Fórum dos Exóticos
Problema com bavetes juvenis... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Problema com bavetes juvenis... Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema com bavetes juvenis...

5 participantes

Ir para baixo

Problema com bavetes juvenis... Empty Problema com bavetes juvenis...

Mensagem  FilipeQuaresma Ter 31 Jan 2012, 16:13

Boa Tarde pessoal.

Estou com com um problema nos meus bavetes , depois de muita insistência consegui que criassem sozinhos (sem ter que recorrer aos socorristas bengalins) estava tudo a correr bem até á dois dias atrás que começaram a ficar com falta de penas nas costas (entre as asas). Ja analisei com lupa e não me vejo nada aparentam não ter mais nenhum problema como falta de ar, estão a começar já a petiscar sozinhos... Pelo que não sei o que será .. Agradecia a vossa ajuda.

PS.:os pais estão de perfeita saúde ou seja não denoto falta de penas...

Ass.:

Filipe Quaresma

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bavetes juvenis... Empty Re: Problema com bavetes juvenis...

Mensagem  filiperusso Ter 31 Jan 2012, 16:28

talvez os pais arranquem essas penas?
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bavetes juvenis... Empty Re: Problema com bavetes juvenis...

Mensagem  FilipeQuaresma Ter 31 Jan 2012, 16:40

filiperusso escreveu:talvez os pais arranquem essas penas?

Pois é possivel eu não os vejo a "mexer" por lá mas.........É sem duvida uma hipótese !!!! até já retirei o ninho para que eles se concentrem somente na criação destes e não comecem a pensar em fazer novamente ninho e com isso acabariam por não acabar de os criar... Não sei mesmo ....

Obrigado desde já Filipe

Abraço


FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bavetes juvenis... Empty Re: Problema com bavetes juvenis...

Mensagem  gimbras Ter 31 Jan 2012, 17:32

FilipeQuaresma escreveu:
dois dias atrás que começaram a ficar com falta de penas nas costas (entre as asas). Ja analisei com lupa e não me vejo nada aparentam não ter mais nenhum problema como falta de ar,
PS.:os pais estão de perfeita saúde ou seja não denoto falta de penas...

boas Filipe e Filipe Shocked
isso é sarna desplumante, quase de certeza.
é uma doença provocada por um ácaro (Cnemidocoptes laevis). não consegue ver nada porque este ácaro é muito pequeno, aloja-se dentro dos poros onde vão nascer as penas e não provoca irritação na pele.
o tratamento é igual ao da sarna da pele (quandos os ácaros atacam a zona da cabeça); pulmosan ou equivalente por via oral e betadine ou equivalente nas áreas desplumadas (cuidado: o betadine tem que ser o líquido, porque em pomada a ave vai bicar e é tóxico quando ingerido).
os pais também precisam ser tratados; ainda não têm sintomas porque as penas são mais resistentes, mas acabam por ter, também.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bavetes juvenis... Empty Re: Problema com bavetes juvenis...

Mensagem  FilipeQuaresma Ter 31 Jan 2012, 19:22

Boas.

Pois pareceu me algo assim so não sabia ao certo que tipo de tratamento fazer. Então achas que betadine na zona sem penas (entre as asas zona lombar) .... e pulmosan para pais e filhotes. Nos pais uma vez que não tem falta de penas aplicarei só pulmosan certo??

Desde já obrigado pela prontidão.:

Ass.:

Filipe Quaresma

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bavetes juvenis... Empty Re: Problema com bavetes juvenis...

Mensagem  gimbras Ter 31 Jan 2012, 19:57

boas de novo,
sim, exactamente como descreveste.
e não esquecer de repetir o tratamento; betadine até aparececerem as primeiras canulas e pulmosan aos 20/21 dias.
boa sorte com eles.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bavetes juvenis... Empty Re: Problema com bavetes juvenis...

Mensagem  jose carlos pereira Ter 31 Jan 2012, 20:33

Boa noite, eu nunca criei bavetes mas pela experiência que já tive com canários e actualmente com mandarins quase de certeza que são os pais que estão arrancando as penas aos filhotes, isto acontece-me com um casal de mandarins mal os filhos saem do ninho começam arrancar as penas aos filhotes para construir o ninho novamente, mesmo que tenham material para isso, mas com os canários acontecia com mais frequência.
não será muito difícil encontrar o ( culpado ) basta observar as aves Rolling Eyes
jose carlos pereira
jose carlos pereira

Mensagens : 289
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : vila nova de gaia
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bavetes juvenis... Empty Re: Problema com bavetes juvenis...

Mensagem  FilipeQuaresma Qua 01 Fev 2012, 14:42

jose carlos pereira escreveu:Boa noite, eu nunca criei bavetes mas pela experiência que já tive com canários e actualmente com mandarins quase de certeza que são os pais que estão arrancando as penas aos filhotes, isto acontece-me com um casal de mandarins mal os filhos saem do ninho começam arrancar as penas aos filhotes para construir o ninho novamente, mesmo que tenham material para isso, mas com os canários acontecia com mais frequência.
não será muito difícil encontrar o ( culpado ) basta observar as aves Rolling Eyes

Pois josé obrigado pela opinião , mas não me parece mesmo uma vez que passo horas a olhar para eles dou banho diário e adoro vê los tomar banho e tratar dos filhos... E penso que não tendo ninho a disposição a predisposição para acasalar não será tão intensa .... Mas de todas as maneiras preferia que fosse isso sem duvida...

Já agora uma outra opinião que para o caso até é relevante hoje venderam me um produto com o nome: DOXICICLINA da TABERNIL dizendo que teria o mesmo efeito que o pulmosan uma vez que não o tinham, o que acham??? Devo experimentar ou deixar estar??

Cumprimentos .:

Filipe Quaresma

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bavetes juvenis... Empty Re: Problema com bavetes juvenis...

Mensagem  gimbras Qua 01 Fev 2012, 17:24

FilipeQuaresma escreveu:
hoje venderam me um produto com o nome: DOXICICLINA da TABERNIL dizendo que teria o mesmo efeito que o pulmosan

boas Filipe,

não é a mesma coisa, nem parecido.

a doxiciclina é um antibiótico do grupo dos antibacterianos e é usado, em aves, como medicamento de ultimo recurso, principalmente em infecções intra-celulares, como por exemplo a clamidiose.
a doxiciclina tem efeitos bastante negativos no sistema digestivo e no sistema reprodutor (principalmente das fêmeas), quando as aves não bebem bastante água, o que é frequente (precisam beber o dobro do que beberiam normalmente, no minimo).
não é indicado para problemas de ácaros, embora possa ter alguns efeitos positivos no caso dos ácaros da traqueia.

o pulmosan é ivermectina a 0,12%. os equivalentes comerciais que eu conheço são: "parasita" da bogena,
"pulmomectine", "allax" e "pulmo canary".

cumprimentos,

gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com bavetes juvenis... Empty Re: Problema com bavetes juvenis...

Mensagem  Jean Sorg Qua 01 Fev 2012, 23:20

Filipe, nunca tinha me acontecido isso, mas neste mes de janeiro ocorreu aqui com 3 casais de manons que estavam com crias de manons e mandarins. Começou do mesmo jeito, todos os filhotes começaram a perder penas bruscamente, observei que eles não se coçavam, e os pais (amas) com a plumagem normal, então parti para a retirada do ninho de todos.
Mesmo assim continuaram do mesmo jeito, nada de repor a plumagem. Então separei todos os filhotes para uma gaiola grande,( estes já se alimentavam sozinhos) e ficaram todos lá isolados dos pais.

Hoje após duas semanas, já estão com a plumagem quase completa, então cheguei a conclusão de que eram os pais que arrancavam as penas deles, mesmo eu nunca conseguindo ver isso acontecer.


Boa sorte com eles.
Jean Sorg
Jean Sorg

Mensagens : 562
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Guarujá S.P.
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos