Fórum dos Exóticos
Crias de babete Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Crias de babete Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crias de babete

2 participantes

Ir para baixo

Crias de babete Empty Crias de babete

Mensagem  2orelhas2 Qui 09 Jun 2011, 21:57

Olá,
Como disse na apresentação, tenho um casal de babetes cinza numa voadeira.
E já é a 2ª vez que nascem 4 crias de 4 ovos mas à medida que vão nascendo a fêmea vai os atirando para fora do ninho.
numa postura intermédia tentei separar o macho. mas ele chamava pela fêmea que abandonou os ovos.
na ultima postura quando vi a 1ª cria no chão, separei o macho mas de forma a que se vissem. a fêmea ficou no choco mas foi ela que foi jogando as crias para fora do ninho.
O que fazer?
Ao ler por aqui, já percebi que podemos tirar os ovos e colocar em bengalins mas não tenho. só mandarins. e é bastante difícil manusear os ovos para dentro dos ninhos que tenho.
Preciso mesmo de ajuda!
Obrigado!!

2orelhas2

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/06/2011
Localização : Faro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de babete Empty Re: Crias de babete

Mensagem  Gustavo Figueiredo Sex 10 Jun 2011, 00:15

Boas,

de facto a maior parte dos exóticos têm a tendencia de abandonar o choco ou simplesmente de abandonar/ matar as crias.
O mais certo será mesmo recorrer á ajuda de amas.
As melhores são mesmo os bengalins e um casal não deverá custar mais de 10€.
Se os Mandarins que têm são bons criadores, pode usá-los como amas e penso que não terá problemas.
Em relação a separar o casal, penso que é desnecessario. Mesmo que estes continuem a deitar fora as crias, continue a deixá-los juntos.
Muitos casais de exóticos, de várias especies, depois de fazerem um determinado numero de criações, acabam por conseguir criar as crias até ao fim. Só precisam de um tempo adaptativo.
Se quiser tirar já crias, ponha nos mandarins os ovos dos babetes que, se estes forem bons criadores, iram criar os babetes como seus.
Para pegar nos ovos, use uma colher de café, aqueca-a na mão e apanhe os ovos uma a um, fazendo assim a transferencia.


Gustavo
Gustavo Figueiredo
Gustavo Figueiredo

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 05/11/2009
Localização : Lisboa
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de babete Empty Re: Crias de babete

Mensagem  2orelhas2 Sex 10 Jun 2011, 11:50

Gustavo Figueiredo escreveu:Boas,

de facto a maior parte dos exóticos têm a tendencia de abandonar o choco ou simplesmente de abandonar/ matar as crias.
O mais certo será mesmo recorrer á ajuda de amas.
As melhores são mesmo os bengalins e um casal não deverá custar mais de 10€.
Se os Mandarins que têm são bons criadores, pode usá-los como amas e penso que não terá problemas.
Em relação a separar o casal, penso que é desnecessario. Mesmo que estes continuem a deitar fora as crias, continue a deixá-los juntos.
Muitos casais de exóticos, de várias especies, depois de fazerem um determinado numero de criações, acabam por conseguir criar as crias até ao fim. Só precisam de um tempo adaptativo.
Se quiser tirar já crias, ponha nos mandarins os ovos dos babetes que, se estes forem bons criadores, iram criar os babetes como seus.
Para pegar nos ovos, use uma colher de café, aqueca-a na mão e apanhe os ovos uma a um, fazendo assim a transferencia.


Gustavo


Olá,
Desde já obrigado!
Como não pensei na colher?!
Quando não sabemos somos mesmo toscos...
para já vou esperar. hoje limpei a fundo a voadeira. Desinfectei os ninhos e mudei os de posição. tenho 2 para escolherem.
Estão agora um pouco assustados. Acho que é melhor descansarem algum tempo. já tiveram 3 posturas consecutivas.
vou no entanto estar atento se põem ovos e ver se consigo passar algum para os mandarins.
como disse tenho 2 casais a criar que são género praga. na ultima vez saíram 6 crias de um e 4 de outro. mal saíram do ninho e já tenho mais 6 ou 7.
Mais uma vez obrigado!!
Qualquer ideia / ajuda é sempre muito bem vinda.






2orelhas2

Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/06/2011
Localização : Faro
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos