Fórum dos Exóticos
Temperatura para as aves Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Temperatura para as aves Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Temperatura para as aves

+6
luisbaleia
Luís Lourenço
gimbras
Rui Lopes
passarosdotelmo
Luís Grilo
10 participantes

Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Temperatura para as aves

Mensagem  Luís Grilo Sex 02 Set 2011, 13:57

Boa tarde, alguém sabe quais as temperaturas mínimas que aguentam ps bengalins, mandarins, rolas diamante e diamantes de gould? Já agora, já alguém usou cabos de aquecimento para repteis para aquecer os pássaros no exterior? Qual a potência adequada e como se utiliza? Estava a pensar em usar estes.
heat_cable_set[1]
Que acham?
Luís Grilo
Luís Grilo

Mensagens : 318
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  passarosdotelmo Sex 02 Set 2011, 18:26

boas eu nao tenho viveiro exterior mas pelo ke conheço os mandarins e os bengalins resistem bem a temperaturas minimas mas os goulde sim ja é preciso aquecimento.
mas se tivesse aquecimento aproveitava para todas as aves e nao so para as mais sensiveis
passarosdotelmo
passarosdotelmo

Mensagens : 152
Data de inscrição : 21/08/2011
Localização : aveiro
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Temperaturas para as aves

Mensagem  Rui Lopes Sex 02 Set 2011, 22:36

Boa noite, Luís.
Apesar de ser um leigo, no que respeita à criação de aves no exterior, considero que as mesmas não deverão ser sujeitas a este tipo de condições. Serão sempre aves com o sistema imunitário mais débil, logo mais propícias ao aparecimento de doenças. Se por ventura estiveres interessado em participar em exposições, certamente que se irão ressentir e não apresentarão as qualidades adequadas. Esta é apenas a minha modesta opinião.
Cumprimentos,
Rui Lopes
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  gimbras Sáb 03 Set 2011, 16:37

Luís Grilo escreveu: Já agora, já alguém usou cabos de aquecimento para repteis para aquecer os pássaros no exterior? Qual a potência adequada e como se utiliza?
Que acham?

olá Luís,
eu não conheço exactamente esses cabos-resistência, mas conheço parecidos; essas resistências são usadas para animais de sangue frio e não para aquecer o ambiente. a coisa funciona assim: coloca-se a resistência sob uma pedra, ou outro objecto, a pedra é aquecida e o animal ao deitar-se ou encostar-se à pedra aquece o seu sangue, até atingir a "temperatura de funcionamento".
é claro que algum calor se dispersa no ar ambiente, mas é residual.
para aves não deve resultar, a menos que exista também um sistema de circulação de ar específico e muito bem aferido. de qualquer modo ficaria muito dispendioso em termos de consumo de energia.

sr. Rui Lopes
se me permite, eu discordo daquilo que afirmou em relação ao sistema imunitário das aves: as aves em ambiente natural têm o sistema imunitário muito mais desenvolvido.
se em ambiente controlado as aves adoecem menos (e isto é discutivel, mas eu compro) é porque estão em contacto com menos agentes patogénicos (é o mesmo que acontece com os recém nascidos que são metidos em incubadoras; são mais frágeis mas são protegidos por um ambiente controlado).
claro que isto também é só uma opinião, que exponho para debate.
cumprimentos aos dois,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  Luís Lourenço Sáb 03 Set 2011, 18:03

gimbras escreveu:
Luís Grilo escreveu: Já agora, já alguém usou cabos de aquecimento para repteis para aquecer os pássaros no exterior? Qual a potência adequada e como se utiliza?
Que acham?

olá Luís,
eu não conheço exactamente esses cabos-resistência, mas conheço parecidos; essas resistências são usadas para animais de sangue frio e não para aquecer o ambiente. a coisa funciona assim: coloca-se a resistência sob uma pedra, ou outro objecto, a pedra é aquecida e o animal ao deitar-se ou encostar-se à pedra aquece o seu sangue, até atingir a "temperatura de funcionamento".
é claro que algum calor se dispersa no ar ambiente, mas é residual.
para aves não deve resultar, a menos que exista também um sistema de circulação de ar específico e muito bem aferido. de qualquer modo ficaria muito dispendioso em termos de consumo de energia.

sr. Rui Lopes
se me permite, eu discordo daquilo que afirmou em relação ao sistema imunitário das aves: as aves em ambiente natural têm o sistema imunitário muito mais desenvolvido.
se em ambiente controlado as aves adoecem menos (e isto é discutivel, mas eu compro) é porque estão em contacto com menos agentes patogénicos (é o mesmo que acontece com os recém nascidos que são metidos em incubadoras; são mais frágeis mas são protegidos por um ambiente controlado).
claro que isto também é só uma opinião, que exponho para debate.
cumprimentos aos dois,

Boas.
Concordo plenamente!
As aves mencionadas (Mandarins, Bengalins, Rolas Diamante e Goulds) já são criadas na Europa há bastante tempo por isso estão habituadas a climas mais rigorosos. Mas isto não significa de se possa mete-las em locais onde apanham chuva e correntes de ar!!
Um bom resguardo no Inverno é suficiente, pelo menos para as 3 primeiras espécies. Os Goulds é que podem levantar problemas caso as temperaturas baixem muito mas depende das origens das aves. Se forem aves provenientes de ambientes controlados podes ter desgostos mas aves de criadores que as tenham à temperatura ambiente e aclimatadas já são mais rijas. Desde que tenham um bom abrigo das correntes de ar não vejo o porquê do aquecimento.

Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  gimbras Sáb 03 Set 2011, 18:59

boas,
concordo que o abrigo é fundamental. e não só o abrigo de chuva e de vento; o abrigo de luz também é importante, tanto em relação a relâmpagos como a qualquer luz intermitente.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Temperaturas para as aves

Mensagem  Rui Lopes Dom 04 Set 2011, 08:23

Bom dia, sr. Jorge. Deve ter havido alguma confusão na descodificação do meu texto, pois partilha da minha opinião. Eu saliento que as aves que são sujeitas a aquecimento têm o sistema imunitário mais debilitado e que se participarem em exposições terão certamente dificuldades em competir com aquelas que beneficiam de uma temperatura natural.
Cumprimentos,
Rui Lopes
Rui Lopes
Rui Lopes

Mensagens : 463
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : Fermentelos - Águeda
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  gimbras Dom 04 Set 2011, 08:41

bom dia sr. rui lopes,
desculpe eu ter percebido mal. realmente parecia algo sem muito sentido, mas há opiniões para todos os gostos.
ainda bem que não há desacordo, neste caso, sinal que o assunto é consensual.
cumprimentos,
gimbras
gimbras

Mensagens : 715
Data de inscrição : 11/04/2011
Localização : damaia - amadora
PAÍS : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  luisbaleia Dom 04 Set 2011, 10:31

Boas eu tenho uma lampada dessas para repteis nas minhas instalações,de 160 w aproveito que dá boa luz e aqueçe o espaço principalmente quando a ligo e as temperaturas estão á volta dos 5 graus o que torna as minhas aves exoticas emboladas caso não tenham esse aquecimento... concordo que se as aves aguentarem não devemos meter aquecimento mas meter aquecimento em instalações de exterior acho estranho!!!
luisbaleia
luisbaleia

Mensagens : 595
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sintra/Magoito
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  Luís Grilo Dom 04 Set 2011, 18:10

Obrigado a todos, sendo assim não vou utilizar aquecimento artificial.
Luís Grilo
Luís Grilo

Mensagens : 318
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  João Martinho Qua 28 Nov 2012, 01:30

Ola Luis , sou novo no forum e este tópico é bastante antigo. Nao sei se verás esta minha resposta mas de qualquer forma aqui vai:
Tal como tu, eu tenho o mesmo problema, as minhas condições apenas me permitem ter os pássaros na rua, no meu caso na varanda do meu quarto.(não os posso ter dentro de casa porque não tenho espaço para ter tantas gaiolas de criação). Então o que faço, é manter os pássaros todos juntos numa gaiola grande dentro de casa no inverno, e esperar por janeiro-fevereiro para os levar de novo para a rua, onde já tenho espaço para meter cada casal separado numa gaiola...

A varanda é ótima porque é muito abrigada e tem 1 boa iluminação, mas o problema é o frio em certos dias de Inverno.

Nunca me morreu nenhum pássaro de frio e já tenho pássaros há bastante tempo. (Atenção não tenho os diamantes de goulds, pois esses talvez pudessem ter problemas pois são quase sempre criados em interior e portanto são mais friorentos) Agora tudo o resto..mandarins..bengalins..canários..periquitos são muito resistentes, e aguentam muito bem desde que sejam abrigados.

Já deixei muitas vezes os meus pássaros todo o ano na rua mas actualmente não o faço, apenas por pena, pois mesmo sabendo que eles aguentam muito bem, sei que se sentem melhor dentro de casa mais quentinhos. (então tenho uma voadeira na marquise com os pássaros todos).

Sempre dei voltas à cabeça para tentar descobrir 1 solução para ter um sistema de aquecimento exterior mas nunca cheguei a uma solução, até que há umas semanas penso ter descoberto uma ideia maravilhosa.

Neste momento ainda não a pus em prática pois não tenho tido tendo de a acabar, e este ano tenho os pássaros dentro de casa, mas para o ano, vou montar esta ideia nas instalações.

Como já estou a escrever demasiado e não me quero alongar mais, se quiseres deixa aqui 1 resposta e eu explico-te mais detalhadamente esta minha ideia com fotos e tudo.

Outras dicas: mesmo sem aquecimento 1 truque que podes fazer é o seguinte:
Durante o dia os pássaros estão mais activos e em movimento portanto praticamente em todo o país mesmo com baixas temperaturas, os pássaros aguentam o frio pois o movimento aquece-os, o pior é á noite quando eles estão a dormir pois ficam quietos e sentem mais frio.
Mas se começares as criações em outubro ou novembro que é quando o tempo começa a arrefecer, então é uma forma de aumentares o ritmo dos pássaros e para além disso á noite os casais dormem dentro do ninho e portanto não passam nenhum frio.

Este ano tenho-os dentro de casa e só vou começar as criações como disse á bocado..lá para meio de janeiro-fevereiro que já considero um pouco tarde.

por isso para o ano se não conseguir instalar o aquecimento acho que vou iniciar as criações em outurbro para os pássaros terem os ninhos para se abrigarem..

João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  Luís Grilo Qua 28 Nov 2012, 14:56

Boas, neste momento já não tenho aves expostas ao frio pois mudei de instalações. Nesta altura tinha as aves todas na rua e criaram sem nenhuns problemas.
Luís Grilo
Luís Grilo

Mensagens : 318
Data de inscrição : 22/04/2011
Localização : Castelo Branco

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  João Martinho Qua 28 Nov 2012, 19:16

ok.
eu neste momento ainda estou dependente do tempo como disse...tenho as aves em casa á espera de dias mais quentes.

De qualquer forma quando tiver tempo irei colocar no forum sobre a BRICOLAGE, a tal ideia de que falei para todos puderem ver.

Basicamente é apenas preciso uma bateria de automóvel e uma peça de 1 frigorífico de 12V. ( 1 pequeno frigorifico que os camionistas costumam dentro do camião..)

João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  eduardo_garcia Qua 28 Nov 2012, 23:01

Boa noite,
Eu concordo perfeitamento com aquilo que aqui já foi dito.
No entanto acrescento que aves que estejam de perfeita saúde aguentam perfeitamente bem temperaturas mais baixas, não me refiro só aos goulds, mas também a outro tipo de aves.

Cumprimentos Wink
eduardo_garcia
eduardo_garcia

Mensagens : 528
Data de inscrição : 01/03/2010
Localização : Aveiro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  RicardoJSG Qui 29 Nov 2012, 10:05

Boas

eu tenho no exterior de momento todas as minhas aves, tais como, pardais de java, bengalins, mandarins, canários, rolas de diamante, e posso dizer que até agora não tive problema nenhum, nem notei nada de anormal, e posso dizer que esta semana durante a noite a temperatura foi ao negativo e caiu bastante geada...mas com o raiar do sol...de manhã lá andam as aves contentes a saltar e a cantar...

Abraço e boas criações
RicardoJSG
RicardoJSG

Mensagens : 139
Data de inscrição : 04/06/2012
Localização : Sátão - Viseu
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  dukem Qui 29 Nov 2012, 11:39

Pois isso de ter aves com aquecimento na minha opinião é o pior que se pode fazer tirando algumas raras exceções. Normalmente quem fica mal nisto é a pessoa que as compra que não está a par da situação e quando as aves se deparam com algumas temperaturas mais baixas morrem e muitas vezes a pessoa que comprou as aves nem sabe o porque da ave ter morrido. Temperatura para as aves 579828567


Última edição por dukem em Qui 29 Nov 2012, 17:42, editado 1 vez(es)
dukem
dukem

Mensagens : 124
Data de inscrição : 18/02/2011
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura para as aves Empty Re: Temperatura para as aves

Mensagem  João Martinho Qui 29 Nov 2012, 14:57

Exactamente dukem, tiraste me as palavras da boca. este tema da temperatura é bastante interessante, acho que tambem ja viste o que escrevi sobre ele no FORUM SOCIAL , em conversa com o luis lourenço..

a questão passa-se o mesmo com os medicamentos, quando são dados em demasia podemos estar perante uma nova geração de aves carentes de medicamentos e suplementos.

vou voltar a dizer: quando a maior parte dos criadores dão medicamentos para isto para aquilo, para prevenção de não sei do quê, estamos a eliminar a capacidade de resposta do organismo das aves, e no futuro teremos aves que não sobrevivem ou não criam se não as entupirmos de drogas..

Tou muito preocupado com esta situação, já tive a pensar e se tiver tempo vou abrir 1 tópico sobre este tema para nós criadores nos juntarmos todos e decidirmos o que é melhor para as nossas aves e lutar para que a sua resistência continue ou até se eleve ainda mais..


Vou dar 1 exemplo, os canários são quanto a mim 1 exemplo do que os sucessivos anos de uso de medicamentos provocam nas espécies..por experiência própria e infelizmente, há uns anos (cerca de 4) comprei uns 8 casais de canários de qualidade, todos de criadores do meu clube e de exposição.
Recebi muita informação por parte dos amigos criadores e tirava todas as dúvidas que tinha ma nunca ninguém me disse para dar FP 20/20 aos pássaros antes de começar as criações. e para além disso ninguém me disse que os canários eram atacados pelo piolho vermelho.

Pois bem amigos , posso dizer que dos 8 casais, cada 1 a fazer posturas atrás de posturas, eu não consegui tirar nenhuma cria. Agora vejam bem, morreram-me mais de 50 filhotes.
Agora eu pergunto-me 1 coisa: e se tivesse 16 casais ?, 20? 30? será que mesmo com tantas hipóteses de tirar passarinhos devido ao maior número de casais, eu conseguiria criar alguma coisa? eu penso que não.

Cheguei á conclusão que os canários não são apenas aves sensíveis, eles são viciados em medicamentos. simplesmente não funcionam sem medicamentos e isso é muito triste. Eles até criam sem problema...numa gaiola não muito grande..sem vegetação..as condições não são nada demais e eles até criam bem, os meus por exemplo fizeram todos os ninhos..eram todos ótimos pais..e tirando 1 ou outro ovo que não era galado nasceram muitos bebés mas morriam sem qualquer explicação antes da primeira semana, e eu via os pais a alimentarem, e o papo das crias tava cheio..
Quanto a mim o problema foi mesmo eu não ter dado o FP 20/20 e provavelmente mais algum medicamento que faltou..mas a minha experiência com os canários chegou ao fim porque mesmo que não precisasse de usar o FP 20/20 achei que os pássaros não eram muito naturais..não sei explicar..eles só ficam bem de saúde com muitos suplementos e vitaminas.. e basta vermos 1 exemplo, nós humanos devemos estar bem de saúde normalmente no nosso dia-a-dia, 1 pessoa que para se sentir bem precisa de 1 medicamento (ou droga mesmo nos toxicodependentes) com regularidade é um sentimento 1 pouco triste..

Outra coisa, não sei nada sobre este assunto que vou falar agora, mas ouvi dizer, até por 1 livro que tenho sobre o canário arlequim português, que esta raça de canário não necessita de tantos suplementos pois na sua selecção ao longo de gerações não foram usados quase drogas nenhumas, precisamente por isso..para os criadores obterem uma ave genéticamente robusta..
O próprio "pai" da raça, que me esqueci do nome mas foi um senhor que juntou um grande número de casais e criou a raça durante décadas e a espalhou por outros criadores e depois estes pelo resto do mundo, fala sobre isso mesmo..que seleccionou os mais fortes, pois criava sem o uso de medicamentos..apenas o indispensável.

Outro problema é o facto de muitos principiantes criadores de aves, são logo informados por todos os meios, por revistas, fóruns, internet..que são precisos medicamentos para isto e para aquilo e que os pássaros precisam de receber esta e outra vitamina obrigatoriamente, e os principiantes começam então a dar tudo e mais alguma coisa até sem saberem para quê nem porquê.. e chegamos ao ponto de as aves terem vitaminas e outras coisas a mais do que precisam..
NÃO NOS PODEMOS ESQUECER que muita dessa informação para dar isto e aquilo vem por parte das empresas que querem vender e criar produtos para tudo..ou seja, até inventam produtos se for preciso para ter mais oportunidade de negócios..

Isto pode provocar 3 coisas:
1- o organismo das aves deixa de produzir certas substâncias naturais pois estas são adicionadas externamente (como o caso do fermento desenvolvido pela Danone, o Lactobacillus casei Imunitass, conhecido por L- casei imunitass que todos nós já ouvimos falar..foi avançado por várias fontes que a toma em demasia deste fermento por parte das pessoas, o organismo das crianças a longo prazo deixava de produzir anti-corpos porque o organismo já não precisava de os produzir visto que o L-casei imunitass combatia os corpos estranhos como bactérias e germes que entram todos os dias no nosso corpo sem darmos conta..isto porque o nosso corpo a dada altura pensa assim: para que é que hei-de perder tempo e energia para fabricar anticorpos para proteger-me se nestes últimos tempos me têm dado constantemente o L-casei imunitass que faz o papel dos anticorpos que produzo?.. que é combater os agentes patogénicos..) atenção não quero ter problemas jurídicos com a Danone e saliento que ouvi dizer e não tenho a certeza se é verdade ou não mas que faz sentido faz..)

2- não desenvolvem defesas naturais e tornam-se fracas, podendo passar esta característica aos filhos e assim possuimos aves cada vez mais fracas..

3- deixamos de ter a selecção natural pois as aves mais fracas que eram suposto morrer (crias por exemplo), elas sobrevivem todas e quando era suposto que apenas as mais fortes sobrevivessem para passar os seus genes á geração seguinte, as mais fracas tambem sobrevivem e passam os genes fracos..


Não sou contra todo o tipo de medicamentos e muito menos dos medicamentos para curar as doenças..não me interpretem mal..quando nós estamos doentes tambem precisamos de medicamentos para nos ajudar a curar..isso é outra coisa..

Mas penso que nos deviamos juntar todos e fazer um plano do que é realmente preciso e o que está a mais..

Este ano voltei á criação de aves exóticas pois encontrava-me parado á uns 4 anos (desde essa experiencia com os canarios).
Já nessa altura eu andei a estudar todos os supementos de todas as marcas, papas de todas as marcas enfim..comparei-as umas com as outras e fiz balanço das percentagens de vitaminas e minerais que podiamos obter com cada uma, foi um estudo muioto grande para perceber o que realmente é necessário..
mas não acabei este estudo..

Por exemplo quando damos suplementos de vitaminas na água, esquecemos que essas vitaminas já se encontram na papa, na comida, na verdura que damos...

Vou abrir um tópico sobre este assunto quando estudar mais tudo isto e fornecerei dados concretos.
Até breve


João Martinho
João Martinho

Mensagens : 522
Data de inscrição : 22/11/2012
Localização : Almada

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos