Fórum dos Exóticos
Esta no 4 ovo e não começou a chocar.  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS


Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum dos Exóticos
Esta no 4 ovo e não começou a chocar.  Logo_pop_up

O Fórum dos Exóticos é uma comunidade online de criadores de Aves Exóticas, que tem como objectivo divulgar esta paixão.
Faça parte do fórum dos Exóticos e ajude-o a crescer com os seus conhecimentos e as suas dúvidas!!
Registe-se agora, é fácil e rápido.
Já é membro? Então FECHE esta janela e faça o Login.

JUNTE-SE AO FÓRUM DOS EXÓTICOS
Fórum dos Exóticos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esta no 4 ovo e não começou a chocar.

3 participantes

Ir para baixo

Esta no 4 ovo e não começou a chocar.  Empty Esta no 4 ovo e não começou a chocar.

Mensagem  Thiago Tadeu França Costa Qua 27 Abr 2011, 21:19

Boa noite,

Estou com um casal de javas que já estão com 4 ovos e até agora a fêmea não começou a chocar. A fêmea fica o dia inteiro no ninho, quando ela sai o macho entre isso ocorre até o entardecer, mais dorme fora do ninho.
Isso é normal? Será que vou perdes esses ovos que passam a noite sem choco?

Por favor, se algum amigo tem conhecimento desse fato me ajude, ja estou pensando em desmanchar o ninho e separar o casal.


Saudações ornitológicas
Thiago Tadeu França Costa
Thiago Tadeu França Costa

Mensagens : 200
Data de inscrição : 18/03/2011
Localização : Campinas
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Esta no 4 ovo e não começou a chocar.  Empty Re: Esta no 4 ovo e não começou a chocar.

Mensagem  JasonVorhes Sex 29 Abr 2011, 23:42

Thiago Tadeu França Costa escreveu:Boa noite,

Estou com um casal de javas que já estão com 4 ovos e até agora a fêmea não começou a chocar. A fêmea fica o dia inteiro no ninho, quando ela sai o macho entre isso ocorre até o entardecer, mais dorme fora do ninho.
Isso é normal? Será que vou perdes esses ovos que passam a noite sem choco?

Por favor, se algum amigo tem conhecimento desse fato me ajude, ja estou pensando em desmanchar o ninho e separar o casal.


Saudações ornitológicas

Boas
É normal, o pardal de java, faz isso mesmo passa bastante tempo fora do ninho, mesmo durante o dia, a femea entra e sai , o macho ronda o poleiro entra e sai, pois ainda não começou a chocar os ovos e talvez ainda vá por um 5º.
Aconselho a não mexer muito no ninho , pois pode acontecer o que teme e largarem os ovos, o que não é habitual.
Em caso de duvida aconselho põe o dedo nos ovos a se estão quentes, esperar os 15 dias a ver se os ovos estão goros e tirar. Nunca desmanches o ninho, a menos que esteja cheio de porcaria até ao buraco.

Reprodução: início de março. Durante 4 dias colocar um punhado de capim barba-de-bode para cada ninho. Enquanto o capim não acaba, o casal tece o ninho - uma bola oca que ocupa todo o espaço do cubo. Depois de pronto, pode-se cortar a parte superior da bola com uma tesoura, para inspeções quando abrir a tampa. Nunca limpar o ninho. A fêmea fica nervosa e prejudica a criação. Um mês e meio depois começa a postura. A fêmea põe de 4 a 6 ovos (demora 4 dias). Depois do último, começa a chocar, revesando-se com o macho. Após 15 a 16 dias os ovos eclodem. Os filhotes são separados dos pais aos 35 dias. A nova postura começa 3 dias depois. De março a outubro são 4 a 5 posturas. O casal tem por temporada cerca de 20 filhotes. Higiene: adora banho. Na época de criação, em dias quentes, colocar diariamente uma vasilha com água para banho. Na muda (novembro a fevereiro), apenas uma vez por semana.
Saúde: não há doença específica. Boa higiene e alimentação bastam. Bico quase branco é sinal de anemia.
Muda: se durar mais de 2 meses significa algum problema.

Cumps
JX
JasonVorhes
JasonVorhes

Mensagens : 82
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : Vila Franca de Xira
PAÍS : Casal da Coxa

Ir para o topo Ir para baixo

Esta no 4 ovo e não começou a chocar.  Empty Re: Esta no 4 ovo e não começou a chocar.

Mensagem  Thiago Tadeu França Costa Sáb 30 Abr 2011, 00:30

Boas Jason,

Mais uma vez obrigado. Já estava a ficar preocupado, sua mensagem chegou em boa hora.

Tu podes explicar-me direito essa técnica de sentir a temperatura do ovo com o dedo. Lembrando que os ovos ficaram a noite largados no ninho. Não percebo muito de identificar a diferença do fertilizado ou não.


Forte abraço

Thiago

Thiago Tadeu França Costa
Thiago Tadeu França Costa

Mensagens : 200
Data de inscrição : 18/03/2011
Localização : Campinas
PAÍS : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Esta no 4 ovo e não começou a chocar.  Empty Re: Esta no 4 ovo e não começou a chocar.

Mensagem  filiperusso Sáb 30 Abr 2011, 02:27

Só se preocupe se eles dormem fora do ninho depois de terem começado o choco e depois durmam cá fora, pois enquanto que não começarem o choco não precisa de se preocupar, eles normalmente só entram ao choco no ultimo ovo
filiperusso
filiperusso

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 20/09/2010
Localização : Marco de Canaveses
PAÍS : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos