Fórum dos Exóticos
Degolados (mutação amarela e sub-espécies) Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Degolados (mutação amarela e sub-espécies) Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Degolados (mutação amarela e sub-espécies)

Ir para baixo

Degolados (mutação amarela e sub-espécies) Empty Degolados (mutação amarela e sub-espécies)

Mensagem  AvilandiaPT Qui 27 Out 2011, 08:40

Numa conversa noutro fórum sobre degolados e mutações de degolados, acabou por se entrar nas diferentes sub-espécies. Como alguns membros podem não visitar esse fórum, aproveitei para colocar também aqui.
---------
diferença entre as fêmeas, já me apercebi, porque tenho um tio que tem uma e nota-se bem a diferença para a minha, o que deverá ser estranho

Não é assim tão estranho. Quando se vê algumas começa-se a notar e saber o que procurar. Apenas chamei a atenção porque nem sempre isso é muito notório e convém ter atenção para não comprar "gato por lebre". No caso dos degolados amarelos, ou o criador sabe bem o que está a fazer ou então não deve garantir que tem um fêmea pura, pois isso só se deve assegurar (nesta mutação!) com casais amarelo x amarelo. A grande maioria dos casais são macho amarelo com um fêmea que pode ser portadora ou pura. A certeza se é pura ou não só se consegue ter pelos resultados, basta que saia um macho normal de um destes casais para a fêmea não ser amarela pura.
Como no teu caso tens um macho portador o caso é mais complicado pois convém MESMO que a fêmea seja pura, caso contrário nem portadores confirmados tens.

Em relação ao que diz quando se refere à entrada na fase crítica, está-se a referir ao facto de a fêmea começar já uma nova postura? É que a vejo já a comer muito osso de choco e estou a ficar preocupado.

Os degolados têm duas fases criticas. Logo antes da saida do ninho e nesta altura em que começam a emplumar. Ambas parecem ser nutricionais embora na fase de saida alguns casais sejam melhores que outros. Como parece que os estás a deixar à vontade com alimento vivo e estão a aceitar bem não deves ter problemas.

Existem dois tons de diluição. Uma mais leve (laranja) e uma mais intensa (amarela). A teoria aceite é que se tratam de dois alelos distintos (laranja>amarelo) mas como sempre tive amarelos não consegui confirmar isso. Curiosamente os amarelos aparecem sobretudo em aves da sub-espécie fasciata (nunca os vi noutra, mas se forem alelos não há razão para que não surjam) que tem uma estrutura de plumagem menos intensa e mais larga, embora a marcação vermelha seja igualmente carregada nos selvagens. Existem quatro subespécies geralmente consideradas (há seis referenciadas por alguns autores): meridionalis, fasciata, contigua e alexanderi. Por cá vêem-se muito pouco aves da spp A.fasciata fasciata, mas estes distinguem-se facilmente pela forma e tamanho (confusão talvez com o alexanderi, mas nos alexanderi as marcações no peito são mais intensas e menos espaçadas, o fasciata é mais castanho e "limpo" - para mim a mais bonita das 4). São também maiores e mais redondos que as restantes.

Andei à procura de fotos das diferenças, e curiosamente não consegui arranjar uma identificação que deixasse bem evidentes estas caracteristicas. Até porque não são assim tão evidentes e como tal nem mesmo a comunidade cientifica está sempre de acordo nestas coisas...

A.fasciata fasciata

Degolados (mutação amarela e sub-espécies) 16412800202%20Amadina%20fasciata%20alexanderi%20-%20Cut-throat%20Weaver

A.fasciata alexanderi
Degolados (mutação amarela e sub-espécies) Cut-throat-finch-amadina-fasciata-thumb7644748
Degolados (mutação amarela e sub-espécies) 16412800111%20Amadina%20fasciata%20fasciata%20-%20Cut-throat%20Weaver

O que me leva a questionar se essa diferença amarelo/laranja será genética ou um efeito dessas outras diferenças. Nas fêmeas as diferenças são muito mais complicadas de perceber, por isso é normal andar tudo misturado. Só as alexanderi se distinguem relativamente bem.

A mais comum por cá parece ser A.fasciata meridionalis (mais pequena, escura, e o que faz sentido visto ser a dominante na região da Angola.

A.fasciata meridionalis Esta foto parece-me um bocadinho escuro e pouco "avermelhado" nas costas (tipico do meridionalis), e levanta-me dúvidas. Eu diria ser um alenxanderi, mas, no minimo fica para se perceber as diferenças claras com os anteriores...

Ora e tentando resumir as coisas por ordem de parecenças:

A.fasciata fasciata: maior, mais redondo, mais claro/castanho. Marcações bem espaçadas (poucas escamas, ventre mais claro)
A.f.meridinalis: mais pequeno, esticado, cabeça mais direita em cima, costas castanhas/avermelhadas. Pouca marcação no dorso (parecem todas amontoadas em vez de linhas definidas)
A.f.alexanderi: parecido em forma com o fasciata mas mais escuro, as marcações melânicas são muito mais marcadas, ficando uma ave mais "cinzenta"
A.f.contigua: costas castanhas bem intensas, com poucas marcações. Costumam ser os mais "esticados".

Já agora, por curiosidade. Enquanto procurava essas imagens das duas subespécies encontrei estas do comportamento tipico dos degolados quando o ninho é ameaçado. Assobiam e mexem a cabeça de tal forma que parece uma autêntica cobra.

Degolados (mutação amarela e sub-espécies) _DSC2527_800
Degolados (mutação amarela e sub-espécies) _DSC2543_800

Cumps,
AvilandiaPT
AvilandiaPT

Mensagens : 1278
Data de inscrição : 18/12/2008
Localização : Benavente
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos