Fórum dos Exóticos
Cores dos Diamantes de Gould Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Cores dos Diamantes de Gould Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cores dos Diamantes de Gould

+5
JR666
luciano moreira
Luís Lourenço
Gustavo Figueiredo
jose carlos dias
9 participantes

Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  jose carlos dias Qua 21 Set 2011, 22:45

Boas noites caros amigos gostava de perceber como se conjugam os acasalamentos dos gould para atinjir cores diferentes. Deve-se juntar com a mesma cor de cabeça ou diferente? Com a mesma cor de peito ou diferente? Os filhos daqueles diamantes com cor fraca que acho lhe chamam encruados tambem saem encruado ou poderam sair bons passaros. Desde já agradeço as vossas respostas.


jose carlos dias
jose carlos dias

Mensagens : 45
Data de inscrição : 08/03/2011
Localização : Amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Re: Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  Gustavo Figueiredo Qua 21 Set 2011, 23:01

Muito Boa Noite mais uma vez.
Desde já foi um prazer conhece-lo e como tal deixo aqui o meu mail: gustavopeixes@gmail.com pois queria lhe dár uma palavrinha, se fôr possivel.

Em relação ao que perguntou, os mais entendidos tem dito que é sempre conveniente acasalar aves com cor de cabeça iguais e cor de peitos diferente.
Nos casais que tive, quando comecei as aves é que se escolhia e reparei que 80% dos casais escolhiam pares de coloração de cabeça iguais.
Quando os juntar, convem juntar uma mutação com um clássico para a descendência não nascer mais fraca.
não quer dizer que não possa juntar azul com azul ou amarelo com amarelo mas, a descendencia puderá não ser tão forte.

Essa do encruado é que nunca tinha ouvido falar.
Refere-se a aves com cores mais "mortas" ouseja, que as coloração do corpo não sai tão viva??


Abraço
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Re: Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  Luís Lourenço Qui 22 Set 2011, 13:31

Gustavo Figueiredo escreveu:é sempre conveniente acasalar aves com cor de cabeça iguais e cor de peitos diferente.

Olá Gustavo.

Acho que te trocaste, as cores da cabeça (a não ser que sejam os 2 de cabeça preta confused ) é que não podem ser iguais. A cor do peito não é importante. Se fores a ver, em liberdade os Goulds têm todos o peito da mesma cor (a não ser que apareça alguma mutação mas é muito raro ...).
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Re: Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  luciano moreira Qui 22 Set 2011, 13:38

isso mesmo Luiz na austrália de onde os goulds vem só existem os de peito roxo pelo menos nunca vi em milhares de fotos e reportagem já visto por mim uma outra cor.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Re: Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  JR666 Qui 22 Set 2011, 23:16

Boa noite
penso que as aves que sao chamadas encruados são aquelas que nao fazem bem a 1ª muda
e nao ganham cor nas penas todas(normalmente cabeça e peito) isso fica resolvido na muda seguinte, as crias nao terão qualquer problema... os diamantes com as cores mais apagadas penso que serao os pastel
e é segundo li uma mutaçao que se pode encontrar em heterozigose ou homozigose ligado ao cromossoma sexual logo as femeas ao terem apenas um cromossoma X expressarão sempre a maxima diluiçao
enquanto os machos como possuem dois cromossomas X podem apresentar a mutaçao em DS ou DD
e apresenta um caracter semidominante ou de dominancia incompleta face ao gene ancestral.
Embora seja contraditorio ao que os colegas do forum escrevera acima li tambem na revista ornitologia pratica que os casais devem ser compostos pelos dois menbros com a mesma mutaçao EX: azul x azul -
Peito branco x peito branco com exepçao da mutaçao pastel que por vezes deveria ser cruzada com exemplares classico para evitar a diminuiçao do porte, alé disso diz ainda que se se conseguir combinar aves com a mesma cor de cabeça melhor...
penso nao estar enganado se estiver alguem que tenha mais experiência que me corrija ,pois estes dados que forneço nao sao de eperiencia propria, e por vezes aquilo que lemos e o que acontece na realidade nao é exactamente o mesmo...
JR666
JR666

Mensagens : 67
Data de inscrição : 04/10/2009
Localização : Brandoa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Cores dos goulds

Mensagem  AvilandiaPT Sex 23 Set 2011, 08:24

Olá,

Os goulds nunca foram uma espécie que ligasse muito e tive apenas alguns casais pois são quase "obrigatórios" para quem passa pelos exóticos.

Primeiro acho que temos que separar aqui duas questões. Quando estamos a falar de acasalamentos qual é a finalidade? É chegar a uma certa combinação de cores? Ai mandam as regras da genética das cores.
Ou estamos a falar de forma de selecção para melhorar as aves em termos da sua qualidade dentro de certa variedade? Ai já é um assunto diferente. Não percebi qual é o objectivo do José.

De qualquer forma, se o objectivo é apenas criar goulds, então a resposta é que tanto faz. Nesse caso é preferível evitar acasalar pastel com pastel e azul com azul de forma continuada. São mutações que ao serem acasaladas de forma continuada tendem a produzir aves com mais problemas de plumagem, cor menos definida, menos porte.
Se estivermos a pensar em o que é melhor para melhorar e criar bons pastéis ou verdes ou azuis ao longo do tempo, então há mais alguns cuidados.
Não li esse artigo da Ornitologia Prática, mas acho estranho que recomendem azul x azul. Como não conheço o contexto não comento, mas dito apenas sim, não concordo. O azul é uma mutação em parte estrutural. Altera a estrutura da pena e a sua capacidade de reflexão (por isso também é chamado factor óptico). Ao sobrecarregar esse factor ao longo das gerações tende a produzir plumagens ásperas, com pouco brilho e luminosidade que parecem "ripadas". Essa plumagem também não contribui para a forma da ave que parece mais esticada e pequena.
O problema do pastel é parecido mas tem mais a ver com a cor de algumas zonas de eleição. Em termos de forma e tamanho as aves pastel são mais simples de trabalhar e recuperar.
A questão dos peitos é ainda mais complicada, sobretudo pela confusão que sera o alelo lilás nos pastéis. Há 3 (não 2) variantes de cor do peito nos goulds. Roxo, branco e lilás. O lilás anda muitas vezes mascarado nos roxos e consegue facilmente estragar o branco. Quando se diz "peito branco" em termos de qualidade do ponto de vista de exposição, é BRANCO, sem sombras, sem brilhos, sem marcações. O roxo também tem de ser sólido, completo e uniforme, sem zonas de tom diferentes. O peito branco tende a estragar esse roxo "puro".

Por isso no caso particular do goulds, se entrarmos por uma linha com objectivos de exposição, há coisas que têm de ser trabalhadas no seu lugar. A cor de cabeça é muito simples de separar. O preto é a mais simples de trabalhar, o Vermelho tem problemas em ser misturado com o preto (sobretudo nas fêmeas), o laranja é menos comum mas beneficia algo com a estrutura de pena do preto (apesar de ter que ser vermelho...)
Aves de peito branco devem servir apenas para vir a produzir aves de peito branco e ficar numa linha para esse fim. Numa linha de peito roxo devem existir apenas aves de peito roxo.
Na cor do dorso, quanto a mim os verdes são essenciais em qualquer das linhas. Seja nos próprios clássicos, seja na formação de portadores para pastéis e azuis.

Não faço ideia o que são os "encruados".

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Re: Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  JR666 Sex 23 Set 2011, 13:06

Boa tarde
Amigo Ricardo este artigo vem na Ornitologia pratica nº47
tal como disse nao tenho experiência com esta espécie suficiente para apoiar
ou refutar as opinioes do autor mas penso que seria para apurar uma linha concreta
o mesmo diz passo a citar :
"Como regra geral para o Diamante de Gould é aconselhavel inclinarmo-nos para
acoplamentos em pureza para a variedade considerada por exemplo azul x azul
peito branco x peito branco. Mas ainda melhor se para além da da variedade se tiver em conta a
gama de cores de cabeça dos sujeitos a acoplar..." o autor é o senhor Luigini Este.
Eu realmente quando se tratam de mutaçoes tambem acho que será melhor de quando em vez
inserir aves de fenotipo classico para tirar portadores, mas estou a vender como comprei.
JR666
JR666

Mensagens : 67
Data de inscrição : 04/10/2009
Localização : Brandoa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Cores dos goulds

Mensagem  AvilandiaPT Sex 23 Set 2011, 15:52

Olá,

Eu percebo a afirmação, mas como não estava inserida no contexto pode ser mal interpretada. O que eu penso que ele quer dizer é que se deve manter uma linha de azuis com objectivo de criar azuis. Eu entendo que como parte dessa linha existirão também portadores de azul e não apenas casal de azul x azul. A médio longo prazo não me parece que seja viável manter azuis de boa qualidade em porte e plumagem criando apenas azul com azul ou pastel com pastel (aqui o macho pastel já é, por si, um "portador").
A questão do peito é mesmo relevante, apesar de existir essa ideia com o peito branco, pelo que já disse atrás manter a criação de peitos brancos mais "fechada" ajuda a atingir e manter boa coloração no peito. Não é por acaso que os pastéis e amarelos costumam ter bons peito branco e os azuis facilmente mancham.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Re: Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  RC Seg 14 maio 2012, 17:02

1- Para tirar aves Azuis de peito branco e/ou roxo que progenitores devemos juntar?
2- Para tirar aves Amarelas de peito branco e/ou roxo que progenitores devemos juntar?
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Re: Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Seg 14 maio 2012, 22:30

ola,

juntas aves azuis de peito branco x peito branco ou azuis p.roxo x p.roxo ou dois verdes portadores de azul etc etc....
O importante é compreenderes, independentemente dos objetivos, que se cruzares de forma continua aves mutadas só tens a perder, o melhor processo sera juntares um azul com um verde e terás verdes portadores de azul(dito isto de uma forma muito simples) e de seguida usas esses verdes/azul e juntas de novo a uma ave azul.
Deste modo as aves nao te perdem tamanho e forma de maneira tao acentuada nem saem aves tao debeis, é claro que se nos formos preocupar com outos aspectos como por exemplo a cor por vezes juntan-se aves mutadas com o objectivo de eliminar um ou outro defeito mas nao parece ser o caso do amigo RC.

Em relaçao as aves encruadas, penso que o amigo se refere aos "pratas" como nunca criei aves dessa mutaçao nao serei a melhor pessoa para comentar, mas julgo que vem da linha azul.

pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Re: Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  RC Qua 16 maio 2012, 09:00

Também tanto quanto sei não se deve acasalar aves com a cabeça da mesma cor. Quanto ao peito já é possivel qualquer acasalamento, inclisive da mesma cor.

Agora pergunto, e se forem aves da mesma cor mas com cores de cabeça diferentes (refiro-me a amarelos e azuis).

Tipo:

Amarelo peito branco cabeça vermelha com amarelo peito roxo cabeça laranja ou preta?
e
Azul peito roxo cabeça preta com azul peito branco cabeça vermelha?
RC
RC

Mensagens : 723
Data de inscrição : 23/11/2011
Localização : Oliveira de Azeméis
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Re: Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  AvilandiaPT Qua 16 maio 2012, 10:52

Olá

O dever ou não acasalar cores não é qualquer tipo de regra. Como já disseram, o problema está em fazer isso de forma constante e continua. É uma situação que se coloca quando é feito de forma continuada geração após geração, sem controlo e sem cuidado de selecção dos exemplares.
Podes ter casais com macho e fêmea totalmente iguais juntos, com n mutações recessivas, e correr tudo bem com crias boas. Podes ter casais com aves totalmente diferentes cujas crias não interessem em termos de qualidade.

Também tanto quanto sei não se deve acasalar aves com a cabeça da mesma cor

Podes perfeitamente acasalar cabeças iguais, aliás é a forma mais simples de trabalhar (sobretudo para quem começa). Mas novamente, depende do que queres fazer. Se começas a misturar vermelhos com pretos muito provavelmente afectas mais depressa a qualidade dos cabeça vermelha (que ficam sujos) a curto/médio-prazo do que dos cabeça preta. Portanto se queres criar bons cabeça vermelha não te interessa muito misturar lá no meio cabeça-preta. Mas por outro lado, ao manteres apenas cabeças vermelhas com cabeça vermelha vais perder algumas marcações com o tempo. Mas por exemplo se quiseres criar cabeça laranja vais ter de passar por bons cabeça vermelha algures nesse processo.
Agora isso não é regra que não se possa ou não deva. O mesmo se aplicar aos peitos, azuis etc...
Algumas mutações, quando são cruzadas entre si continuamente, perdem facilmente "força" e começam a produzir aves com caracteristicas menos boas. Outras até se aguentam bem.

Amarelo peito branco cabeça vermelha com amarelo peito roxo cabeça laranja ou preta?
e
Azul peito roxo cabeça preta com azul peito branco cabeça vermelha?

Podes fazer todos os casais que quiseres! O que tens de perceber é a forma como umas zonas afectam a coloração das outras nos goulds. E perceber isso em cada ave e no tempo.
Vê por exemplo, o peito roxo nos pastéis, ou o peito branco nos portadores de azul (que tende a ser menos limpido). Isso é a acção directa entre mutações. Se numa zona estás a tentar aumentar pigmentação ao mesmo tempo que noutra zona a queres dimunuir existe um "conflito".
Outra questão é a forma como no tempo isso se vai acumulando ao longo das gerações. Mas nisso já entramos noutro tipo de genética. Se continuamente acasalares aves com mutações para reduzir pigmentação é de esperar que chegue uma altura em que reduz mais do que queremos.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Re: Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Qua 16 maio 2012, 12:25

ola,

Em relaçao as cabeças tambem nao há problemas em juntar cores iguais,(os cabeça vermelha dominam sempre sobre as outras cores, assim como no peito o roxo tambem), é tudo uma questao do que pretende das aves que tem.
Eu vou dar um exemplo, nos clássicos CV se acasalados de forma continua um traço que se perde é o risco preto que contorna o vermelho da cabeça(fica mais fino, ou picotado)usa-se entao femeas cabeça preta ou femeas cabeça vermelha com bastante infiltraçao de negro para corregir esse ponto (é claro que isto é tudo muito subjéctivo depois na prática temos que ver os resultados e jogar com o nos sai, as vezes melhora-se um ponto mas outro sai pior).

Nos cabeça preta é mais simples, até há vantagens juntar cabeças iguais o preto alastra mais e saem aves com mascaras fechadas e bem atras do olho, (um defeito nos CP é a mascara em forma de < , deve ser redonda acompanhando a forma da cabeça sem fazer bico como se vÊ na maior parte das aves).

Nos cabeça laranja tenho a sensaçao que nao há tanta tendencia para perder o risco preto que circula a cabeça, e dá-me ideia que os cabeça vermelha ajudam na cor( mais limpida , brilhante) mas pouca expriencia tenho com estas aves, é o segundo ano apenas que crio essa mutaçao.

Espero ter ajudado alguma coisa, nao sou nenhum perito na matéria e tudo o que digo é apenas baseado na minha expriencia pessoal com estas aves , eu própio tenho duvidas e estou sempre a aprender.

Sr. Paulino e Sr. Antunes era bom ouvir a vossa openiao sobre estas coisas, visto serem entusiastas da especie com bons resultados.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Re: Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  VITOR ANTUNES Ter 22 maio 2012, 11:17

Boas a todos

Estava a ver o forum e vi algo de interesse, acerca de Dimantes de Gould.
Em primeiro muita informação que circula neste e noutros foruns carece de fundamentação. No entanto caros foristas, devem dar atenção a algumas pessoas que aqui escrevem, neste caso o meu amigo Ricardo Pereira, que esclarece e informa devidamente os assuntos que vão aparecendo no forum.

Agora e falando do que interessa - cruzamentos em Diamantes de Gould. O que realmente interessa é como se fazem os cruzamentos e por quanto tempo, aliás isso já foi amplamante frisado. É só lerem o que já se disse.

Quantos criadores sabem que só nos cruzamentos de cabeças de Diamantes de Gould, existem 54 possibilidades !! Pois é temos de ler. Saber quais as aves que temos e para onde queremos ir. O resto é só fazer contas. Claro que cruzar continuamente aves com as mesmas cores de cabeça, tipo pretoXpreto ou outras não será o mais aconselhado. Na minha opinião devemos ter um estudo geral da colónia e com base nas melhores aves e no que realmente pretendemos criar em determinada época, começar a fazer selecção. Efectivamente se não chegamos a uma determinada cor num ano, provalvelmente no seguinte lá chegaremos. A isto chamo persistência. Claro que a experiência de muitos anos também conta.

Um exemplo: partindo dum Macho - N/pr/cp (bico vermelho) e uma fêmea N/pr/cl (pura) , vamos abter machos N/pr/cv (portadores de cabeça preta e cabeça laranja), aqui temos um excelente macho em termos de trabalho de cabeça. Juntando este macho - N/pr/cv/p/l, com uma fêmea - N/pr/cl (bico laranja), vamos obter nada mais nada menos que:
machos e fêmeas com todas as cores de cabeça e diferenciáveis. Machos = N/pr/cv/p/l - N/pr/cp/l - N/pr/cp (bico laranja) e N/pr/cl . Fêmeas = N/pr/cv/l - N/pr/cp/l - N/pr/cp (bico laranja) - N/pr/cl.

consultar: www.finchinfo.com (lady gouldian finch genectics)

Boa leitura

Vitor Antunes
"Exoticos da Linha"
Criação selecionada de Diamantes de Gould




Última edição por VITOR ANTUNES em Ter 22 maio 2012, 12:13, editado 4 vez(es)
VITOR ANTUNES
VITOR ANTUNES

Mensagens : 22
Data de inscrição : 15/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cores dos Diamantes de Gould Empty Re: Cores dos Diamantes de Gould

Mensagem  VITOR ANTUNES Ter 22 maio 2012, 11:47


Para melhor compreenderem a genética do DG:

consultar /em italiano :

www.diamantedigould.net (genetica)

Encontram-se várias tabelas de cruzamentos, as quais devem ter sempre presentes.

Vítor Antunes
"Exóticos da Linha"
Criação selecionada de Diamantes de Gould
VITOR ANTUNES
VITOR ANTUNES

Mensagens : 22
Data de inscrição : 15/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos