Fórum dos Exóticos
Bengalim "muito gordo" Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Bengalim "muito gordo" Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bengalim "muito gordo"

4 participantes

Ir para baixo

Bengalim "muito gordo" Empty Bengalim "muito gordo"

Mensagem  Angelo1 Dom 03 Jul 2011, 18:15

Boa tarde!

Ontem reparei que uma fêmea bengalim tem gordura acumulada no abdómen e na zona por cima do peito. o que é que posso fazer para corrigir a situação?

Obrigado!

Angelo1

Mensagens : 25
Data de inscrição : 17/11/2010
Localização : Mangualde
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim "muito gordo" Empty Re: Bengalim "muito gordo"

Mensagem  JasonVorhes Dom 03 Jul 2011, 21:12

Vinagre cidra 1 vez por semana , 2 gotas por bebedouro, se a gordura for mesmo o problema, que pode não ser.
JasonVorhes
JasonVorhes

Mensagens : 82
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : Vila Franca de Xira
PAÍS : Casal da Coxa

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim "muito gordo" Empty Re: Bengalim "muito gordo"

Mensagem  Ricardo240 Dom 03 Jul 2011, 22:00

O vinagre de cidra nao tem nada a ver com a gordura e o vinagre nao cura ajuda os passaros a ganhar defesas contra as doenças.
Ricardo240
Ricardo240

Mensagens : 233
Data de inscrição : 06/08/2009
Localização : Braga

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim "muito gordo" Empty Re: Bengalim "muito gordo"

Mensagem  Angelo1 Seg 04 Jul 2011, 09:07

JasonVorhes escreveu:Vinagre cidra 1 vez por semana , 2 gotas por bebedouro, se a gordura for mesmo o problema, que pode não ser.

Penso que seja gordura, pois tem o ventre amarelo.

Tenho-o a tomar colina e queria acrescentar alguma semente que permitisse que não engordar tanto.

Continuo a aguardar por conselhos

Obrigada

Angelo1

Mensagens : 25
Data de inscrição : 17/11/2010
Localização : Mangualde
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim "muito gordo" Empty Re: Bengalim "muito gordo"

Mensagem  CRodrigues Seg 04 Jul 2011, 16:55

Boas,

Os Bengalins-do-Japão (se for este tipo a que te referes no teu post) não são muito fãs da alpista. Na maioria das aves que tenho, quando alguma está gorda essa é a base da mistura que faço para ela, e retiro completamente sementes gordas.
Mesmo não sendo fãs, tenta incluir sementes de alpista em maior quantidade. Não forneças papa durante o período da dieta. Podes é incluir mais verdura nessa altura, mas atenção, só um tipo de verdura de cada vez e não em excesso (provoca diarreia).
E se puderes coloca esse bengalim num espaço maior onde possa exercitar-se (voar e saltar em poleiros).

A gordura é prejudicial, não só para a saúde das aves, pois podem morrer, como para as criações, uma vez que a probabilidade de criarem é menor.

Espero ter ajudado
CRodrigues
CRodrigues

Mensagens : 265
Data de inscrição : 01/11/2009
Localização : Cercal do Alentejo / Vila Nova de Milfontes
PAÍS : PORTUGAL

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim "muito gordo" Empty Re: Bengalim "muito gordo"

Mensagem  Angelo1 Ter 05 Jul 2011, 16:13

CRodrigues escreveu:Boas,

Os Bengalins-do-Japão (se for este tipo a que te referes no teu post) não são muito fãs da alpista. Na maioria das aves que tenho, quando alguma está gorda essa é a base da mistura que faço para ela, e retiro completamente sementes gordas.
Mesmo não sendo fãs, tenta incluir sementes de alpista em maior quantidade. Não forneças papa durante o período da dieta. Podes é incluir mais verdura nessa altura, mas atenção, só um tipo de verdura de cada vez e não em excesso (provoca diarreia).
E se puderes coloca esse bengalim num espaço maior onde possa exercitar-se (voar e saltar em poleiros).

A gordura é prejudicial, não só para a saúde das aves, pois podem morrer, como para as criações, uma vez que a probabilidade de criarem é menor.

Espero ter ajudado

Boa tarde!

Sim, é um bengalin do japão.
Vou então acrescentar ou tentar dar alpista a ver se abate as banhas.
Eu penso ser uma fêmea e por estar a tentar que crie é que me apercebi da gordura, pois está há mais de um mês numa gaiola e nada. Quando fui mudar o casal para uma gaiola maior é que me apercebi da gordura.

Obrigado pela ajuda


Angelo1

Mensagens : 25
Data de inscrição : 17/11/2010
Localização : Mangualde
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bengalim "muito gordo" Empty Re: Bengalim "muito gordo"

Mensagem  JasonVorhes Qua 20 Jul 2011, 23:34

Ricardo240 escreveu:O vinagre de cidra nao tem nada a ver com a gordura e o vinagre nao cura ajuda os passaros a ganhar defesas contra as doenças.

Isso é que o meu amigo se engana , tem várias propriedades aqui deixo as areas de actuação deste produto natural

"Quanto a parte ornitológica.
O vinagre de sidra faz o mesmo efeito que a colina. Este conte uma substancia a qual se da o nome de “coilina”.
Já se sabe que os problemas hepáticos nas aves muitas vezes são provocados por excesso de gordura no fígado, a alteração da flora intestinal (parte que protege o estômago) normal, causa frequentemente infecções intestinais.
Quanto aos benefícios para as aves são vários.
Quando as aves estão demasiado gordas por norma costuma se comprar “colina” e fazer-se uma dieta de sementes.
Quase todas as sementes são ricas em gordura claro que não ceram todas as sementes, mas muitas são. As sementes ditas sementes pretas (cânhamo, nabo, níger, entre outras) são muito ricas em gordura. As aves mais gulosas se não se tiver algum cuidado acabaram por dar problemas. A ave deixa de comer todas as sementes e começa por fazer uma alimentação pouco adequada comendo só um ou dois tipos de alimentos, por norma sementes pretas.
Os primeiros sintomas visíveis a olho nu. São fadiga ao fazer pequenos voos, arfar em dias de muito calor, a ave parece muito forte, o que ate nos parece bem, pois a ave parece maior, dificuldades na criação (as copulas são falhadas) … etc.
A utilização do vinagre de sidra durante alguns períodos do ano vai resolver muitos dos problemas a que me referi entre outros.
O vinagre de sidra contem uma substancia “coilina” que é de grande consistência quando ingerida pelas aves e fixa-se nas paredes musculares internas do estômago da ave protegendo o e fazendo que este fique mais forte. Assim pode facilitar na digestão e eliminação das gorduras.
Isso pode conseguir-se com a administração de vinagre de sidra.

Modo como se deve utilizar.
Diluir uma colher cheia de sopa (10ml) por cada litro de água.
Repetir esta operação duas vezes por semana, nos outros dias água normal.

Nota: O grite e uma boa escolha das sementes são também muito importantes.

Como curiosidade. Há criadores que juntam o vinagre de sidra na água do banho das suas aves. A sua acidez tem propriedades que as aves apreciam. As plantas e frutos são utilizados na natureza por muitos animais selvagens como anticéptico para evitar muitas moléstias pragas."
JasonVorhes
JasonVorhes

Mensagens : 82
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : Vila Franca de Xira
PAÍS : Casal da Coxa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos