Fórum dos Exóticos
Criações de 2012 - Página 3 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criações de 2012 - Página 3 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criações de 2012

+22
Fernando Domingues
Selenio
filipe passeiro
cristiano
ruifon
AvilandiaPT
Vice
Pedro.Filipe
Gustavo Figueiredo
jose carlos pereira
filiperusso
gimbras
jose adriano
eduardo_garcia
andraykens
Miguel Silva
Jose Fernando
Sérgio Monteiro
Markos
danielbranco
Luís Grilo
Luís Lourenço
26 participantes

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Ter 03 Abr 2012, 13:33

Olá Marcos,

Isso é que foi uma pena mas são coisas que acontecem.

Boa sorte com os Forbes Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  AvilandiaPT Ter 03 Abr 2012, 14:20

Olá Luis,

Isso correu bem com os dominós mesmo assim...
Não vais ter problemas com os bengalins, eles aceitam bem apesar de serem um pouco mais pequenos.
Ora bem, olhando para as datas das mensagens, como o prometido é devido... nos próximos 3-4 dias (se a memória não me falha) vai andando em cima dessa cria e observa-a Smile

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Miguel Silva Ter 03 Abr 2012, 14:38

Parabéns pelos Diamante de Gold Very Happy

Boa Sorte com os Dominos Very Happy


Cumps
Miguel Silva
Miguel Silva
Miguel Silva

Mensagens : 941
Data de inscrição : 21/07/2011
Localização : Porto-Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Ter 03 Abr 2012, 14:56

Olá Ricardo,

Acho que já sei o que vai acontecer Cool
Quando nasceu era bastante clara mas agora começou a escurecer, principalmente na zona da anca. E também fiz um pouco de batota porque pesquisei um bocado e descobri este pormenor de as crias começarem a escurecer. Razz
É esta a particularidade que tinhas falado?

Obrigado Miguel.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  AvilandiaPT Ter 03 Abr 2012, 16:40

Olá,

Assim não vale!!! Evil or Very Mad
Sim, era isso mesmo. É muito engraçado, sobretudo quando não se está à espera. Algumas espécies de Lonchura (sobretudo, mas não só) fazem isto mas no caso dos dominós é mesmo muito giro de ver porque nascem um rosa claro e ficam mesmo escuros.
Pelo que se sabe tem a ver com o inicio da produção de melanina e com os niveis de tirosina e a conversão desta em melanina.

Eu acho que são coisas destas que tornam a criação de aves interessante. Por vezes lê-se este e aquele artigo e a informação é sempre a mesma e igual de uns para outros. Basicamente só muda a pontuação. Estes pequenos detalhes de uma ou outra espécie, para quem os cria realmente, fazem a diferença.
Como vês, não são muito complicados de criar. Quando disse que correu bem foi porque estava à espera que demorassem mais a arrancar. Agora tens é de ter paciência com as crias para mudar. Toma nota se puderes de quando saltam (demoram mas tenho curiosidade de saber com bengalins que alimentam melhor) e quando começam/terminam a muda.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Ter 03 Abr 2012, 23:46

Olá Ricardo,

Sabes, fiquei curioso e tive mesmo de procurar alguma coisa para matar a curiosidade Razz
Os castaneothorax também nasceram bastante claros, mas mais para o amarelado do que para o rosa, mas foi só uma postura que fizeram e as crias não duraram mais de 3 dias por isso não deu para ver se acontece o mesmo.

Concordo contigo, por muito que se leia e se fala com outros criadores há sempre vários pormenores que vamos descobrindo.

Eu também não estava à espera que arrancassem mas parece que aquelas chuvadas valentes que caíram no inicio de Fevereiro ajudaram, juntamente com umas gotinhas de vitamina E e talvez uma carrada de ervas com sementes verdes que tenho metido na gaiola.

Vou ter atenção à muda.
Além dos pais desta cria tenho também um Dominó capturado que arranjei em Setembro do ano passado. Quando o trouxe ainda não tinha começado a muda e neste momento tem a muda quase a meio. Sabia que a muda dos Dominós era muito longa (8 meses mais coisa menos coisa) mas acho que este está a demorar mais do que devia, provavelmente por ser selvagem.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  AvilandiaPT Qua 04 Abr 2012, 09:19

Luis,

A muda nas crias começa tarde (7-9 meses) e é longa. Pelo menos com os meus era assim e estavam na rua. Como há uma grande diferença de plumagem nota-se mais que demora do que nos adultos em que é sazonal mas como o desenho é o mesmo o que notas é falta de penas aqui e ali. Talvez também seja em parte por isso que atingem a maturidade tarde.
Eles arrancam mesmo com a humidade depois das chuvas, não tenhas dúvidas. Não é com o aparecer das chuvas como algumas espécies sub-tropicais e desérticas, é mesmo depois, especialmente se vier calor. Dai que sempre tenham criado mais na primavera verão e outono mas nunca nos meses frios de inverno ou em pleno verão. Estas espécies de zonas em que há 6 meses "secos" e 6 meses "húmidos" são um bocado complicadas de sincronizar com os nossos ciclos de criação.
As ervas com sementes são algo que adoram. Experimenta com alpista que dá semente em "ramo" e vais vê-los pendurados.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Qua 04 Abr 2012, 12:20

Olá Ricardo,

Vou experimentar com alpista então, já tinha dado alpista mas era quando começava a nascer, praí com uns 6, 7 cm, isto quando tinha as aves todas nas voadeiras.

Uma coisa que notei foi que nessa altura em que começaram a pôr, aqui em Almada o tempo andava quente e húmido mesmo antes de começar a chover, e além dos Dominós arrancarem, a fêmea molucca que tenho desemparelhada foi galada umas quantas vezes por um Bico de Chumbo, numa voadeira.

Em relação a outras espécies, um casal de castaneothorax começou hoje a postura, assim como as nigriceps. A ver se desta vez tenho sorte.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Seg 16 Abr 2012, 15:45

Boas,

Deixo aqui algumas fotos de Bichenovs, Babetes, Mandarins, Bicos de Chumbo e Modestos já independentes, até agora.

Criações de 2012 - Página 3 DSCF7528

Criações de 2012 - Página 3 DSCF7529

Criações de 2012 - Página 3 DSCF7530

Criações de 2012 - Página 3 DSCF7531

Criações de 2012 - Página 3 DSCF7533

Criações de 2012 - Página 3 DSCF7534

Criações de 2012 - Página 3 DSCF7539

Criações de 2012 - Página 3 DSCF7542

Criações de 2012 - Página 3 DSCF7543

Criações de 2012 - Página 3 DSCF7549

Restos das fotos aqui: http://lourencoaves.blogspot.pt/2012/04/algumas-crias-ja-independentes.html
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Convidado Seg 16 Abr 2012, 17:55

Olá Luís,
parabéns pelos juvenis... Agora estava a ver a tua cria de Babete e estava-me a lembrar do meu babete juvenil (clássico) sabe se lá por onde anda ele Sad Com a cria cremina esta tudo bem, com o albino não sei o que se passa, não usa o dedo traseiro para se apoiar depois mal se consegue segurar nos poleiros Suspect

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  ruifon Seg 16 Abr 2012, 20:28

Ola Luis, parabens pela pequenada!
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  AvilandiaPT Seg 16 Abr 2012, 20:49

Olá Luis,

Sempre estás a criar alguma coisa! Não é só más noticias.
Os cantans são castanhos?
Esse dominó não é a tua cria pois não??

Cumps.

AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Seg 16 Abr 2012, 21:13

Olá Rui e Ricardo,

É verdade, já tenho algumas crias mas podia estar bem mais descansado caso tivesse crias de todos os casais mas parece que tudo o que podia acontecer, aconteceu. Casais que não alimentavam os filhos, que abandonavam os ovos/crias, ovos golos e aquele problema com os Bengalins ... Que grande galo Rolling Eyes

Estes 3 cantans, 2 são iguais à mãe, que segundo me disseram era uma "Ventre Claro" (o pai é Clássico), não estou muito por dentro das mutações deles. Se não conheceres este nome posso ver se arranjo aqui uma foto da mãe para poderes identificar. Assim fico a saber ao certo o que tenho Razz
O outro penso que seja um Castanho Negro-Castanho.

Criações de 2012 - Página 3 DSCF7536
Este é o suposto Castanho Negro-Castanho.

Este Dominó é o tal que tinha comprado antes de mudar. A cria morreu ...
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  AvilandiaPT Seg 16 Abr 2012, 21:20

Olá,

O que chamas "ventre-claro" provavelmente é um castanho. E se for esse o caso tens um macho normal portador de castanho.
Não consigo perceber pela foto se é um castanho ventre-negro, mas percebes bem se for. Nesse caso tens ambos portadores de ventre-negro.
Eu gosto mais da designação negro-castanho que "ventre-negro" mas isso é uma coisa para depois trabalharmos Twisted Evil

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Seg 16 Abr 2012, 21:33

Lembro-me de quando a comprei, deram-me a escolher entre uma fêmea Castanha ou esta "ventre-claro", e até me disseram as diferenças entre as 2 mas já não me lembro bem scratch
A mãe é esta:

Criações de 2012 - Página 3 DSCF6306

Tanto o macho como a fêmea também são portadores de Ino, pois além destas 3 crias, havia uma quarta que era Ino, e que eu até pensava que era uma fêmea porque parti do principio que era uma mutação RLS Razz
A outra cria tenho mesmo a impressão que é Castanho Negro-Castanho, pois o ventre é dum castanho escuro, coisa que não dá para ver na foto.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  AvilandiaPT Seg 16 Abr 2012, 21:38

Olá,

Ok, essa do castanho e ventre-claro para mim é nova... Very Happy
Um casal portador de ino e negro-castanho é aquilo que em termos técnicos se chama uma "salganhada"! São daquelas coisas que não se combinam.
Mas são giros e criam, isso é que interessa! Quando um dia vires uns de exposição o bichinho logo acorda.

Cumps.

AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty criação 2012

Mensagem  cristiano Seg 16 Abr 2012, 21:41

muitos das boas luiz, tem ai uma excelente e bonita ninhada, meus humildes parabéns.

que você possa ter mais e mais exemplares assim.
...
cristiano
cristiano

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/10/2009
Localização : indaiatuba Sp
PAÍS : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Seg 16 Abr 2012, 21:49

Boas,

Por acaso só sabia que o macho era portador de Ino, o resto que estava escondido não sabia, até fiquei surpreendido pelo Castanho Negro-Castanho que nasceu Razz
Mas que são giros são, e excelentes pais. Acho bastante piada às crias a pedir comer no ninho.
Já agora, sempre confirmas que a fêmea é Castanha?

Obrigado Cristiano, não são nada fora do normal mas para mim são excelentes Razz
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  AvilandiaPT Seg 16 Abr 2012, 22:07

Não estou a ver as costas, mas sim parece-me uma castanha.
De qualquer forma essa do ventre-claro não conheço, presumo que seja um castanho mal marcado mas secalhar até é mesmo alguma mutação que não conheço!

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Markos Ter 17 Abr 2012, 08:57


Olá Luís!!!
Em primeiro lugar quero te dar os parabéns pelas lindas crias... Depois de tudo, Ao menos conseguiste tirar algumas crias bem bonitas.... Força nisso;)

E então, como é que estão os goulds?
Boa sorte e vá dando notícias.
Cumps.
Markos
Markos

Mensagens : 53
Data de inscrição : 01/04/2011
Localização : Vila Nova de Gaia
PAÍS : Potugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Ter 17 Abr 2012, 15:56

Boas,

Ricardo estive a procurar fotos na net e descobri uma igual no site da FEDERACIÓN ORNITOLÓGICA CULTURAL DEPORTIVA ESPAÑOLA, está lá como "Topázio", o que vem a seguir a esse vem identificado com Castanho (Bruno) e é igual à cria que eu dizia ser Castanho Negro-Castanho ... Suspect

Obrigado Marcos Very Happy
Os Goulds foram abandonados pelos pais, tinham todos comer mas 1 já estava morto e outros quase pois estavam gelados ... Isto aconteceu à coisa de uns 9, 10 dias. Passei nessa altura para os Bengalins mas já só tenho 3 crias vivas devido a esta porcaria toda que se vem passado com as crias que se encontram nos Bengalins ...
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  AvilandiaPT Ter 17 Abr 2012, 17:56

Olá Luis,

Pois é o que eu estava a pensar...
Então é assim, o castanho negro-castanho basta olhar para a ave para perceber que em relação ao selvagem não é um mutação única. Tem um factor de escurecimento (o negro-castanho) que escurece precisamenta a zona do ventre (e bordo das asas/uropigio) e depois uma diluição parcial só da eumelanina negra, o que torna a ave toda castanha "escura". Por isso a ave fica apenas com o escurecimento provocado pela eumelanina castanha nessas zonas e phaeomelanina possivelmente.
Nesse caso o topázio tem uma diluição parcial de eumelaninas (diria que tanto negra como castanha mas só vendo a estrutura da pena em detalhe e nunca me dei ao trabalho), ficando apenas com phaeomelaninas (dai ficar o tom bege claro geral).

Considerá-lo uma mutação seria errado MAS volto a dizer, apesar de estar quase absolutamente seguro do que digo, pode ser uma outra mutação que desconheça visualmente idêntica.
Agora o castanho negro-castanho ser uma mutação não é!
E não estou a misturar para aqui o facto pastel que também pode ser combinado (nem o cinzento...)

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Ter 17 Abr 2012, 21:30

Olá Ricardo,

Como tinha dito, não estou muito por dentro das mutações dos cantans Razz
Só uma coisa que não percebi nisto que disseste: "Considerá-lo uma mutação seria errado MAS volto a dizer, apesar de estar quase absolutamente seguro do que digo, pode ser uma outra mutação que desconheça visualmente idêntica"
O "Topázio" é mesmo uma mutação?
Em relação ao Castanho Negro-Castanho, eu sabia que era a combinação Castanho + Negro-Castanho. Por isso é que fiquei mesmo à nora quando vi a tal cria. Mas depois quando tiver a muda feita meto aqui uma foto em condições e se vires confirmas se puderes.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  AvilandiaPT Ter 17 Abr 2012, 21:46

Olá Luis,

Sim, seja chamado topázio ou castanho ou outro nome qualquer, é uma mutação.
A diferença coloca-se quando falamos de "combinações" (uma ave que ao mesmo tempo tem mais que uma mutação) isso não deve ser chamado porque a transmissão não é feita de forma unitária.

Cumps.
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 3 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  filipe passeiro Sáb 28 Abr 2012, 16:45

ola luis .
parabens pela pequenada , da gosto de ver quando a dedicacao da frutos.
continuacao de boas criacoes :>x<:
comprimentos

filipe passeiro

Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/10/2011
Localização : corroios ,vale de milhacos

Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos