencialmente a sessão sobre alimentação e nutriçao que o Ricardo Pereira deu na Erythura 2012, a parte de genética também é bastante importante, acho que o sucesso de um expositor de topo está dividido por estes dois complementos em 50/50.
Se o Ricardo estiver presente no Nacional, eu vou de proposito só para assistir novamente e talvez ai partilhar algumas experiencias, chamo só a atenção que este tipo de trabalho é demorado mas eficaz se for levado de forma séria.
Ainda bem que existe malta disposta a partilhar, agradeço ao Ricardo Pereira pois tem contribuído em muito para o desenvolvimento da Ornitologia, pois não se nega a partilhar os conhecimentos que adquiriu de há longos anos, e actuais.
Infelizmente o partilhar na net , tem algumas desvantagens, más interpretaçoes, preguiça de procurar e estudar , perguntam outra vez, e isso xateia um pouco.
Respondendo ao Pedro Bastos, não acrescento níger e se vier sem nenhum, não me preocupa.
Boa noite,
De facto, é com pessoas como o Sr e o Ricardo Pereira que a ornitologia progride.
Eu com os canários, já tinha tudo alinhavado, desde alimentação, suplementos,etc,etc..nos goulds pode-se dizer que ainda estou em estudo e aprendizagem, como tal conto sempre com a colaboração de vós e do meu amigo Rui Lopes, que tem sido impecável!! cheers
Eu dos meus objetivos é "bater-me" com os "grandes" criadores nos principais concursos,tenho consciência que é um caminho longo, mas possivél de alcançar com esforço e muita dedicação.

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diamantes gold não pegam na papa Empty Re: Diamantes gold não pegam na papa

Mensagem  Jose Fernando Sex 16 Nov 2012, 21:02

Senhor não,
em relaçao a concursos só ganha quem participa, nem sempre ganham as melhores aves, sao criterios que o Juíz entende.
Uma coisa é certa senão colocarmos as aves ao lado dos outros, não sabemos realmente o que elas valem, acredite que ver as aves ao lado das outras faz muita diferença, se calhar muitos criadores sofrem desilusões, mas se forem inteligentes e trabalharem melhor na selaçao de reprodutores e alimentaçao , no ano a seguir já estão melhor de certeza absoluta, comigo foi assim aos poucos foi se melhorando o plantel, chegando ao ponto da "qualidade" ser mais homogenea, embora tenha ainda um longo caminho a percorrer, o que importa é nao desistirmos.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 1074
Data de inscrição : 02/12/2008
Localização : Gaia
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos