Fórum dos Exóticos
Ajuda com Papagaios Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Ajuda com Papagaios Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com Papagaios

4 participantes

Ir para baixo

Ajuda com Papagaios Empty Ajuda com Papagaios

Mensagem  Gustavo Figueiredo Dom 08 Jan 2012, 22:11

Boas a todos,


estou com alguns problemas em conseguir este ano criar Papagaios.
Tenho 3 bons machos e penso que boas 3 fêmeas mas, não há meio de conseguir criação.
Os machos fazem os ninhos e pronto termina aí, como já tinha dito noutro tópico.
No entanto hoje aconteceu algo, ao qual gostava de ter a vossa opinião:
Tenho dois casais que estão juntos á algum tempo, no entanto estava a tratar de uma outra fêmea e em vez de a pôr de volta na voadeira geral, juntei-a com um dos meus casais. Qual não é o meu espanto que o macho simplesmente violentou a fêmea que introduzi, correndo atrás desta uma boa meia hora sem parar. A fêmea que já estava com este macho, foi corrida a chuto e pontapé plo mesmo, sempre que tentava bicar na fêmea introduzida.
Como devo interpretar este comportamento??


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Papagaios Empty Re: Ajuda com Papagaios

Mensagem  Carlos S. Seg 09 Jan 2012, 09:53

Boas
Nao venho aqui para ajudar pois tambem estou com o mesmo problema, tenho 2 casais ou supostos casais de diamantes papagaio, de finais de 2010, so agora abri o ninho as aves, ha cerca de 1 mes, ambos os casais fazem o ninho mas ainda nao passaram de isso, na altura comprei 6 casais para me iniciar na especie, fiquei com os melhores e vendi 4 casais, 3 desses 4 ja criaram em 2011, e os meus que so agora os pus a criar so fazem e desfazem o ninho Neutral
Carlos S.
Carlos S.

Mensagens : 587
Data de inscrição : 27/08/2010
Localização : Viseu

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Papagaios Empty Re: Ajuda com Papagaios

Mensagem  gimbras Seg 09 Jan 2012, 12:11

Gustavo Figueiredo escreveu:
o macho simplesmente violentou a fêmea que introduzi, correndo atrás desta uma boa meia hora sem parar. A fêmea que já estava com este macho, foi corrida a chuto e pontapé plo mesmo, sempre que tentava bicar na fêmea introduzida.
Como devo interpretar este comportamento??
Gustavo

boas,
esse comportamento é natural, relativamente à fêmea introduzida.
quanto à fêmea residente, pode haver um problema de compatibilidade ou, simplesmente, o macho não se sente pressionado e acha que tem tempo. experimenta ler isto:

http://exoticoscadecasa.blogspot.com/2012/01/criacao-de-diamantes-em-colonia_02.html

cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Papagaios Empty Re: Ajuda com Papagaios

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 09 Jan 2012, 14:23

Boas, Jorge

Li o seu artigo mas, vai contra aquilo que eu conhecia dos Diamantes.
A maior parte dos casais de Goulds, por exemplo não são monógamos??
O mesmo não se passa com os Papagaios??
Acredito que não lhes possamos inpingir um qualquer par e que seria mais natural, serem as aves a escolher o seu par mas, no caso dos Papagaios não consigo fazer isso pois o espaço é pequeno e um dos machos é muito agressivo para com os outros.

A fêmea que estava junta com este macho de que falamos acima, estava um pouco careca, o que me deu a entender que este tentou acasalar com a mesma mas, sem efeito.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Papagaios Empty Re: Ajuda com Papagaios

Mensagem  estrafalhote Seg 09 Jan 2012, 15:03

Gustavo Figueiredo escreveu:Boas, Jorge

A maior parte dos casais de Goulds, por exemplo não são monógamos??


sinceramente, nunca acreditei muito nisso dos gould serem monógamos, ainda à dias vi um filme no magazine Ornitológico dum senhor a quem chamam o "mourinho dos goulds" e ele diz que por norma consegue cruzar os machos e as femeas como quer e bem entende.
estrafalhote
estrafalhote

Mensagens : 81
Data de inscrição : 16/05/2011
Localização : Praia de Mira
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Papagaios Empty Re: Ajuda com Papagaios

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 09 Jan 2012, 16:43

Bom, aqui as opiniões divergem, honestamente.
Eu formei oa meus casais de Goulds á coisa de 3 meses e separados e escolhidos por mim, nem um ovo obtive.
Há coisa de 2-3 semanas fiz uma voadeira grande e pus lá os casais de Goulds todos e passado 1 semana tinha 3 ninhos com ovos e tenho (só agora) os meus primeiros ovos de Gould galados e já começo a diferenciar alguns casais que se formaram entre si, que em nada têm a ver com os que eu formei inicialmente.
São metodos diferente, com objectivos diferentes que até têm resultados diferentes.

Em relação aos Papagaios, acredito que, para mim, este seria o método mais correcto de obter casais reprodutores mas, as minhas reduzidas instalações não o permitem.

Primeiro deve-se aprender a manter, depois a reproduzir e mais tarde seleção.
Eu ainda vou na parte do manter e um pouco de reproduzir.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Papagaios Empty Re: Ajuda com Papagaios

Mensagem  gimbras Seg 09 Jan 2012, 17:14

Gustavo Figueiredo escreveu:Boas, Jorge

A maior parte dos casais de Goulds, por exemplo não são monógamos??
O mesmo não se passa com os Papagaios??
Gustavo

boas Gustavo,
os diamantes são aves comunitárias, na natureza, e, nas aves comunitárias a falsa monógamia é a regra, embora existam excepções (os pombos, por exemplo); os casais são casais de criação e não de paternidade. é por isso que normalmente achamos que são monógamos.
as espécies mais dificeis costumam ser mais selectivas na escolha do par; as fêmeas, mesmo quando acasalam à força, conseguem reter o esperma na entrada da vagina até o conseguirem expulsar, não permitindo a fecundação dos ovos, mesmo que ovulem. por isso é dificil escolher-mos o macho. normalmente, é a fêmea que levanta problemas e não o macho.
nas espécies mais fáceis, costuma ser uma questão de tempo até que os pares se aceitem.
pedi para ler o artigo por causa daquela situação de aproximar um segundo macho, como insentivo. também lhe permitiria ver se a fêmea se interessava pelo segundo macho, em deterimento do primeiro.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Papagaios Empty Re: Ajuda com Papagaios

Mensagem  Gustavo Figueiredo Seg 09 Jan 2012, 17:23

Ok, percebido então.
Mas, em relação a juntar um macho, tenho algum receio que se matem como já me aconteceu no passado.
No entanto separei as fêmeas. Vou deixar assim um tempo e verei depois se junto tudo e vejo no que dá mas, terei que ficar de olho.


Cumps
Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Papagaios Empty Re: Ajuda com Papagaios

Mensagem  gimbras Seg 09 Jan 2012, 17:38

Gustavo,
não é juntar, isso seria trágico, quase de certeza, em gaiolas pequenas. é pôr numa gaiola lado a lado, deixando que se vejam.
a técnica de manter um macho em cada gaiola, sem fêmeas, colocar o ninho e o material de ninho e só uns dias depois colocar a fêmea, é a que mais se aproxima do que se passa na natureza, por isso é possivel que seja a mais viável.
em relação aos diamantes papagaio, li em algum lado, que eles usavam penas e outros desperdícios de cor azul, no ninho, como forma de "seduzir" as fêmeas, mas, como nunca tive papagaios, não sei se isso é mesmo verdade; até me custa a acreditar.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos