Fórum dos Exóticos
Nome das cores Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Nome das cores Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nome das cores

+2
RicardoSutil
Bernardino Romao
6 participantes

Ir para baixo

Nome das cores Empty Nome das cores

Mensagem  Bernardino Romao Seg 29 Out 2012, 23:49

Tenho umas duvidas nas cores,será k alguem me pode dizer o nome das cores dos mandarins k tenho?
Aki vão as fotos,espero k me possam ajudar.
Nome das cores 29102012949
Nome das cores 29102012938
Nome das cores 29102012980
Nome das cores 29102012971
Nome das cores 29102012961
Bernardino Romao
Bernardino Romao

Mensagens : 31
Data de inscrição : 24/10/2012
Localização : Elvas
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Re: Nome das cores

Mensagem  RicardoSutil Ter 30 Out 2012, 00:10

Boa noite.
A foto 3 e a 5 são fêmeas diluídas de linha inglesa, a foto 4 é um macho castanho peito negro, a 1 foto penso que é um macho castanho e a 2 penso que será uma fêmea dorso claro!
Espero estar correcto, mas entretanto já mais alguém dá ai mais uma opinião.

Cump,
Ricardo Sutil
RicardoSutil
RicardoSutil

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/11/2011
Localização : Castelo de Vide
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Re: Nome das cores

Mensagem  Luís Lourenço Ter 30 Out 2012, 11:22

Bom dia,

Concordo com o que disse o Ricardo excepto na ave da primeira foto que é um pheo cinzento e ave da segunda foto parece ser uma dorso claro castanho de poupa mas a qualidade das fotos não é muito boa.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Nome das cores

Mensagem  Bernardino Romao Ter 30 Out 2012, 13:22

Realmente as fotos não são as melhores,mas é o k se pode arranjar.
A segunda foto é mesmo uma femea dorso claro castanho,e tem poupa mas não tem uma poupa bem definida,mas eu keria mesmo saber era o macho da 1ª foto k não sabia ao certo a definição k dão a esta cor.
A 3ª e 5ª foto eu procurei na net e não acho nenhum catalogo de cores mas achei um blog k diz k essas femeas são diluido cinzento,mas pra mim é mais um creme ou branco sujo...
Desde já agradeço a ajuda e espero k mais pessoas dem a sua opinião pk preciso saber para poder catalogar as minhas aves.
A partir de agora vou catalogar todas as minhas aves e fazer a contagem das criações k tem e as cores k saem,por isso kero a vossa opinião,e mais pra frente vou meter aki mais fotos dos meus passaros.
Bernardino Romao
Bernardino Romao

Mensagens : 31
Data de inscrição : 24/10/2012
Localização : Elvas
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Re: Nome das cores

Mensagem  Luís Lourenço Ter 30 Out 2012, 15:17

O macho da primeira foto é de certeza um phaeo cinzento.
As diluídas, neste caso diluídas cinzenta da linha inglesa, são assim mesmo dessa cor.
Existe bastante informação sobre as mutações dos mandarins, pelo que não é difícil identificar as mutações das crias que nasçam.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Nome das cores

Mensagem  Bernardino Romao Ter 30 Out 2012, 16:08

Amigo Lourenço,as fotografias não são as melhores,e não dá pra ver bem a cor,mas digo-lhe k na foto parece ter o dorso cinzento,mas é castanho claro,assim sendo será um phaeo castanho não!?
Agradeço a vossa ajuda nisto.
Bernardino Romao
Bernardino Romao

Mensagens : 31
Data de inscrição : 24/10/2012
Localização : Elvas
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Nome das cores

Mensagem  Bernardino Romao Ter 30 Out 2012, 16:23

O macho k esta na primeira foto é precisamente como este desta foto k tirei da net,só k tem uma particularidade,o meu não tem o negro no peito,é apenas castanho e cola logo com o branco do peito e alias as riscas no peito são bastante claras quase nem se ve.
So meti esta foto pk se ve melhor a cor.
Nome das cores Mandarim
Bernardino Romao
Bernardino Romao

Mensagens : 31
Data de inscrição : 24/10/2012
Localização : Elvas
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Re: Nome das cores

Mensagem  Luís Lourenço Ter 30 Out 2012, 22:56

Realmente na foto a ave parece ser cinzenta confused
E olhando para a cauda, peito e lágrima dá-me mesmo a sensação que é um phaeo. Mas os phaeos castanhos são bem mais claros que a ave em questão ...
Espera por opiniões de mais pessoal, a mim parece-me ser um phaeo cinzento mas ... Suspect
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Re: Nome das cores

Mensagem  AvilandiaPT Qua 31 Out 2012, 05:09

Olá,

As fotos não ajudam e as aves também não.
Em principio o 1° será um phaeo linha cinzenta. Nestas aves o nivel de diluição varia muito, mas aquela marcação nas asa é normal dessa linha.
A fêmea é pelo que percebo uma (má) castanha e não castanha dorso claro.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Nome das cores

Mensagem  Bernardino Romao Qua 31 Out 2012, 09:34

Eu sei k as fotos não ajudam em nada,foram tiradas com o telemovel,mas como já disse,o primeiro macho das fotos é mesmo castanho claro e não cinzento! A não ser k o nome especifico desta cor seja mesmo assim (phaeo linha cinzenta) mas garanto k é castanho claro!
Caro amigo Avilandia,pk dizes k a femea é má!?
Má em k!?
Por acaso pra mim é uma boa ave,longe de ser bonita pois tem uma poupa muito má definida,e uma cor castanho claro um pouco manchada,mas de resto tem sido uma exelente progenitora,e as crias tem saido com uma poupa espetacular e gosto mesmo desta femea,mas agora fikei curioso por a teres catalogado de má!
Bernardino Romao
Bernardino Romao

Mensagens : 31
Data de inscrição : 24/10/2012
Localização : Elvas
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Re: Nome das cores

Mensagem  AvilandiaPT Qua 31 Out 2012, 09:46

Olá,

Não leves a mal, a designação "má" porque não foi com má intenção... Simplesmente do ponto de vista de classificação (qualidade de cor em particular) para uma fêmea castanha não tem as caracteristicas que seriam pedidas em termos de standard.
Mas isso não interessa nada e podes ter aves boas (saudáveis, boas reprodutoras...) na mesma e gostar imenso de criar com elas que é o principal. Queria apenas dizer que é por ser uma castanha com cor pouco definida que pode parecer "dorso claro castanho".
No macho coloca-se a mesma situação, só pela foto eu diria phaeo cinzento mas pode ter outras coisas que não consigo perceber assim. De repente ocorre-me evenualmente o factor Pastel ou mesmo uma ou duas outras que podem andar para ali misturadas.
Ou seja não são aves "tipicas" trabalhadas e seleccionadas para mostrarem esta ou aquela caracteristica.

Peço desculpa pela escolha de termo, mas entre os criadores de exposição o pessoal percebe a ideia com que usamos o termo "má/mau" em relação a uma caracteristica e às vezes escapa!

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Nome das cores

Mensagem  Bernardino Romao Qua 31 Out 2012, 10:39

Claro k não levo a mal,eu estou aki pra aprender e logico k estou aberto a sugestões e criticas,sejam elas boas ou más,e só fiquei curioso pela designação de má,mais nada,pk até tens razão,pk realmente a cor dela é mesmo de pouca qualidade.
Então qual é a designação de cor k axas k ela tem!?
E o macho será mesmo um Phaeo mesmo sendo de tom castanho claro!?
Bernardino Romao
Bernardino Romao

Mensagens : 31
Data de inscrição : 24/10/2012
Localização : Elvas
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Re: Nome das cores

Mensagem  jose carlos pereira Qua 31 Out 2012, 18:26

Boas concordo com o Lourenço e o Ricardo esse macho parece phaeo da linha cinzenta, quanto a pergunta se fosse castanho também poderia ser phaeo, claro que sim e na minha opinião os castanhos phaeo são mais bonitos lol!
jose carlos pereira
jose carlos pereira

Mensagens : 289
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : vila nova de gaia
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Re: Nome das cores

Mensagem  Jorge Pinto Qui 01 Nov 2012, 17:48

Boas.

Isto dos mandarins, principalmente para quem está a começar, pode ser um pouco confuso, mas só esclarecendo bem as coisas é que podemos todos aprender a evoluir.

Começo por pegar nas palavras do Ricardo, quanto á "má castanha", a sério que não é pra levar a mal Bernardino, se fosse eu tinha dito exatamente da mesma forma, é apenas um termo que utilizamos, quer apenas dizer que não tem as caracteristicas de exposição, só isso.

Quanto ao macho da primeira foto, vou deitar mais uma acha pra fogueira.
Tenho apenas uma certeza, é de linha cinzenta, as marcações cinza no rabo não deixam qualquer tipo de dúvida, mesmo que tenha o dorso acastanhado não importa, é mesmo de linha cinzenta.
Agora temos outra situação, e com fotos melhores podiamos tirar as dúvidas, pode realmente ser um phaeo, há phaeos que saem bastante escuros na linha cinzenta, quanto a isso nada.
Mas pode também ser outra mutação. Existe uma mutação que não é aceite no standard da com-mundial, mas que já tenho visto várias destas aves em feiras e também em exposições, normalmente de má qualidade (aqui está o "má" outra vez...), é uma espécie de pastel, mas é recessivo, altera a cor do dorso mas nas marcações da bochecha e dos flancos produz pouca alteração. Para quem quiser pesquisar um pouco, esta mutação é conhecida por "RECESSIVE SILVER", e tenho a certeza que o Ricardo vai dar uma vista de olhos, pra quem gosta sempre de saber mais torna-se inevitável, lol... Fica a dúvida, espero ter ajudado Very Happy .
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Re: Nome das cores

Mensagem  AvilandiaPT Qui 01 Nov 2012, 22:33

Olá,

Jorge, o pastel recessivo foi também a primeira coisa que me passou pela cabeça, mas pelas questões que referiste não queria estar a criar mais confusão.
É uma daquelas mutações que sofre por tabela pela popularidade de outra parecida, o isabel (actual phaeo).
Realmente o efeito é parecido embora um tenha uma diluição intensa de eumelaninas (phaeo) enquanto o outro tem apenas uma diluição parcial (dai que resulte nesse tom mais escuro em relação ao phaeo cinzento). Por isso não afecta tanto as bochecas e flanco - maior quantidade de phaeomelanina e eumelanina castanha - mas nota-se bem a diluição da cauda e peito (que continua presente) - maior quantidade de eumelanina negra.
Aquela marcação das asas também me leva a inclinar muito para o cinzento pastel recessivo, apenas não queria complicar mais a coisa...
De qualquer forma tens razão em referir essa possibilidade.

Mas, de facto, a mutação é pouco reconhecida/conhecida e aparece muito misturada com os phaeos. Há algumas pessoas que defendem que se trata na verdade de uma série alélica de diluição que terá 3 genes-alelo: phaeo (isabel europeu), pastel recessivo e Florida Fancy (isabel americano).
Meter o Florida Fancy ao barulho é um bocado um tiro no escuro porque que eu conheça não o temos na Europa e não é recessivo simples como o isabel europeu (phaeo). Mas os outros dois podem perfeitamente ser alelos aditivos o que justificaria a enorme variação que aparece nos phaeos em termos de grau de diluição.
Alguns acasalamentos controlados destas aves seria mais uma coisa a experimentar para esclarecer a genética de mandarins.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Nome das cores Empty Re: Nome das cores

Mensagem  Jorge Pinto Sex 02 Nov 2012, 23:43

Boas.

Concordo contigo Ricardo, e muitas vezes quando este tipo de mutações "parecidas" andam misturadas torna-se muito difícil a sua identificação. Quanto á questão do Florida fancy é realmente muito improvável, mas nunca se sabe.

Quanto a esses cruzamentos controlados para conclusões em termos genéticos, sem dúvida que era interessante, mas isso em Portugal poderá ser visto como uma utopia, lembra-te que são poucos os criadores que utilizam a genética a seu favor, e estou a falar de situações bem mais importantes, portanto neste caso duvido que alguém se dê ao trabalho, mas mais uma vez digo, nunca se sabe...
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos