Fórum dos Exóticos
Criações de 2012 - Página 5 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Criações de 2012 - Página 5 Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criações de 2012

+22
Fernando Domingues
Selenio
filipe passeiro
cristiano
ruifon
AvilandiaPT
Vice
Pedro.Filipe
Gustavo Figueiredo
jose carlos pereira
filiperusso
gimbras
jose adriano
eduardo_garcia
andraykens
Miguel Silva
Jose Fernando
Sérgio Monteiro
Markos
danielbranco
Luís Grilo
Luís Lourenço
26 participantes

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Dom 20 maio 2012, 11:42

Olá Fernando, obrigado pela dica, desconhecia que os Bengalins do Japão são sensíveis às sulfamidas.
Eu nunca dei Sulfaprime a nenhuma das aves mas depois do que se passou com as crias que estavam nos Bengalins decidi dar o Sulfaprime apenas a esta espécie, mas estou a deixar as aves descansar das criações e agora estão a fazer a muda. Ia dar apenas quando tivessem a muda terminada mas sendo assim vou ponderar melhor sobre o uso do Sulfaprime.

De notar que as crias que me morreram nos Bengalins não foi por falta de cuidados por parte das amas, mas sim porque chegavam a uma altura que começam a apresentar os sintomas antes descritos e acabavam por morrer.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Fernando Domingues Dom 20 maio 2012, 12:18

Já li o tópico... corria tudo bem com as crias até sensivelmente aos 14 dias, altura em que começavam a emplumar, certo? A partir dessa altura começavam a definhar até que morriam? Os pais continuavam a alimentar mas as crias já não respondiam ou simplesmente deixavam de alimentar?

Já me ocorreu o mesmo tipo de situação (sintomatologia) e o cenário possível face ao tipo de aves era salmonelas ou coccidiose, veio a verificar-se a segunda. O Salmocoli resolveu-me o problema. Atenção de diferentes tipos de aves reagem de maneira diferente aos mesmos produtos e não posso dizer que se trata do mesmo, apenas me parece muito semelhante, senão igual.



Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Dom 20 maio 2012, 13:31

Fernando Domingues escreveu:Já li o tópico... corria tudo bem com as crias até sensivelmente aos 14 dias, altura em que começavam a emplumar, certo? A partir dessa altura começavam a definhar até que morriam? Os pais continuavam a alimentar mas as crias já não respondiam ou simplesmente deixavam de alimentar?

Já me ocorreu o mesmo tipo de situação (sintomatologia) e o cenário possível face ao tipo de aves era salmonelas ou coccidiose, veio a verificar-se a segunda. O Salmocoli resolveu-me o problema. Atenção de diferentes tipos de aves reagem de maneira diferente aos mesmos produtos e não posso dizer que se trata do mesmo, apenas me parece muito semelhante, senão igual.

Olá Fernando, sim por volta das 2 semanas de vida quando começavam a emplumar ficavam com a respiração ofegante, deixavam de pedir comer e depois enfraqueciam até que acabavam por morrer. Também notei que a zona do figado ficava dura e ligeiramente inchada.
As espécies que morreram foram: Goulds, Bichenovs, Babetes, Castanhovs, Dominós, Estrelas, Mandarins e Modestos. Tudo com os mesmos sintomas.

Vou ter de arranjar o Salmocoli. A desparasitação que fiz antes da criação foi com o FP 20/20, achas que deixe de utilizar este produto e use o Salmocoli para todas as espécies como preventivo?
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Fernando Domingues Dom 20 maio 2012, 13:51

Comigo resultou, mas não quero de todo deixar claro que o resultado vai ser o mesmo. O mesmo tratamento pode variar de ave para ave... aconselho a experimentares e a tirares as tuas próprias conclusões. Quanto ao FP 20/20 não posso adiantar nada pois nunca o administrei às minhas aves.

Nos Bengalins do Japão tenho apenas atenção à desparasitação e faço um preventivo com o Salmocoli antes de cada época de cria e também no fim. Tem resultado...


Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Dom 20 maio 2012, 14:03

Vou experimentar e ver se resulta.
Obrigado pela dica Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Selenio Seg 21 maio 2012, 03:27

Boa noite...

Sim Fernando, agora as coisas estão mais calmas e já estou de volta a 100% a estas lides informatico-ornitológicas... Espero que o ano te esteja a correr bem, tanto nos lacres e face laranja bem como nas tuas novas aquisições... Very Happy

Tambem desconhecia essa sensibilidade por parte dos bengalins. Até porque em conversa com varios criadores muitas vezes vem á baila as sulfamidas e seu uso. E nunca tinha surgido esta questão.
Mas desde já agradeço-te essa partilha de informação. Até porque no ano passado no final da epoca de criação as ultimas ninhadas de estrelas morreram-me todas com os sintomas descritos pelo Luis. Apesar de estarem no mesmo espaço (mas em viveiros separados e sem uso de bengalins) tinha mandarins e nada ocorreu com eles. . . No final da epoca usei o Fp20 20. E voltei a desparasita-los antes de os por a criar, e este ano não ocorreu isso.
Uma ultima questão, o produto que falas é este: http://www.zoopan.com/?info=produtos/9/51/79
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Fernando Domingues Seg 21 maio 2012, 13:28

Olá Selénio, as criações estão a andar mais ou menos. Tenho 7 crias (4 Guarda Marinhos e 3 Bicos de Lacre), mas a ave mais importante desta época está a dar água pela barba: os Bicos de Lacre de Bico Preto. Os Bengalins da Índia também já arrancaram e os Face Laranja deverão arrancar para o fim do próximo mês. Vamos ver como a coisa corre até ao fim...

Exactamente, é esse produto mesmo!
Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Selenio Seg 21 maio 2012, 22:16

Ainda nada dos bicos de lacre de bico preto??

Eu este ano acho que vou pela primeira vez tirar crias de bico de lacre. Femea no choco ha ja 4 dias com 5 ovos. cheers

Desejo-te muito boa sorte com os teus meninos. Very Happy

E entretanto esqueci-me de responder ao autor do topico. Sory me.... Criações de 2012 - Página 5 579828567

É verdade, parece que tou destinado a ter que criar com dominos rabetas. Até já pensei arranjar um melro e por na gaiola com eles para ver se ficavam consoladinhos... lol! lol! lol!

Relativamente aos goulds foi mesmo uma agradavel surpresa. Comecei com 2 casais numa de experimentar se se davam cá em casa e deram-se muito bem. Ontem nasceu mais uma ninhada de 5.
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Fernando Domingues Seg 21 maio 2012, 22:30

Ainda nada dos bicos de lacre de bico preto??

Está muito complicado, é a primeira vez que tenho uma taxa de mortalidade de 100%. Em 11 possíveis crias só vi a cor de 3 e porque foram incubados nos Bengalins da Índia... são uns pequenos muito esquisitos, pelo que percebo em parte o comportamento das aves. Cria directa nem pensar (este ano pelo menos) pois têm um periodo de incubação muito irregular e isso já levou à morte de alguns embriões. Amas o resultado é o mesmo. As aves fazem muito bem os ninhos e os ovos são fecundados normalmente, mas...
Tenho mais um ninho com ovos e outro a terminar de construir... é o que está para já!

Os Bicos de Lacre normais, são bem mais fáceis de criar. Tens os teus em gaiola ou viveiro? Se é a primeira vez que estão a criar, deves deixar as aves sossegadas durante o periodo crítico (até aos 3-5 dias de vida das crias). A anilhagem (se for teu objectivo) é feita entre os 9 e 10 dias, dependendo do desenvolvimento das crias. Numa primeira fase é desaconselhável a anilhagem, (claro que é relativo, depende da habituação das aves a ti). Se criarem a primeira prole com sucesso, numa segunda postura podes tentar anilhar. Boa sorte com os Bicos de Lacre.
Quanto mais pessoas criarem, talvez menos capturem... é claro que é uma utopia!

Fernando Domingues
Fernando Domingues

Mensagens : 327
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Selenio Seg 21 maio 2012, 22:56

Mas assim é que dá pica. Depois de apanhares o jeito aos meninos ate saberá melhor.... Laughing

Vais ver que eles irão engatar.

Já o ano passado tentei com este casal e tive 3 posturas todas com os ovos vazios.
Estou ansioso para ver se este ano o macho conquistou a femea. São muito mansinhos, tambem pelo facto de levarem comigo todos os dias da vida deles. Tenho-os em gaiola. Com cerca de 50 cm de frente, 1m de altura, e 40 cm de fundo...

Continua a sonhar. Enquanto houverem aves selvagem havera sempre caçadores.
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Ter 22 maio 2012, 17:52

Boas,

Hoje aproveitei para tirar umas fotos a algumas crias.

Uma das três crias que estão a ser criadas pelos pais.
Criações de 2012 - Página 5 DSCF7936

Criações de 2012 - Página 5 DSCF7931

Quatro Babetes a serem criados por Mandarins, os pais destas crias estão a cuidar bem das crias deste casal de Mandarins.
Criações de 2012 - Página 5 DSCF7930

Um dos Goulds a serem criados por Pardais de Java
Criações de 2012 - Página 5 DSCF7941

Criações de 2012 - Página 5 DSCF7944
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  ruifon Ter 22 maio 2012, 20:42

Desejo-te muita sorte com eles!
Fiquei surprendido por os Mandarins servirem de amas, mas fiquei ainda mais surprendido com os Pardais de Jawa. Shocked
Um abraço Luis!
ruifon
ruifon

Mensagens : 127
Data de inscrição : 05/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Ter 22 maio 2012, 21:19

Obrigado Rui Very Happy
Por acaso não sei de ninguém que tenha feito a experiência de ter Javas como amas de Goulds, mas já li que são uma boa escolha para criar Degolados e Amandinas de Cabeça Vermelha.
Além de Mandarins e Javas, também tenho um casal de Babetes como amas de uma ninhada de Mandarins. Esta "caldeirada" deveu-se a eu trocar os ovos entre os 2 casais (Mandarins e Babetes) para prevenir caso os Babetes não criassem as crias mas até agora estão a mostrar que não era preciso ter essa preocupação.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Marco Fernandes Qua 23 maio 2012, 00:23

O melhor que fiz com amas foi uns bengalins a tirar um java e um estrela na mesma ninhada depois do abandono do ninho dos javas e dos estrelas.
Cumps
Marco Fernandes
Marco Fernandes
Marco Fernandes

Mensagens : 493
Data de inscrição : 07/10/2011
Localização : Lousado-V.N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  gimbras Qua 23 maio 2012, 11:48

Luís Lourenço escreveu:
Além de Mandarins e Javas, também tenho um casal de Babetes como amas de uma ninhada de Mandarins. Esta "caldeirada" deveu-se a eu trocar os ovos entre os 2 casais (Mandarins e Babetes) para prevenir caso os Babetes não criassem as crias.

boas Luís,
isso parece um campo de refugiados! Razz ainda recebes uma ajuda da UNICEF da passarada.
boa sorte com eles.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Qua 23 maio 2012, 14:25

Obrigado Jorge lol!

Hoje fui espreitar o ninho dos castaneothorax e já tinham 2 crias nascidas. A diferença entre esta ninhada e as 2 anteriores é que as crias tinham comer Very Happy
Pode ser que à terceira seja mesmo de vez.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  gimbras Qua 23 maio 2012, 18:11

Luís Lourenço escreveu:Hoje fui espreitar o ninho dos castaneothorax e já tinham 2 crias nascidas. A diferença entre esta ninhada e as 2 anteriores é que as crias tinham comer Very Happy
Pode ser que à terceira seja mesmo de vez.

parabéns,
esperemos que seja desta Very Happy não pode correr sempre mal.
força aí com a rapaziada.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Qua 30 maio 2012, 14:58

Boas,

Hoje aproveitei que estive a anilhar algumas das crias dos Castanhovs e tirei uma foto aos pequenos.

Criações de 2012 - Página 5 DSCF7998

Há alguma diferença de tamanhos nas crias e reparei que as duas maiores começaram a ficar mais escuras, tal como se passou com o Dominó.

Os 4 Goulds já andam cá fora há uns dias, fica aqui uma foto deles.

Criações de 2012 - Página 5 DSCF8008

E hoje jé saíram 2 das 3 crias de Babete que estão a ser criadas pelos pais.
As crias são 2 clássicas e 1 castanha, sendo os pais macho clássico (portador de castanho) e fêmea castanha.

Criações de 2012 - Página 5 DSCF8020
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  eduardo_garcia Qua 30 maio 2012, 15:07

Boa tarde,
Bonitas crias, parabens! Very Happy
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Qua 30 maio 2012, 16:21

eduardo_garcia escreveu:Boa tarde,
Bonitas crias, parabens! Very Happy

Obrigado Eduardo Wink
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Selenio Qui 31 maio 2012, 23:15

Boas...

Parabens pela criançada. Depois da mega tempestade, começam a aparecer os resultados. Estão gordinhos os castanhovs. Parabens mais uma vez.
Selenio
Selenio

Mensagens : 335
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Criações de 2012

Mensagem  cristiano Sex 01 Jun 2012, 02:45

Boa noite Luiz

estão ótimas as crias, em particular os babetes.
já no entanto estou a tentar criação direta com alguns goulds, mas ta difícil. Very Happy
cristiano
cristiano

Mensagens : 311
Data de inscrição : 03/10/2009
Localização : indaiatuba Sp
PAÍS : brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Sex 01 Jun 2012, 14:26

Obrigado Wink

Boa sorte com a criação direta Cristiano, eu também tentei com o meu casal, nas duas vezes que nasceram crias os pais alimentaram durante uns 7, 8 dias no máximo e depois toca a manda-los borda fora. Mas para um casal novo que nunca tinha criado até correu bem. Na próxima época de certeza que correrá melhor. Very Happy
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Luís Lourenço Dom 03 Jun 2012, 17:44

Mais umas fotos tiradas hoje:

2 crias de Babete juntamente com a mãe, a outra cria é mais envergonhada.

Criações de 2012 - Página 5 DSCF8051

Criações de 2012 - Página 5 DSCF8053

4 crias de Babete a serem criadas por Mandarins.

Criações de 2012 - Página 5 DSCF8063

2 crias de Mandarins de exposição Clássicas.

Criações de 2012 - Página 5 DSCF8065

2 crias de Mandarins Dorso Claro Peito Negro a serem criadas por um casal de Babetes.

Criações de 2012 - Página 5 DSCF8075
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Criações de 2012 - Página 5 Empty Re: Criações de 2012

Mensagem  Jorge Pinto Dom 03 Jun 2012, 18:07

Boas Luis.

Parabéns pelas tuas criações, estás no bom caminho, continua o bom trabalho cheers .

Agora essa de teres os mandarins a criar babetes e os babetes a criar mandarins é que me partiu todo Criações de 2012 - Página 5 579828567 , mas tá tudo, a tropa manda desenrascar e ás vezes sai destas coisas.

Já me tem acontecido é trocar ovos de casais bons para casais de amas (sendo tudo mandarins na mesma), e as amas não criam e os casais bons criam os filhos das amas, mas é mesmo assim, lol...
Jorge Pinto
Jorge Pinto
Moderador
Moderador

Mensagens : 838
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : V.N.Gaia

Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos