Fórum dos Exóticos
Tenébrio ou bufalo? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Tenébrio ou bufalo? Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tenébrio ou bufalo?

4 participantes

Ir para baixo

Tenébrio ou bufalo? Empty Tenébrio ou bufalo?

Mensagem  Pedro.Filipe Sáb 14 Jan 2012, 00:05

Adquiri recentemente tenébrio para os Diamantes papagaio e outros diamantes, mas hojeem conversa com a pessoa que me vendeu o tenébrio ele sugirui que o bufalo devia ser melhor pois é mais pequeno. Eu já tinha pensado em cortar o tenébrio ao meio...alguém tem experiência que possa partilhar? Agradecia.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tenébrio ou bufalo? Empty Re: Tenébrio ou bufalo?

Mensagem  NFF Sáb 14 Jan 2012, 00:37

Olá boa noite
Eu tenho dado tenébrios, vivos e claro inteiros.
Todos comem, os estrelas, os bichenov, os babete e os gould.
Nunca vi dos outros dos búfalos, por isso nunca dei e nao tenho opinião.

Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Tenébrio ou bufalo? Empty Re: Tenébrio ou bufalo?

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 14 Jan 2012, 01:07

Sou da mesma opinião que o NFF.
Tambem dou aos meus, tenébrio e todos comem.
E tambem dou Buffalo porque plo que sei Buffalo Worms e Tenébrio são o mesmo.
Se são mais pequenas, é porque a larva ainda está em crescimento.
Contudo, eu dou tenébrio adulto (em fase larvar) vivo e inteiro e todos comem.
Mas, há que ter cuidado e não exagerar pois as aves podem engordar mais, ainda se não tiverem espaço para se exercitarem.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tenébrio ou bufalo? Empty Bufalo e tenebrio

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 14 Jan 2012, 11:48

Olá,

Bufalo e tenebrio não são a mesma coisa, são espécies diferentes. O bufalo fica no máximo com cerca de 1,5cm, tenebrio pode chegar a 4-5cm.
O bufalo é um pouco mais dificil de manter (sensivel a temperatura e canibalismo) que o tenebrio. Como são mais pequenos, o ciclo também é diferente e têm um fase de utilização mais curta. Crescem depressa mas como são usados com cerca de 1cm se não forem logo usados começam a morrer (para criar é possivel mas exigem algum cuidado). Também são mais rápido a movimentar-se e mais activos que o tenebrio, portanto é preciso atenção porque se cairem para os tabuleiros "perdem-se" mais facilmente.
O tenebrio tem o problema de ser grande (e talvez um pouco mais "duro" diria).
Pessoalmente tendo criado e usado os dois e tendo facilidade de acesso a ambos passei a preferir usar tenebrio mais pequeno que ainda está a crescer. São fáceis de apanhar na fase de muda e mais fáceis de manusear pelas aves. Além disso dão mais tempo para os manter. Os que crescerem demais ficam para criar. Coloquei aqui há tempos um artigo de como criar facilmente tenebrio em casa.
Cortados funciona bem para misturar na papa (e até para humedecer a mesma), como alimento vivo à disposição não gosto. Na fase de criação para espécies que alimentam com eles inteiros (amadinas e degolados, por exemplo) convém é cortar a cabeça aos tenebrios.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Tenébrio ou bufalo? Empty Re: Tenébrio ou bufalo?

Mensagem  NFF Sáb 14 Jan 2012, 12:58

Boa tarde
O que as minhas aves fazem, é como que um "mastigar" com o bico e praticamente "bebem" o conteudo e as peles ficam para trás!!
Devem se ter adaptado a comê-los eh eh
Cumprimentos
NFF
NFF

Mensagens : 278
Data de inscrição : 13/10/2010
Localização : Santarém

Ir para o topo Ir para baixo

Tenébrio ou bufalo? Empty Re: Tenébrio ou bufalo?

Mensagem  Pedro.Filipe Sáb 14 Jan 2012, 13:49

Obrigado. O Ricardo poderia me facultar o link do artigo sobre a criacção em casa do tenébrio se faz favor. Se dá para criar se calhar é uma boa opção. Estes que tenho cá tem actualmente 2 cm a 3cm.
O farelo de trigo tive de comprar no Continente(modelo) nos produtos dietéticos...é as adversidades de residir numa ilha.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tenébrio ou bufalo? Empty Alimento vivo

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 14 Jan 2012, 14:16

Olá,

Pedro, o tópico está aqui:

Criação tenebrio

NFF, muitas espéicies mastigam/chupam as larvas maiores e portanto nesses casos não há grandes problemas. Por isso referi que é preciso observar se as aves fazem isso ou alimentam com as larvas inteiras/amassadas. Isso tem a ver com habituação mas também tem a ver com a espécie em si. Por exemplo, amadinas a alimentar directo tendem a dar duas "mordidelas" e metem pelo bico das crias abaixo, sobretudo se forem insectos sem casca ou de casca mole. Mesmo que seja um tenebrio adulto. O resultado prático é que nos primeiros dias o tamanho ao alimento vivo é muito importante. Espécies mais pequenas como face carmesim, guarda-marinho e cauda-vinagre por exemplo matam bastante bem tudo o que seja larvas, mas se forem larvas pequenas (bufalo) alimentam com ela inteiras. É muito giro ver um cauda-vinagre devorar uma larva de cera aos bocados por exemplo que tem quase o tamanho dele! Já os granatinas preferem larvas vivas e ligam muito menos a tenebrio triturado, acabavam por espalhar mais do que comiam.
Pode não parecer relevante mas afecta bastante a forma como algumas espécies aceitam e dão alimento vivo às crias. Já Pytilias, fringilloides (embora nem liguem muito), pardais dourados, tecelões, frerinhas (mais pequenitos) aceitam muito bem o alimento vivo triturado.
É o que costumo chamar conceito da "proteina com pernas". Mais do que valor nutricional em si, para algumas espécies é algo comportamental.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Tenébrio ou bufalo? Empty Re: Tenébrio ou bufalo?

Mensagem  Pedro.Filipe Sáb 14 Jan 2012, 14:31

Obrigado. Vou tentar criar, pois assim terei sempre alimento vivo para os Diamantes papagaio, embora eles não mereçam pois e a unica éspécie que nem um ovo pôs, acho que vou ter de ser paciente, pois os Sparows também só começaram esta semana a pôr ovos, por norma nunca dei vitamina e, mas os papagaio acho que vou ter de dar. Também não tenho tentado apressado senão depois os Bengalins não chegam.
Pedro.Filipe
Pedro.Filipe

Mensagens : 406
Data de inscrição : 12/11/2010
Localização : Ponta Delgada - S. Miguel - Açores
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tenébrio ou bufalo? Empty Re: Tenébrio ou bufalo?

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 14 Jan 2012, 18:07

Ricardo, estava convencidissímo que eram a mesma coisa, aliás fazendo uma pesquisa na net, as imagens dos bichos são as mesmas.
Tem possibilidade de pôr fotos de um e de outro, pra conseguir ver a diferença??


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Tenébrio ou bufalo? Empty Bufalo e tenebrio

Mensagem  AvilandiaPT Sáb 14 Jan 2012, 23:12

Olá,

O bufalo é a larva de um pequeno escaravelho (Alphitobius diaperinus) o tenebrio é a larva de um outro escaravelho (Tenebrio molitor).
Não procurei as fotos porque se meteres o nome no google aparece-te logo centenas de imagens de um e outro.

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Tenébrio ou bufalo? Empty Re: Tenébrio ou bufalo?

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sáb 14 Jan 2012, 23:26

De facto são memso diferentes, Ricardo.
Obrigado


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos