Fórum dos Exóticos
Golds picam os ovos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Golds picam os ovos Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Golds picam os ovos

+2
hilario aves
joaooliveira13
6 participantes

Ir para baixo

Golds picam os ovos Empty Golds picam os ovos

Mensagem  joaooliveira13 Qui 04 Out 2012, 21:42

Boas,
este ano estou me a deparar com um problema que não acho muito normal...
Tenho um casal de golds que iniciou a 1ª postura esta semana mais precisamente na 2ª feira, com o 1º ovo tudo bem mas na 3ª feira fui para retirar o 2º ovo e reparei que estava picado e desde aí tem sido todos os dias, até agora só tenho o 1º! Também reparei que o macho passa muito tempo dentro do ninho e tenho quase a certeza que é ele que anda a picar os ovos.
Se alguém já se deparou com este problema gostava que partilhassem e se possível dessem algumas opiniões.

cumps.
joaooliveira13
joaooliveira13

Mensagens : 89
Data de inscrição : 02/05/2011
Localização : Cantanhede
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Golds picam os ovos Empty Re: Golds picam os ovos

Mensagem  hilario aves Sáb 06 Out 2012, 02:20

boas amigo. Um dos problemas que por vezes acontece é falta de calcio e as aves comem as cascas dos ovos para receberem calcio. O amigo tem grite e osso de choco a disposição? Se não deveria colocar e dar ja neste dias clcilux na agua. Abraço...
hilario aves
hilario aves

Mensagens : 135
Data de inscrição : 08/07/2011
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Golds picam os ovos Empty Re: Golds picam os ovos

Mensagem  luciano moreira Sáb 06 Out 2012, 06:59

Além do grit e cálcio liquido poderá colocar um ovo falso (de plástico) dentro do ninho, pois após tentativas frustradas de quebrá-lo eles talvez deixem de bicar.
Comigo já funcionou varias vezes.
luciano moreira
luciano moreira

Mensagens : 811
Data de inscrição : 07/09/2011
Localização : Montes Claros -MG
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Golds picam os ovos Empty Re: Golds picam os ovos

Mensagem  eduardo_garcia Sáb 06 Out 2012, 07:28

Bom dia,
Poderá ser carência de calcio, como tal deverá fornecer às aves para que elas possam satisfazer as suas necessidades... Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Golds picam os ovos Empty Re: Golds picam os ovos

Mensagem  joaooliveira13 Sáb 06 Out 2012, 14:11

Boas,
obrigado pelas respostas. Então é assim falta de cálcio é pouco provável pois andei a dar calcilux junto com ferti-vit um mês antes de iniciar a época +/- de 3 em 3 dias por isso acho pouco provável e tenho à sua disposição sempre grit e osso de choco... Talvez seja do macho ser novo e ter "curiosidade", não sei...

cumps.
joaooliveira13
joaooliveira13

Mensagens : 89
Data de inscrição : 02/05/2011
Localização : Cantanhede
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Golds picam os ovos Empty Re: Golds picam os ovos

Mensagem  hilario aves Sáb 06 Out 2012, 17:16

o que o amigo Luciano dice é capaz de dar resultado coloque um ovo de plastico é capaz de dar resoltado abraço!
hilario aves
hilario aves

Mensagens : 135
Data de inscrição : 08/07/2011
Localização : Guimarães
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Golds picam os ovos Empty Re: Golds picam os ovos

Mensagem  joaooliveira13 Sáb 06 Out 2012, 20:52

Boas,
anteriormente não disse mas eu costumo substituir os ovos verdadeiros por os de plásticos mas, ou eles (quase de certesa o macho) picam todos até acertar no verdadeiro ou então distinguem-nos dos falsos pois mesmo com os de plástico no ninho acabam por partir o verdadeiro na mesma. Ontem à noite fui à gaiola e tirei o macho para ver se a fêmea punha mais um ovito hoje e tive sorte estava lá 1 mas deve ser o ultimo pois já vai no 6º!
cumps.
joaooliveira13
joaooliveira13

Mensagens : 89
Data de inscrição : 02/05/2011
Localização : Cantanhede
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Golds picam os ovos Empty Re: Golds picam os ovos

Mensagem  Carlos S. Dom 07 Out 2012, 10:51

Para além de todas as possibilidades que foram referidas, eu acrescento outra sendo bem possivel.
O facto de tirar os ovos todos os dias, faz com que o macho faça isso, experimente deixa-lo chocar a vontade dele, vai ver que terá mais sorte.

É muito raro os goulds picarem os ovos, mesmo quando estao em carencia de calcio.

Está cientificamente comprovado, que as femeas após ganharem alguma experiência durante o choco, conseguem ao manipular a posição dos ovos, fazer com que todos acabem por nascer durante o mesmo dia, isto acontece na natureza, e em cativeiro é o mesmo.

Sinceramente nao vejo a necessidade de retirar ovo a ovo todos os dias.

Canários isso acontece com frequencia entre criadores, mas com substituição de ovos falsos, mesmo assim nao entendo essa necessidade, mas cada um sabe de si Wink
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Golds picam os ovos Empty Re: Golds picam os ovos

Mensagem  joaooliveira13 Dom 07 Out 2012, 19:25

Boas,
a minha intenção de retirar os ovos é para colocar nos bengalins mas mesmo assim podeira optar por deixar e retirar so no fim da postura pois só os coloco quando tenho todos... sei que muitos optam pela criação directa e eu também concordo pois eles têm provas dadas que os filhos saem outros pássaros mas, de momento não vou optar vou sim mas praí na 2ª ou 3ª postura...
cumps.
joaooliveira13
joaooliveira13

Mensagens : 89
Data de inscrição : 02/05/2011
Localização : Cantanhede
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Golds picam os ovos Empty Re: Golds picam os ovos

Mensagem  VITOR ANTUNES Dom 07 Out 2012, 20:11

Boa noite João Oliveira

Acerca da situação em causa outras coisas podem acontecer e talvez mais concretas, visto que há uns anos já me aconteceram.

Ao iniciar as criações deve cortar cuidadosamente as unhas das aves. Os machos e porque são bastante activos quando estão dentro do ninho com as fêmeas - cópula - partem ovos e/ou ficam com pequenos orificios, não de "bicadas", mas sim das unhas. Veja bem esta situação pois se assim for resolve-lhe o problema.
VITOR ANTUNES
VITOR ANTUNES

Mensagens : 22
Data de inscrição : 15/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Golds picam os ovos Empty Re: Golds picam os ovos

Mensagem  joaooliveira13 Dom 07 Out 2012, 22:19

Boas,
sr. Vitor nunca tinha pensado nessa situção e a experiência ainda é pouca amanha irei verificar como estão as unhas das aves.
Obrigado!
cumps.
joaooliveira13
joaooliveira13

Mensagens : 89
Data de inscrição : 02/05/2011
Localização : Cantanhede
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos