Fórum dos Exóticos
Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cantores de África - dúvida na distinção de sexo

4 participantes

Ir para baixo

Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Empty Cantores de África - dúvida na distinção de sexo

Mensagem  CRodrigues Sex 29 Jul 2011, 11:37

Viva pessoal!


Tenho um casal de Cantores de África que estão a criar no voador. Este ano tiraram 3 crias, mas uma caiu do ninho e não aguentou.
Gostaria que me ajudassem na distinção do sexo destas 2 crias, agora já quase adultas. É que não consigo ver de maneira nenhuma, apesar de me inclinar que sejam 2 fêmeas... Há um deles que parece piar mais, mas nada que se pareça com o canto espectacular característico da espécie.
Para os distinguir, um tem uma anilha azul e outro uma prateada.


Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Dsc033691


Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Dsc033701


Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Dsc033711


Obrigado
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Empty Re: Cantores de África - dúvida na distinção de sexo

Mensagem  Luís Lourenço Sex 29 Jul 2011, 12:42

Olá Carlos.

Antes de mais tenho de dar os parabéns pelas crias, não é qualquer um que cria Cantores de África cheers
Penso que a única diferença seja a cor do macho, que é ligeiramente mais claro que a fêmea. O melhor mesmo é esperar que um deles começa a praticar o canto.
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Empty Re: Cantores de África - dúvida na distinção de sexo

Mensagem  CRodrigues Sex 29 Jul 2011, 12:57

Obrigado Lourenço! Razz

Realmente não é uma ave muito fácil de criar em cativeiro, mas se lhe dermos as devidas condições fazem-no. E até é uma ave que se dá muito bem em viveiros exteriores, sendo o seu canto espectacular!! Smile
Não convém é ter machos da mesma espécie e de espécies da mesma família, pois são bastante territoriais. Com os canários é um "desalinho"!! eheheh Agora com os outros exóticos não há problema.
O casal que tenho tratou por completo do ninho, ficou parecido ao ninho de um pintassilgo.

Terei de esperar para ver se algum destes canta.

Entretanto, se algum compadre do fórum tiver olho para a coisa vá dando umas ideias!! cheers
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Empty Re: Cantores de África - dúvida na distinção de sexo

Mensagem  Miguel Silva Sex 29 Jul 2011, 16:52

Lindas aves.
Miguel Silva
Miguel Silva

Mensagens : 941
Data de inscrição : 21/07/2011
Localização : Porto-Penafiel
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Empty Re: Cantores de África - dúvida na distinção de sexo

Mensagem  CRodrigues Sex 29 Jul 2011, 19:52

Miguel Silva escreveu:Lindas aves.


Obrigado Miguel! Smile
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Empty Re: Cantores de África - dúvida na distinção de sexo

Mensagem  Luís Lourenço Sex 29 Jul 2011, 20:30

Boas Carlos.

Podias postar umas fotos dos pais? Assim podíamos comparar as crias com os pais e ter uma ideia mais nítida de como é o macho e a fêmea Smile
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Empty Re: Cantores de África - dúvida na distinção de sexo

Mensagem  xambas Sex 26 Ago 2011, 21:36

Começo por dar os parabéns pelas crias, também sou um aficionado por estes passarinhos. :>x<:
Aproveito para deixar a dica para caso algum desses passarinhos estiver a mais tenho aqui uma gaiola disponível... Wink
Tenho pesquisado Idea e devido à proximidade genética há híbridos com muita fertilidade que se poderiam obter com outros da família serinus...
Digamos que é um caminho a que já dei início e só me faltam mesmo os cantores africanos.
Boa sorte com futuras criações para que assim que possível eu vá buscar 1 ou 2...

xambas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/09/2009
Localização : Pinhal Novo

Ir para o topo Ir para baixo

Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Empty Re: Cantores de África - dúvida na distinção de sexo

Mensagem  CRodrigues Dom 04 Set 2011, 23:01

Obrigado Xambas! Terei muito gosto de contribuir para esses híbridos com os meus Cantores de África! Smile

Peço desculpa pela demora no envio das fotos do macho de fêmea, pais dos que postei no início. Aqui vai:

Nas duas fotos, o macho é o da esquerda, e a fêmea a da direita.

[img]Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Dsc06123l [/img]

[img]Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Dsc06130r[/img]


Na altura em que tirei as fotos, há 2 semanas, tinham estas crias no ninho. Agora já voam e começaram a comer por elas:

Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Dsc06131qo


Espero que gostem, e que me possam ajudar na dúvida inicial. Apesar de me inclinar que sejam 2 fêmeas.... Wink


Última edição por CRodrigues em Seg 05 Set 2011, 13:31, editado 1 vez(es)
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Empty Re: Cantores de África - dúvida na distinção de sexo

Mensagem  Luís Lourenço Seg 05 Set 2011, 07:41

Olá Carlos.

Não se consegue ver as fotos ...
Luís Lourenço
Luís Lourenço
Moderador
Moderador

Mensagens : 2209
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Almada
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cantores de África - dúvida na distinção de sexo Empty Re: Cantores de África - dúvida na distinção de sexo

Mensagem  CRodrigues Seg 05 Set 2011, 13:32

Luís Lourenço escreveu:Olá Carlos.

Não se consegue ver as fotos ...


Realmente não me apercebi que não dava para ver antes de postar! Agora já me parece que dá! Obrigado Luís!! Smile
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos