Fórum dos Exóticos
Algumas duvidas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Algumas duvidas Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Algumas duvidas

+2
jose carlos pereira
francisco_m
6 participantes

Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Algumas duvidas

Mensagem  francisco_m Seg 19 Set 2011, 14:12

1ª duvida:
Tenho uma gaiola dupla com um casal de mandarins introduzido há 3 semanas e hoje introduzi um casal de bengalins do outro lado. A fêmea de mandarim penso esteja quase a iniciar a postura, o ninho deles já está pronto há 1 semana. Embora os casais estejam separados, o separador é de grelha, fazendo com que ambos os casais se vejam. Acham que os bengalins podem perturbar os mandarins e vice versa?

2ª duvida:
O meu casal de goulds (macho de 2010 e fêmea de 2011) está numa gaiola grande com um ninho de madeira também espaçoso. Juntei os há 5 semanas. Só hoje vi o macho a entrar no ninho, no entanto não pegou na palha para construir o mesmo! Do que tenho observado também nunca os vi acasalar. Quantos meses costuma demorar mais ao menos para os goulds iniciarem a postura?

Desculpem se me alonguei muito. É sempre bom aprender com os mais experientes;)

francisco_m
francisco_m

Mensagens : 90
Data de inscrição : 20/08/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  jose carlos pereira Seg 19 Set 2011, 21:05

Boas Francisco na minha opinião penso que não se devem ver, colocas um cartão por exemplo junto a grade, quanto aos goulds não te posso ajudar pois não crio essa ave, espera por mais opiniões, boas criações Laughing
jose carlos pereira
jose carlos pereira

Mensagens : 289
Data de inscrição : 10/07/2011
Localização : vila nova de gaia
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  Tiago Correia Seg 19 Set 2011, 21:51

na primeira duvida, deve colocar uma divisao entre as duas gaiolas de maneira a que as aves nao se vejam de um lado para o outro, para se sentirem em maior segurança, apesar de ouvir o canto de outras aves muito perto delas.Na segunda duvida, se o macho entra, normalmente devera começar a fazer o ninho porque é o macho que o faz.
Tiago Correia
Tiago Correia

Mensagens : 20
Data de inscrição : 29/07/2011
Localização : Braga
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  sousa1972 Ter 20 Set 2011, 09:33

Francisco, quanto aos gouds não é normal demorar meses, mas depende de cada casal.
E por exemplo este Ano juntei 11 casais.
No Domingo anilhei crias de 2 casais mas tenho outros que só agora começaram a postura.
Há que ter paciência.
sousa1972
sousa1972

Mensagens : 97
Data de inscrição : 26/07/2010
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  FilipeQuaresma Ter 20 Set 2011, 10:58

Boa Dia para todos..:

1ª Duvida: Sinceramente não vejo problemas em as duas espécies se verem durante a criação (poderam até ajudar se mutuamente estimulando o acasalamento do outro casal) mas é so a minha opinião... e RESPEITO todas as outras ... Eu proprio já os tive assim e não tive nenhum problema... mas cada caso é um caso e nada melhor que conheças as tuas aves e repares em pormenores como a agitação ou intranquilidade para perceberes se o melhor será elas deixarem de se ver ou se é indiferente e simplesmente se ignoram.


2ª Duvida: É so teres paciencia Laughing Se estiveres certo que tens um casal e se o macho começou a entrar no ninho não tarda estará a constrói-lo cheers sabes que por vezes os goulds são aves muito timidas e reservadas mas verás que todo vai correr bem!!!

Felicidades e bons passarinhos!!!!

Filipe Quaresma

FilipeQuaresma

Mensagens : 61
Data de inscrição : 14/07/2011
Localização : Tábua
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  francisco_m Ter 20 Set 2011, 14:14

Obrigado a todos por exporem as vossas opiniões. Na verdade, estou um pouco desiludido, porque nenhum dos meus casais arrancou a 1ª postura ainda. No que toca aos goulds, sei que normalmente é preciso mais paciência! O facto de gaiola ser muito grande pode ser um obstáculo? quanto maior for = menos privacidade?
Por outro lado, os meus mandarins já têm o ninho construído há bastante tempo e não põem ovos Crying or Very sad Dei lhes 2 ninhos diferentes à escolha, escolheram o de taça.

sousa1972 escreveu:Francisco, quanto aos gouds não é normal demorar meses, mas depende de cada casal.
E por exemplo este Ano juntei 11 casais.
No Domingo anilhei crias de 2 casais mas tenho outros que só agora começaram a postura.
Há que ter paciência.

Há quanto tempo juntou os seus casais? Eram todos de 2011 com inexperiência?
francisco_m
francisco_m

Mensagens : 90
Data de inscrição : 20/08/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  sousa1972 Qua 21 Set 2011, 11:10

Francisco.

Juntei os casais mais ou menos a 5 semanas.
Alguns dos casais começaram a fazer ninho no mesmo dia em que coloquei o ninho.
Ao fim de uma semana tinha dois casais com ovos.(Já nasceram e foram anilhados no domingo)
9 casais são de 2011, 1 é de 2010 e o outro o macho é de 2010 e fêmea de 2011.
Tenho machos é fêmeas separados todo o Ano sem se verem.
Assim que os juntei foi uma festa.
sousa1972
sousa1972

Mensagens : 97
Data de inscrição : 26/07/2010
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  francisco_m Qui 22 Set 2011, 02:00

Ora bem eu hoje experimentei dar vitamina E aos meus goulds e aos mandarins. Vamos la ver se tiro proveito com o estimulante Smile Relativamente aos goulds, a meu ver, a femea rejeita o macho. Por agora vou ver se obtenhos progressos ate finais de Outubro, mas se esta situação continuar por muito tempo deverei trocar a fêmea por outra?
francisco_m
francisco_m

Mensagens : 90
Data de inscrição : 20/08/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  sousa1972 Qui 22 Set 2011, 09:45

Francisco

Por norma se a fêmea não aceita o macho troca-se o macho.
É por isso que eu tenho os meus goulds separados e sem se verem todo o Ano.
Não se vem, não podem escolher. Smile
sousa1972
sousa1972

Mensagens : 97
Data de inscrição : 26/07/2010
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  francisco_m Sex 23 Set 2011, 13:44

Eu como só os comprei em Agosto não pude fazer esse método! Bom, vou lhes dar mais uma ou duas semanas a ver se há progressos.
francisco_m
francisco_m

Mensagens : 90
Data de inscrição : 20/08/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  francisco_m Dom 25 Set 2011, 23:46

Boas, já há progressos! Nos goulds, o macho usou a palha para fazer o ninho, no entanto nem sequer la dormem. Estou super ansioso, porém paciente. Já é um sinal Laughing
francisco_m
francisco_m

Mensagens : 90
Data de inscrição : 20/08/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  pedroribeiro-exoticos Seg 26 Set 2011, 00:05

boa noite,

amigo francisco há algumas modificaçoes nos gold que nos indicam a sua vontade para procriar,por exemplo, para alem do seu comportamento as femeas ficam com o bico muito mais escuro, quase todo negro na totalidade,e os machos abanam constantemente as asas ficando tambem com o bico mais vermelho.

Cumprimentos.
pedroribeiro-exoticos
pedroribeiro-exoticos

Mensagens : 302
Data de inscrição : 21/02/2011
Localização : gondomar

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  francisco_m Seg 26 Set 2011, 00:45

Boa noite Pedro, relativamente a esse aspecto do bico já tinha constatado que tanto a fêmea como o macho estão prontos. Obrigado pela dica
francisco_m
francisco_m

Mensagens : 90
Data de inscrição : 20/08/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  francisco_m Qui 29 Set 2011, 15:44

Boas amigos, os meus mandarins e os goulds continuam sem criar, é normal? de facto já passou algum tempo (quase 2 meses) desde que os juntei. E ando desde há 1 semana a dar lhes vitamina E da Raff.
francisco_m
francisco_m

Mensagens : 90
Data de inscrição : 20/08/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas duvidas Empty Re: Algumas duvidas

Mensagem  francisco_m Dom 09 Out 2011, 13:41

Boas, finalmente houve progressos, os meus goulds iniciaram a postura, tenho retirado os ovos um a um e tenho colocado os de plastico para substituirem os outros. Agora a minha duvida é: devo distribuir os ovos pelos diferentes casais de bengalins ou coloco toda a postura num só casal? Tenho 6 casais de bengalins, no entanto ainda nenhum dos casais efectuou posturas.cumps
francisco_m
francisco_m

Mensagens : 90
Data de inscrição : 20/08/2011
Localização : Trofa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos